Despedir-se de um amigo

Por Natalino Salgado Filho, MD PhD*

Natalino Sangado lembra grata oportunidade de ter tido Nestor Schor como professor e amigo

A beleza da poesia, da música, da natureza, as delícias da boa comida e da bebida perdem o gosto e ficam meio tristes, quando não temos um amigo com quem compartilhá-las. Acho mesmo que tudo o que fazemos na vida pode se resumir nisto: a busca de um amigo, uma luta contra a solidão. Essas poéticas palavras não são minhas, são de Rubem Alves, em seu belíssimo texto “Homenagem à amizade”.

Foram delas que me lembrei, ao receber a notícia da partida de alguém querido para a morada eterna, meu amigo Nestor Schor. Ele era uma dessas pessoas que, mesmo a distância e com pouca convivência física, sempre despertava boas lembranças e recordações de momentos felizes vividos. Um homem que definiria como intenso, por ter uma incrível e contagiante vontade de viver. Pessoas assim fazem tudo com maestria e paixão.

Porém, no dia 3 de fevereiro, repentinamente e surpreendentemente para mim que, como muitos outros amigos dele, fui surpreendido por sua partida, que aconteceu conforme a canção de Milton Nascimento, “Encontros e Despedidas” tradfuz: Coisa que gosto é poder partir / Sem ter planos… Tivemos que pensar o mundo sem sua presença entre nós.”

Nestor Schor era um professor por excelência. Respirava o ensino e a pesquisa. Toda sua carreira foi construída no espaço do magistério. Algo que o deixava extremamente feliz era o convívio com os alunos ávidos por aprender, entusiasmados com os laboratórios. Ele disse certa vez que via “os olhinhos” de admiração dos recém-chegados na pós-graduação.

Tive a grata oportunidade de não apenas tê-lo como professor, mas por privar de sua amizade próxima. Eu o admirava pelo que fez pela Nefrologia, pela Medicina, pelo Ensino, mas particularmente por sua efusiva forma de se relacionar e viver. Era um anfitrião impecável: possuía o espírito acolhedor e hospitaleiro que nos fazia sentir instantaneamente à vontade com ele.

Perdemos um homem contagiante. Isso dá uma pena enorme, mas, ao mesmo tempo, somos gratos por sua breve passagem que em nós deixou algo de bom por sua generosidade. Chaplin escreveu que, durante nossa vida, conhecemos pessoas que vêm e que ficam. Outras que vêm e passam. Existem aquelas que vêm, ficam e, depois de algum tempo, se vão. Mas existem aquelas que vêm e se vão com uma enorme vontade de ficar. Considero Nestor Schor pertencer a esta última categoria.

Seu currículo é notável: descendente de uma longa linhagem de médicos, seguiu a senda de seus antepassados com denodo e brilhantismo. Além de ter sido aprovado em diversos concursos da área, ocupou os cargos de Presidente da Sociedade Paulista de Nefrologia, da Sociedade Brasileira de Investigação Clínica e da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Ostentou ainda a condição de Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Medicina. Integrou o corpo editorial de dezenas de periódicos. Foi distinguido com diversos prêmios, contribuindo para a formação de mestres e doutores Brasil afora. Em 2017, recebeu uma homenagem da América do Sul pela sua contribuição à Nefrologia.

Era meu confrade na Academia Nacional de Medicina, onde ocupava a cadeira de número 42. Atuante, dispunha de tempo para atender a seus pacientes em sua clínica particular, conciliando-a com a paixão pelas viagens de moto e os encontros com os amigos da boa mesa, da música e da literatura.

São Paulo, ao descrever a proximidade de sua partida, declara na Segunda Epístola ao jovem Timóteo: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” . Parafraseando o Apóstolo dos Gentios, creio que Nestor Schor deixou um legado de fé e amor pela ciência, mas acima de tudo, de paixão pela vida. Vá com Deus, meu amigo.

*Professor Titular de Medicina da UFMA
Chefe do Serviço de Nefrologia do Hospital Universitário da UFMA
Coordenador da Pesquisa Clinica em Nefrologia do HUUFMA
Coordenador da Liga de Afecções Renais do HUUFMA

*Full Professor, School of Medicine of the UFMA
Head of Urinary System, University Hospital – UFMA
Coordinator of Clinical Research in Nephrology – HUUFMA
Coordinator of League of Kidney Diseases – HUUFMA

Pedindo arrego

Mal começou as atividades no Maranhão, o hospital da “rede de ouro” está pedindo pedindo ajuda ao Hospital São Domingos para tratar pacientes em estado grave.

Estão solicitando vaga com urgência na UTI do HSD para transferir uma criança que eles entendem que o Hospital São Domingos tem mais recursos para salvar.

Carnaval deve levar 150 mil foliões a Vargem Grande

A maior festa popular começou ontem (9) e se estenderá até o dia 13 (terça-feira). Por lá, passarão oito grandes bandas. A Prefeitura espera receber 150 mil pessoas nos cinco dias de folia. Hotéis e pousadas estão lotados

Desde ontem (9), a cidade de Vargem Grande vai se transformar em um grande palco da alegria, por onde devem passar milhares de brincantes, que vão curtir cinco dias de muita animação. O clima de folia movimenta às ruas e pontos turísticos do município.

A abertura oficial do Carnaval 2018 está marcada para às 17h, com a presença de autoridades locais, entre elas, o prefeito Carlinhos Barros, deputados, vereadores, empresários e toda a classe política da região. Logo em seguida, sobem ao palco, a cantora Márcia Fellipe e a Banda Chicabana. Durante os cinco dias, deverão passar pelos dois palcos montados no Parque dos Buritis, os maiores shows dos artistas dos circuitos do país. Uma das grandes novidades, este ano, será o vesperal infantil, todos os dias, com a Banda do Palhaço Azedinho, e o encontro de paredões, acontecendo sempre no início da tarde.

O Carnaval 2018 tem como tema “Um Carnaval para entrar pra história” e está sendo realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Estado, deputados e a iniciativa privada local. O Parque dos Buritis recebeu uma estrutura de alto nível, com dois palcos, praça de alimentação, estações de bares, ambulatórios e banheiros químicos, para os foliões brincarem com tranquilidade e segurança. Durante toda a festa, equipes da Polícia Militar e seguranças privados farão patrulhamentos a pé e com viaturas por todo o circuito onde ocorrerão os shows. Há ainda o apoio da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Trânsito.

Programação dos shows que animarão o Carnaval 2018 em Vargem Grande:

Abertura: Sexta-feira (9/2) – Márcia Fellipe e Chicabana

Sábado (10/2) – Bruno Shinoda e Gil Mendes

Domingo (11/2) – Mara Pavanelly, Fabricia e Patchanka

Segunda-feira (12/2) – Solange Almeida, Matheus Fernandes e Thais Moreno

Encerramento: Terça-feira (13/2) – Wlad Show, a nova revelação da Bahia e Chicana

Bloco do Miguelito doa leite arrecadado à Fundação Antônio Bruno e agradece apoio das Casas Brasil

Diretor do Bloco do Miguelito, Miguel Pinheiro (camisa verde), com pacientes assistidos pela Fundação Antônio Bruno, no ato da entrega do leite á instituição

Diretores do Bloco do Miguelito doaram, na manhã da última quarta-feira (7), centenas de pacotes de leite em pó arrecadados em troca de ingressos para acesso à brincadeira, realizada no último domingo (4), na Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão (Glema), no Bequimão. Único bloco filantrópico do pré-Carnaval de São Luís, o Miguelito, além de ter arrecadado alimentos, estimulou a doação de sangue, por meio de uma parceria firmada com o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar).

Miguel Pinheiro, diretor do bloco (à dir.) com o diretor do Hemomar, Dario Nicolau, e a coordenadora de Captação, Socorro Ferreira

Fátima Pessoa Sousa, coordenadora da Fundação Antônio Bruno, mostrou-se emocionada ao receber o leite, cujos pacotes foram trocados por foliões pelo abadá que deu acesso ao evento. Ela afirmou que o alimento será de grande valia para os pacientes de câncer assistidos pela instituição. “É um gesto nobre e muito importante para que possamos continuar oferecendo apoio aos enfermos no tratamento da doença. São pessoas carentes, que precisam de iniciativas como essa para ajudá-las a vencer a batalha contra o câncer”, destacou Fátima, conclamando toda a sociedade a seguir o exemplo de solidariedade dado pelo Miguelito.

Patrocínio

O Bloco do Miguelito foi patrocinado pelo Governo do Estado, via Lei de Incentivo à Cultura, com apoio financeiro viabilizado pelas Casas Brasil, especializada no ramo de tecidos, com filiais no Centro (Rua Grande  e Rua de Santana), João Paulo e Calhau (Avenida dos Holandeses).

Idealizadores e organizadores da brincadeira pré-carnavalesca, a professora Marília Martins e o relações públicas Miguel Pinheiro agradeceram o apoio do empresário Geraldo Brasil, diretor presidente das Casas Brasil, por ter acolhido o bloco e ter por ter possibilitado a realização de mais uma grandiosa festa, marcada por alegria e segurança total, em ambiente familiar e em clima fraterno.

Mensagem de agradecimento do Bloco do Miguelito, que anuncia para 2019 mais um show de alegria e solidariedade

Marília e Miguel, que são irmãos, também destacaram a parceria firmada com o Hemomar, que consistiu na doação de sangue por foliões em troca do acesso ao bloco. “Além de proporcionar a alegria, nosso bloco trouxe esperança a muitas pessoas”, destacou Marília, afirmando que todos os que ajudaram a brincadeira abraçaram, também, uma causa social. “Os apoios que recebemos foram fundamentais para que realizássemos uma festa marcante, animada, sem qualquer incidente, com o intuito, também, de ajudar o próximo”, observou Miguel Pinheiro.

Gestão Edivaldo divulga o primeiro vídeo da nova campanha de limpeza de São Luís

A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) divulgou nesta sexta-feira (9) o primeiro vídeo da “Cidadão Limpeza, Cidade Beleza”, nova campanha de conscientização da população para o descarte correto do lixo. O pedetista segue avançando no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei federal que estabelece uma série de prazos e metas a serem cumpridas pelas prefeituras. O próximo passo do prefeito é a criação da nova legislação da limpeza urbana.

O primeiro vídeo da campanha, de maneira leve e descontraída, traz como mensagem ao cidadão que uma cidade mais limpa, sustentável e bonita deve ser compromisso de todos. Nas imagens, o “Cidadão Limpeza” conversa com as pessoas sobre as consequências de jogar o lixo em locais inadequados, como entupimento de bueiros, alagamentos, proliferação de doenças, poluição dos rios, entre outros problemas.

A nova campanha é mais uma ação da gestão Edivaldo para a melhoria da limpeza pública. Desde o primeiro mandando o prefeito vem transformando a cidade, um exemplo disso foi ainda em 2015, quando o pedetista oficializou o encerramento do Aterro da Ribeira e o envio de todo o lixo coletado em São Luís para a Central de Tratamento de Resíduos Titara.

Além do fechamento dos lixões, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que os municípios criem mecanismos para garantir a coleta seletiva e a reciclagem. Mais uma vez São Luís aparece entre as cidades que se destacam no cumprimento da legislação federal. Com nove Ecopontos em funcionamento – com o 10º em construção -, já encaminhou para a reciclagem em pouco mais de um ano mais de 10 mil toneladas de resíduos que antes eram desperdiçados pelo descarte irregular.

Além do cumprindo do que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o prefeito Edivaldo também avança na criação da nova legislação da limpeza. As ações não apenas fortalecem as políticas do setor em São Luís, como recupera o meio ambiente, a paisagem urbana, evita danos à saúde pública e ainda gera emprego e renda por meio da inclusão social das cooperativas de catadores.

Assista ao vídeo da campanha:

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima