Em visita a Paço do Lumiar, Sousa Neto constata caos na gestão Domingos Dutra e anuncia emenda

Deputado Sousa Neto com lideranças políticas e comunitárias em frente à unidade mista, atualmente fechada e abandonada
Com obras paralisadas, prédio tornou-se antro de abandono e marginalidade

A convite de lideranças políticas e comunitárias, entre as quais o ex-candidato a vereador Ricardinho do Salão, o deputado estadual Sousa Neto (Pros) visitou Paço do Lumiar e constatou o caos administrativo em que o município está mergulhado na gestão do prefeito Domingos Dutra (PCdoB). Ele cobrou a efetivação da parceria com o Governo do Estado prometida pela atual gestão e anunciou uma emenda de R$ 400 mil para aplicação em ações prioritárias na cidade.

Sousa Neto garantiu que não foi a Paço do Lumiar tumultuar a gestão local ou fazer oposição responsável. “Não estou fazendo política, não estou pedindo voto para ninguém. Vim aqui porque a situação é calamitosa”, justificou, durante encontro com os líderes em frente à unidade mista de saúde do Maiobão, que foi fechada para ser reformada e transformada em uma maternidade, mas jamais foi reaberta porque as obras foram paralisadas.

Sousa Neto aproveitou a visita para cortar o cabelo com o líder comunitário e ex-candidato a vereador Ricardinho do Salão

O deputado lamentou o fato de o prédio ser hoje antro de marginalidade e de abandono e tenha se tornando um grave problema, com consumo de drogas e concentração de criminosos, que têm no imóvel em desuso o esconderijo perfeito para planejar assaltos.

O parlamentar classificou a eleição de Dutra como o maior estelionato eleitoral da história de Paço do Lumiar, com uso escancarado da máquina pública durante a campanha política, e cobrou do Governo do Estado que cumpra a promessa de firmar parceria com a prefeitura em prol da população.

Sobre a emenda que destinará ao município, Sousa Neto adiantou que o povo é quem decidirá em qual área será aplicada. “A população é quem vai decidir se o recurso será aplicado em infraestrutura, saúde ou educação”, afirmou, acrescentando que se cada um dos 42 deputados com assento na Assembleia Legislativa destinar parte das suas emendas para ações na cidade, a situação degradante em que a cidade se encontra atualmente será, pelo menos, amenizada. Assista ao vídeo:

PSDC isenta partido, mas não exime presidente de envolvimento em crimes investigados pela PF

O secretário estadual do Partido Social Democrata Cristão (PSDC) no Maranhão e presidente do Diretório Municipal da sigla, em São Luís, Alan Kardeck, informa, por meio de nota à imprensa, que o partido não era e nem é alvo de investigação na Operação Rêmora, da Polícia Federal, deflagrada na sexta-feira passada, 2, na capital maranhense. Até porque o partido não ter nada a ver com a instituição investigada, que é o Instituto de Desenvolvimento e Apoio à Cidadania (IDAC).

Embora o presidente do IDAC seja o mesmo presidente do Diretório Estadual do PSDC no Maranhão, trata-se de gerenciar duas personalidades jurídicas independentes. A Executiva do PSDC ressalta ainda que houve uma invasão arbitrária, na sede do partido, situado no bairro do São Francisco, por não haver nenhum mandado judicial que sustentasse a entrada na sede do partido por agentes federais.

Os próprios homens da Polícia Federal deixaram bem claro que a sede do partido não era alvo de investigação e que não havia nenhum mandado de busca e apreensão no local. O entendimento da Executiva é que a sala do partido foi invadida sem que fosse apresentado algum mandado que pudesse desencadear tamanha ação de intimidação a funcionários do PSDC, que chegaram a ser abordados e terem sido confiscados os salários dos funcionários que se encontravam no local, além de documentos e celulares, sendo tudo colocado em cima da mesa da sala do partido.

Em nenhum momento havia uma mochila na sede do PSDC, com a quantia apresentada pela PF constando o valor de R$ 71 mil, ao que a Executiva sabe e que foi publicado em vídeos por meio de blogs e na internet. Conforme o secretário Alan Kardeck, a apreensão do dinheiro foi feita no interior do veículo de marca Corolla, que seria de um suposto assessor do IDAC, que se encontrava na garagem do prédio.

Após apreensão da mochila com o montante acima citado, ela foi trazida pelos agentes da PF para a sala da presidência do PSDC, tendo os agentes colocado a mochila na mesa da sala do partido, depois fotografaram e filmaram tudo, dizendo que o fruto da apreensão havia sido feito dentro da sala da presidência do partido.

O contraditório revela que a apreensão do dinheiro foi feita dentro do carro, que estava estacionado na garagem do prédio e, portanto, não dentro da sala da presidência do PSDC como relatou a imprensa. Todo esse relato está comprovado nos próprios vídeos divulgados nos blogs e na mídia eletrônica, mostrando que a mochila e o dinheiro nada tem haver com as funções da sede da legenda.

A direção da Executiva do PSDC afirma acreditar na Justiça e que vai aguardar as investigações para provar que não tem nada relacionado com a apreensão do dinheiro. Existem suspeitas que tudo possa ter sido uma armação para tentar manchar a imagem do partido.

Atenciosamente, Alan Kardeck, Secretário Estadual do PSDC no Maranhão

Wellington denuncia que alunos assistem às aulas ao relento em escola digna de Flávio Dino no Maiobão

Deputado Wellington flagrou estudantes assistindo a aula ao relento em escola estadual no Maiobão

Quadra abandonada, matagal, banheiros imundos e alunos assistindo às aulas no pátio porque as salas não possuem condições. Essa é a triste realidade do Centro de Ensino Robson Martins, localizado no Maiobão. A escola recebeu a visita do deputado estadual Wellington do Curso (PP), na tarde do último dia 2.

“Isso aqui é um desrespeito com a gente. Eu tenho que dar aula no pátio porque ninguém aguenta ficar na sala de aula. Lá não tem interruptor e muito menos lâmpada. Ainda disseram que reformaram. Nesses anos todos a única coisa que eles fizeram foi pintar o muro. Escola digna? Só se for de pena. Essa escola deveria era ser interditada”, desabafou o professor Ribamar.

Na escola, o sentimento é de revolta por parte dos alunos que dizem não encontrar incentivo algum para estudar.

“A gente já é pobre e ainda tem que vir pra cá. Aqui não tem incentivo nenhum pra estudar. Nem livro a gente tem. Como que eu vou passar em vestibular desse jeito? Entrar na faculdade? Só em sonho mesmo. Eu queria saber era se o Governador colocaria o filho dele aqui”, disse Amanda, que irá fazer Enem no final do ano.

Ao constatar a precariedade da Escola de Ensino Médio, Wellington encaminhou, em caráter de urgência, ofício à Secretaria de Educação do Estado e ao Ministério Público para que adotem providências.

Wellington conversa com alunos em área de matagal na escola Robson Martins

“Recebemos as denúncias de professores e de alunos. Viemos até à escola e o que encontramos foi uma prova de desrespeito. Salas sem condições. Quadra abandonada. Mato pra todo lado. Até no teto. Banheiro imundo. Em escola digna de Flávio Dino, alunos assistem às aulas ao relento. Isso é compromisso com a educação? O que mais chama atenção é que encaminharam um documento à Assembleia em que essa escola do Estado aparece como reformada. De acordo com o documento da própria Secretaria de Educação, essa escola sofreu uma intervenção em 2016. Qual foi o tipo de intervenção? Eles plantaram mato? Destruíram as salas? Quebraram os ventiladores? Fica aqui o questionamento que não é meu, mas de alunos e professores que sofrem com o descaso”, pontuou Wellington.

As denúncias quanto à situação da escola foram recebidas por meio do Projeto “De Olho nas Escolas”, que é desenvolvido pelo deputado Wellington. Entre as principais reivindicações há a estruturação das salas; iluminação; ventilação; reforma da quadra; serviços de capina, já que a escola está rodeada de mato e, ainda, fornecimento de livros e merenda escolar.

Sedel promove farra e desperdício de cortesias para camarotes e cadeiras cobertas do Castelão

Homem identificado como Fabrício foi agraciado com dois ingressos para o camarote do Castelão, mas não foi buscá-los

A Secretaria de Estado de Desportos e Lazer (Sedel) disponibiliza uma cota de ingressos para partidas de futebol profissional, na modalidade cortesia, mas o critério para o uso privilégio virou uma farra, com direito a acesso livre a cadeiras cobertas e até a camarotes do estádio Castelão, onde Sampaio Corrêa, Moto Club e Maranhão Atlético Clube têm mandado seus jogos nas séries C e D do Campeonato Brasileiro.

As cortesias para o Castelão são concedidas mediante autorização do secretário Márcio Jardim, que a cada partida atende a pedidos diversos. Os contemplados vão desde servidores comissionados da Sedel e de outros órgãos do governo estadual a aliados políticos e amigos particulares. Trabalhadores efetivos da pasta comandada por Jardim, alguns com mais de 30 anos de serviço, se ressentem do mesmo tratamento, já que quase nunca têm acesso à regalia.

Imagens de cortesias para o jogo Moto x Confiança-SE, realizado em 27 de maio passado, encaminhadas ao blog comprovam o privilégio. Um dos beneficiados foi um homem identificado como Fabrício, que ganhou dois dos ingressos, que davam direito a acesso ao setor de camarotes do Castelão. Outros dois, destinados a um indivíduo apelidado de Gago, permitiam entrada gratuita na área de cadeiras cobertas, a segunda mais nobre e restrita do estádio.

Desperdício

Enquanto a farra de ingressos para pessoas próximas à cúpula da Sedel prossegue sem controle, funcionários efetivos da secretaria revelam que grande parte das cortesias é desperdiçada, pois os agraciados nem sequer vão buscá-las. É o caso das entradas cujas imagens ilustram este post, que na segunda-feira, dois dias após o Moto ter goleado o Confiança-SE pelo placar de 4 a 0, permaneciam sobre a mesma mesa do Departamento de Recursos Humanos da pasta onde foram deixadas na sexta-feira.

Indivíduo apelidado de Gago foi contemplado com duas cortesias para o setor de cadeiras cobertas, mas as desperdiçou

A situação gera descontentamento entre os servidores mais humildes, privados de assistir aos jogos no estádio que ajudam diariamente a cuidar porque um grupo seleto de privilegiados ganha, mas não usufrui os ingressos por desinteresse.

Chaguinhas participa de reunião com Movimento Comunitário do Itaqui-Bacanga

Chaguinhas afirmou que a pauta apresentada pela comunidade é de extrema importância e será levada à Câmara Municipal de São Luís

A pedido da comunidade da área Itaqui-Bacanga, representado pelo Movimento Comunitário e Articulação (MACAIB), o vereador Francisco Chaguinhas (PP) esteve participando de uma reunião na comunidade. A pauta principal foi sobre a regulamentação do Fundo Social Municipal, algo reivindicado pelos moradores da região.

Segundo Chaguinhas, a pauta apresentada pela comunidade é de extrema importância, e o debate será levado à Câmara Municipal de São Luís, em audiência pública a ser realizada no dia 22 de Junho.

“A discussão dessa pauta foi muito importante para a comunidade que há anos, através do Sebastião Santos, tem lutado para alcançar esse objetivo da regularização. Levaremos essa discussão à Câmara Municipal de São Luís, onde em audiência pública iremos fazer um debate mais amplo na casa de leis”, disse.

O líder comunitário Sebastião Santos disse da importância da aprovação deste projeto, que beneficiará toda a comunidade da área Itaqui-Bacanga. “Este Fundo Social Municipal, depois de aprovado, atenderá gratuitamente os ônibus especiais para cortejos funerais, colônias de férias das escolas, escolinhas de futebol, idosos, manifestações folclóricas e culturais, gospel e demais eventos beneficentes de caráter civil filantrópico”, disse.

O vereador César Bombeiro (PSD) destacou que o diálogo é essencial, para que essa reivindicação da comunidade possa ser atendida pelo executivo municipal.

“A união é necessária para que a comunidade possa ser atendida. Esperamos o entendimento de todos, mas quero deixar claro que o eixo Itaqui- Bacanga pode contar com o mandato do vereador César Bombeiro”, disse.

Estiveram também presentes à reunião o deputado estadual Wellington do Curso, o representante do Sindicato dos Usuários do Transporte Público, o representante da SEMCAS, o presidente da Feira do Anjo da Guarda, o jornalista e liderança comunitária Mauro Garcia e a representante da OAB, a Sra. Marcela.

Adriano Sarney se diz impressionado com a força política do pai

Sarney Filho aglutinou lideranças de diversas regiões do Maranhão e de partidos com diferentes posições políticas

O deputado estadual Adriano Sarney (PV), afirmou estar impressionado com a força política do seu pai, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. A declaração foi durante o encontro promovido pelos amigos em homenagem a Sarney Filho, na última sexta-feira (2), que contou com a presença de prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados estaduais, federais, do senador João Alberto e da ex-governadora Roseana Sarney que declararam total apoio à candidatura ao Senado Federal de Sarney Filho (PV).

“Estou impressionado com a força política demonstrada por Sarney Filho. Nunca tinha visto algo parecido, aglutinar tantas lideranças políticas das mais diversas regiões do nosso estado e de partidos das mais variadas posições políticas, só com amizade, amor, gratidão, dedicação e estima aos serviços prestados ao longo de sua trajetória política de mais de 40 anos sem nenhuma mácula”, destacou Adriano.

Durante o evento, Sarney Filho garantiu estar qualificado para o novo desafio e, afirmou ainda, conhecer os “caminhos de Brasília” para ajudar ainda mais o Maranhão. Sarney Filho tem em sua trajetória 1 mandato de deputado estadual, 9 mandatos de deputado federal e, pelo seu engajamento na área ambiental, foi nomeado Ministro do Meio Ambiente pela segunda vez.

Para Zé Inácio, eleger a senadora Gleisi presidenta do PT é um marco na história do partido

Deputado Zé Inácio e a nova presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann

O deputado Zé Inácio esteve no “6º Congresso Nacional do PT – Marisa Leticia Lula da Silva”, que teve início na última quinta-feira (1º) e aconteceu em Brasília. A abertura do congresso foi marcada por uma homenagem a ex primeira dama Marisa Leticia.

Durante o evento, que terminou neste sábado (03), foi reforçada a importância e a necessidade de união e fortalecimento do PT para enfrentar os retrocessos que o atual governo vem querendo impor a classe trabalhadora.

Mais de 1,2 mil pessoas passaram pelo evento nesses três dias. A delegação representando a Chapa “Por Um Maranhão Mais Justo Para Todos e Para Lula”, liderada pelo Deputado Zé Inácio, era a maior do Maranhão. Ao todo, o estado participou com 24 delegados e delegadas, consagrando-se como a 7a maior bancada do Brasil presente no congresso.

Um dos momentos mais marcantes do congresso foi durante os discursos da presidenta Dilma Rousseff, que reforçou a importância das “Diretas Já”: “estamos vendo avanço de medidas de exceção ocorrendo sistematicamente. Precisamos da legitimidade que só o voto direto dá. É diretas por uma questão de sobrevivência do país”, afirmou. E do ex-presidente Lula, que disse “Se a esquerda for pra disputa bem preparada e com um programa factível, a gente vai voltar a governar esse país em 2018!”.

Além de discutir a atual situação política do país, o 6º Congresso Nacional do PT também foi um momento de escolha da nova presidência nacional do partido e tinha como candidatos a senadora Gleisi Hoffmann (PT – PR) e o senador Lindbergh Farias (PT – RJ). Seiscentos delegados votaram e elegeram a senadora Gleisi Hoffmann a primeira mulher Presidenta do Partido dos Trabalhadores, com 61,89% dos votos.

Em seu discurso Gleisi disse “Eu tenho uma grande responsabilidade por ser a primeira mulher a presidir o PT. É uma grande responsabilidade com as companheiras. Eu vou precisar muito da ajuda, do apoio e da unidade de todos vocês”.

Alguns delegados da chapa “Por Um Maranhão Mais Justo Para Todos e Para Lula”

A senadora também fez um agradecimento especial a Lula, presidente de honra do PT: “e um agradecimento especial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, todos nós amamos o Lula. Ele sabe da importância que tem para esse partido e para o país”.

Para o deputado Zé Inácio, “esse é um momento de extrema importância, pois reforça o compromisso do Partido com a luta das mulheres. Além disso a senadora Gleisi é uma mulher de fibra, atuante e que certamente conduzira o PT da melhor forma, pautando a luta pela defesa da democracia, das diretas já e em defesa de Lula”.

Representantes de movimentos sociais como a União Nacional dos Estudante (UNE), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Frente Brasil Popular e Central Única dos Trabalhadores (CUT) também estiveram presentes no congresso e defenderam a importância de o povo ir às ruas lutar pelas “Diretas Já” e reforçaram seu apoio à candidatura de Lula para presidente.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima