Homenagem do deputado Adriano Sarney aos 405 anos de São Luís

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) homenageia São Luís, que nesta sexta-feira, dia 8, completa 405 anos de fundação. No vídeo, o parlamentar, que é ludovicense, declara o seu amor à cidade e renova o compromisso de trabalhar pela desenvolvimento, pela cultura e pela melhoria da educação e da saúde de toda a população, desejando ainda que esta data seja um marco na história da cidade para um futuro melhor. Assista:

“Só conquistaremos independência com educação pública de qualidade”, afirma deputado Wellington

No dia 7 de setembro, o Brasil deixou de ser colônia de Portugal e tornou-se independente. Inspirado nesse ato histórico, o deputado estadual Wellington do Curso (PP) usou suas redes sociais para ressaltar a importância da independência no alcance a todos os aspectos da nação, a começar pela educação.

“Através de uma educação de qualidade é possível se conceder às crianças de hoje a perspectiva de criarem um país e um Estado que sejam plenamente independentes no amanhã. Uma nação independente é uma nação composta por cidadãos conscientes e consciência se promulga com educação”, afirmou o professor e deputado Wellington.

Ao fazer referência à atual situação do País, o parlamentar ressaltou que, mesmo diante das comemorações realizadas em todo o Brasil, os brasileiros, além de não mais demonstrarem interesse pelo assunto, também não têm motivos para comemorarem de fato, segundo ele, por motivos relevantes. “Neste dia 7, o País inteiro comemora a data com feriado, desfiles e homenagens, mas o real significado da independência anda meio apagado na memória dos brasileiros. O tema ainda é desinteressante para grande parte dos brasileiros, limitando-se às citações na escola. Na nossa realidade atual, os brasileiros andam meio ‘de cara feia’ com a recente situação do país, o que é plenamente compreensível. O brasileiro trabalha 4 meses e meio por ano para pagar impostos, embora não perceba isso. O mesmo cidadão que, através de seus impostos paga para ter assistência médica pública, tem que pagar plano de saúde particular, muitas vezes pagar até por tratamentos que os planos de saúde não cobrem; paga para que os filhos tenham educação pública de qualidade, realidade esta que infelizmente pouco acontece, o que o faz pagar escola particular devido à desqualificação do ensino público; tem que pagar para ter uma aposentadoria, que nem sempre consegue; impostos por estradas em boas condições, o que quase não vemos, principalmente no Maranhão, e sem contar os desvios de verbas que viraram uma farra na máquina governamental”, destacou O parlamentar que também é ex-sargento do Exército.

O deputado Wellington tem se destacado como uma nova liderança política por sua postura, ações e atuação parlamentar independente em defesa dos maranhenses.

“Temos fiscalizado, denunciado e cobrado para que a aplicação do dinheiro público seja para a melhoria na saúde; na seguranca; na infraestrutura; para que tenhamos uma educação pública de qualidade, com “escolas dignas’ de verdade e com valorização dos professores; para que tenhamos geração de emprego e renda. Temos lutado pela melhoria da qualidade de vida dos maranhenses. Nós temos um lado. E estamos, com INDEPENDÊNCIA, ao lado do povo!”, finalizou o professor e deputado Wellington do Curso!

Desfile da Independência: poderosos no palanque e povo humilhado, à beira do buraco

Enquanto o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, e autoridades militares assistiam ao desfile muito bem acomodados sobre o palanque…

Uma cena lamentável chamou a atenção durante o tradicional Desfile da Independência, realizado no início desta manhã, no Anel Viário, e não passou despercebida pelo atento jornalista Douglas Pinto, repórter da TV Mirante, e parceiro deste blog. Enquanto autoridades civis e militares assistiam à passagem das tropas muito bem acomodadas no palanque armado para abrigá-las, o público numeroso que mais uma vez prestigiou o evento se espremia ao redor de uma galeria sem tampa, exposto à contaminação por doenças e até mesmo ao risco de lesões físicas, em caso de queda no buraco.

… crianças, adultos e idosos precisaram redobrar o cuidado para não despencar dentro da galeria sem tampa

Como se não bastasse o calor escaldante em São Luís, nesta época do ano, e o desconforto de crianças, adultos e idoso por terem que assistir ao desfile em pé ou sentado no chão, as medidas para prevenir acidentes em meio à multidão deixaram a desejar. Em vez de uma intervenção estrutural que garantisse segurança, foi oferecida proteção mínima: uma fita plástica para alertar aos desavisados sobre o perigo, facilmente rompível, em caso de empurra-empurra ou corre-corre em uma eventual situação de pânico – ou mesmo desatenção.

Povo assistiu ao desfile à beira do buraco e a poucos metros do palanque

O descaso retrata com lamentável perfeição a triste conjuntura nacional, em que os cidadãos são massacrados por uma carga pesada de impostos, pelo caos na saúde pública, pela opressão policial e jurídica e pela corrupção na política. Tão imoral quanto é relegar ao povo condição tão humilhante em um ato cívico-militar tão significativo.

Em plena data dedicada ao patriotismo e à defesa da soberania nacional, não faltaram manifestações de desgosto. Bem assim.

Deputado Zé Inácio participa de ato com Lula em São Luís

Zé Inácio no palanque com Lula e Flávio Dino saudando o público presente ao ato, na Praça Pedro II

O deputado estadual Zé Inácio (PT) ao lado do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva participou do ato da caravana “Lula pelo Brasil” em São Luís, realizado nesta terça-feira 05/09, na praça D. Pedro II.

O ato que atraiu uma multidão no Centro Histórico de São Luís, encerra uma viagem de 20 dias, que percorreu mais de 25 cidades, com paradas em 60 cidades, mais de 5 mil quilômetros percorridos nos nove estados do Nordeste.

“O Lula representa a ideia de que o povo merece e quer viver bem. “Acompanhei a caravana desde o Piauí ao lado do Lula e das lideranças e vejo que o povo, o povo do Maranhão onde encerramos esse ato, jamais visto em nossa história quer continuar a viver bem, a ter acesso a saúde, a educação, a moradia, o que só foi possível no governo Lula e Dilma”, disse Zé Inácio.

A caravana Lula pelo Maranhão tem um significado especial para o povo maranhense, que durante o governo do ex-presidente superou a miséria, a fome e ampliou o acesso à universidade, com o Prouni, moradia digna, com o programa Minha Casa minha Vida, e a tão esperada energia elétrica, com o Luz para Todos. “O mesmo Nordeste, que era conhecido pelo analfabetismo e pela evasão escolar, hoje representa 20% dos universitários do país”, disse Lula durante o ato.

Lula encerrou a caravana pedindo para que o povo maranhense não perca a esperança. “Queria que todo governante desse país fizesse caravana, que abraçasse essas pessoas com cheiro de poeira, com cheiro de sonho, que falaram estamos perdendo as coisas que conquistamos, eu dizia não podemos perder a esperança, vocês jovens, não percam a esperança, achando que esse congresso não presta. Quando não acreditarem mais em ninguém vocês precisam entrar na política. Tenho pena do povo brasileiro. Me preocupa o que eles estão fazendo com o futuro de vocês, dos nossos netos, a gente não pode permitir que um jovem perca a esperança de entrar na faculdade, que uma mãe não possa sonhar em ter uma casa e uma profissão”.

Sampaio está no Grupo D da Copa do Nordeste 2018, com Ceará, Salgueiro e CSA

Lançamento e sorteio dos grupos da Copa do Nordeste 2018 aconteceram no auditório da Fiema

Aconteceu na noite dessa quarta-feira (6), com transmissão do Esporte Interativo, o lançamento da Copa do Nordeste 2018 e o sorteio da fase de grupos da competição, no Auditório do Sistema FIEMA, em São Luís, no Maranhão. O evento contou com a presença de representantes dos Clubes, das Federações, da CBF, patrocinadores, parceiros, jogadores e jornalistas. O Sampaio Corrêa está no grupo D, com Ceará, Salgueiro e CSA. O Cordino, vice-campeão maranhense de 2017, poderá integrar o Grupo A, caso vença o confronto com o Treze (PB), por uma das vagas nessa chave.

Com André Henning como mestre de cerimônias, o telespectador pôde interagir com o evento usando a #CopaDoNordeste2018. Foram exibidos os gols mais bonitos da edição passada, o craque e a seleção.

A competição contará com 16 clubes e quatro grupos a partir de agora. Todos os times se enfrentam em jogos de ida e volta nessa fase. Os dois melhores colocados de cada grupo seguem para as quartas de final.

Os grupos ficaram definidos da seguinte forma:

Grupo A: Santa Cruz (PE)*, CRB (AL), Confiança (SE), vencedor Cordino (MA) x Treze (PB)

Grupo B: Vitória (BA)*, ABC (RN), Ferroviário (CE), Globo (RN)

Grupo C: Bahia (BA)*, Botafogo (PB), Altos (PI), Vencedor Itabaiana (SE) x Náutico (PE)

Grupo D: Ceará (CE)*, Sampaio Correa (MA), Salgueiro (PE), CSA (AL)

Cabeças de Chave

Estiveram presentes também dirigentes importantes do futebol brasileiro e nordestino.

O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, em entrevista ao Esporte Interativo, antes do início do evento, disse como a competição tem crescido no cenário nacional “todos os clubes querem participar”.

Alexi Portela, presidente da Liga do Nordeste, ressalta a união da entidade e agradeceu ao presidente Marco Polo da CBF pelo apoio e aos canais Esporte Interativo por “bancar a competição”.

Fonte: Esporte Interativo

Stand up motivacional alia humor e sucesso

O evento vai acontecer no próximo dia 9 de setembro, tratando de temas como empoderamento feminino, motivação, inteligência emocional e outros

Os palestrantes Evaldo Ribeiro e Sérgio Ricardo comandam o stand up motivacional “Humor para o sucesso!”, no próximo sábado, 9

Evaldo Ribeiro e Sérgio Ricardo vão comandar um stand up motivacional voltado ao desenvolvimento pessoal, no dia 9 de setembro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. O espetáculo “Humor para o sucesso!” acontece das 14 às 17h.

Humorista e escritor, o palestrante Evaldo Ribeiro é maranhense natural da zona rural de Matões. Ex-lavrador e de origem de família pobre, iniciou sua carreira nesse segmento em São Paulo, sendo o criador do método de stand up humorístico motivacional com foco no desenvolvimento humano. Em suas palestras, aborda temas como a Arte de Encantar Clientes, empoderamento feminino, motivação e outros assuntos afins.

Seu companheiro nos eventos, Sérgio Ricardo tem ampla formação na área comportamental. É master coach em gestão comportamental internacional e mestre em coaching pela Florida Christian University. Suas palestras ocorrem em torno de questões como qualidade de vida, controle de ansiedade e inteligência emocional. Também é reconhecido por ser o criador do Método de Coaching Neurosistêmico.

Por um feriado seguro

Um feriado prolongando, como o que começa hoje e se estenderá até o próximo domingo, é sempre aguardado com expectativa e comemorado com pleno entusiasmo. Para muitos, é o tempo de extravasar, em busca de satisfação e de momentos inesquecíveis. Mas o que inspira a alegria também pode resultar em fim trágico, na forma de acidentes, agressões físicas e até homicídios. Por isso, todo cuidado é pouco, para que a euforia não se transforme em dor, pânico e arrependimento.

As estatísticas mostram que nos dias dedicados ao lazer as ocorrências policiais e de trânsito aumentam. Os casos de afogamento também se multiplicam. Com tantos sinistros, o movimento de pacientes nos hospitais de urgência e emergência se intensifica, o que exige dos profissionais de saúde plantonistas esforço extra para salvar vidas. Se o tempo livre é estendido, ampliam-se ainda mais as chances de algo ruim acontecer. Daí a necessidade de atitudes responsáveis, a fim de evitar o pior.

Um dos atos mais tresloucados cometidos em feriados e fins de semana é a combinação entre álcool e direção. Tamanha insensatez já resultou em inúmeras mortes, apesar das campanhas de conscientização e das blitze educativas e repressivas. Nem mesmo o aumento do valor das multas, hoje muito mais pesadas para o bolso dos infratores, tem sido capaz de coibir totalmente o hábito de beber e dirigir. O noticiário é farto de casos em que o condutor que assumiu o risco de pegar o volante após tomar uns goles além da conta pôs fim à própria vida e à de terceiros.

A praia também é um ambiente onde a cautela deve ser redobrada, para que apenas a diversão prevaleça. Se as ondas encantam e a brisa do mar renova o ânimo, a imprudência dos que ignoram que em meio a tanta beleza pode haver perigo pode ser fatal. Exemplos de desgraça na orla não faltam e vão desde o desaparecimento de crianças a afogamentos e atropelamentos em plena areia. Furtos, assaltos e até homicídios também podem estragar o que era para ser apenas divertimento.

As festas com grande concentração popular, em ambientes abertos ou fechados, animadas por bandas ou por som mecânico, podem terminar em choro caso não se tenha a real noção de limites. Enquanto a maioria busca a convivência pacífica e se preocupa apenas em curtir momentos agradáveis, há quem esteja sempre mal intencionado, disposto a transformar o prazer em experiência trágica. Tais indivíduos costumam frequentar os eventos armados e, ao menor sinal de conflito, tornam pistas de danças e outros espaços verdadeiros campos de guerra, levando ao desespero quem antes apenas se divertia.

Não se trata de pregar o caos e o medo, mas sim de estimular nas pessoas, sobretudo nas que buscam diversão a qualquer custo, um comportamento responsável, que as proteja de qualquer perigo. Ninguém está livre de fatalidades, mas é preciso cuidar da vida como bem mais precioso, para preservá-la e permitir-se aproveitar o próximo feriado e todos os outros dias do calendário.

Editorial publicado nesta quinta-feira em O Estado do Maranhão

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima