Tiroteio no aeroporto de São Luís ocorreu 10 dias após desativação de posto da PF

Criminoso foi baleado ao tentar assaltar agência dos Correios do aeroporto

O tiroteio com três feridos, na manhã desta quinta-feira, na agência dos Correios do Aeroporto Marechal da Cunha Machado, em São Luís, ocorreu cerca de 10 dias após a desativação do posto da Polícia Federal que funcionava no terminal. Em outros estados, como Rondônia, a PF também fechou unidades fixas que mantinha em aeroportos e passou a atuar apenas de forma esporádica, mediante sobreaviso.

A troca de tiros, que provocou pânico entre os usuários do terminal, resultou em três pessoas feridas. Um dos baleados foi um funcionário dos Correios, também identificado como agente penitenciário, que travou luta corporal com um dos dois homens que tentaram roubar a agência. Os dois assaltantes também foram alvejados e um deles foi preso, enquanto o outro conseguiu fugir.

Em nota, a PF esclareceu que “em relação ao relatado, continua cumprindo suas atribuições de polícia aeroportuária, mediante demanda no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, com inspeções de rotina, além de ocorrências dentro da sua competência de Polícia Judiciária da União”.

Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2018 é tema de audiência pública na Câmara

Vereador Gutemberg informou que as considerações feitas na audiência serão analisadas pelos membros da Comissão de Orçamento

Foi realizada na manhã de quarta-feira (14), uma Audiência Pública, no Plenário Simão Estácio da Silveira, na Câmara Municipal de São Luís (CMSL) para explanar sobre a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para o exercício de 2018. O Projeto está tramitando na Casa Legislativa e deve ser votado, após o fim do cronograma, quando encerra o prazo para apresentação de emendas. Pelo regimento, o Legislativo tem até o dia 26 de junho para apresentação de emendas à LDO. Em seguida o projeto deverá ser colocado em votação em plenário até o dia 10 de julho.

A matéria foi explicada pelo secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), José Cursino Raposo, que detalhou sobre as prioridades da LDO, ou o que merece atenção do Executivo Municipal para o ano seguinte.

Também explicou sobre os anexos que devem estar presentes na LDO como as metas anuais, que trata das despesas resultado primário (não gastar mais do que se recebe) e nominal, e o montante da dívida, avaliação do cumprimento das metas fiscais do ano anterior, incluindo exercícios anteriores, a evolução do patrimônio líquido, margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado, dentre outras informações.

Ao fim das explicações começou uma rodada de perguntas feitas pelos vereadores, que poderiam ser direcionadas para o secretário municipal de Fazenda, Délcio Rodrigues, ou para os secretários de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), José Cursino Raposo., que participaram da audiência para tirar as dúvidas.

Questionamentos

Dentre os questionamentos, estava o do vereador Antônio Marcos Silva, o Marquinhos (DEM) sobre as metas da prefeitura para educação. “Está Casa precisa ser informada quais os planos do executivo para o ano seguinte no que se refere à educação, precisamos discutir essa situação, pois é um assunto que precisa estar presente na LDO”.

O vereador Gutemberg Araújo (PSDB), presidente da Comissão de Orçamento da Câmara que conduziu os trabalhos da Audiência, salientou a importância do momento que para ele foi positivo. “O evento foi importante para tirarmos todas as dúvidas referentes à LDO, estudar mais sobre o assunto, momentos como este precisam ser valorizados e creio que saímos daqui com mais ideias para as emendas que estamos apresentando agora e até para as que serão apresentadas quando estivermos discutindo a LOA, saio desse encontro satisfeito”, encerrou.

De acordo com Gutemberg, as considerações dos parlamentares presentes à audiência serão analisadas pelos membros da Comissão de Orçamento. Após essa avaliação será decidido sobre a necessidade de novo encontro para debater o tema, seguindo o cronograma determinado. Para o relator Osmar Filho (PDT), os trabalhos do colegiado em relação à LDO têm dimensionado sua importância como peça fundamental para a cidade.

A audiência durou pouco mais de duas horas e meia e contou com participação da equipe de governo municipal, entre eles os secretários de Administração, Mittyz Rodrigues; de Projetos Especiais, Gustavo Marques; e o Controlador Geral do Município, Jackson Castro. Ainda participaram da audiência os vereadores Osmar Filho (PDT), Concita Pinto (PEN), Cezar Bombeiro (PSD), Beto Castro (PROS), Raimundo Penha (PDT), Astro de Ogum (PR) e Francisco Chaguinhas (PP).

Lançamento do Clube dos Profissionais Potiguar

Os gerentes da Potiguar Adriano Pestana e Reginaldo Gonçalves, Fabíola Brasil e o Diretor Ricardo Silva com os fornecedores que são parceiros na criação do Clube de Profissionais Potiguar

Com o objetivo de valorizar o relacionamento com profissionais das áreas de elétrica, hidráulica, pintura entre outras o Grupo Potiguar acaba de lançar o Clube de Profissionais.

Profissionais como Valter Silva foram presenteados com sorteio de brindes, na foto entregue pelo Diretor Ricardo Silva

Um concorrido jantar com palestra motivacional do consultor e músico Guilherme Jr. marcou a apresentação do Clube aos mais de cem profissionais. O evento contou com a presença da Diretoria da Potiguar e dos fornecedores parceiros, que representam diversas marcas.

Palestra “Enem sem Surpresas”

O expert nacional em ENEM Maurício Quintanilha (SP) que vem proferir palestra com dicas sobre preparação para o exame, a convite do Colégio Dom Bosco

Os alunos interessados em conhecer como funciona o ENEM e aprender a se preparar melhor para a prova não devem perder a palestra, que é gratuita e aberta ao público externo, com o especialista em ENEM Eduardo Quintanilha, do Evolucional Simulados, de Campinas (SP).

Quintanilha vem a São Luís a convite do Colégio Dom Bosco para um bate-papo importante e com dicas valiosas para todos os que estão se preparando para o Enem. O evento será na próxima segunda – feira (26.06), às 19H no Teatro Maria Izabel Rodrigues. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.dbosco.com.br

Essa palestra antecede outra importante ação do Dom Bosco, que é o “Curso de Férias – Preparação para o Enem” com aulas de 03 a 15 de julho com grandes experts como Hércules Luís (PR) em Matemática; Gorete Cavalcante (CE) em Redação; Marcelo Henrique (CE) do Canal Descomplica de Biologia; Iury Silva (PB) em Química e Rogério Fattori (CE) em Física. Também aberto ao público externo, esse curso já está com inscrições abertas no site do Colégio Dom Bosco.

Polêmica de São Marçal inspira toada em Brasília

A polêmica criada em torno do festejo de São Marçal, ameaçado de cancelamento por suposta falta de apoio governamental, teve repercussão até fora do Maranhão. Um dos ecos da discórdia veio na forma de uma inspirada toada, de autoria do compositor Gilvan do Vale, maranhense que há mais de duas décadas integra o famoso Boi de Seu Teodoro, fundado nos anos 60, na capital federal.

Preocupado com a possível quebra da tradição de reunir dezenas de grupos de bumba boi do sotaque de matraca no João Paulo, todo dia 30 de junho, data dedicada ao quarto e último santo do calendário junino, Gilvan evocou a força popular e a proteção divina para garantir que o encontro de batalhões acontecerá, chegando, assim, à sua 90ª edição. Pura emoção. Confira a toada:

“Governo tenta suprir desgaste com aumento de imposto com programa juros zero”, alerta Adriano

Adriano Sarney disse que o setor de micro e pequenos empresários vai se unir para fiscalizar o programa do governo

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) fez um alerta a respeito da Medida Provisória nº 233/2017, que institui o Programa Maranhão Juros Zero, de autoria do governo Flávio Dino (PCdoB), aprovada na Assembleia nesta quarta-feira (21). Segundo o parlamentar, essa proposta deveria ter sido discutida na recém-criada Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, que ele preside, bem como seguir o trâmite normal da Casa, passando pelas comissões temáticas. “É uma clara tentativa do governador Flávio Dino de suprir o aumento de impostos que ele impõe aos empresários e à toda a população”, critica.

De acordo com Adriano, é preciso ficar atento para alguns pontos do Maranhão Juros Zero. “Por exemplo, esse programa não tem carência. O micro empresário toma um empréstimo e no mês seguinte já tem que começar a pagar a primeira parcela. Também não sabemos quais são as taxas que serão pagas. Enfim, tudo isso nós tínhamos que discutir mais”, disse o deputado.

Segundo o parlamentar, o setor de micro e pequenos empresários e empresárias compõem uma rede de milhares de pessoas, que representam 98% das empresas do estado, uma parcela importante da sociedade que certamente vai se unir para fiscalizar esse programa do governo. “Vamos acompanhar a quantidade de tomadores de empréstimo, monitorar a curva de inadimplência e colher mais informações junto ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica, porque esse é um projeto que tem parceria de bancos oficiais. Nós queremos saber como esse projeto vai funcionar, de fato, para que não seja apenas mais uma iniciativa puramente eleitoreira do governo comunista”, explicou Adriano.

Hilton Gonçalo viabiliza com o Governo Federal asfalto para Santa Rita, Bacabeira e Pastos Bons

Hilton Gonçalo provou todo o seu pode de articulação ao viabilizar asfalto para os três município

Muito bem articulado e experiente, o prefeito Hilton Gonçalo, articulou e orientou as Prefeituras de Santa Rita, Bacabeira e Pastos Bons para que conseguissem um convênio federal com o Ministério da Integração Nacional. E o resultado divulgado na última terça-feira (20), revelou que todos estes municípios foram contemplados e vão receber R$2 milhões para pavimentar ruas e vias.

Antes de assumir o mandato enquanto prefeito, Hilton Gonçalo acompanhado de sua esposa e prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo, percorreram diversos ministérios em busca de recursos para os municípios, assim como para Pastos Bons, que é governado pela irmã, Iriane Gonçalo.

Hilton Gonçalo, Fernanda Gonçalo e Iriane Gonçalo agora vão poder asfaltar as ruas de suas cidades através de recursos federais. Abaixo, as propostas habilitadas:

São Marçal: tradição e polêmica

Encontro de bumba bois em homenagem a São Marçal tem sido antecedido por polêmicas, mas caráter espontâneo da festa popular sempre prevalece (Foto: G1 Maranhão)

Uma tradição folclórica que se repete há 90 anos tornou-se epicentro de uma polêmica que, por pouco, não ofuscou o brilho dos festejos juninos do Maranhão. Mais uma vez antecedido por um clima de incerteza, o famoso encontro de grupos de bumba meu boi do sotaque de matraca em homenagem a São Marçal, realizado todos os anos, em 30 de junho, no João Paulo, chegou a ser cancelado pelo instituto que o organiza, em meio a forte repercussão no segmento cultural e a ecos de preocupação nas ruas e nas redes sociais da internet.

Se de um lado, o Instituto São Marçal, que já em março costuma iniciar os preparativos para a festa, alega falta de apoio para realizá-la, de outro, o poder público garante que ofereceu as condições necessárias para que os batalhões desfilem e preservem um costume que já faz parte da história de São Luís, mesmo dividindo opiniões quanto à mudança radical de rotina que provoca em uma das áreas da cidade com maior movimento comercial.

Levando-se em conta os atritos que, nos últimos anos, vêm marcando os momentos que antecedem o festejo, pode-se afirmar que a homenagem a São Marçal está mantida. Mesmo com as queixas dos organizadores de que as autoridades não fazem esforços à altura da grandeza do evento, é impensável que os boieiros deixem de reverenciar o último dos quatro santos do período junino. Se há uma certeza, essa é a de que o João Paulo será novamente invadido por dezenas de milhares de adeptos da maior manifestação da cultura popular maranhense, inclusive com o reforço energético do caldo de feijão preparado pelo Exército, antigo e assíduo colaborador da festa.

As conseqüências serão as mesmas de sempre: fechamento do comércio, bloqueio e alteração do trânsito, além das ocorrências policiais, com destaque para os casos de poluição sonora, bebedeira em excesso, brigas, roubos e furtos. Isso porque, em meio à aclamação ao bumba boi, há sempre os mal intencionados, que em vez de aproveitarem o momento especial da melhor forma, partem para a violência, com o intuito de quebrar a harmonia em um ambiente onde deveriam reinar somente a paz e a alegria.

Polêmica à parte, o festejo de São Marçal é um evento espontâneo, consolidado no calendário, e seguirá como tal, tamanha a sua popularidade e resistência. Trata-se de uma manifestação do povo, que prestigia o encontro como se cumprisse um ritual, mesclando religiosidade e a mais profana das manifestações, marcada por variados excessos e violações às normas de urbanidade.

Os próximos dias serão de intensa movimentação junina, com grupos de bumba boi dançando por toda a Ilha. Que cada apresentação sirva, então, de aquecimento para que os batalhões possam exibir, no João Paulo, os traços genuínos da cultura popular do Maranhão e extravasar toda a sua energia. Tudo em louvor a São Marçal.

Editorial publicado nesta quinta-feira em O Estado do Maranhão

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima