Campus Anil encerra as colações de grau de 2017 da Universidade Ceuma

Turma de formandos coo reitor da Universidae Ceuma, Saula Martins, que parabenizou a todos

O Campus Anil da Universidade Ceuma realizou no dia 06 de dezembro a cerimônia de Colação de Grau, que encerrou o ciclo de colações do semestre, que somados com os campi Renascença e Cohama formaram 2.239 alunos. Na oportunidade, formaram os cursos de Direito, Administração, Enfermagem, Engenharia Civil, Recursos Humanos, Ciências Contábeis, Gestão Ambiental e Gestão em Recursos Humanos.

Formandas comemoram juntas a conquista do tão sonhado diploma de ensino superior

Durante a cerimônia, falaram o reitor da Universidade Ceuma, prof. Me. Saulo Martins; o professor do curso de Direito, José Martins, representante de todos os paraninfos; e a aluna do curso de Administração, Emanuela Souza, que falou em nome de todos os formandos.

“É uma responsabilidade grande dar a voz por todos os alunos que participaram dessa colação. Pois sabemos que a educação é o grande alicerce no processo de transformação da sociedade”, disse a aluna Emanuela.

Reitor Saulo Martins faz saudação a uma das turmas de formandos do Campus Anil da Universidade Ceuma

Para Jupira Matito, aluna do curso de Enfermagem: “É uma honra muito grande ter concluído um curso da área de saúde, diante de um momento tão difícil na saúde que o Brasil inteiro atravessa”. Disse a aluna do melhor curso entre as universidades particulares do Maranhão, segundo o MEC.

“Momento único na vida de todo mundo. É um sonho de cada um, pois foram cinco anos de dedicação e hoje podemos festejar a vitória da nossa turma, que é a primeira turma de Engenharia Civil do campus Anil”, finalizou o aluno Carlos Eduardo.

Família já suspeitava que filho matou Nenzin e pediu que prisão fosse feita só após o funeral

Júnior do Nenzin (de verde) com o pai, que confessou ter assassinado, e o irmão Rigo Teles em comício na última campanha

Gravação em áudio obtida pelo blog revela que a família do ex-prefeito de Barra do Corda Manoel Mariano de Sousa, o Nenzin, assassinado ontem, já tinha convicção de que o filho Júnior do Nenzin fora o autor do crime. Tão logo terminou o funeral, no fim da tarde de hoje, os parentes, tendo à frente o deputado estadual e também filho da vítima, Rigo Teles (PV), colaboraram para a prisão do suspeito.

De acordo com informação do áudio, investigadores de São Luís, após interrogarem Júnior do Nenzin e este negar insistentemente a autoria do assassinato, propuseram que ele fosse submetido a um exame de balística, para verificar se havia resíduos de pólvora em seu corpo, principalmente nas mãos.

Como o filho de Nenzin se recusou a fazer o procedimento, os delegados que investigam o caso reforçaram a suspeita e pediram sua prisão, efetuada minutos após o sepultamento. Em novo depoimento, os policiais passaram a pressionar o acusado, a fim de obter a confissão, que veio no início da noite.

Júnior do Nenzin, que disputou a sucessão municipal em Barra do Corda, em 2016, mas não conseguiu impedir a reeleição do prefeito Eric Costa (PCdoB), foi preso e está à disposição da Justiça.

Cézar Bombeiro cobra recuperação e asfaltamento de ruas do Sítio Leal

Vereador Cézar Bombeiro trem reivindicado obras de infraestrutura para diversos bairros de São Luís

O plenário da Câmara Municipal de São Luís aprovou requerimento do vereador Cézar Bombeiro (PSD) encaminhando ao prefeito de São Luís,Edivaldo Júnior (PDT), e indicação ao governador do Estado, Flávio Dino (PCdoB) solicitando a união de esforços entre a Semosp e a Sinfra para a recuperação de ruas do bairro Sitio Leal, próximo ao Filipinho.

A iniciativa do vereador é decorrente de apelos de moradores do bairro, bastante tradicional. Inúmeras ruas estão em situação bastante difícil para o tráfego de veículos e diante da iminência do início das chuvas do inverno, os problemas se tornarão bem maiores, daí os apelos às autoridades.

As ruas Martins Hoyer, Bralandia e Salvador de Oliveira se destacam das demais, uma vez que os problemas são bem mais acentuados, registra o vereador Cézar Bombeiro, observando que a rua central do bairro, que dá acesso à Avenida dos Africanos, facilita o acesso mais rápido dos moradores ao centro da cidade, quer seja de automóveis ou coletivos, precisa também de recuperação.

Roseana cobra elucidação do assassinato de Nenzin e Sarney Filho crê em pistolagem

Roseana, Sarney Filho e o deputado estadual Rigo Teles, filho de Nenzim, junto ao caixão

Ao comparecer ao funeral do ex-prefeito de Barra do Corda Manoel Mariano de Sousa, o Nenzin, assassinado ontem com dois tiros na nuca, a ex-governadora Roseana Sarney cobrou a elucidação do crime. Ela solidarizou-se ao deputado estadual Rigo Teles (PV), filho de Nenzin, que clamou por justiça apara a morte brutal do seu pai.

Solidária à dor da família de Nenzin e do povo de Barra do Corda, Roseana lamentou a perda do ex-prefeito, a quem considerava um grande amigo. “Seu Nenzim, antes de ser político, era um amigo. Sempre estivemos juntos nas campanhas políticas. Nunca me arrependi de tê-lo apoiado, porque sei que ele sempre trabalhou muito em favor do povo barra-cordense. Ele sempre ajudou as pessoas que mais precisavam. Estou aqui, hoje, para homenageá-lo e ajudar a família, neste momento de dor, para o povo de Barra do Corda e todo o Maranhão. Estou triste e muito emocionada. Espero que Deus o receba em sua nova morada e que Deus o acolha e conforte toda sua família”, declarou a ex-governadora.

Roseana disse ainda que espera que o crime seja elucidado, que seja encontrado o autor e que a Justiça faça justiça. “É preciso esclarecer o crime e punir os culpados. Quem quer que seja tem que ser punido. Não se pode tirar a vida de uma pessoa que só fez o bem assim tão brutalmente”, disse.

Sarney Filho acredita em pistolagem

O ministro Sarney Filho disse que perde um amigo e uma liderança política, mas que quem perde muito mais é o povo de Barra do Corda. “Estamos, realmente, muito abalados. É uma tragédia inominável, uma perda irreparável. Queremos que seja apurada a responsabilidade daqueles que foram os mandantes, os criminosos o quanto antes. Não podemos ficar à mercê de boatos, de versões”, acrescentou.

“É preciso que essa polícia do Governo Flávio Dino possa mostrar serviço, porque é o quinto ex-prefeito que é assassinado nesses últimos três anos, no Maranhão. E tudo indica que é um crime de pistolagem. Esse tipo de crime já não existia mais há muito tempo. Queremos que o mais rapidamente possível seja elucidado esse crime monstruoso que foi cometido contra um chefe de família, um homem do bem”, cobrou Sarney Filho.

Punição exemplar

Também presente ao funeral, o empresário, suplente de senador e amigo da família de Nenzin Edinho Lobão declarou que a forma como aconteceu o crime, em pleno século XXI, ninguém mais pode aceitar. “Há de se procurar os culpados e puni-los de forma exemplar. Neste momento, a coisa mais difícil é o sofrimento de seus familiares. Seu Nenzim foi assassinado de forma cruel e é preciso que se faça justiça. Temos que elucidar esse bárbaro crime”, exigiu.

Roseana e Sarney Filho comparecem ao funeral de Nenzim, em Barra do Corda

Roseana é recepcionada no aeródromo ao desembarcar em Barra do Corda para o funeral de Nenzin

A ex-governadora Roseana Sarney e o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, viajaram a Barra do Costa para manifestar pessoalmente suas condolências à família do ex-prefeito Manoel Mariano de Souza, o Nenzin, assassinado ontem no município.

Roseana chega ao funeral acompanhada por filha de Nenzim e é cumprimentada por populares

Roseana e Sarney Filho foram recepcionados por filhos de Nenzin ao desembarcarem no aeródromo local. Os dois irmãos participaram do velório e do sepultamento do ex-prefeito. Emocionados, deram os pêsames aos familiares, sempre procurando confortá-los.

Roseana, Sarney Filho e o deputado estadual Rigo Teles, filho de Nenzim, junto ao caixão

A ex-governadora e o ministro lamentaram a perda do amigo e aliado político, a quem classificaram como figura expressiva da política do Maranhão, que deixou importante legado ao dedicar grande parte da sua vida à causa pública e ao desenvolvimento de Barra do Corda e de toda a região central do estado.

Zé Inácio preside Ato em Defesa da Educação no Campo

Ato presidido por Zé Inácio fez parte do “VII Seminário Nacional das Licenciaturas em Educação do Campo”

O deputado estadual Zé Inácio (PT) presidiu a mesa do Ato em Defesa da Educação no Campo, nessa quarta-feira (6), no Auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa. O evento fez parte do “VII Seminário Nacional das Licenciaturas em Educação do Campo”, que está sendo realizado entre os dias 05 a 07, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com a participação de quatorze universidades do país.

O ato buscou alertar para o descaso com a educação e dos cursos de licenciatura em educação no campo no atual contexto de retrocessos de direitos já garantidos. Dentre eles, o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) ameaçado pelas restrições do atual governo Temer. As verbas para o programa caíram de R$ 40 milhões para apenas R$ 2 milhões.

“A educação no campo não vem sendo tratada como prioridade e a falta de investimentos necessários a curto prazo traz prejuízos com reflexos irreparáveis o que preocupa alunos e educadores rurais”, disse Zé Inácio.

O evento ainda apresentou a luta que tem sido travada para que os estudantes continuem a ter acesso à educação, visto que eles necessitam de apoio para permanecer no curso, pois dependem de deslocamento, alimentação e dormitórios.

Indicações

Ato abordou a luta travada para que os estudantes continuem tendo acesso à educação

O deputado Zé Inácio se dispôs a realizar duas indicações ao governador Flávio Dino, dentre elas: para que seja regulamentada a Lei de n°10.173/14, que trata do Programa Estadual de Apoio Técnico e Financeiro às Escolas Famílias Agrícolas – EFAs, Casas Familiares Rurais –CFRs e Centros Familiares de Formação por Alternância – CEFFAs do Estado do Maranhão, por meio de entidades mantenedoras sem fins lucrativos, e para que seja criado o curso de Licenciatura em Educação no Campo na Universidade Estadual da Região Tocantina Uema-Sul.

No Maranhão, já foram fechadas 1.400 escolas do campo, cerca de 72 municípios ainda não possuem ensino médio voltado para os estudantes do campo, a formação dos professores ainda é de 53% no nível médio e apenas 47% em nível superior, sendo que a população rural com mais de 50 anos são mais de 50% analfabetos, estimativas que comprovam a necessidade da ampliação de escolas rurais no Maranhão e do Programa Estadual “Sim, eu posso!”.

Participaram do ato a professora Cacilda Cavalcante, representando a Universidade Federal do Maranhão (UFMA); a representante das discentes em licenciatura em Educação no Campo, Elaine de Lima; a representante do Comitê Estadual de Educação do Campo, Sandra Brambatti; a coordenadora geral da Educação do Campo, representando a Secadi, Divina Bastos; a representante do MST, Divina Lopes; a representante do Fórum Nacional de Educação no Campo, Mônica Molina, e a assessora de Comunicação Lilia Raquel, representando o deputado federal Zé Carlos (PT).

Solicitada pela FAMEM, proposta que aumenta FPM é aprovada no Senado

Presidente Cleomar Tema reivindicou votação de PEC que aumenta FPM

O plenário do Senado Federal aprovou, na última quarta-feira (06), Proposta de Emenda à Constituição nº 29/17 que garante as prefeituras brasileiras aumento do valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A PEC, de autoria do senador Raimundo Lira, foi aprovada em primeiro e segundo turnos e já seguiu para apreciação da Câmara Federal, que também deverá aprova-la de maneira unânime.

A votação da proposta foi uma das reivindicações feitas pelo prefeito e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Cleomar Tema, em recente agenda de trabalho realizada em Brasília, este mês.

Tema e outros prefeitos estiveram, inclusive, com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o maranhense Edison Lobão, pleiteando a aprovação do dispositivo.

A PEC 29 garante as prefeituras o aumento em 1% do valor do FPM, passando dos atuais 24,5% para 25,5% a partir de setembro do ano que vem.

Este reajuste oferecerá aos 217 municípios do Maranhão, que enfrentam forte crise financeira ocasionada pela queda de recursos e de transferências constitucionais, um incremento de recursos superior a R$ 157 milhões.

“Trata-se de uma grande vitória para o movimento municipalista no país, em especial no Maranhão. O aumento destes recursos beneficiará, e muito, as prefeituras de nosso estado, que operam praticamente no vermelho e ainda convivem com o corte permanente de recursos”, avaliou Cleomar Tema.

Estrelas do forró das antigas fazem show no Parque da Vila Palmeira

O Encontro das Estrelas do Forró das antigas em São Luís reunirá, neste sábado (9), quatro atrações em uma só noite, no Parque Folclórico da Vila Palmeira. A festa terá como atrações o cantor Daniel Dial (ex-Calcinha Preta) e as bandas Limão Com Mel, Mastruz Com Leite e Forrozão Tropykália.

Ingressos à venda nas lojas Gajo (Shopping da Ilha ), Eu Vou Ingresso (Atalanta Center ) e Plena Calçados e pelo site www.euvou.com aos preços de R$ 60 (front inteira) e R$ 40 (pista inteira), com disponibilização de carga de meia-entrada para ambos os setores.

A realização é de Astro De Ogum.

Comunistas tentam negar volta da pistolagem ao Maranhão atribuindo morte de Nenzin ao filho

Morte de Nenzim teve características de crime de pistolagem

A suspeita levantada pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, de que o ex-prefeito de Barra do Corda Manoel Mariano, o Nenzin, pode ter sido assassinado pelo próprio filho, Mariano Júnior, o Nenzin Jr., foi a forma encontrada pelo governo Flávio Dino (PCdoB) de negar que a pistolagem esteja de volta ao Maranhão.

Depois de sucessivas execuções de políticos e blogueiros nos três anos do atual governo, comunistas evitam adicionar mais um caso à lista de assassinatos com características de crimes de encomenda desde 2015. Até a morte do ex-prefeito de Barra do Corda, a relação contava com 11 vítimas.

Para evitar o indesejável acréscimo, Jefferson Portela, que esteve ontem em Barra do Corda para acompanhar as primeiras investigações da morte do ex-prefeito, saiu-se com a versão que incrimina o filho que acompanhava Nenzim no momento da execução. A motivação, conforme fez publicar na mídia o titular da SSP, seria a disputa pelo rico patrimônio familiar.

Jefferson Portela aposta em outra linha de investigação, menos desgastante para Flávio Dino

Trata-se de uma acusação grave, que ganha fé pública por partir da mais importante autoridade policial do Estado, mas soa estranha e até mesmo precipitada por ter sido apresentada publicamente pouco mais de 12 horas após o crime, sem que fossem colhidos indícios que possam torná-la plausível.

Por sua longa trajetória na vida pública e liderança expressiva, Nenzim pode ter sido a vítima mais representativa da nova onda de casos de pistolagem que assusta o Maranhão. Por se tratar da morte de um ex-prefeito do município-pólo da região central do estado, que não mantinha aliança política com o governo comunista, a repercussão pode ser extremamente negativa para Flávio Dino e seu grupo, com desdobramentos imprevisíveis.

Talvez por isso, o engajado secretário Jefferson Portela, com base em convicções próprias, esteja tentando conduzir a investigação a uma linha que ignora as evidências e nega o recrudescimento da pistolagem.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima