São Luís tem 13º PIB entre as capitais e o quarto da região Nordeste
São Luís tem o 13º Produto Interno Bruto (PIB) dentre as 27 capitais brasileiras. É o que revela a pesquisa “PIB dos Municípios 2015”, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo aferiu a produção de riqueza das 5.570 cidades do país e apresentou como dado mais revelador a perda de participação das capitais nesse quesito, entre 2002 e 2015.
O PIB de São Luís é de R$ 26.832.481.000,00 (vinte e seis bilhões, oitocentos e trinta e dois milhões, quatrocentos e oitenta e um mil reais), segundo cifras apuradas pelo IBGE no período de 14 anos que serve de referência para a pesquisa.
Em relação ao Maranhão, São Luís aparece em primeiro lugar entre os 217 municípios do estado. Já no ranking geral dos municípios brasileiros, a capital do Maranhão ocupa a 26º posição. Dentre as nove capitais do Nordeste, aparece na quarta colocação, atrás de Salvador, Fortaleza e Recife.
A capital maranhense responde, em termos relativos, por 0,45% do PIB nacional. No acumulado, o percentual de participação da cidade na soma da riqueza gerada no país é de 38,10%.
Tabela com os dados apurados pelo IBGE, que mostram São Luís em posição intermediária entre as capitais
Um dado animador é a posição de São Luís à frente de capitais de estados considerados mais desenvolvidos do que o Maranhão, como Vitória (ES), Cuiabá (MT) e Florianópolis (SC) e de cidades que são pólos industriais, a exemplo de Santo André e São Caeatano do Sul, que integram a próspera região do ABC Paulista.
Presidente do TJMA, José Joaquim Figueiredo dos Anjos, na cerimônia de posse ao lado do governador Flávio Dino, do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e demais autoridades
Os três novos membros da mesa diretora do Judiciário maranhense tomaram posse na manhã desta sexta-feira (15), na sala das sessões plenárias do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Os desembargadores José Joaquim Figueiredo dos Anjos (presidente), Lourival de Jesus Serejo (vice) e Marcelo Carvalho Silva (corregedor-geral da Justiça) foram eleitos, no dia 4 de outubro deste ano, para o biênio 2018/2019.
O novo presidente do TJMA disse que o Poder Judiciário do Maranhão deve não apenas tomar as decisões, mas fazer com que sejam cumpridas, rigorosamente, em tempo hábil.
“Queremos uma Justiça próxima do povo, para o qual é ditada e do qual deve estar sempre ao alcance. Uma Justiça simples, real, despida de tudo que a possa tornar dificultosa, a fim de que a sociedade civil possa nela crer, convencida que ela é a sua mais sólida garantia”, enfatizou o novo presidente do TJMA, acrescentando que “o Judiciário não vai ficar à margem do que está acontecendo, principalmente com atos de improbidade”.
Ele afirmou que sociedade maranhense clama por resposta judicial efetiva, que previna e solucione os conflitos em tempo hábil. “Esta será a diretriz estratégica da nossa gestão: elevar a primazia absoluta à qualidade da prestação jurisdicional, entendendo-se por qualidade não apenas o teor científico das decisões que proferimos, que é e sempre foi apreciável, porém, também o tempo que levamos para proferi-las e o tempo que levamos para fazer com que sejam cumpridas”, assinalou.
Joaquim Figueiredo elencou algumas das prioridades de sua gestão, como uma Justiça mais célere e próxima da sociedade; a construção da nova sede do Judiciário, na chamada Cidade da Justiça, em São Luís, com o apoio do Governo do Estado; e concurso público para servidores. Tudo com a colaboração dos desembargadores Lourival Serejo (vice-presidente) e Marcelo Carvalho Silva (corregedor-geral da Justiça), assim como dos outros membros da Corte.
Numa cerimônia marcada pela emoção, o presidente empossado não conteve o choro, ao lembrar de seu pai, Liberino Santos dos Anjos, já falecido; ao falar sobre sua mãe, Aldeide Figueiredo dos Anjos, presente à posse, juntamente com a esposa, filhos, irmãos, netos e outros familiares e amigos do desembargador.
“A minha origem é humilde. E quem galga o poder – como eu galgo hoje – primeiro por Deus, depois pelos meus pares, tem que ficar sempre emocionado”.
MISSA E SOLENIDADE
Uma missa em ação de graças, celebrada pelo padre Cláudio Corrêa na Catedral Metropolitana, antecedeu a solenidade. Magistrados, servidores, parentes e amigos dos desembargadores eleitos foram à Igreja da Sé.
A solenidade no Plenário contou com a presença do governador do Estado, Flávio Dino, e do vice, Carlos Brandão; do ministro do STJ, Reynaldo Fonseca; da conselheira do CNJ, desembargadora Maria Iracema do Vale; do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; do deputado Rogério Cafeteira, representando a Assembleia Legislativa; do presidente do TRE-RS, desembargador Carlos Marchionatti; do presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça, desembargador Pedro Carlos Marcondes; do desembargador Raimundo Nonato Alencar, representando o TJ-PI; do presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Ângelo Santos; e do procurador-geral de Justiça, Luíz Gonzaga Coelho, que integraram a mesa.
O então presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cleones Cunha, abriu a sessão solene de posse dos novos dirigentes do Judiciário estadual, agradecendo, nominalmente, à colaboração de todos os integrantes da mesa, aos desembargadores, juízes, diretores e também a servidores, funcionários terceirizados e demais pessoas que o ajudaram ao longo dos últimos dois anos.
Cleones Cunha disponibilizou o Relatório de Gestão do biênio 2016/2017 aos desembargadores e enalteceu a qualidade da atuação, do histórico funcional e de vida dos três novos dirigentes da Corte.
“Não tenho dúvidas de que o Poder Judiciário do Maranhão estará muito bem assistido e representado”, avalizou, desejando sucesso e sorte, com a benção de Deus.
Em seguida, o desembargador Cleones Cunha entregou à desembargadora Maria Iracema do Vale, do Conselho Nacional de Justiça, a Medalha Antonio Rodrigues Vellozo, concedida pelo Tribunal a magistrados, membros do Ministério Público, advogados, deputados estaduais, deputados federais, serventuários e outras personalidades de comprovada idoneidade moral e reconhecido merecimento, pela prática de atos ou serviços relevantes em favor do Poder Judiciário do Maranhão.
POSSE
Cleones Cunha convocou, então, o novo presidente a prestar o compromisso e assinar o termo de posse, posteriormente lido pelo novo diretor-geral do TJMA, Mário Lobão Carvalho. Depois de receber o Grão-Colar Clóvis Bevilacqua, com o qual são agraciados os desembargadores-presidentes, e de assumir o lugar de seu antecessor, José Joaquim Figueiredo dos Anjos deu posse aos desembargadores Lourival Serejo (vice-presidente) e Marcelo Carvalho (corregedor-geral da Justiça).
O presidente empossado se desculpou por quebrar o protocolo para pedir a benção a sua mãe, antes de dar seguimento à solenidade. Depois entregou a Medalha Antonio Rodrigues Vellozo aos desembargadores Raimundo Nonato Alencar, do Tribunal de Justiça do Piauí, e Carlos Marchionatti, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul.
O desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, irmão do novo presidente, fez o discurso de saudação aos dirigentes que irão comandar o Judiciário estadual nos próximos dois anos. O magistrado disse que os novos membros da Mesa Diretora do Tribuna de Justiça são brilhantes magistrados com sólida experiência profissional, capacidade de trabalho e grande competência.
“Todos eles são reconhecidos pela comunidade jurídica e, com certeza, muito contribuirão para que o Poder Judicário possa agilizar ainda mais a entrega da prestação jurisdicional, de forma qualificada e com a razoável duração e eficiência exigidas pela Carta Política do país”, frisou.
Ao final da solenidade, a mâe dos desembargadores José Joaquim e José Jorge Figueiredo dos Anjos, carinhosamente tratada como dona Dedé pelos mais próximos, disse estar emocionada. “Eu sinto uma alegria muito grande. Agradeço muito ao doutor Carlos Cunha, que muito me ajudou, quando eles estudaram. Que Deus o tenha em bom lugar. Foi um grande amigo”, elogiou.
O governador Flávio Dino disse que, no biênio que findou, sob a presidência do desembargador Cleones Cunha, a parceria do governo e do TJMA conseguiu avançar em políticas de interesse da sociedade, abrindo novas unidades judiciárias, para que a a população possa ter uma Justiça mais próxima.
“Do mesmo modo, com o presidente José Joaquim é essa a expectativa, que cada um cumpra o seu papel e que nós, do Poder Executivo, que temos a responsabilidade de arrecadar, de gerir os recursos e distribuí-los, junto com o Legislativo, para todos os poderes e órgãos, possamos continuar a fazer desse modo”, resumiu.
Também compareceram à solenidade outras autoridades, como deputados, representantes de outros tribunais; procuradores; defensores-públicos; juízes; promotores de justiça; advogados; militares; servidores do Judiciário, parentes e amigos dos empossados.
Wellington acusa governo de beneficiar piauienses em detrimento de candidatos de outras regiões do Maranhão e de outros estados
O deputado estadual Wellington do Curso (PP) denunciou mais uma irregularidade por parte do Governador Flávio Dino (PC do B) quanto ao concurso da Polícia Militar do Maranhão. Dessa vez, foram encaminhadas ao gabinete do deputado Wellington denúncias em que candidatos mostram que a cidade de Teresina, localizada no Piauí, será um dos pontos de aplicação da prova.
Ocorre que, de acordo com o item 1.3 do Edital N.2, de 26 de outubro de 2017, as provas deveriam ser realizadas tão somente em Caxias, Imperatriz e São Luís, não existindo para realização de provas em outro município e, tampouco, em outro estado.
“Incialmente, solicitamos a descentralização da realização das etapas da prova, o que foi acatado, já que agora há dois outros municípios, sendo eles Caxias e Imperatriz. No entanto, quanto mais municípios maranhenses fossem polos de aplicação das provas, melhor seria para os nossos maranhenses. Agora, recebemos a denúncia de que há local de prova em Teresina, em um outro estado. Fica o questionamento: qual Edital estão seguindo? Porque o edital N. 2, de outubro, prevê apenas tem três municípios maranhenses como polos. O governador Flávio Dino não cumpre o Edital da PM e realizará provas em Teresina para beneficiar sabe-se lá quem. Por que não beneficiar os nossos maranhenses? Isso tem que ser apurado urgentemente e é por isso que aguardo que o Ministério Público adote as devidas providências. Afinal, se for pra não cumprir Edital, que nem se publique!”, disse Wellington.
A denúncia foi encaminhada a OAB, Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão e ao Ministério Público, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e Fiscal da Probidade Administrativa do Maranhão, a fim de que adotem as devidas providências.
Entenda o caso
O concurso da Polícia Militar do Maranhão já foi modificado várias vezes. Inicialmente, a prova seria realizada no dia 28 de janeiro de 2018 e anteciparam o concurso em 45 dias, remarcando a prova para 17 de dezembro. No Edital original constava somente São Luís como local para aplicação das provas e por solicitação do Deputado Wellington foram acrescentadas mais duas cidades, mediante retificação do edital. No item 1.3 do Edital nº 2 – PM/MA, de 26 de Outubro de 2017 definiu que as provas objetivas serão realizadas em Caxias/MA, Imperatriz/MA e São Luís/MA. Contudo, de maneira ilegal e prejudicando milhares de maranhenses, o governador Flávio Dino autorizou a realização das provas na cidade de Teresina, no estado do Piauí.
Adriano informou que técnicos do Ministério do Meio Ambiente irão realizar em São Luís e outras regiões do Estado cursos nas áreas de recursos hídricos, agricultura familiar, mudança do clima, produção e consumo sustentáveis, unidades de conservação, igualdade de gênero e outros temas
O deputado Adriano Sarney (PV) participou, na manhã desta sexta-feira (15), da cerimônia de abertura do I Curso de Elaboração de Projetos para o fortalecimento comunitário, promovido por técnicos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), no Auditório Fernando Falcão.
Em seu discurso, o deputado explicou que órgãos da área ambiental estão se articulando com o propósito de reforçar o apoio às ações do Ministério do Meio Ambiente no Maranhão. “Estamos iniciando esta série de cursos de capacitação, todos voltados para a implementação da política ambiental, que são mais um exemplo da vontade do ministro Sarney Filho em contribuir para o desenvolvimento sustentável do Estado do Maranhão”, ressaltou o deputado Adriano Sarney.
Segundo ele, técnicos do Ministério do Meio Ambiente irão realizar em São Luís e outras regiões do Estado cursos nas áreas de recursos hídricos, agricultura familiar, mudança do clima, produção e consumo sustentáveis, unidades de conservação, igualdade de gênero e outros temas.
Adriano Sarney destacou ainda a importância destes cursos que, segundo ele, abordam aspectos essenciais das principais políticas públicas do Ministério do Meio Ambiente. “A ideia do Ministério é que sejam desencadeados processos formativos continuados em todo o território nacional, voltados ao fortalecimento da gestão ambiental e ao enfrentamento das problemáticas socioambientais”, frisou o deputado.
O “Natal Iluminado de Caxias”, realizado pela prefeitura, sob a gestão do prefeito Fábio Gentil (PRB), faz homenagem ao Padre Zezinho, na noite deste sábado. O tributo ao líder católico que, em cinco décadas de sacerdócio, ganhou popularidade graças a mensagens de amor e fé em forma de canções, acontecerá às 19h, na Praça do Pantheon.
à frente da homenagem estará o grupo “Ir ao Povo”, criado pelo próprio Padre Zezinho, autor e intérprete de músicas como “Oração pela Família”, “Maria de Nazaré”, “Pelos Prados e Campinas” e “Te Amarei, Senhor”.
Eclético, versátil, com um repertório de mais de 500 canções, o grupo faz parte de um projeto idealizado pelo Padre Zezinho para incentivar a prática da solidariedade. A banda canta as angústias do povo, seus sonhos e suas dores, mas também as suas esperanças e sua fé.
Talentosos, simpáticos e dedicados as pastorais desde adolescentes, Beto, Betinho, Ana Clara e Tiago resolveram colocar a serviço da música sua experiência de catequistas e líderes de paróquias de periferia, onde se vê a dor bem mais perto e onde ela é bem mais doída.
Os integrantes do grupo sabem, há muitos anos, que cantar para evangelizar é criar um novo pensamento social. É um serviço que, como cantores prestam às dioceses que procuram artistas do povo, que ensinem solidariedade, justiça e paz, privilegiando a doutrina social da Igreja. Assista:
Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM)
A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), lamenta profundamente a morte do jornalista Othelino Nova Alves Filho, pai do deputado Othelino Neto.
Othelino Filho foi um dos mais brilhantes jornalistas maranhense, tendo atuado com destaque em diversos órgãos da imprensa do Estado. Sua morte abre uma grande lacuna na nossa comunicação.
O jornalismo fica mais triste sem Othelino Filho, cujo pai, Othelino Nova Alves, outro grande e bravo jornalista, tombou assassinado em defesa de seus ideais, deixando como legado, o filho e o neto, que seguiram a mesma trajetória, com o mesmo brilho e a mesma coragem.
A Famem emite suas condolências à família enlutada.
A CNB – Maranhão, corrente interna do Partido dos Trabalhadores (PT), realizará neste sábado, dia 16, o Seminário Estadual da CNB – Maranhão.
O seminário tem como objetivo debater a conjuntura política estadual e nacional, traçar os caminhos da CNB para as eleições 2018, bem como as estratégias para fortalecer a luta por mais direitos, democracia e justiça social no Maranhão e no Brasil.
A CNB ( Construindo um Novo Brasil) debaterá a importância da candidatura de Lula, reafirmando que eleição sem o ex-Presidente é uma fraude que não será tolerada pelo povo. Além disso, traçará as estratégias necessárias para fortalecer a campanha de Lula no Maranhão, estado que sempre votou em massa com o PT nas eleições presidenciais.
O seminário será realizado no auditório Neiva Moreira, na Assembleia Legislativa do Maranhão, a partir das 8h30.
A programação do seminário contará com:
8h30 – Recepção e credenciamento dos participantes
9h – Abertura
9h30 – Mesa – O Brasil e o Maranhão que o povo quer.
Expositores:
– Zé Inácio (Deputado Estadual)
– Raimundo Monteiro (Membro do Diretório Nacional do PT)
– Mundico Teixeira (Membro da Executiva Estadual do PT/MA)
Coordenação:
– Ednalva Lima (Secretária Estadual de Mulheres do PT/MA)
10h30 – Debate
11h30 – A Juventude CNB – desafios e perspectivas.
Expositores:
– Bruno Cacau (Membro do Diretório Estadual do PT/MA e JPT/MA)
– Carlos Augusto (Membro da Executiva Municipal do PT São Luís e JPT/MA)
Coordenação:
– Camila Pedrosa (Diretora Nacional da UBES e JPT/MA)
12h – Debate
13h – Almoço
14h30 – A organização da CNB do Maranhão para as eleições 2018
Coordenação:
– Fernando Silva (Membro do Diretório Estadual do PT/MA)
15h – Debate
16h – Calendário de atividades e eleição da coordenação estadual da CNB
Coordenação:
– Jucelina Vale (Membro da Executiva Estadual do PT/MA)
Comentários