Prefeito Edivaldo e superintendente do IPHAN dialogam sobre obras de requalificação do Centro

Prefeito Edivaldo, Marurício Itapary e Pablo Rebouças em momento da reunião nesta quarta-feira (28)

O prefeito Edivaldo recebeu, na tarde desta quarta-feira (28), o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Maranhão, Maurício Itapary. O diálogo do encontro foi pautado na parceria da Prefeitura de São Luís para a requalificação do Centro, obra em andamento que está sendo executada pelo IPHAN e conta com o apoio do poder público municipal.

Durante o encontro, o prefeito Edivaldo destacou que a parceria com o órgão tem gerado frutos positivos para a cidade. “Esses são, para nós, investimentos muito importantes para a recuperação desses espaços públicos no Centro da cidade e para o resgate da nossa história. O IPHAN conta com o nosso apoio e desejamos fortalecer cada vez mais essa parceria a fim de continuar favorecendo os cidadãos ludovicenses. Seguiremos trabalhando lado a lado para oferecer o melhor para a nossa cidade”, disse.

Em execução, estão as obras de requalificação urbana das praças Dom Pedro II, do Pantheon e Deodoro, e das alamedas Silva Maia e Gomes de Castro. No complexo Deodoro, o projeto contempla a requalificação urbana com serviços de drenagem e de tratamento sanitário, colocação de novo calçamento, mobiliários e iluminação, fiação subterrânea, dutos de passagem de fibra ótica, banheiros públicos, sinalização, acessibilidade total, entre outros serviços. A entrega das obras da Praça do Pantheon está prevista para o mês de junho.

Edivaldo destacou que a parceria com o órgão tem gerado frutos positivos para São Luís

O superintendente do IPHAN no Maranhão, Maurício Itapary, ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura para a realização das obras. “Estamos com várias obras em andamento e com o apoio total da Prefeitura de São Luís. Contamos, em muitas dessas reformas, com trabalhos executados pelo poder público municipal como a instalação da iluminação pública. É uma parceria muito profícua que tem trazido grandes investimentos e muitas conquistas para a nossa cidade”, pontuou.

Na ocasião, o superintendente também convidou o prefeito para a inauguração do Palácio Cristo Rei e para a entrega do dossiê da candidatura do Complexo Cultural do Bumba meu boi a patrimônio da humanidade, a ser realizada em abril para a embaixadora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

PARCERIA

A parceria também foi destacada pelo secretário municipal de Governo, Pablo Rebouças. “O nosso esforço, somado a parceiros como o IPHAN e o Governo do Estado, permitem que estejamos realizando uma revisão urbanística, ratificando a importância da nossa cidade como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade”, destacou o secretário. Também acompanhou a reunião o subprefeito do Centro Histórico de São Luís, Fábio Henrique Carvalho.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

“Não deixaremos que Flávio Dino dê mais um calote nos professores”, diz Wellington sobre descompressão

Deputado Wellington ressaltou que na propaganda é muito fácil se dizes que valoriza o professor

Respeito aos professores, valorização salarial e combate à propaganda enganosa. Foram esses os pontos do posicionamento do deputado estadual Wellington do Curso, que também é educador, em defesa dos professores da Rede Pública de Ensino do Maranhão. Fazendo uso de reivindicações de professores, após reunião com a categoria, Wellington utilizou a tribuna para questionar a tentativa do Governador Flávio Dino de derrubar a Ação Coletiva nº 14440/2000-3, que trata da descompressão e transitou em julgado desde 2011.

De acordo com os professores, há uma tentativa do Governo de derrubar o processo para não efetuar o pagamento dos direitos dos educadores.

“Eles estão querendo que esse processo volte à tona só pra não nos pagar. Estão usando de artifícios do meio jurídico pra, basicamente, dar mais um calote. Esse Governador diz que valoriza a gente, mas valoriza onde? Só se for na propaganda. Nem nossos direitos ele tá querendo cumprir”, desabafou Isabel, professora há 26 anos.

Ao se pronunciar, Wellington deixou claro que, embora a discussão esteja tramitando no âmbito jurídico, não apoiará esse “calote” disfarçado em questões formais.

“É muito fácil dizer na propaganda que se valoriza professor. Agora, ter coragem de sentar e conversar com os professores é outra coisa. Eu fiz e faço isso porque respeito os professores do nosso Maranhão e é exatamente por isso, que não posso me calar diante dessa possibilidade de descompressão. O processo já transitou em julgado desde 2011, e sete anos depois, o Governo alega que Ministério Público não foi intimado. Ocorre que, por duas vezes o MPE declinou de intervir na causa alegando ausência de interesse público. Agora, Flávio Dino tenta fazer manobras para retirar mais esse direito da categoria que já é tão sofrida. Não deixaremos que, com isso, Flávio Dino dê mais um calote nos professores do Maranhão”, disse Wellington.

ENTENDA O QUE É A DESCOMPRESSÃO

A Ação ficou conhecida no meio dos professores pelo nome de descompressão porque teve como objeto a descompressão da Tabela Salarial dos Professores da rede pública. Ocorre que o Governo, por vários anos, deu reajustes salariais com índices diferenciados para as diversas referências da carreira do magistério, sempre dando reajustes maiores para as referências iniciais e menores para o topo. O resultado é que depois de alguns anos, as referências iniciais estavam quase iguais as finais, achatando os salários para quase o mesmo valor. Em 2000, o Sindicato ingressou com ação coletiva para requerer a correção das diferenças salariais. O processo foi julgado procedente ao pagamento das ações e transitou em julgado em 2011. Sete anos depois, o Governo tenta derrubar o processo para não pagar direito de mais de 40 mil professores.

Astro destaca importância do programa “Câmara em Destaque” na divulgação de mandatos de vereadores

Jornalista Mario Carvalho e Adriana Nogueira e o colaborador Ademar Monteiro apresentam o programa

A Câmara Municipal de São Luís nunca foi tão divulgada em quase seus 400 anos de existência. Durante esse período dezenas de presidentes já passaram pelo comando do legislativo ludovicense, mas somente há três anos a história começou a mudar de verdade através da comunicação.

Com a chegada do vereador Astro de Ogum (PR) ao comando da presidência da Câmara Municipal de São Luís, o trabalho dos vereadores começou a chegar em cada residência do eleitorado ludovicense e maranhense também. O programa Câmara em Destaque veiculado de segunda à sexta-feira das 10h às 13h na Rádio Difusora AM 680, com apresentação dos jornalistas Mário Carvalho, Adriana Nogueira e Ademar Monteiro, deu oportunidade para os 31 vereadores mostrar seus trabalhos e suas lutas em prol da população sem sair de casa.

A idealização do projeto foi do atual presidente, Astro de Ogum e aprovado pelos demais parlamentares, que hoje podem falar se seus projetos para o mundo através do rádio, sem contar que o eleitor acompanha todos os debates ao vivo através de seu radio.

Na manhã desta terça-feira (27), o vereador Astro de Ogum fez questão de lembrar a importância do programa Câmara em Destaque para todos os parlamentares. “O programa Câmara em Destaque deu oportunidade para todos os vereadores desta casa. A prova do sucesso do projeto, é que daqui sairão pelo menos 10 vereadores que disputarão uma vaga na Assembleia, na Câmara Federal ou Senado da República, se referindo ao vereador Marquinhos. Daqui já saíram vários prefeitos, governadores e por isso tenho certeza da importância desta casa na política do Maranhão. Todos os vereadores ficaram conhecidos no Estado inteiro por causa do programa”, destacou o presidente.

É válido lembrar que o presidente Astro de Ogum tem uma diretoria de comunicação que trabalha estrategicamente para todos os 31 vereadores, sem aliar sigla partidária ou aliança. Além do programa no rádio, a Câmara dispõe de um portal bastante acessado, além de um jornal digital que circula diariamente na rede social com matérias dos vereadores. A proposta sempre foi a divulgação do parlamento e aconteceu simplesmente como foi planejado. Além disso, a Câmara hoje é bem diferente de anos anteriores, quando o assunto é gestão.

Batalhão aparelhado por Flávio Dino monta emboscadas para apreender veículos dentro de bairros

Policiais em motocicletas abordam veículo em via interna de bairro da capital (Fotos: reprodução

As imagens que ilustram esta matéria comprovam a obsessão do governo comunista de Flávio Dino (PCdoB) em apreender veículos de cidadãos por débitos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Como se não bastassem as blitzen diárias em grandes avenidas da região metropolitana de São Luís, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) passou a montar barreiras dentro dos bairros, semelhantes a emboscadas, na tentativa de flagrar carros e motocicletas em situação irregular e aplicar multas, com o único objetivo de aumentar a arrecadação do Estado.

Viatura do BPRV faz incursão em rua estreita à procura de infratores

Uma das fotos mostra policiais de moto abordando condutores cujos carros estavam estacionados em frente a casas, em uma rua estreita, sem tráfego intenso. Visivelmente dispostos a punir eventuais infrações com a apreensão dos veículos, os militares revistam os cidadãos e checam seus documentos, em uma atitude abusiva, tendo em vista a ausência de qualquer indício de violação.

Mais uma prova de que Flávio Dino tornou a caça aos devedores do IPVA prioridade em seu governo, tudo para reforçar os cofres estaduais.

Sessão exclusiva de cinema e inauguração de parque marcam fim de semana de Páscoa no Rio Anil Shopping

Cada vez mais atento e sensível à necessidade de inclusão social, e de olho na alegria das famílias em comemorarem a Páscoa, o Rio Anil Shopping preparou um fim de semana recheado de diversão para celebrar uma das datas mais importantes do calendário cristão.

Cinema e Autismo

Na manhã de sábado (31), o shopping, em parceria com a rede de cinemas Cinesystem, vai promover uma sessão de cinema totalmente adaptada a crianças e adolescentes com TEA – Transtorno do Espectro Autista. O filme escolhido, “Pedro Coelho”, será exibido em uma sala com adequações especiais, como, por exemplo, a meia-luz, que evita a completa escuridão; o menor contraste da projeção na tela, para não incomodar os olhares mais sensíveis; e volume do som mais baixo, para tornar a audição mais confortável aos espectadores.

Esta já é a terceira vez que o Rio Anil e o Cinesystem, com apoio do Grupo Ilha Azul, promovem a sessão inclusiva, por ocasião do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. A ideia da ação é favorecer lazer e diversão a famílias que, muitas vezes, evitam sair de casa para lugares públicos e se privam da descoberta de alguns prazeres fora do ambiente doméstico porque temem o preconceito na sociedade e o quanto isso pode afetar o desenvolvimento das crianças com TEA. A bilheteria e a bomboniere, para compra de ingressos, pipoca e guloseimas, no Cinesystem abrirá às 9h30 e o filme começará pontualmente às 10h.

Parque temático

Assim que saírem da sessão de cinema, as famílias já poderão conhecer, em primeira mão, a mais nova atração do Rio Anil, que vai inaugurar também no sábado o parque permanente Floresta Encantada, cujo acesso é gratuito. O parque é formado por vários brinquedos que estimulam a interação social das crianças e a atividade física na infância, já que, em vez de brinquedos eletrônicos, a Floresta Encantada é repleta de brinquedos como a casinha na árvore, com escadinha e escorregadores, além de outros que farão a diversão da criançada.

A programação especial do fim de semana vai ser vivida em dois momentos semelhantes. No sábado, o personagem Juba, leãozinho fofo que é o mais novo mascote do Rio Anil, vai chegar pela primeira vez ao shopping, durante a inauguração oficial da Floresta Encantada do Juba. O evento de sábado vai contar com a participação especial de jornalistas, influenciadores digitais e outros comunicadores, que, com as famílias, poderão participar das atividades programadas a partir das 15h, como caça aos ovos, recreação infantil com brincadeiras, contação de histórias, pintura facial e distribuição de balões.

A programação se encerra às 21h e será retomada às 15h do domingo, 1º de abril, Dia da Páscoa. As mesmas atividades serão desenvolvidas com o público do shopping Rio Anil. O parque temático fica na área de expansão do 2º piso, próximo à nova RiHappy e à StudioZ.

SERVIÇO

I

O QUE: Sessão inclusiva de cinema para crianças com TEA

QUEM: Rio Anil Shopping, Cinesystem e Grupo Ilha Azul

QUANDO: Sábado, 31, 10h

ONDE: Cinesystem, Rio Anil Shopping

II

O QUE: Inauguração de parque temático Floresta Encantada do Juba

QUEM: Rio Anil Shopping

QUANDO: Sábado (31) e domingo (1º de abril), 15h

ONDE: Rio Anil Shopping, Expansão do 2º piso, próximo à nova RiHappy e à StudioZ

MPF denuncia delegado, político, militares e empresários por contrabando

Delegado Thiago Bardal é um dos denunciados pelo MPF por contrabando

O Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão ofereceu denúncia à Justiça Federal contra 13 pessoas, entre policiais militares, delegado da Polícia Civil, político e empresários, acusadas de integrarem organização criminosa especializada no contrabando de cigarros e descaminho de bebidas para São Luís (MA). Foi pedida a manutenção das prisões preventivas e medidas cautelares, além da condenação dos denunciados pela prática dos crimes de organização criminosa, contrabando, descaminho, corrupção, falsidade documental, posse irregular de arma de fogo e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Entre os denunciados estão o ex-vice-prefeito de São Mateus (MA) Rogério Sousa Garcia; o delegado da Polícia Civil Tiago Mattos Bardal; o coronel da Polícia Militar (PM) Reinaldo Elias Francalanci; o major da PM Luciano Fábio Farias Rangel; o sub-tenente da PM Joaquim Pereira de Carvalho Filho; o soldado da PM Fernando Paiva Moraes Júnior; o advogado Ricardo Jefferson Muniz Belo; José Carlos Gonçalves; Galdino do Livramento Santos e Evandro da Costa Araújo, que tiveram a manutenção de suas prisões preventivas requerida.

Também foram denunciados Rodrigo Santana Mendes, Edimilson Silva Macedo e o tenente da PM aposentado Aroudo João Padilha Martins, para os quais foi pedida a aplicação de medidas cautelares, que incluem o comparecimento mensal em juízo para justificar sua atividade, proibição de ausentar-se da comarca em que reside e de manter contato com os demais denunciados.

Laudos e depoimentos

A denúncia foi formulada pelos procuradores da República Carolina da Hora Mesquita Höhn, Juraci Guimarães Júnior e Marcilio Nunes Medeiros, designados pela Procuradora-Geral da República Raquel Dodge para atuar conjuntamente na investigação, e baseou-se em laudos elaborados pela Polícia Civil e Polícia Federal, além de depoimentos de testemunhas, policiais civis e militares e apreensão de mercadorias ilícitas e armas sem registros.

Entenda o caso

A organização criminosa foi desbaratada por operação policial realizada em um sítio localizado no bairro do Quebra Pote, em fevereiro deste ano, próximo ao porto do Arraial, por onde os produtos eram descarregados e posteriormente armazenados em galpões. Durante a abordagem policial na qual parte do grupo criminoso foi presa em flagrante, em 21 de fevereiro, foram apreendidas 6 pistolas, revolver, 18 carregadores de pistolas, mais de 200 munições, 2 granadas, 2 rifles e um binóculo de visão noturna.

Também foram encontradas 877 caixas de whisky e 6.165 caixas de cigarros, localizadas em dois galpões de armazenamento, um no porto do Arraial e outro na Vila Esperança. O valor das mercadorias apreendidas, whiskys e cigarros de procedência estrangeira ilegal, totaliza R$ 16.371.371,07.

Fonte: Ministério Público do Maranhão

Sucesso no primeiro dia de venda de ingressos para o show Arena Safadão

O lançamento das vendas do “Arena Safadão” foi um estouro! Primeiro lote esgotado em apenas um dia!!!

O segundo lote tá voando. Aproveite, porque vai acabar logo, logo.

– Arena: R$ 50,00 (Meia-entrada: R$ 25,00)

– Prime: R$ 120,00 (Meia-entrada: R$ 60,00)

– Espaço Golden Varandas Grand Park: R$ 200,00 (Meia-entrada: R$ 140,00 = R$ 60,00 de acesso + R$ 80,00 de serviço adicional)

Vendas parceladas em até 3 vezes sem juros no cartão.

Pontos:

– Lojas Marcelo Surf
– O Torcedor
– Nação Rubro Negra
– Visotica

Informações: 98 99105-2004

Assista ao clipe promocional do show:

Comunidade quilombola de Santa Rita será beneficiada com 50 unidades habitacionais construídas pela Caixa

A comunidade foi contemplada com a construção de 50 unidades habitacionais, que devem favorecer as famílias que mais necessitam

A Prefeitura de Santa Rita, por intermédio da Secretaria de Igualdade Racial, acompanhará o projeto habitacional da CAIXA que será desenvolvido na comunidade quilombola de Cajueiro. No total, 50 famílias vão ser contempladas com novas habitações.

Os secretários Lourinaldo Nunes e Dayvison Juan, vão acompanhar todo desenvolvimento das obras do projeto habitacional a ser desenvolvida pela Caixa Econômica Federal em parceria com a Prefeitura.

A comunidade foi contemplada com a construção de 50 unidades habitacionais que devem favorecer as famílias que mais necessitam. A Secretaria de Igualdade Racial disponibilizará todo suporte que cabe ao município na execução do projeto.

“A comunidade do Cajueiro conseguiu junto a Caixa a aquisição de 50 casas para o povoado, e nós enquanto representantes da administração estamos acompanhando a execução do projeto. A ordem do prefeito Hilton Gonçalo é de apoiar no que for preciso para que a comunidade receba o quanto antes o benefício”, garantiu o secretário de Igualdade Racial, Lourinaldo Nunes.

Advogado Luís Vannucci é pré-candidato a deputado federal

O advogado maranhense e chefe da Assessoria Especial do Ministério do Turismo já possui uma intensa agenda com aliados políticos

Luís Vanucci cumpre intensa agenda com aliados políticos

O advogado maranhense e chefe da Assessoria Especial do Ministério do Turismo, Luís Vannucci, lançou a sua pré-candidatura por uma cadeira da bancada maranhense no Congresso Nacional. Vannucci já possui uma intensa agenda com aliados políticos e foi visto dialogando com a pré-candidata ao Governo do Maranhão Maura Jorge e com o deputado estadual Wellington do Curso. Ainda não há informações por qual partido Luís Vannucci será candidato.

Sem alarde, Luís Vannucci cumpre suas obrigações a frente do Ministério do Turismo e constantemente desembarca na capital maranhense, onde se encontra com lideranças e amigos políticos.

“Quero fazer muito mais pelo meu Estado. Sempre atuei em defesa dos interesses do Maranhão no direcionamento de recursos importantes para o desenvolvimento do Estado e na inclusão de municípios na agenda de programas do governo federa. Mas agora quero ter a oportunidade de representar o povo e elaborar leis capazes de mudar a realidade em que vivemos, além de fiscalizar os atos da Administração Pública”, explicou Vannucci sobre uns dos motivos pelos quais o fizeram tomar a atitude de se candidatar em entrevista para o site do jornalista Marcos D’Eça.

Vanucci manteve contato político com a pré-candidata ao governo Maura Jorge

Natural de São Luís, Vannucci começou a trabalhar nos bastidores da política local aos 18 anos. Aos 23 anos seguiu para Brasília, onde também assumiu o cargo de assessor da Secretaria de Governo da Presidência da República. “O Maranhão necessita emplacar um projeto de industrialização para gerar mais empregos, renda, exportação e, consequentemente, o desenvolvimento. Além disso, investir em políticas de educação” acrescentou Vannucci.

Flávio Dino vai anunciar pacote de obras em Tuntum dia 20 de abril

Daniellle Tema, Flávio Dino e o prefeito de Tuntum e presidente da Famem, Cleomar Tema

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão-FAMEM, e prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, acompanhado da primeira-dama Daniela Tema, foi recebido em audiência pelo governadorFlávio Dino, ocasião em que o chefe do Executivo Estadual garantiu que vai está naquela cidade no próximo dia 20 de abril, para assinar ordem de serviço para asfaltamento dos povoados Belém e Marajá.

A solenidade vai ocorrer no Belém, no assentamento “Presidente Lula”, onde estão instaladas mais de 200 famílias. De acordo com Cleomar Tema, este é o maior assentamento do País, realizado através de um programa do Incra.

Pela sua grande densidade populacional, o Belém, já foi cogitado em diversas ocasiões, para ser transformado em município. Conforme o presidente da FAMEM, as ações do governador Flávio Dino ao longo do seu governo na cidade de Tuntum, estão contribuindo para o desenvolvimento do município.

“O governador Flávio Dino é um municipalista convicto e todo o seu trabalho confirma isso. Ele vem transformando o Maranhão, através de diversas ações que estão modificando o panorama dos municípios em todas as regiões do Estado”, acrescentou.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima