Faene discute gestão e logística em seminário

O presidente do Procon, Duarte Júnior, durante palestra no I Seminário de Gestão e Logística, na Faene

Um sucesso o I Seminário de Gestão e Logística da Faculdade de Negócios Faene, realizado no auditório da instituição, no Residencial Pinheiros, tendo como tema central “Gestão Público-Privada: Desafios para o Crescimento”. O evento recebeu mais de 300 pessoas por noite.

Felipe Mussalém, presidente da Associação Comercial do Maranhão

Conduzido pelo consultor de negócios Ricardo André Carreira, diretor da Faene, o Seminário contou com a presença de autoridades, entre elas, o presidente do Procon, Duarte Júnior, que abordou o tema “Fazer muito com pouco: uma nova experiência na gestão pública”. Duarte Júnior, entre outras coisas, revelou que, em apenas nove meses, conseguiu reduzir em 90% os custos operacionais do Viva Cidadão e do Procon, e que diversas ações estão sendo postas em prática em relação aos dois.

Hoje, conforme Duarte Júnior, existem, no total, 15 unidades do Viva Cidadão e do Procon no Maranhão. O presidente falou sobre a modernização de toda a parte de sistemas e mencionou também o aplicativo do Procon, usado para diversos propósitos, como denúncias. Mencionou ainda o trabalho realizado na unidade do Viva Cidadão instalada onde era o Casino Maranhense, na Beira-Mar.

Gestão Pública

José Magalhães (EMAP) falou sobre o tema “Perspectivas de Crescimento na Área Portuária do Maranhão”

Quem também participou foi o secretário de Governo do Município de São Luís, Lula Fylho, que palestrou sobre “Gestão Pública Eficiente – Desafios na Gestão Municipal de São Luís”, dando uma panorâmica dos problemas de São Luís e ações em andamento. Ele abordou, entre outras coisas, o projeto de incentivo ao Centro Histórico, com a possibilidade de redução de impostos para empreendedores, e a nova Feirinha de Artesanato, que é um sucesso na Praça Benedito Leite, aos domingos. Disse ainda que houve redução drástica de arrecadação e que uma numerosa equipe está desenvolvendo ações e projetos, inclusive na linha público-privado para benefício de São Luís.

O convidado Lula Fylho (secretário de Governo) com Ricardo Carreira

Os alunos da graduação, por sua vez, exibiram trabalhos na Mostra Interdisciplinar e o presidente da Associação Comercial do Maranhão, Felipe Mussalém, palestrou sobre o tema “O Desafio do Associativismo como Solução Para melhores Resultados”. Ricardo Carreira, por sua vez, abordou a temática “Crescer em Cenários Adversos”.

Pablo Rebolças, secretário municipal de Planejamento, explanou sobre as ações do Conselho Municipal de Desenvolvimento Social, que reúne diversas entidades e parceiros, com a ideia de desenvolver projetos sustentáveis para a cidade de São Luís. Palestrou ainda o diretor de Operações Portuárias da EMAP, José Magalhães, sobre o tema “Perspectivas de Crescimento na Área Portuária do Maranhão”, com enfoque nos investimentos no Porto do Itaqui, entre outros assuntos.

Boi de Axixá repudia uso indevido do nome do grupo em falsas contratações no interior

Material de divulgações anuncia falsamente a presença do Boi de Axixá em programações juninas no interior

O Boi de Axixá divulgou nota em repúdio à má-fé de organizadores de arraiais juninos no interior do Maranhão, que anunciam falsamente a brincadeira como atração das suas programações. O uso indevido do nome do boi já foi identificado em festejos juninos de pelo menos três municípios: Vitorino Freire, Alto Alegre e Cantanhede. Uma quarta cidade, Santa Rita, também divulgou a presença do Boi de Axixá no seu São João, mas, nesse caso, a contratação de fato aconteceu e o grupo se apresentará na noite desta terça-feira.

O grupo folclórico atribui o golpe a outros bois e lamenta que estes precisem cometer tal ilícito para conseguir contratos.

O Boi de Axixá anuncia que já está tomando as medidas judiciais cabíveis para que os responsáveis pela exploração indevida do seu nome sejam punidos. Segue a nota:

NOTA DE REPÚDIO

Cartaz autêntico anuncia apresentação do Boi de Axixá no Arraial Anarriê, em Santa Rita

O Boi de Axixá, grupo com 58 anos de contribuição ao folclore maranhense, vem a público repudiar o uso indevido de seu nome, em contratações pelo interior do Estado.

A diretoria do grupo lamenta que grupos necessitam cometer tais atos para, somente assim, conseguir contratos durante a temporada junina.

As medidas judiciais cabíveis já estão sendo tomadas, junto a contratantes e grupos contratados equivocadamente, uma vez que esse tipo de prática criminosa requer uma ação eficaz na Justiça, em quem o Boi de Axixá tem total confiança.

O Boi de Axixá reafirma seu compromisso com admiradores e fãs que reconhecem a tradição do grupo que nunca precisou usar de má fé para fazer história no São João do Maranhão.

A Diretoria

Sousa Neto denuncia emissão de licenças ambientais em troca de propina no governo Flávio Dino

Sousa Neto entrará com um requerimento solicitando esclarecimentos a respeito das denúncias e cobrando a resolução do grave problema

O deputado estadual Sousa Neto (PROS) ocupou a tribuna na sessão plenária desta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa para denunciar suposta máfia instalada na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) do Governo Flávio Dino (PCdoB) para coagir produtores rurais em troca da liberação do licenciamento ambiental e da outorga de uso de águas superficiais. Ele anunciou que vai solicitar apuração e esclarecimento dos fatos.

Na oportunidade, Sousa apresentou documentos e leu o relato de um produtor que mostra como funciona o esquema para obtenção das certidões, o que tem dificultado a liberação de empréstimos do Programa da Agricultura Familiar (Pronaf) junto aos bancos. “No Maranhão, são milhares de agricultores rurais, os bancos têm dinheiro para financiar esses pequenos produtores, só que a Secretaria de Meio Ambiente não consegue e não dá a licença ambiental que eles tanto precisam. Está aqui uma carta que eu recebi de um produtor rural que conseguiu R$ 4 mil pelo Banco do Nordeste. O carnê já chegou, está pagando a prestação, mas a SEMA não dá a licença. Um funcionário cobrou R$ 4 mil para liberá-la, sob pena de esperar por 6 meses para poder estudar o caso. Esse é o Governo da propina e não podemos aceitar isso”, apontou o parlamentar.

No final de maio, o deputado promoveu uma audiência pública para tratar do tema, com a presença de grupos de produtores de várias regiões, representantes de órgãos estaduais, federais e municipais e a classe acadêmica. “Há ainda um impasse entre o decreto do governador Flávio Dino e uma portaria da SEMA, que tem dificultado muito a vida dessas pessoas que trabalham e que têm o compromisso grande para poder ter o seu ganha pão. Os projetos são encaminhados aos bancos, mas a Secretaria de Meio Ambiente simplesmente não libera a outorga e a licença ambiental. Isso tem causado um prejuízo muito grande ao setor produtivo, a economia do Estado a todos que realmente querem que seus projetos sejam contemplados”.

Sousa Neto cobrou resposta do Governo sobre práticas supostamente ilícitas para a liberação ambiental no Maranhão. “Grandes condomínios conseguem suas licenças sem burocracia. Quer dizer que os pequenos não conseguem a licença ambiental, e aqui ele está acusando os grandes condomínios de terem suas licenças liberadas. Porque essa mesma Secretaria não vetou a liberação de um prédio na Península da Ponta da Areia que está invadindo a praia? É uma pergunta que não quer calar”.

Providências

O deputado informou que entrará com um requerimento solicitando esclarecimentos a respeito das denúncias e a resolução do grave problema. “Vou entrar com um requerimento pedindo ao secretário Marcelo Coelho para que sejam tomadas as providências cabíveis, identificando e punindo esse servidor que esteja cobrando esse tipo de propina dentro da SEMA. Os pequenos agricultores têm que buscar empréstimos para manter seus negócios e ainda precisam dar dinheiro para obter o licenciamento. Fica aqui o meu protesto a esse Governo”.

Wellington destaca que trecho de 7 quilômetros da duplicação da BR-135 será liberado em 10 dias

Durante a vistoria, Wellington mencionou sua antiga luta e mobilização pela conclusão das obras

Acompanhado de técnicos e do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) vistoriou, na manhã de hoje (26), trechos das obras que ocorrem na BR-135. O objetivo da vistoria foi confirmar o andamento das obras, que garante que o trecho de 7km será entregue em até 10 dias.

A última previsão dada pelos representantes do Dnit era que até dezembro de 2016, as obras seriam concluídas, o que não aconteceu.

“Estamos na luta e mobilização para finalização das obras há tempos. Fazemos isso por entender que a finalização de tal obra beneficiará e implicará no desenvolvimento do nosso Maranhão. O atraso da obra, segundo o DNIT, foi decorrente de quatro fatores: condições de solo do Campo de Perizes, que exigiam complexas soluções de engenharia; dificuldades de negociações nas indenizações; questões climáticas (chuvas) e, o principal, falta de pagamento. Tivemos uma ação conjunta e os parlamentares federais conseguiram recursos para que os pagamentos fossem atualizados, por meio de emendas impositivas. Agora, saímos de tal vistoria com o compromisso por parte do Dnit de liberar o trecho de 7 km em até 10 dias. Quem ganha com isso é a população”, pontuou Wellington.

As obras de duplicação da BR-135 foram fiscalizadas pelos deputados da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara Federal (CFCC), entre eles Rubens Pereira Júnior (PC do B), Hildo Rocha (PMDB) e Luana Alves (PSB). Além de Wellington, participou da vistoria o também deputado estadual Fábio Braga (SD). Essa foi a segunda visita técnica que a comissão fez. A primeira ocorreu em julho do ano passado.

Maura Jorge lançará pré-candidatura ao governo dia 8 de julho, no Hotel Luzeiros

A ex-deputada estadual e ex-prefeita de Lago da Pedra Maura Jorge lançará sua pré-candidatura a governadora do Maranhão dia 8 de julho, em ato político no Hotel Luzeiros (Ponta do Farol). Maura vem respaldada pela cúpula e pela militância do Podemos (ex-PTN), que vem dando total suporte ao seu projeto político.

Em mensagem dirigida a todos os maranhenses, ela convida para o que chama de “grande evento de fortalecimento do seu partido”. A ex-prefeita afirma que sua fé se renova e a esperança a impulsiona a ir além.

Diz ainda que conta com o apoio do povo para atingir seu objetivo. “Com você ao meu lado, podemos construir uma nova história de prosperidade para o Maranhão”. assinala.

 

Alcione faz show no Arraial Pertinho de Você

A Marrom comemora 45 anos de carreira em São Luís

Alcione será a grande atração do Arraial Pertinho de Você na véspera do Dia de São Pedro

Na véspera de São Pedro, dia 28, o Arraial Pertinho de Você brinda o público com uma programação especial em mais um grande show nacional, e será a vez do romantismo da cantora Alcione, e deverá apresentar, também, alguns clássicos do São João do Maranhão consagradas em sua voz, como a lendária toada “Maranhão, Meu Tesouro, Meu Torrão”, obra-prima do saudoso Humberto Maracanã. E sem esquecer-se das toadas ‘Mimoso’, do compositor Ronald Pinheiro, e ‘Boi de Lágrimas’, de Raimundo Macarra.

A noitada festiva começa a partir das 20h, com Dança Portuguesa, segue como Cacuriá da Rogéria, às 21h. Já às 22h, os tambores vão rufar com apresentação do Tambor de Crioula Arte Nossa. Alcione Nazareth sobe ao palco por volta das 23h.

Dona de uma voz inconfundível, Alcione promete um show memorável, no qual, mais uma vez, encantará os ouvidos do público com seu timbre de voz inigualável. Maior cantora maranhense e uma das mais aplaudidas do Brasil, a Marrom, como ficou conhecida ao longo de sua premiada carreira, a artista faz sucesso também no exterior, onde mantém uma legião de admiradores cativos.

Impar, emblemática e dona de um carisma especial, Alcione conquistou milhões de fãs ao longo de sua trajetória de mais de 45 anos de carreira e promete arrebatar a plateia do início ao fim da sua apresentação no Arraial Pertinho de Você, com certeza um dos mais organizados, seguros e bem frequentados da temporada junina deste ano.

Serviço

O que: Show de Alcione Nazareth
Outras atrações: 20h – Dança Portuguesa – 21h00 – Cacuriá da Rogéria. 22h00- Tambor de Crioula.
Onde: Arraial Pertinho de Você
Quando: 28 de junho
Entrada: Gratuita
Localização: Cohama, ao lado da Batuque Brasil

MPF/MA denuncia presidente e diretores do IDAC por desvio de recursos da saúde

Foi constatado desvio de R$ 87 mil pelo Idac. Os denunciados foram presos em flagrante no dia 2 de junho de 2017, mas, atualmente, estão em liberdade

Presidente do Idac e afastado da presidência do PSDC, Antônio Aragão foi preso na Operação Rêmora, mas já foi solto

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) denunciou Antônio Augusto Silva Aragão, presidente do Instituto de Desenvolvimento e Apoio à Cidadania (Idac), Bruno Balby Monteiro e Mauro Serra Santos, diretores responsáveis pela gestão financeira do Instituto, por desvio de R$ 87 mil de recursos públicos federais destinados à saúde. Além deles, Valterleno Silva Reis também está entre os denunciados por ter participado ativamente do esquema.

Conforme contextualiza o MPF na denúncia, o Idac, organização social sem fins lucrativos, celebrou diversos contratos de gestão com o Estado do Maranhão para administrar unidades hospitalares no estado. Os contratos totalizaram mais de R$ 240 milhões, sendo que, desse montante, no período entre o dia 1º de janeiro de 2014 ao dia 28 de junho de 2016, mais de R$ 130 milhões eram oriundos de repasses federais. Segundo apontam as investigações, cerca de 10% dos recursos foram desviados pela entidade, que é legalmente impedida de utilizar a atividade decorrente dos referidos contratos para obtenção de lucro.

Prisão em flagrante

No dia 2 de junho de 2017, por volta das 16h, os denunciados foram presos em flagrante no edifício onde funciona o Idac, localizado no bairro São Francisco, em São Luís (MA), mais especificamente no 2º andar, onde funciona a sede do Diretório Estadual do Partido Social Democrata Cristão (PSDC) no Maranhão. As ações dos denunciados já estavam sendo monitoradas com autorização da Justiça Federal. Na ocasião, foi confirmado o desvio de R$ 87 mil em recursos repassados ao Idac para aplicação nos serviços de saúde.

Na denúncia, o MPF/MA pede que Antônio Augusto Silva Aragão, Bruno Balby Monteiro, Mauro Serra Santos e Valterleno Silva Reis sejam condenados pela Justiça por crime de peculato e organização criminosa. Atualmente, os denunciados encontram-se em liberdade.

Fonte: Ministério Público Federal (MPF/MA)

Federação dos Municípios promoverá encontro estadual

Evento acontece na terça-feira (04), em São Luís, e reunirá gestores municipais e o governador Flávio Dino. Na oportunidade, entidade solicitará habilitação de 107 cidades na gestão plena da saúde

Evento está sendo promovido pela gestão Cleomar Tema e contará com a participação de Flávio Dino

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão realizará na terça-feira, dia 04 de julho, um grande evento que reunirá gestores municipais de várias regiões e o governador Flávio Dino.

Trata-se do I Encontro Estadual da FAMEM, iniciativa que acontecerá no auditório da FIEMA, em São Luís, a partir das 13h.

O encontro foi pensado pela Diretoria da entidade municipalista com o objetivo de aproximar, cada vez mais, prefeitos e prefeitas da administração estadual e, desta forma, discutir as problemáticas da municipalidade e apontar soluções para resolvê-las.

A programação definitiva, que será divulgada nos próximos dias, prevê debates acerca das reivindicações dos gestores; ações governamentais e projetos desenvolvidos pela Federação em favor dos municípios.

Durante o evento, a Diretoria da entidade, comandada pelo seu presidente, prefeito Cleomar Tema (Tuntum), solicitará oficialmente ao governador Flávio Dino, que já confirmou presença, a habilitação de 107 municípios na gestão plena dos recursos da saúde.

Tal medida melhorará a prestação de serviços na área, uma vez que significará maior dinamismo, maior agilidade e mais qualidade.

A habilitação dos municípios maranhenses na gestão plena dos recursos da saúde é uma pauta que vem sendo tratada pela Federação e o governo do estado desde o início do ano.

Também figura como uma reivindicação dos próprios gestores públicos municipais.

No encontro, o governador Flávio Dino, além de dialogar diretamente com prefeitos e prefeitas, deverá fazer anúncios de novos benefícios para os municípios do Maranhão.

VLI realiza o primeiro embarque de manganês no Terminal Portuário de São Luís

Com a operação, que aconteceu na primeira quinzena de junho, a empresa incorpora mais um produto no sua carteira de fomento de negócios

Navio graneleiro, de bandeira libanesa, atracou no berço 105, do Porto do Itaqui, carregando 54 mil toneladas do minério, com destino a Singapura

A VLI, empresa de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, realizou, na última semana, o seu primeiro embarque de manganês no Terminal Portuário de São Luís. O navio graneleiro, de bandeira libanesa, atracou no berço 105, Porto do Itaqui, carregando 54 mil toneladas do minério, com destino a Singapura. O embarque foi em comissionamento (fase de teste).

Localizado no Porto do Itaqui, o berço 105, administrado pela VLI, já movimenta granéis agrícolas para exportação, realizando embarques sistemáticos para cargas de grãos, tais como: milho, soja, farelo de soja, além de ferro gusa. Com o novo embarque, a VLI pretende aumentar a capacidade operacional do modal marítimo. De janeiro a maio deste ano, o Terminal Portuário de São Luís já recebeu 26 navios para movimentação desses produtos e avalia o manganês com um potencial de crescimento de volume significativo para os próximos anos.

Recorde de grãos

No fim de maio, a VLI registrou no Corredor Centro-Norte, que engloba os estados do Maranhão e Tocantins, recorde em carregamento, alcançando 801, 5 mil toneladas de grãos. A capacidade de movimentação do corredor representa uma alternativa de escoamento em larga escala para a produção agrícola brasileira. Mas, também abre possibilidades para escoamento de outros produtos. “O primeiro embarque de manganês é um marco para o Terminal Portuário de São Luís, porque responde, positivamente, a um modelo de infraestrutura logística desenvolvida pela VLI que permite ampliar nossa carteira, trabalhando com mais segurança, agilidade e menor custo para o nosso cliente e empresa”, destaca o gerente de portos do corredor Centro Norte, Álvaro Neto.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita a melhor empresa de infraestrutura do país pelo anuário Épocas Negócios 360º e escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Vereador Cézar Bombeiro pede recuperação de ruas jamais asfaltadas nos bairros Fé em Deus e Liberdade

Em breve pronunciamento no plenário da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Cézar Bombeiro (PSD) solicitou a pavimentação de quatro ruas dos bairros Fé e Deus e Liberdade que jamais receberam camada asfáltica.

Aproveitando a deixa do presidente Astro de Ogum (PR), que minutos antes havia anunciado o atendimento a um requerimento da mesma natureza apresentado pelo vereador Marcelo Poeta (PCdoB), Cézar Bombeiro cobrou que uma proposição sua também fosse aceita.

O requerimento refere-se ao pedido de asfaltamento das ruas Bom Jesus, Boa Vista, Travessa Boa Vista e São Gabriel, na Fé em Deus, além da Rua 24 de Agosto, conhecida também como Rua da Vala, na Liberdade. Assista ao vídeo:

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima