Sousa Neto mantém proximidade com Santa Inês, sua principal base eleitoral
O deputado estadual Sousa Neto, que na eleição de 2014 obteve mais de 15 mil votos em Santa Inês, é o deputado estadual mais presente no município. Sousa tem estado em Santa Inês praticamente todos os meses, e aproveita para visitar suas bases e conviver com seus eleitores.
Lembrado de vez em quando, como potencial futuro candidato a prefeito de Santa Inês em 2020, Sousa prefere pular esse assunto e focar por enquanto em sua reeleição. Mas se não fala nisso, muitos de seus correligionários, mesmo admitindo que ainda está muito longe para se pensar em eleição de prefeito, o veem nessa condição. Uma coisa parece ser certa: Sousa Neto não disputará em 2018 eleição para deputado federal. Sua assessoria diz que ele prefere ficar mais perto de seus eleitores.
Muito embora seja um dos mais ferrenhos adversários do Governo de Flávio Dino, para quem mantém apontada sua “metralhadora giratória”, e mesmo parecendo um paradoxo, Sousa Neto é aliado da prefeita Vianey Bringel, por conseguinte do grupo em ela faz parte. Tem lutado por emendas parlamentares estaduais para Santa Inês, e está sempre presente nos eventos municipais ao lado dos políticos que o apoiaram em 2014 e que ele, retribuindo, apoiou em 2016.
Sousa Neto é tido também como um dos maiores defensores das polícias Civil e Militar do Estado, as quais defende com unhas e dentes e em razão do que, está sempre em confronto com o Governo de Flávio Dino. Com uma vasta folha de serviços prestados em seus mais de três anos e meio de deputado estadual, Sousa Neto com certeza voltará a disputar os votos do eleitor de Santa Inês em 2018.
Ficha mostra filiação do fazendeiro Patrick ao PCdoB de Flávio Dino, em MaracaçuméPatrick com Flávio Dino durante visita do governador ao colega de partido
O fazendeiro Sebastião Patrick Campos de Almeida Souza, 33 anos, preso nesta quinta-feira (27), sob acusação de ser mandante de 12 homicídios no Maranhão, é filiado ao PCdoB e é a principal liderança do partido em Maracaçumé, onde está localizada sua fazenda.
Patrick foi preso hoje por policiais civis de Pernambuco e do Maranhão no município de Custódia (PE). A Justiça expediu contra ele um mandado de prisão temporária, além de um mandado de busca e apreensão.
Foi apreendida uma pistola PT GLOCK, calibre .380 e 16 munições do mesmo calibre. O fazendeiro é considerado de alta periculosidade.
A Polícia Civil também deflagrou uma operação na fazenda do acusado, em Maracaçumé, com 15 equipes e helicóptero.
A polícia pernambucana informou que Patrick será recambiado ao Maranhão.
Veja fotos da prisão de Patrick e da operação da fazenda:
Patrick ao ser preso por policiais de Pernambuco e do Maranhão na cidade de Custódia (PE)Operação policial na fazenda de Patrick, que é (ou já foi) a maior liderança do PCdoB em MaracaçuméComboio de viaturas policiais entra na Fazenda São Paulo, que abriga também a empresa Patrick Máquinas
O Governo do Maranhão reafirma que fará um concurso público para o quadro permanente das Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.
A Gestão Estadual, portanto, refuta a falsa notícia divulgada em blogs de que seria feito um seletivo para contratação temporária, por um período de dois anos, para agentes públicos (policiais) do Sistema de Segurança Pública.
O Concurso Público foi anunciado pelo governador Flávio Dino e já consta na Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2017. O certame foi anunciado em solenidade realizada no último dia 3 de abril, quando foram nomeados 1.196 policiais e 27 bombeiros aprovados no concurso de 2012.
A Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (SEGEP) assinou portarias publicadas no mês de junho no Diário Oficial instituindo, inclusive, Comissões Setoriais para andamento dos trabalhos.
Ressalte-se que, com a incorporação dos novos servidores realizada até então pela atual gestão, a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) já alcança hoje uma marca histórica e, pela primeira vez em 180 anos de existência, ultrapassa o contingente de 10 mil policiais.
O governador Flávio Dino entende que o investimento nas Forças de Segurança do Estado é um processo contínuo de reaparelhamento amplo, com recomposição de recursos humanos, aquisição de novas viaturas, materiais e armamentos, bem como de requalificação dessas forças, o que tem posicionado atualmente o Maranhão na contramão da realidade nacional.
Fonte: Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos
Aulas inaugural do curso de Medicina de Imperatriz reuniu alunos, gestores e corpo docente
Mais de 50 acadêmicos participaram, nessa quarta-feira (26), da aula inaugurado do curso de Medicina da Universidade Ceuma, em Imperatriz. Estiveram presentes o reitor Saulo Martins; o coordenador da área da Saúde da instituição, Marcos Pacheco, e professores da graduação, autorizada pela portaria nº 397, do Ministério da Educação, de 4 de maio de 2017.
Os estudantes aprovados no vestibular realizado em 25 de junho se disseram plenamente satisfeitos com as especificidades e a estrutura do curso, plenamente adequadas à formação de profissionais qualificados, aptos a ingressar na carreira e atuar com o melhor preparo para salvar vidas.
Expectativa
A inauguração do curso de Medicina era aguardada com grande expectativa em Imperatriz. A graduação atraiu expressivo contingente de estudantes não só do município, mas de toda a Região Tocantina e até de estados vizinhos.
Teoria e prática
O curso é o único com método de ensino baseado em teoria e prática, currículo atualizado, professores renomados e a estrutura acadêmica mais moderna da região.
As pedras vão rolar no próximo domingo (30/07), a partir das 14h, no Porto da Gabi (Aterro do Bacanga), na terceira edição do Encontro de Gerações. O evento reunirá 18 atrações, entre DJs e equipes de vinil.
Confirmaram presença na festa os DJs Waldiney, Celso Cliff, Amorim Capital, Darlly Matos, Wagner Roots, Dread Silver, Lobo Mouzaniel, Junior Black, Helena Melo, Wlisses, Stefan Bezerra e Everaldo Roots. A animação também ficará por conta das equipes Resistência Reggae, Hot Fire, Stand Up, Aryane Extreme Sound, Som de Vinil e Culture Som.
Na sonorização, Caçulinha do Som. Apoio: Linda Variedades, Jah Live, Zé Inácio, San Motos, Bambu Bar e Arena Barbearia Cohab.
Serviço
O que? III Encontro de Gerações
Quando? Domingo, 30 de julho, a partir das 14h
Onde? Porto da Gabi (Aterro do Bacanga)
Ingresso: R$ 15, das 14h às 18h, e R$ 20, a partir das 18h
Wellington mais uma vez agradeceu Andressa por levar o nome do Maranhão a uma competição mundial, e o mais importante, ter trazido a vitória
A lutadora maranhense Andressa Raquel, de 13 anos, voltou ao gabinete do deputado estadual Wellington do Curso (PP) na manhã desta segunda-feira (24), acompanhada dos seus pais e do também lutador de Jiu-Jitsu Bruno Ribeiro, e agradeceu ao parlamentar por ter ajudado a custear despesas de viagem que competiu e ficou em terceiro lugar no Mundial de Jiu-Jitsu, que ocorreu nos últimos dias 8 e 9 em São Paulo.
Na conversa, Andressa Raquel relembrou sua luta para tentar custear suas despesas de hospedagem, alimentação e transportes no mundial vendendo água no semáforo junto com amigos.
“Foram dias de lutas vendendo água, mas o que mais nos encorajou foi que o povo estava com a gente, os amigos do Cohatrac que são os másters patrocinadores que nos ajudaram muito a cada dia, a cada sol. Além disso, ainda procuramos o deputado Wellington, logo se prontificou em nos ajudar. O que tenho é só agradecer a Deus e a cada pessoa, a cada gesto de apoio, hoje, eu trouxe a vitória em um mundial para o Maranhão”, disse Andressa.
O deputado Wellington mais uma vez agradeceu Andressa por levar o nome do Maranhão a uma competição mundial, e o mais importante, ter trazido a vitória.
“Foram dias de lutas vendendo água no semáforo, tudo isso por falta de apoio do Governo do Estado e de investimento ao Esporte do Maranhão. Mas mesmo assim Andressa não se abateu e conseguiu vencer a competição no Mundial ficando em terceiro lugar. Uma menina de 13 anos levando o nome do Estado é de grande importância e destaque para o esporte no Maranhão. É apenas um sonho de Andressa Raquel sendo realizado e uma vitória para todo o povo maranhense, não só de Andressa, mas do competidor Bruno Ribeiro, que também trouxe vitória. Mas para isso continuar, precisamos investir mais em nossos jovens e no esporte. Agora, vamos nos preparar para os próximos campeonatos em agosto e novembro deste ano, ainda iremos solicitar do Governo do Estado investimento na carreira dos competidores do Maranhão”, disse Wellington.
As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2017, que serão feitas em etapa única, exclusivamente, pelo (link: http://fiesselecao.mec.gov.br). O prazo termina nesta sexta-feira (28). O horário-limite é até as 23 horas e 59 minutos de 28 de julho, pelo fuso oficial de Brasília. O resultado será publicado no dia 31 de julho. A Universidade Ceuma oferece por meio do FIES 608 vagas em 26 cursos superiores.
Neste processo seletivo são ofertadas 75 mil vagas em cursos superiores em instituições particulares de ensino. É possível filtrar as vagas por curso, instituição e município, em ‘consultar vagas’ (http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/consulta/curso). Este é o último semestre do programa em que vale o regulamento antigo, novas regras foram anunciadas para 2018.
Podem se inscrever os candidatos que atendem, cumulativamente, os seguintes requisitos: tenha participado do ENEM, a partir de 2010, e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos sem ter zerado a redação e tenha renda familiar mensal bruta por pessoa de até 3 salários mínimos.
O benefício não será concedido a candidatos inadimplentes com o Fies ou com o Programa de Crédito Educativo. Também não podem participar do programa estudantes que já contam com o financiamento para outro curso.
O programa concede bolsas de estudos em instituições de ensino superior particular e os que se inscreverem até o final da próxima semana, poderão consultar se conseguiram ou não o benefício no dia 31. Na mesma data será divulgada uma lista de espera. Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição pelo Sistema Informatizado do programa (SisFies), entre 1º de agosto e 8 de setembro.
O programa concede bolsas de estudos em instituições de ensino superior particular e os que se inscreverem poderão consultar se conseguiram ou não o benefício no dia 31 de julho. Na mesma data será divulgada uma lista de espera. Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição pelo Sistema Informatizado do programa (SisFies), entre 1º de agosto e 8 de setembro.
No início do mês, o Ministério da Educação (MEC) anunciou novas regras para o programa, que passará a ter três modalidades, variando de acordo com o perfil do candidato, além de ter condições de juros diferenciadas. O FIES vai garantir 310 mil vagas, sendo que 100 mil serão ofertadas para estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos a juro zero, incidindo a correção monetária.
Astro de Ogum destaca investimento de R$ 80 milhões que garante obras de pavimentação e mobilidade aos quatro municípios da Ilha
Presidente Astro de Ogum com o governador Flávio Dino, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e outras autoridades
O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), participou nessa terça-feira, 25, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, da cerimônia de lançamento do pacote do ‘Mais Asfalto’ para a região metropolitana de São Luís.
Essa nova fase do programa, autorizada pelo governador Flávio Dino (PCdoB), tem como objetivo garantir obras de pavimentação e mobilidade nos quatro municípios da Ilha, onde moram 1,4 milhão de pessoas.
“Nós estamos falando aqui da maior obra de todas, o bem-estar das pessoas”, disse Flávio Dino que ainda completou: “As obras já começaram hoje”.
Em entrevista ao ‘Câmara News’, informativo que vai ao ar todas as sextas-feiras pela Rádio Difusora AM (680 kHz), Astro de Ogum destacou as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado junto aos municípios.
“Podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que este momento tem um significado muito importante no avanço do que está sendo feito conjuntamente entre Governo do Estado e as prefeituras”, observou o chefe do legislativo enfatizando que “se tornou comum a presença do governo estadual nos bairros da cidade, proporcionando a melhoria da qualidade de vida da população, oferecendo melhores condições de trafegabilidade e mobilidade”.
O investimento é de R$ 80 milhões na pavimentação, na drenagem e na recuperação de ruas e avenidas. Também estão incluídas obras de melhoria de rodovias com asfalto e sinalização.
Na lista de bairros estão Cidade Olímpica, Cidade Operária, Residencial José Reinaldo Tavares, Sarney Costa e Parque Vitória, entre outros.
Recursos da educação não podem ser utilizados para outra finalidade
Juiz federal Nelson Loureiro proferiu uma das decisões
Os juízes federais Nelson Loureiro dos Santos, da 6 Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Maranhão, Gabriella Moura Vaz de Oliveira, da Subseção Judiciária de Caxias, e Victor Curado Silva Pereira, da Subseção Judiciária de Balsas, em decisões liminares, determinaram o bloqueio do pagamento de honorários em ações de recuperação de diferenças do Fundef dos municípios de Gonçalves Dias, Fortaleza dos Nogueiras, Parnarama e Pinheiro.
As decisões dos magistradosforam tomadas a partir de Ações Civis Públicas ajuizadas pela Advocacia-Geral da União (AGU) e se referem a ações que já estão com precatórios expedidos, inclusive com destaque dos honorários determinado pelo juízo de execução.
O bloqueio estabelecido pelas decisões judiciais ocorre apenas sobre o pagamento dos honorários advocatícios, não prejudicando o recebimento dos recursos do Fundef pelos municípios e sua efetiva aplicação em ações destinadas à melhoria do sistema educativo municipal.
O volume de recursos públicos que será recebido em 2017 via precatórios por apenas doze municípios a título de recuperação de créditos do Fundef será da ordem de R$ 224 milhões. Desse total, R$ 47 milhões seriam destinados apenas ao pagamento de honorários e R$ 20 milhões já foram objeto da suspensão de pagamentos determinada pelos juízes federais.
Execução
Esses 12 municípios maranhenses possuem ações de recuperação de créditos do Fundef em fase final de execução que também estão sendo objeto de Ações Civis Públicas movidas pela Advocacia-Geral da União com a finalidade de obter a suspensão do pagamento dos honorários advocatícios, uma vez que a Constituição Federal estabelece que os recursos destinados à educação são de uso exclusivo para essa finalidade.
O ajuizamento de Ações Civis Públicas pela Advocacia-Geral da União faz parte das estratégias da ação interinstitucional “O dinheiro do Fundef é da educação: por uma educação pública de qualidade para todos os maranhenses”, que envolve diversos órgãos da Rede de Controle da Gestão Pública no Maranhão, como Tribunal de Contas da União (TCU), Advocacia-Geral da União (AGU), Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público de Contas (MPC), Ministério Público Estadual (MPE), entre outros.
O objetivo é impedir o pagamento de cerca de R$ 47 milhões a título de honorários, já incluídos em nome dos escritórios contemplados. As liminares até o momento concedidas pela Justiça Federal atendem plenamente a esse objetivo.
Jurisprudência
As decisões proferidas pelos juízes federais embasaram-se também na recente decisão proferida pela presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, atendendo à Suspensão de Segurança impetrada pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), que restabeleceu parcialmente os efeitos das 104 Medidas Cautelares concedidas pela Corte de Contas e determinou a suspensão do pagamento de honorários advocatícios ao escritório contratado.
Como parte dos resultados alcançados pela ação interinstitucional “O dinheiro do Fundef é da educação”, levantamento realizado pela Rede de Controle da Gestão Pública no Maranhão detectou que quinze municípios já rescindiram administrativamente os contratos firmados com escritórios de advocacia para recuperação de diferenças do Fundef. Além disso, o Ministério Público Estadual (MPE) já instaurou 82 procedimentos administrativos, emitiu 65 recomendações e ajuizou 19 Ações Civis Públicas em razão das recentes contratações realizadas com essa finalidade.
Deputado Adriano Sarney firmou parceria com a A Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI) para realização do concurso Novos Poetas Maranhenses – Prêmio Gonçalves Dias, que marcará o Dia Estadual da Poesia
A Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), em parceria com o deputado estadual Adriano Sarney (PV), anuncia o concurso Novos Poetas Maranhenses – Prêmio Gonçalves Dias, que marcará o Dia Estadual da Poesia, instituído pela Lei 10.545/2016, de autoria do parlamentar, a ser comemorado no dia 10 de agosto.
“É muito importante incentivar e reconhecer o valor da arte dos poetas maranhenses. No meu projeto original, estava prevista a realização, pelo poder público, de um concurso literário, mas isso foi vetado pelo Governo do Estado. Então, em parceria com a AMEI, propomos essa premiação”, explicou Adriano.
As inscrições serão abertas no dia 28 de julho e vão até o dia 6 de agosto, pelo site da AMEI (https://www.ameiosfl.org/concurso). A final do concurso está marcada para o dia 10, no horário das 16h30 até 18h30, na Livraria e Espaço Cultural AMEI, localizada no São Luís Shopping, bairro Jaracati, São Luís-MA.
O primeiro classificado no concurso Novos Poetas Maranhenses receberá um prêmio no valor de R$ 1.000,00 (mil reais). A mesa de seleção dos textos e de jurados será composta por três membros, sendo um da Academia Maranhense de Letras (AML), um da Academia Ludovicense de Letras (ALL) e um da AMEI.
Lembrando que o dia 10 de agosto é também a data de nascimento do conceituado poeta Gonçalves Dias e também é o dia da fundação da AML e da ALL. Vale ressaltar que o concurso integra a programação da 1ª Semana Maranhense de Literatura, realizada pela AMEI em parceria da Academia Ludovicense de Letras com a Federação das Academias de Letras do Maranhão (FALMA).
SERVIÇO:
O QUÊ? Concurso Novos Poetas Maranhenses – Prêmio Gonçalves Dias.
Comentários