Prefeito Edivaldo prioriza saúde pública e oferece cirurgia inédita na rede municipal de São Luís

No primeiro ano da gestão do prefeito Edivaldo, o Hospital da Mulher foi completamente reformado e reativado

Pela primeira vez no Maranhão, uma cirurgia endoscópica de coluna será oferecida na rede pública municipal de saúde. O procedimento, que será realizado na próxima terça-feira (6), no Hospital da Mulher, localizado no Anjo da Guarda, é mais um resultado dos investimentos que a gestão do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, vem realizando para ampliar o alcance de serviços públicos na área da saúde. A oferta do procedimento pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), comprova os avanços do poder público municipal nessa área.

O prefeito Edivaldo destaca que o procedimento faz parte da modernização e universalização da área, oferecendo um serviço de qualidade aos usuários, como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS). “O fato de o procedimento ser novidade também na rede privada indica a mudança de uma realidade que era predominante na capital, onde os serviços públicos estavam aquém dos que eram oferecidos na rede privada. Hoje, com compromisso e investimento, estamos aprimorando os nossos serviços”, diz o gestor.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, explica que os reflexos dessas melhorias são perceptíveis no Hospital da Mulher, onde será realizado o procedimento. “A Prefeitura vem trabalhando para oferecer serviços de vanguarda e ampliar cada vez mais a oferta de procedimentos de alta complexidade na rede pública municipal. O Hospital da Mulher, por exemplo, já é uma referência em neurocirurgia, com um grande número de procedimentos sendo realizados em condições de excelência”, afirma.

CIRURGIA

A cirurgia endoscópica de coluna é realizada por vídeo, portanto, é uma técnica de mínima invasão. Além de ser um procedimento que leva menos tempo do que a cirurgia tradicional, a cirurgia endoscópica de coluna possui entre as vantagens um tempo menor de recuperação, a necessidade de um corte menor do que na cirurgia convencional e menor dor durante o pós-operatório. Entre outras patologias, o procedimento é indicado para tratamento de hérnia de disco, que pode provocar dor aguda, dormência e demais sintomas.

A diretora administrativa do Hospital da Mulher, Francisca Duarte, destaca que o procedimento inédito acompanha os avanços que estão sendo implementados na unidade de saúde. “A cirurgia vai beneficiar muitos os pacientes e atender as demandas que forem surgindo. Além dessa, são muitas as melhorias que estamos contabilizando aqui no Hospital da Mulher desde o início da gestão do prefeito Edivaldo”, diz a gestora da unidade.

AVANÇOS NO HOSPITAL DA MULHER

Cirurgia com, neuronavegador no Hospital da Mulher: investimento em inovação em prol da saúde

No primeiro ano da gestão do prefeito Edivaldo, o Hospital da Mulher foi completamente reformado e reativado. Desde então, a unidade tornou-se referência em saúde da mulher no estado. Entre as melhorias implementadas pela gestão municipal estão a ampliação do número de leitos de internação e a implantação de 10 leitos de UTI. Também passaram a ser ofertados serviços de diagnóstico por imagem, como tomografia computadorizada, raio X e ultrassom, além de procedimentos como eletroneuromiografia, biópsias, punção de mama e de tireoide e retirada de nódulos benignos.

No ano passado, o Hospital da Mulher, pela promoção do acesso e qualificação dos serviços de saúde, foi reconhecido pela Câmara Federal como Hospital Amigo da Mulher. Além disso, desde 2016 a unidade é considerada pelo Ministério da Saúde (MS) como referência de assistência em alta complexidade na especialidade médica de neurocirurgia. Com a habilitação, o MS confirma e reconhece que os investimentos que a atual gestão tem realizado têm proporcionando aos maranhenses uma rede de saúde pública de qualidade.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Deslumbrado com feirinha, Ivaldo Rodrigues esquece praça prometida em campanha a cabo eleitoral

Área verde no Residencial Araras continua coberta por mato, apesar da promessa de Ivaldo Rodrigues de intervir para que fosse transformada em praça

Uma área verde onde deveria ter sido construída uma praça, no Residencial Araras, conjunto habitacional vizinho à Cohama, está abandonada por omissão do vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), atualmente investido no cargo de secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento. Alheio às obrigações legislativas, em razão do posto que ocupa no Executivo municipal, o pedetista esqueceu de intervir junto à Prefeitura de São Luís pela construção do logradouro, ignorando uma antiga promessa que fez à comunidade, em resposta ao apelo de uma moradora que atuou como cabo eleitoral em sua campanha.

A área destinada ao uso público continua coberta por mato e só não serve de lixão devido à postura vigilante de alguns populares. Carente de um espaço para o lazer, convivência e até para a prática de atividades físicas, a comunidade cobra do vereador o cumprimento da promessa, feita por ele durante a corrida pelo terceiro mandato na Câmara de São Luís.

Ivaldo Rodrigues transformou a Feirinha São Luís em festa popular

Em vez de cumprir a promessa de campanha, Ivaldo, tão logo teve sua segunda reeleição confirmada, passou a articular-se com vistas a ocupar um cargo de relevância na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT). Primeiro, mirou a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), mas o plano não vingou, e ele teve que se contentar com a Semapa, controlada pelo PDT desde o ano eleitoral de 2016.

Aparentemente à vontade no cargo, Ivaldo Rodrigues é elogiado e festejado por seu bom desempenho, embora não se percebam práticas relevantes de fomento à agricultura, muito menos à pesca e ao abastecimento em sua gestão.

Os confetes se devem muito mais pela realização da Feirinha São Luís, idealizada pelo secretário e por ele transformada em festa popular, com direito a um vasto elenco de cantores, bandas, grupos folclóricos e até peça teatral, que se revezam no palco montado todos os domingos em pleno Centro Histórico, para deleite do público local e de turistas e deslumbre do pedetista, visivelmente empolgado com o maior investimento da sua gestão.

Enquanto Ivaldo Rodrigues banca e se esbalda em sua folia dominical, agricultores e pescadores de São Luís padecem com a falta de incentivo. E promessas feitas ao povo no calor da campanha perderam sentido ante a incoerência do vereador que virou secretário e parece não encarar a missão com a seriedade devida.

Parque Temático da Turma da Mônica no Rio Anil Shopping

Dos quadrinhos para a vida real: repleto de infláveis gigantes, SuperAR com personagens de Maurício de Sousa promete diversão e aprendizagem para toda a família

Mônica, Cascãop, Cebolinha e Magali encantam a criançada há décadas

Já imaginou poder se teletransportar para dentro de uma história em quadrinho? Vivenciar uma aventura na selva, no espaço ou no céu? Essa é exatamente a proposta do “SuperAr Turma da Mônica”, que terá início no próximo dia 02 de março, no Rio Anil Shopping. Famosos no Brasil e no mundo, os amiguinhos Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão, Jotalhão, Anjinho e Astronauta são as estrelas da mais nova atração, que permanecerá na Praça de Eventos do Rio Anil até o dia 29 de abril.

Durante todo esse tempo, as crianças poderão brincar no espaço temático repleto de brinquedos infláveis gigantes, criado para a família interagir em um circuito de obstáculos desafiador e muito divertido. Os infláveis são instalados de forma independente o que possibilita a ocupação de espaços com formatos e tamanhos variados. No Rio Anil, haverá 3 infláveis diferentes:

ARvorismo: A floresta do Jotalhão é um labirinto de árvores verdinhas, no qual se perder e se achar faz parte de uma brincadeira saudável. Só não vale marcar o caminho!

No AR: Um pula-pula em formato de nuvens, faz a criança se sentir no céu, na companhia das estrelas, assim como o Anjinho mais famoso do gibi.

MARte: A nave do Astronauta pousou em Marte, planeta com solo cheio de crateras e habitado por engraçados seres literalmente cabeças de vento, que estão plantados bem no meio do caminho. Tudo para dificultar a circulação e dar mais emoção à brincadeira.

Crianças de até 12 anos de idade ou estatura de até 1,40m podem brincar livremente no SuperAR, mas os pequeninos menores de 4 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal maior de idade. O parque fica aberto ao público de segunda a sexta, das 10h às 22h; e, aos sábados e domingos, das 12h às 20h.

SuperAR

Parque temático com personagens de Maurício de Sousa sempre atrai grande público

O SuperAR Turma da Mônica é um projeto desenvolvido pela Maurício de Sousa Ao VIVO, empresa do Grupo Maurício de Sousa, com apoio da Happy Kids, e tem como missão transformar as histórias dos quadrinhos em experiências ao vivo de forma lúdica, educativa e cultural.

Ao brincar nos infláveis, mais do que somente pular, as crianças podem criar, soltar a imaginação e se transportar para dentro das historinhas dos gibis. Dessa forma, os pequeninos ganham autonomia, confiança e independência, além de se exercitarem, o que faz muito bem pra saúde do corpo e da mente.

Serviço

O que: SuperAR – Parque Temático da Turma da Mônica

Quando: A partir de 2 de março, sexta-feira

Horários: Seg-sex: 10h às 22h / Sáb-dom: 12h às 20h

Onde: Praça de Eventos do Rio Anil Shopping – Av. São Luís Rei de França, Turu

Ingressos: R$ 20,00 para permanência de até 15 minutos, e R$ 1,00 por minuto adicional

Wellington lutou por anulação de contrato de abastecimento de água e saneamento em Ribamar e Paço do Lumiar

Wellington promoveu audiência pública para discutir contrato e ouvir queixas da população

Desde 2015, o deputado estadual progressista Wellington do Curso tem lutado contra o contrato da ODEBRECHT/BRK e contra os aumentos exorbitantes na tarifa e péssima prestação nos serviços da empresa nos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Inicialmente, no dia 15 de setembro de 2015, Wellington realizou audiência pública para tratar sobre a questão em Paço do Lumiar; já no dia 23 de setembro do mesmo ano, o parlamentar realizou audiência solicitando a anulação do contrato com a Odebrecht em São José de Ribamar. Além disso, Wellington também participou de audiências judiciais na Vara de Direitos Difusos e Coletivos, a exemplo da que ocorreu no dia 21 de maio de 2017.

Em decorrência de todas as ações contrárias à Odebrecht, o deputado Wellington destacou a ação judicial em que declara nulos os contratos firmados em São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

“Atendendo às inúmeras reivindicações, desde 2015, estamos nessa luta com a população de Ribamar e Paço do Lumiar. Realizamos duas audiências públicas com o objetivo de ouvir a população e, então, apresentar ações que atenuem a maldade e o desrespeito com a população de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, caracterizada no aumento exorbitante nas tarifas e na prestação de serviços da Odebrecht. Ouvimos a população dos dois municípios.. Por isso, sabemos da relevância social dessa decisão em que os contratos tornam-se nulos. A luta é antiga e ficamos contentes por saber que temos, agora, uma decisão favorável ao povo do Maranhão”, afirmou o deputado Wellington.

A sentença foi proferida pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha, que engloba os municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, e declarou a nulidade de todos os contratos para prestação de serviços ou concessão de serviços de saneamento firmados pelo Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (Cisab), formado pelas Prefeituras de Paço do Lumiar e São José de Ribamar, com a Odebrecht Ambiental Maranhão, que foi sucedida pelo BRK Ambiental Maranhão.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima