Wellington realizará audiência pública contra aumento da conta de energia no Maranhão

A inviabilidade de um novo aumento das contas de energia elétrica no Maranhão e as consequências negativas para população e empresas foram os argumentos apontados pelo deputado Wellington do Curso (PP) durante sessão na Assembleia Legislativa. Indo ao encontro disso, Wellington apresentou o requerimento em que solicita uma audiência pública para debater sobre o aumento de 21% nas contas de energia elétrica a partir de agosto, a fim de evita-lo.

Caso haja o aumento, a tarifa cobrada pela Cemar passa a ser a mais cara do Brasil.

“Se aumentarem a tarifa da energia elétrica em 21%, automaticamente, teremos sérias consequências na vida da população maranhense e no desempenho das atividades desenvolvidas por empresas, indústrias, comércio e prestação de serviços. Não podemos esquecer que, recentemente, tivemos um aumento nas contas de energia, que foi imposto pelo Governo com o ICMS. Inclusive, votamos contra esse ato do Governo de aumentar os impostos. Agora, a população encara a possibilidade de um novo aumento. Tanto a Cemar quanto a ANEEL devem articular um mecanismo com o objetivo de evitar que haja um reajuste tão abusivo quanto esse de 21%. A nós, enquanto deputados estaduais, cabe o papel de articular essa solução e é esse o objetivo da audiência pública, isto é, coletar dados e informações que comprovem que aumentar a conta de energia é ir na contramão de uma tarifa social. Estamos na luta contra o aumento das contas de energia elétrica no Maranhão”, pontuou Wellington.

A audiência pública está marcada para o dia 28 de junho e acontecerá na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Entenda a situação:

O contrato da Cemar prevê a revisão tarifária anual e, a cada quatro anos, uma revisão tarifária ordinária, cujo percentual é definido a partir de um estudo da ANEEL e, por fim, submetido à audiência pública. A audiência estava marcada para a última quarta-feira, dia 14, mas foi suspensa por decisão judicial sob o argumento de que a audiência não foi publicitada. Assim, com o objetivo de ouvir a população e de realizar um debate público sobre o tema que busque meios para evitar um novo aumento, acontecerá a audiência pública na Assembleia Legislativa. A finalidade é evitar o aumento de 21% nas contas a partir de agosto.

Cemar esclarece revisão tarifária conduzida pela ANEEL

Conforme previsto no contrato de concessão e nas regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Cemar está no processo da Revisão Tarifária Periódica, que se repete a cada quatro anos. A diretoria da ANEEL divulgou proposta preliminar para a revisão tarifária da Cemar no dia 23 de maio, em reunião pública.

Considerando o fato do cancelamento da Audiência Pública, que seria realizada no dia 14 de junho, a Cemar aguardará as definições da ANEEL em relação ao processo da Revisão Tarifária Periódica.

Vale esclarecer que o processo é conduzido pela ANEEL e, os índices finais somente serão conhecidos em agosto, quando o assunto será deliberado pela Diretoria da ANEEL em Reunião Pública Ordinária, sendo que as novas tarifas serão aplicadas a partir de 28 de agosto deste ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cemar

Marcial Lima participa de reuniões com comunidades de São Luís

Somente esta semana, Marcial Lima visitou quase dez comunidades de São Luís

Com o objetivo de ouvir e discutir soluções para os problemas da cidade de São Luís, o vereador Marcial Lima (PEN) segue visitando os bairros da capital maranhense. Esse contato direto com a população anima o parlamentar que elogia a participação popular em seu mandato. “Tem sido de forma quase que permanente nossos compromissos em várias comunidades, bairros e eventos de São Luís. Felizmente, tem sido uma referência estas nossas caminhadas e reuniões em vários bairros de São Luís”, afirmou o vereador.

Somente esta semana, Marcial Lima visitou quase dez comunidades. No Planalto Pingão, em uma reunião dos moradores, Marcial Lima prestou solidariedade às pessoas que vivem no conjunto, que reclamam de infraestrutura e falta de segurança. Segundo os moradores do bairro, é grande a quantidade de assaltos e arrombamentos de casas. A reunião foi na Associação do Bairro.

Representantes da PM e da Policia Civil estiveram participando do encontro com o objetivo de encontrar uma saída para diminuir a quantidade de ocorrências na região. Marcial disse que vai se juntar aos moradores para reforçar os apelos sobre segurança e infraestrutura.

Outros bairros

No bairro do Cohajap, um dos mais tradicionais de São Luís, Marcial Lima prestigiou o encerramento do Festejo de Santo Antônio, evento grande que reuniu uma multidão no pátio da igreja. “Precisamos valorizar e apoiar eventos que envolvem a religiosidade e o mundo cultural das pessoas”. Antes do Cohajap, o vereador já tinha passado pela igrejinha de Santo Antônio de Pádua, região do Turu, pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da Cohab.

No feriado dedicado a Corpus Christi, o vereador do Partido Ecológico Nacional participou de uma reunião com moradores da Comunidade Santa Clara. Ouviu as reclamações dos participantes do encontro e já definiu, para o mês de julho, outra reunião da comunidade em data a ser confirmada. “Na Santa Clara, ouvimos, atentamente, os apelos dos moradores, reclamações principalmente sobre falta de segurança, infraestrutura e precariedade da unidade de saúde do bairro”, disse Marcial Lima.

A jornada de reuniões e eventos não para. No fim de semana, Marcial Lima estará apoiando e participando de atividades no Turu e Cohab. Na Praça V, 2º Conjunto da Cohab, no sábado, é um dos apoiadores do São João da Família, que vai reunir moradores do entorno da praça é de toda a região. Nesse evento, estarão se apresentando atrações como Roberto Ricci, Bumba Meu Boi de Axixá e o Trio Forró do Poeirão. “O evento tem total apoio nosso“, concluiu o vereador.

Padrinho

Além de se reunir com diversas comunidades durante a semana, o vereador ainda foi convidado para ser padrinho do Boi Brilho do Sesc, grupo formado por idosos integrantes que participam de atividade desenvolvida pelo Sesc Deodoro. Sobre a brincadeira, Marcial Lima elogiou “o brilhante trabalho desenvolvido pelo órgão em defesa da pessoa idosa e de outros segmentos. Foi um sucesso o batizado do Brilho do Sesc em 2017”.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima