Prefeitura de Caxias incentiva quadrilhas se apresentarão no “São João que a gente quer”

Prefeito Fábio Gentil discutiu com representantes de quadrilhas repasse em dinheiro para pagar cachês do São João

Representantes das quadrilhas juninas, estilizadas e caipiras estiveram reunidos na manhã da última segunda-feira (29/05) na sala de reuniões na Prefeitura de Caxias, com o prefeito Fábio Gentil e o secretário Municipal de Cultura, Esporte, Juventude, Turismo e Patrimônio Histórico, Arthur Quirino.

O objetivo foi discutir o repasse em dinheiro para os grupos que vão fazer a alegria dos caxienses em uma das mais tradicionais festas populares e folclóricas do nordeste, o São João.

“Nós queremos agradecer ao nosso prefeito Fábio Gentil por ter nos recebido e nos dado a garantia desse repasse para que a gente possa fazer uma festa mais bonita” disse Nunes, Presidente da Associação Cultural das Quadrilhas Juninas.

Com o tema: “O São João que a gente quer”, o festejo acontece de 23 a 29 de junho. Uma vila junina será montada no Parque da Cidade durante os sete dias do festejo. O prefeito e o secretário garantiram incentivos às quadrilhas juninas maior que os já concedidos aos produtores culturais em edições anteriores. Além do repasse em dinheiro, as quadrilhas juninas também vão receber premiação e certificado de participação no dia do evento.

Fábio Gentil anunciou a instalação de uma vila no parque da cidade

“O nosso objetivo é fazer uma festa bonita, enfeitada, vamos instalar uma vila no parque da cidade para que as pessoas tenham opções durante o festejo. Nós vamos divulgar o evento ainda esta semana, já estamos fechando a programação. O São João vai ser de 23 a 29 de junho, 07 dias” lembrou Arthur Quirino, o Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Juventude, Turismo e Patrimônio Histórico.

“Nós estamos incentivando as quadrilhas juninas para que elas façam bonito durante o festejo do São João que a gente quer. O nosso objetivo é fazer o melhor São João do Maranhão, mas isso é um processo. Esse é nosso primeiro ano. No próximo ano já vamos fazer melhor. Mas nós vamos valorizar as manifestações culturais locais e regionais”, afirmou Fábio Gentil, prefeito de Caxias-MA.

Wellington fiscaliza barragem do Bacanga e cobra agilidade na conclusão de obra

Wellington ouviu os relatos da população e oficializou algumas solicitações emergenciais a serem encaminhadas ao Governo do estado

Por meio da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Wellington do Curso (PP) realizou visita de fiscalização às obras da Barragem do Bacanga. A visita foi feita na tarde da última terça-feira (31), após inúmeras denúncias quanto à paralisação das obras e contou com a presença de representantes do Governo, da empresa responsável pela obra na barragem e dos também deputados estadual Fábio Braga (SD) e Eduardo Braide (PMN).

“Nosso objetivo é vistoriar tais obras e solicitar a finalização, em caráter de urgência, do serviço. Quem está sendo prejudicado é a população e isso tem que ser ponderado”, pontuou Wellington.

Durante a visita, vários moradores e pescadores desabafaram quanto aos prejuízos de tal obra que ainda não foi concluída.

“Em 2015, eles jogaram pedras de forma desesperadora, mas sem pensar nas consequências. Esqueceram que aqui existem famílias que dependem da pesca. Após essa atitude, prejudicou o nosso trabalho, pois as pedras soltam um pó, tipo rezinas, e ainda impedem de os peixes passarem. Além disso, ainda temos que depender deles para abrirem a comporta, para poder renovar a água do Lago e assim, podermos pescar o que ainda existe. Enquanto não renovarem a água, não teremos peixes”, desabafou o pescador Domingos.

Sobre toda a situação, Wellington ouviu os relatos da população e oficializou algumas solicitações emergenciais que serão encaminhadas ao Governo do estado.

“Além de impactos ambientais, temos também impactos sociais. Foi por isso que a Comissão articulou essa visita e, agora, já há a data de entrega da obra, marcada para o dia 21 de agosto, segundo representante do Governo. Essa foi a primeira etapa. Agora, continuaremos vistoriando e acompanhando. Nosso objetivo é fazer com que a Reforma da Barragem do Bacanga impeça, de fato, os alagamentos e permita que os pescadores continuem trabalhando dignamente”, pontuou Wellington.

Entre os encaminhamentos da visita, há a recuperação emergencial da passarela da ponte sobre a barragem; a renovação da água do Lago do Bacanga para a oxigenação e entrada de peixes e a realização de um estudo ambiental no Lago do Bacanga diante do impacto do novo projeto de comporta executado.

Prefeitura de Santa Rita adquire novos equipamentos para hospital municipal

Prefeito Hilton Gonçalo observa funcionamento de aparelho em hospital

A Prefeitura de Santa Rita disponibilizou novos equipamentos para melhor atender a população que busca atendimento no Hospital Municipal Maria Helena Freire. Equipamentos modernos e importantes foram adquiridos e já se encontram em pleno funcionamento na unidade hospitalar do município. O prefeito Hilton Gonçalo esteve na unidade hospitalar para acompanhar in loco os avanços.

De acordo com Hilton Gonçalo, que também é médico por formação foram adquiridos: oxímetro de pulso, eletrocardiógrafo e um aparelho para exame hematológico. Todos estes equipamentos vão trazer sensíveis melhorias no atendimento dos usuários do serviço público de saúde de Santa Rita.

O prefeito lembrou que todo o maquinário instalado no Hospital Maria Helena Freire foi adquirido com recursos próprios, demonstrando a organização e o bom uso do dinheiro público de Santa Rita.

“Estamos trazendo uma estrutura que vai garantir a população da nossa cidade, um melhor tratamento de quem necessitar se internar ou precisar de uma emergência cardiológica. Quando assumi, a Prefeitura de Santa Rita em 1º de janeiro de 2017, assegurei que iria tornar o município em referência no tratamento de doenças do coração e no tratamento do diabetes”, declarou Hilton Gonçalo.

Todo o maquinário instalado no Hospital Maria Helena Freire foi adquirido com recursos próprios

Os equipamentos adquiridos têm funções distintas. O oxímetro de pulso é um dispositivo médico que mede indiretamente a quantidade de oxigênio no sangue de um paciente. Já o, eletrocardiógrafo é um equipamento projetado para coletar a diferença de potencial presente no corpo devido à atividade cardíaca e apresentá-los de forma gráfica.

Quanto a máquina de exame hematológico vai proporcionar um resultado mais preciso e ágil do hemograma que é uma analise clínica que avalia as células sanguíneas de um paciente, ou seja, as da série branca e vermelha, contagem de plaquetas, reticulócitos e índices hematológicos. O exame é requerido pelo profissional de saúde para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença. Em Santa Rita, no hospital Maria Helena Freire, a Prefeitura disponibilizou um aparelho que emite o resultado do Hemograma em apenas 1 minuto.

Cézar Bombeiro comemora 99 anos de fundação do bairro Liberdade

Apresentação de bumba-meu-boi foi um dos eventos que marcaram o aniversário de 99 anos da Liberdade

Uma vasta programação, envolvendo diversos segmentos culturais, marcou, na última Sexta-feira, (26), os noventa e nove (99) anos de fundação do Bairro da Liberdade, considerada como data o 25 de maio, bem como da lei de autoria do vereador Cézar Bombeiro, que institui o “Dia do Bairro da Liberdade”, sancionada pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior. A data faz alusão à fundação do bairro, que surgiu em 1918, com a criação do antigo matadouro, nessa época, o bairro tinha um único acesso por terra, chamado Campina do Matadouro, mas o principal meio de entrada eram as embarcações.

Participaram das comemorações Tambor de Crioula do Mestre Leonardo, Bloco Afro “Filhos de Nanã”, Bumba-meu-boi da Maioba e a Banda Resgate. Toda movimentação aconteceu na Praça Mário Andreazza, onde a comunidade marcou presença para animação dos festejos. “Estamos todos aqui irmanados para celebrar essas conquistas, o que deixa todos nós que fazemos e vivemos o dia a dia do bairro da Liberdade”. Completando ele diz que “agora nós temos mais esses eventos que passam a marcar o calendário de atividades comemorativas e culturais em nossas vidas”.

História do bairro

Em 1918, foi firmado um contrato entre a Prefeitura de São luís e a Companhia Matadouro Modelo. O prazo do contrato era de 25 anos, contados da data de inauguração. Durante a vigência, o contratante teria “uso e gozo do estabelecimento com todos os ônus e vantagens pactuados”. Ao fim desse prazo, o matadouro passaria ao controle da prefeitura.

O antigo Matadouro do Município de São luís estava localizado no final da rua de São Pantaleão, nas proximidades da Praia da Madre Deus. Após confecção de relatório sanitário, elaborado pelo Dr. Victor Godinho, que apontou as precárias condições do espaço ao intendente municipal Luis Torres.

Em 25 de maio do mesmo ano, Torre determinou a publicação da desapropriação, no Diário Oficial do Estado, do sitio Itamaracá pela importância de 10 contos de reis e a parte nordeste e sudeste do Sitio Baixinha para a construção do Matadouro Modelo, entre a Machado Cavalcante e uma construtora do Pará.

Portanto, a data de fundação da Liberdade é 25 de maio de 1918, quando houve a desapropriação. Dessa forma, o vereador Cezar Bombeiro tenta, de forma brilhante, resgatar a história do bairro.

Astro de Ogum promulga lei que cria incentivos fiscais e gera empregos em São Luís

Além de criar incentivos fiscais para eventos, empreendimentos e negócios, a lei promulgada por Astro gera emprego e renda

Foi promulgada, no dia 7 de março, pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, Astro de Ogum (PR), a lei que cria o “Programa de Incentivos, Eventos, Empreendimentos e Negócios – denominado de Pró-São Luís”. A legislação publicada essa semana, no Diário Oficial do Município (DOM), conta com 17 artigos. Como o dispositivo não foi sancionado pelo prefeito Edivaldo Júnior (PDT), coube ao chefe do Legislativo Municipal promulgar a lei.

A legislação municipal, resultante do Projeto de Lei nº 130/2016, de autoria da vereadora Rose Sales, explicita como deve ser a competência para o ordenamento das atividades econômicas e urbanas, a inserção formal de mão de obra ociosa no mercado de trabalho.

“O Programa Pró-São Luís engloba, eventos, empreendimentos e negócios, com o intuito de simplificar os tramites administrativos, identificar e mapear áreas de especial interesse do município às empresas que desenvolvam atividades na área de construção civil; construção civil pesada, engenharia eletrônica; metalurgia; transportes de cargas e logística empresarial; ações portuária de carga e descarga de petróleo e gás; engenharia de segurança do trabalho; gestão e engenharia ambiental, oportunizando a valorização de mão-de-obra local”, afirma o paragrafo I, do artigo 1º da lei.

Além de criar os incentivos fiscais para eventos, empreendimentos e negócios, o dispositivo promulgado pela Câmara também visa gerar novos empregos e renda, priorizando a mão-de-obra local da capital maranhense.

Expectativa de vendas para Dia dos Namorados é de aumento de 5%

Entre os produtos mais procurados, estão artigos de vestuário, seguido por perfumes e cosméticos, calçados, flores e chocolates

Laysa diz que namorados e maridos gostam de presentear suas companheiras e toda mulher gosta de ganhar roupas

Com pouco mais de uma semana para o Dia dos Namorados, o comércio se anima com as vendas que devem aumentar nos próximos dias. A expectativa é que este ano, o movimento seja, pelo menos, 5% melhor do que em 2016.

Historicamente, homens costumam presentear mais. Segundo pesquisas da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), cerca de 80% dos namorados presenteiam seus/suas companheiros (as), enquanto 55% das mulheres têm este mesmo hábito.

Dificilmente o namorado ou a namorada deixa o parceiro sem nenhum presente. Os casais mais românticos, que gostam de comemorar a data com jantar, cinema e outras atrações, também acabam presenteando com produtos. É sim uma importante data e uma boa oportunidade para aumentar as vendas.

Entre os produtos mais procurados, estão artigos de vestuário, seguido por perfumes e cosméticos, calçados, flores e chocolates. Empresária do setor de vestuário e que comanda a marca La Vertu em São Luís, Laysa Feitosa Maciel conta que realmente o fluxo de homens dentro das lojas aumenta bastante nessa época do ano.

“Namorados e maridos gostam de presentear suas companheiras e toda mulher gosta de ganhar roupas. Vendemos peças a partir de R$ 49,90, e temos produtos para todos os gostos e bolsos”, destaca.

TRT ordena que 60% da frota de ônibus circulem em caso de greve

Magistrada determinou que 60% da frota atenda aos usuários se houver greve de motoristas e cobradores

A desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, Ouvidora do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), concedeu, nesta quinta-feira (1/6), liminar determinando que 60% (sessenta por cento) da frota de ônibus do sistema de transporte coletivo de São Luís circule no dia 5 de junho (segunda-feira), em face da ameaça de greve anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão.

Na decisão, a desembargadora Márcia Andrea quer assegurar que o direito de ir e vir da população não seja prejudicado, uma vez que o transporte coletivo é atividade essencial, nos termos da Lei nº 7.783/89 (Lei de Greve). A liminar também considera que, nesta ação discute-se a legalidade do movimento a ser deflagrado, balizado na”ausência de exaurimento das negociações, insuficiência de comunicação à população e às empresas do movimento paredista e a indefinição do percentual de trabalhadores que ficarão na ativa durante a greve”. Destaca, ainda, a inexistência de provas de esgotamento das tratativas de negociação coletiva entre os sindicatos.

A decisão é referente à Ação Declaratória com pedido Liminar de Tutela Provisória de Urgência ajuizada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís em razão de movimento grevista do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão anunciado para o dia 5 de junho.

Veja, a seguir, transcrição de trecho da decisão determinando ao Sindicato dos Motoristas que:

“garanta a prestação de serviços à população do Município de São Luís, enquanto perdurar o movimento grevista, com pelo menos 60% (sessenta por cento) da frota que normalmente circula em São Luís, a ser cumprido a partir da 00:00 hora do dia 05 de junho de 2017 até o efetivo término da greve; coibir as medidas de protesto alternativo ‘operação catraca livre’, ‘operação tartaruga’ e ‘operação piquete’, tudo, sob pena de aplicação, por descumprimento: a) ao sindicato obreiro, de multa de R$1.000,00 (mil reais) por hora de descumprimento da presente decisão; e b) aos trabalhadores que não comparecerem ao serviço por adesão ao movimento grevista a partir de 05/06/17, de descontos salariais em folha. […]

São Luís, 1º de junho de 2017

Márcia Andrea Farias da Silva – Desembargadora Federal do Trabalho

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região – TRT/MA

Projeto que regulamenta Uber causa expectativa e ocupação da AL, mas pedido de vista adia votação

Motoristas de táxi e do Uber ocuparam a Assembleia para acompanhar votação de projeto, adiada após pedido de vista

Taxistas e motoristas do aplicativo Uber ocuparam, na manhã desta quinta-feira (1º), a Assembleia Legislativa para acompanhar a votação do projeto de lei que regulamento o serviço entre municípios do Maranhão e praticamente o libera. Dezenas de carros permaneceram no estacionamento da Casa, enquanto os condutores, divididos em dois grupos, com expectativas opostas, se dirigiram à galeria para assistir a sessão. Um pedido de vista acabou impedindo que a mensagem fosse votada hoje.

Apesar do conflito de interesses, não houve tensão entre taxistas e os condutores que trabalha para o Uber. Os dois grupos ficaram em espaços separados e mantiveram comportamento pacífico, já que a segurança do Poder Legislativo os monitorava o tempo todo.

O projeto de lei nº 127/2017, de autoria do deputado estadual Edilázio Júnior (PV), regulamenta o transporte remunerado privado individual de passageiros entre cidades maranhenses. A proposta obteve pareceres favoráveis das comissões de Constituição, Cidadania e Justiça, de Obras e Serviços Públicos, de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional.

Pedido de vistas

A mensagem seria votada hoje, mas um pedido de vista apresentado pelo deputado estadual Cabo Campos (DEM) levou ao adiamento, o que frustrou as expectativas do contingente numeroso de motoristas de táxis e de Uber que se aglomeraram nas galerias, à espera da aprovação.

O projeto prevê, entre outras normas, que, para explorar o serviço, o condutor possua, no mínimo, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B, seja inscrito como contribuinte individual no Instituo Nacional de Seguridade Social (INSS), manter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Abaixo, cópia de trechos do projeto:

Em Paço do Lumiar, escolas são pintadas de roxo, enquanto mato, lixo e entulho invadem calçadas

Pintor aplica tinta roxa em coluna da escola La Rocque, no Maiobão

As escolas da rede pública municipal de Paço do Lumiar estão sendo pintadas de uma cor inusitada, enquanto o mato cresce sem capina e o lixo e o entulho se acumulam sobre as calçadas, junto aos muros e cercas. Camadas de tinta roxa estão sendo aplicadas nas paredes de unidades de ensino como a La Rocque, no Maiobão.

A ordem para a pintura das escolas de roxo teria partido da primeira-dama e secretária municipal de Administração, Planejamento, Articulação e Fazenda Núbia Feitosa. A cor seria a preferida dela, conforme relataram ao blog algumas fontes do blog na cidade.

Pais de alunos dizem ter ficado chocados com a nova aparência da escola e, ao mesmo tempo, indignados, porque, segundo eles, além do mau gosto, o que se constata é a inversão de prioridades.

Parede da escola pintada de roxo, enquanto mato cresce e lixo e entulho se acumula na calçada, junto à cerca

“Agora há pouco fui deixar meu sobrinho na escola e me deparo com isso: a escola La Roque, no Maiobão, toda roxa e esse matagal na porta tomando de conta de toda a calçada”, protestou um cidadão, que chegou a questionar a sanidade do prefeito Domingos Dutra (PCdoB). “Esse prefeito Dutra está ficando louco? Paço do Lumiar precisa de uma intervenção urgente!”.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima