Deputado Zé Inácio dialoga com a juventude de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues

Para Zé Inácio, o dialogo ajuda os jovens a construir um senso político e tomar conhecimento da real situação do estado e do país

O deputado estadual Zé Inácio (PT) participou, no último sábado (18), na cidade de Lago do Junco, na comunidade Ludovico, do diálogo “Juventude e Conjuntura Política: Golpe institucional, um salto para traz”. O evento foi promovido pela Associação de Jovens Rurais de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues (AJR).

O parlamentar foi convidado a falar sobre a atual conjuntura política no Maranhão e do PT. E deu destaque aos programas que beneficiam jovens de todo o Estado e que foram implantados no governo Flavio Dino.

Zé Inácio também comentou a importância da realização de eventos como esse, que “ajudam os jovens a construir um senso político e tomar conhecimento da real situação do estado e do país, sem influência da mídia. ”

E disse ainda, “Essa foi uma importante oportunidade para dialogar com a juventude de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues, que cada vez mais vem participando ativamente da política, buscando melhorias não só para suas cidades e comunidades, mas para o Estado. ”

E finalizou ressaltando o quão importante é a participação dos jovens para mudar a política no país e sobretudo lutar contra os retrocessos do governo golpista.

Ao fim do evento os jovens da AJR apresentaram um documento com as demandas da associação.
Além do Deputado Zé Inácio, foram convidados a participar do evento o Deputado Federal Zé Carlos (PT), na ocasião representado por sua assessora e membro da JPT, Patrícia Carlos, a professora da UFMA, Diana Diniz e o Vereador de Lago do Junco, Tiago Vital.

Arte de curar, arte para viver (II)

Por Natalino Salgado Filho*

Natalino Salgado enumera filmes com temática ligada ao exercício da Medicina

Iniciei esta série de artigos falando da importância da arte para a formação médica, quiçá para seu pleno desenvolvimento. No artigo anterior, discorri acerca de algumas formas de expressão e quero considerada a sétima arte, qual seja, o cinema, bem como tecer algumas considerações acerca da literatura.

Na tela grande, os profissionais da Medicina já foram retratados das mais diversas formas. Um dos mais famosos de todos os tempos é “Patch Adams – o amor é contagioso”, interpretado pelo ator Robin Williams, que interpreta o médico com métodos pouco convencionais e com profunda compaixão pelo paciente, que faz a diferença e influencia um sem-número de outros profissionais. Outro filme marcante, intitulado Um golpe do destino, traz o personagem médico vivido por William Hurt, que tem a chance de rever sua própria escolha profissional ao se deparar portador de uma grave doença. E o que dizer de Mãos talentosas, que conta a história do médico Ben Carson? Sem dúvida, uma grande inspiração para os discípulos de Hipócrates.

Na literatura, invoco a memória de Anton Tchekhov, dramaturgo e escritor russo reconhecido mundialmente. Ele chegou a declarar que a medicina era sua legítima esposa, e a literatura, sua amante. Khaled Hosseini, Moacyr Scliar e Drauzio Varela são provas vivas de que as mesmas mãos que manejam o estetoscópio são capazes de prodígios também, quando manejam a caneta ou o teclado do computador.

É inconteste: para além do ofício de aliviar dores e curar males, os médicos e demais profissionais da área de saúde não podem e nem devem perder a capacidade de olhar com os olhos da alma, a ouvir, mesmo quando não há nada a ser escutado. Rubem Alves, em seu “Variações sobre o prazer”, faz a distinção, num diálogo extremamente interessante, dos médicos que apenas dão o remédio e daqueles que falam para curar. Para aqueles que, como eu, abraçaram como ofício a escuta prescrutante das agruras do paciente, a sisudez dos ambientes hospitalares e as adversidades indesejadas que chegam sem avisar, o refúgio da arte é um oásis que deve ser cultivado e celebrado.

Quia non in pane solo vivet homo…nem só de pão vive o homem, retruca Jesus ao diabo, quando este, aferrado à concretude, pensa que pode conquistar o Mestre, a ceder ao seu apelo de matéria, num episódio narrado com detalhes no Evangelho de São Lucas. Para além da vida com seu labor ordinário, a literatura nos propicia o alcance de uma existência perene, cristalizada nos escritos, na memória desta e das futuras gerações. O bem e a vida confundem-se, pensa Ivan Ilitch, personagem de Tólstoi, no conto que leva o nome daquele.

Em nosso mister profissional, tocou-nos cuidar de nossos semelhantes, mas a formação acadêmica, como se quisesse nos proteger das agruras e dores alheias e nossas, deu-nos o olhar dito científico. Aquele que olha a coisa, em vez do homem; a doença, em vez da pessoa e a ação terapêutica, em vez da alma. Devemos realizar tudo isso, porém, sem esquecer aquelas. A literatura é este caminho de humanização que a nós dá não uma fuga ou falsa proteção, mas o sentimento de completude em nosso fazer.

Lembro outra famosa obra, esta cristalizada tanto na literatura, como no cinema. Trata-se de “O médico e o monstro”, um dos maiores clássicos de todos os tempos, de Robert Louis Stevenson. O educado médico Jekyll carrega consigo o horrível Mr. Hyde, uma metáfora da fera interior que todo homem não pode esquecer que deve mantê-la sob seu comando e domínio.

Enfim, não há desculpas para manter-nos afastados desse mundo fascinante, sobre o qual acabo de discorrer, ainda que breve. Acredito na literatura como expressão de salvação do labor cotidiano. E no cinema, que possui a mágica de nos transportar para outro mundo. A arte, nessas formas expressas, harmoniza incongruências, forja sentidos, melhora nosso projeto de ser e nos proporciona novos olhares sobre nós mesmos e sobre os outros.

*Médico, doutor em Nefrologia, ex-reitor da UFMA, membro da ANM, da AML, da AMM, Sobrames e do IHGMA

Desesperado após escândalo na saúde, Flavio Dino faz apologia a Lula em pleno encontro do PCdoB

Flávio Dino faz o gesto da vitória de mãos dadas a Lula: desprezo à pré-candidatura do PCdoB

Nem no encontro nacional em que o seu partido, o PCdoB, reafirmou a candidatura própria à presidência da República, o governador Flávio Dino não abriu mão de associar sua imagem à do petista Luiz Inácio Lula da Silva, que enfrenta dura batalha para se viabilizar política e juridicamente na disputa para voltar ao Palácio do Planalto, mas mantém cacife elevado entre o eleitorado maranhense. Disposto a salvar a própria pele, o comunista abusou da incoerência ao manifestar apoio a Lula em vez de aderir ao projeto nacional da sigla da qual é apontado como figura mais proeminente.

Ignorando solenemente a presença da pré-candidata comunista Manuela D’Ávila no evento, Dino fez o gesto da vitória de mãos dadas com Lula, não só para deixar clara sua preferência na sucessão presidencial, mas, principalmente, para se valer da popularidade do ex-presidente entre os maranhenses, usando-o como uma espécie de escudo após a operação da Polícia Federal que desarticulou um esquema de corrupção que desviou R$ 18 milhões da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Desmoralizado e profundamente abalado pela Operação Pegadores, que envolveu a ex-subsecretária de Saúde e ex-candidata do Palácio dos Leões a prefeita de Imperatriz, Rosângela Curado, e figurões do governo, como os secretários Márcio Jerry (Comunicação Social e Assuntos Políticos) e Carlos Lula (Saúde), Flávio Dino parece atordoado, em busca de amparo político para se refazer do duro golpe que sofreu.

Tomado pelo desespero, o governador maranhense, maior liderança comunista do momento, investe na proximidade com Lula, enquanto despreza o projeto nacional do PCdoB, relegando o partido à insignificância no jogo eleitoral.

Equipe médica manda suspender todas as visitas a Humberto Coutinho

Humberto Coutinho faz tratamento em casa contra quadro infeccioso

Todas as visitas ao presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, estão suspensas apor recomendação médica. O deputado se recupera de um quadro infeccioso e desde a semana passada vem sendo tratado em sua própria casa, em Caxias.

Nota pública assinada pela esposa de Humberto, Cleide Coutinho, informa que foi preciso suspender as visitas para poupar o parlamentar esforços causados por emoção, que no momento não são bons para sua reabilitação. Segue a nota:

NOTA PÚBLICA

A equipe médica que acompanha o tratamento do Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho, solicitou que todas as visitas ao parlamentar sejam suspensas até a completa recuperação do quadro infeccioso.

De acordo com o médico, as visitas que Dr. Humberto tanto gosta de receber, provocam muita emoção ao nosso amigo, exigindo esforços que no momento não são bons para a sua recuperação.

A Dra. Cleide Coutinho e família agradecem a todos pela compreensão e assim que o ‘Grandão’ voltar ao seu pleno restabelecimento, ficará muito feliz de receber as visitas que tanto o emocionam e agradam.

Caxias, 20 de novembro de 2017

CLEIDE BARROSO COUTINHO14:37 20/11/2017

Astro de Ogum comunica adiamento de audiência pública sobre o PPA e a LOA

Astro disse que o projeto precisa ser explicado e estudado para que os vereadores possam apreciá-lo e votá-lo com responsabilidade

Antes do encerramento da sessão Legislativa desta segunda-feira, (20), presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), fez o anúncio a todos os vereadores, profissionais de comunicação e a todos os presentes dobre o adiamento da audiência pública, que seria realizada na tarde ontem para discussão do PPA (Plano Plurianual) e da LOA (Lei Orçamentária Anual).

Na ocasião ele disse que o Legislativo Ludovicense está devolvendo essas matérias e, segundo interpretação, conteriam algumas falhas na peça orçamentária. O dirigente do parlamento ludovicense acentuou que a o adiamento da audiência e a devolução do material para o Executivo tem entre os principais motivos que a equipe técnica da prefeitura faça as devidas correções, para que possa ser encaminhado de volta para a Câmara Municipal. “Tudo tem que ser bem explicado e estudado para que possamos agir com responsabilidade ao apreciar e votar matérias de grande importância para a população, já que envolve os destinos do nosso município e de nosso povo”.

Após a sessão Astro de Ogum promoveu um encontro com todos os vereadores para numa reunião discutir melhor a questão e os rumos a serem tomados.

Candidato ao Crea-MA, Paulo Rogério intensifica campanha e pede sugestões nas redes sociais

Paulo Rogério reúne número significativos de adeptos da sua candidatura à presidência do Crea-MA

O candidato à presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), Paulo Rogério intensifica campanha durante essa semana com algumas lideranças do Sistema e apresenta suas propostas para uma gestão inovadora no comando da autarquia. Ele tem utilizado redes sociais para mostrar o que pretende fazer caso seja eleito.

Além de propostas, o postulante também divulga o dia a dia da campanha e pede sugestões dos seguidores e apoiadores da campanha. Durante suas visitas, conquistou um importante apoio, da renormada engenheira civil, Luciana Soares.

Nas redes sociais, é notório acompanhar alguns passos do Paulo Rogério, onde publicou uma foto em que esteve com os professores, técnicos e formandos de Engenharia Civil da Faculdade Pitágoras, ao laboratório de solos e concreto da empresa Azevedo Engenharia, do engenheiro civil, empresário e professor Nicanor Azevedo Filho.

“Fazer parcerias com as entidades de classe, universidades de Engenharia e Agronomia, buscando sempre o aprimoramento do exercício profissional dos associados. É uma das nossas propostas para CREA-MA”, declarou.
Paulo Rogério divulgou um vídeo, convidando os eleitores aptos a votarem na eleição do Crea a conhecer um pouco mais sobre a sua história. “Vote em Paulo Rogério para presidente. Creia! Um novo Crea vem aí!”, declarou.

PROPOSTAS INOVADORAS

Algumas das propostas já foram disponibilizadas em sua página no Facebook. O candidato quer desenvolver e aprimorar as ferramentas e processos operacionais que possam viabilizar uma gestão participativa, democrática e transparente. Além disso, caso seja eleito, pretende reformular o Regimento Interno do Conselho, adaptando-o para os novos tempos. Ele afirma que de todas as propostas uma é a mais importante de todas: ouvir as pessoas.

“Tenho procurado trabalhar nas mais diversas áreas, mas há muito para fazer, principalmente em questões relacionadas à transparência. De todas as propostas, considero uma a mais importante: ouvir as pessoas. Nossa principal proposta é ouvir os profissionais que necessitam de um Crea mais atuante e inovador”, concluiu.

Aberta, na Universidade Ceuma, a I Semana de Futebol do Maranhão

Palestrante fala na abertura do seminário, iniciativa pioneira da Rádio Mirante AM, com patrocínio da Universidade Ceuma

Começou na manhã desta segunda-feira, na Universidade Ceuma, Campus Renascença, a I Semana de Futebol do Maranhão. A programação, realizada no Auditório Josué Montello, inclui curso tático de futebol e palestras com jornalistas especializados. O advogado Luciano Brustolini ministra, no mesmo local, minicurso em Direito Esportivo.

“A ideia é integrar. O futebol é o esporte mais praticado do Brasil e envolve muitas áreas, além dos jogadores”, explica Bruno Alves, que ao lado do também jornalista Pedro Venâncio, organizou o evento. Uma das palestras, inclusive, fica a cargo de outro jornalista esportista, Ricardo Porto.

Pela manhã, o curso enfoca, mais geralmente, o futebol e, à tarde, acontecem as aulas teóricas e práticas específicas sobre preparação para o jogo e trabalhos defensivos e ofensivos. A etapa prática vai ser demonstrada por times formados com jogadores sub-20 e sub-17 cedidos pelo Sampaio, pelo MAC e pelo Moto Clube, que apostam na parceria desse evento por estimular o desenvolvimento de novos atletas no futebol maranhense.

“É um seminário para apresentar métodos de treinamentos praticados em grandes clubes do país. Sou maranhense, minha formação é daqui e quero dar minha colaboração para o esporte local”, explica Pedro Venâncio.

Em paralelo, no curso de Direito Esportivo, marcado para os dois primeiros dias da Semana, Dr. Luciano Brustolini vai abordar a Lei Caio Junior, em tramitação na Câmara dos Deputados, que propõe a regulamentação de treinadores, auxiliares e preparadores de goleiros, além de outros aspectos.

A I Semana de Futebol tem a iniciativa da Rádio Mirante AM e patrocínio da Universidade Ceuma.

Em Peritoró, prefeito “gibão de couro” trata segurança pública municipal com desprezo

Vereador Clemilson Viana condena omissão do prefeito em relação à segurança pública em Peritoró

O líder da oposição na Câmara Municipal de Peritoró, vereador Clemilson Viana, denuncia que o prefeito Pe. Jozias foge de participar e contribuir com a segurança pública do município, tudo porque está bem protegido, tem segurança residencial, familiar e individual 24 horas por dia, enquanto a população fica à mercê da marginalidade.

GESTÃO GIBÃO DE COURO

Gibão de couro (um ditado popular que significa deixar tudo nas costas de outros) é o que acontece em Peritoró. O prefeito deixa nas cotas do estado toda a responsabilidade da segurança pública municipal, esquivando-se de seu dever: propiciar sensação de bem estar social e a manutenção da ordem pública municipal.

DESTAQUE

A Polícia Civil e a Militar, mesmo com contingente insuficiente e salários defasados, têm feito sua parte, buscando manter a ordem pública, mas a marginalidade e o tráfico têm crescido de forma assombrosa em Peritoró, ampliando os índices de violências, uso de drogas, furtos, roubos, assaltos e homicídios.

A GUARDA MUNICIPAL

* Mau remunerada (ganha pouco mais que um salário mínimo)
* Possui uma unica farda, com quase cinco anos de uso
* Sem aparelhamento (cassetete algemas, rádio transmissor, coletes)
* Não possui sede
* Não tem um veículo(carro nem moto)

ATIVAR E ESTRURAR A GUARDA MUNICIPAL

É preciso que o prefeito reconheça que a violência interna, caracterizada pela fragilidade de alicerces como a família, a igreja e o estado e os agravantes do capitalismo e do desemprego estrutural, trouxeram uma nova realidade para os municípios, onde a segurança pública passa a ser uma responsabilidade de todos. Portanto, é preciso que o prefeito, em regime de urgência, ative e estruture a Guarda Municipal: salário digno, sede, viatura, moto, fardamento, aparelhamento e todas as condições necessárias para o efetivo funcionamento da tropa, no apoio às polícias Civil e Militar para o combate da criminalidade no município.

Hilton Gonçalo assina ordem de serviço para obra que integra Programa Diques da Produção

Hilton Gonçalo e comitiva em vista à área onde será executada a obra

O prefeito Hilton Gonçalo, assinou na última sexta-feira (17), a ordem de serviço para construção de mais uma vala nos campos naturais que compreende o município de Santa Rita. A obra integra o programa Diques da produção, o qual é realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura.

A obra, de grande alcance social, está sendo construída no povoado Centrinho I, entre o ramal do São Bernardo e a Ilha das Pedras, garantindo assim o armazenamento de água para os moradores da região no período de estiagem, que dura em média seis meses, oferecendo condições para produção agrícola e atividade pesqueira.
Com extensão de 1.200 metros, o canal é o quinto no município de Santa Rita, antes quatro já tinham sido construídos nos campos inundáveis na gestão anterior do prefeito Hilton Gonçalo.

Prefeito Hilton Gonçalo faz sinal de positivo, demonstrando satisfação com o início da obra

“È um programa importante, esperado há muito tempo pelos moradores dessa região. Não foi promessa minha de campanha, mas um compromisso do Deputado Neto Evangelista que visa dar dignidade para essa gente, estimulando a produção de peixes, além de oferecer água para o gado e plantações, posteriormente ajudando a economia local”, disse Hilton Gonçalo.

Máquina revira o solo, preparando-o para receber estruturas

A cerimônia contou com a presença de secretários municipais, vereadores das cidades de Santa Rita e Bacabeira, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Social Neto Evangelista (PSDB), deputado Federal Waldir Maranhão (PP) e moradores das comunidades vizinhas ao local.

O deputado Neto Evangelista explicou que a água represada vai ajudar muito a população. “Essa vala assim como as outras já construídas no município, irá ajudar muitas pessoas, principalmente os mais pobres que fazem do campo sua fonte de subsistência”, declarou.

A expectativa é que os serviços sejam executados em duas semanas e já vão estar aptos para receber água da chuva, garantindo assim recursos hídricos para todo o ano de 2018.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima