TCE suspende uso de recursos municipais nos carnavais de Paraibano e Gonçalves Dias

Plenário do TCE acatou representação do MP

Atendendo a representações formuladas pelo Ministério Público de Contas (MPC), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) concedeu, nesta sexta-feira (09), medida cautelar determinando a suspensão de gastos com recursos municipais no carnaval dos municípios de Paraibano e Gonçalves Dias.

As representações com pedido de medida cautelar se encontram nos processos de nº 1759/2018 e 1802/2018, que podem ser consultados no site do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

As Representações apontam que os prefeitos Zé Hélio (PT) e Toinho Patioba (PSDB) ainda não efetuaram o pagamento dos contratados e servidores e, mesmo assim, pretendiam realizar festividades carnavalescas com recursos próprios, o que vai de encontro à Instrução Normativa Nº 54/2018, que dispõe sobre despesas com festividades realizadas pelos poderes executivos municipais maranhenses, considerando ilegítima qualquer despesa custeada com recursos públicos municipais — até mesmo aqueles decorrentes de contrapartida em convênio — com eventos festivos quando o município estiver em atraso com o pagamento da folha salarial, incluindo terceirizados, temporários e comissionados, e ainda em estado de emergência ou de calamidade pública decretados.

A procuradora de contas Flávia Gonzalez Leite, nos pedidos de medida cautelar, solicita às prefeituras de Paraibano e Gonçalves Dias que se abstenham de contratar ou realizar quaisquer gastos relacionados ao carnaval deste ano de 2018, incluindo os chamados “lava-pratos”, enquanto os pagamentos atrasados não forem regularizados. Também solicita que seja determinado aos gestores que suspendam qualquer pagamento às pessoas físicas e jurídicas contratadas para prestação de serviços relacionados ao carnaval, como bandas e artistas, estrutura de palco, som, iluminação, blocos, dentre outros.

Os documentos anexados ao despacho revelam indícios suficientes de que as prefeituras de Paraibano e Gonçalves Dias se encontram inadimplentes em relação à folha salarial de servidores e, mesmo assim, pretendiam custear o Carnaval local, indícios que incluem consulta ao Sistema de Acompanhamento Eletrônico de Contratação Pública – SACOP e até notícias extraídas da internet.

As normas referentes à competência dos Tribunais de Contas brasileiros para fiscalizar estão fixadas nos arts. 70 a 74 da Constituição Federal, segundo a simetria com o Tribunal de Contas da União determinada em seu art. 75. Nesse ponto, destaca-se a parte final do caput do art. 73, que confere ao Tribunal de Contas o poder regulamentar próprio dos Tribunais do Poder Judiciário (art. 96), ou seja, o constituinte de 1988 conferiu ao Tribunal de Contas o poder de elaborar seu regimento interno e dispor sobre a sua competência e funcionamento.

É vasta a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal aproveitando esses dispositivos no sentido de reconhecer a autonomia das Cortes de Contas para deliberar os procedimentos necessários à operacionalização de suas atribuições.

Sexta-feira é dia de Dhean Britto no Recoleta do Shopping da Ilha

Dhean Britto transita por diversos estilos musicais

Todas as sextas o cantor Dhean Britto lota o Restaurante Recoleta no Shopping da Ilha com uma programação musical descolada e eclética. Cantor, versionista, compositor e intérprete, Dhean transita por diversos estilos musicais, tendo sido influenciado por artistas brasileiros como Ana Carolina, Tim Maia, Cazuza, Maria Gadú, Fernanda Brum e internacionais como Amy Winehouse, Whitney Houston e Elvis Presley para citar alguns. Ele passeia com segurança pela MPM, MPB, pelo pop e black music, sempre imprimindo uma interpretação ímpar que o coloca, apesar da pouca idade, ao lado de grandes intérpretes.

Natural de Vitória do Mearim, Maranhão, Dhean é filho de uma família de músicos, começando a cantar aos três anos na igreja. Na infância participou de diversos festivais de música. Ainda criança, participou e ganhou em primeiro lugar, o importante concurso regional “Show da Terra”, tornando-se o mais jovem artista a ganhar o prêmio.

Restaurante Recoleta do Shopping da Ilha, opção de diversão

Apesar de, desde muito jovem ser envolvido com moda, teatro e dança, foi a música que sempre dominou a sua vida e o seu coração. Dhean Britto é um artista promissor que certamente ainda vai nos dar muitas alegrias com seu belo timbre vocal e grande talento musical.

DHEAN BRITTO NO RECOLETA

LOCAL: Shopping da Ilha neste sábado, a partir das 20:00.

RESERVAS: 3311 8104.

COUVERT ARTÍSTICO: R$ 5,00

Wellington condena uso da máquina pública por secretários de Flávio Dino para captação ilegal de votos

Wellington condenou a prática dos atos e destacou que o mais prejudicado nisso tudo é a própria população

O deputado estadual progressista Wellington do Curso utilizou a tribuna, na sessão plenária na Assembleia Legislativa do Maranhão, para condenar o posicionamento de secretários do governo Flávio Dino que estão utilizando a condição de agentes públicos para captarem votos, de maneira ilegal. O pronunciamento de Wellington foi motivado após graves denúncias do também deputado estadual Raimundo Cutrim, que é do mesmo partido político do Governador, PC do B.

“Aqui tem um secretário de Estado que foi a alguns prefeitos, e disse: ‘Olha, eu vou dar isto aqui para ti para você votar em mim. Se não for, eu não dou. Ora, esse secretário, são ações do Governo que eu falei agora, e quais são essas ações? Eu vou dizer aqui o que os prefeitos falaram. Esse secretário foi lá e prometeu alguns recursos e obras ou fatos para aquele município: ‘mas só encaminho se você votar em mim’”, denunciou Raimundo Cutrim.
Diante das graves denúncias apresentadas no Parlamento, o deputado Wellington condenou a prática dos atos e destacou que o mais prejudicado nisso tudo é a própria população.
Banner publicitário de vaquejada em Paraibano tem como apoiadores os secretários Márcio Jerry e Adelmo Soares, ambos pré-candidatos às próximas eleições
“Secretaria não existe pra beneficiar secretário! Os recursos ali não são para benefício próprio, que dirá compra descarada de voto. Essas denúncias tem que ser apuradas. Afinal, estão praticando crime com a máquina pública. Quem vai sofrer com isso é a população. Ao invés de se ter uma secretária que prestaria serviços para o povo, o Governo Flávio Dino tá repleto de secretários que trabalham apenas para si mesmo. Solicito a atenção desta Casa e dos órgãos competentes para que quem quer que esteja fazendo isso seja punido. É criminoso”, disse Wellington.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima