Em apoio a Daniella, lideranças de Amapá do Maranhão visitam Tema em São Luis

Cleomar Tema recebeu visita de lideranças de Amapá do Maranhão, que declararam apoio a Daniella

Lideranças políticas do município de Amapá do Maranhão, que estão apoiando o projeto político da pré-candidata a deputada estadual Daniella Tema (DEM), estiveram, na manhã desta sexta-feira (6), em São Luis, onde mantiveram contato com o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAME#M), Cleomar Tema, esposo da candidata.

O grupo estava composto pelo pároco da cidade, padre José Raimundo Pinheiro e pelos ex-vereadores Francisco de Abreu Moraes, o Eudes do Zuza e José Pereira da Silva Sobrinho, o Paraíba. No final do mês passado, Paraíba e Eudes coordenaram a 8ª Trilha Triloka, rally de motos, que contou com a presença de Daniella Tema.

Durante a conversa com Tema, os líderes políticos de Amapá do Maranhão fizeram uma avaliação do panorama político atual e chegaram à conclusão que Daniella Tema, a partir de janeiro do próximo ano, será ocupante de uma das 42 vagas do Legislativo Estadual.

Wellington vota a favor da criação do Centro de Ciências da Saúde na UEMASUL

Wellington lembrou que na primeira semana do seu mandato, em janeiro de 2015, apresentou projeto que previa a criação do curso em São Luís e em Imperatriz

Em defesa da educação e dos estudantes maranhenses, o deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) votou a favor do Projeto de Lei 147/2018, de autoria do Executivo, que cria o Centro de Ciências da Saúde na Universidade Estadual do Maranhão da Região Tocantina, incluindo-se, assim, o curso de Medicina. A criação do curso de Medicina foi uma solicitação do deputado Wellington desde o dia 10 de fevereiro de 2015, sendo um dos seus compromissos na campanha de 2014. A proposta inicial solicita também a implantação do mesmo curso no campus da Uema de São Luís.

“Em 2015, na primeira semana do meu mandato na Assembleia Legislativa, apresentamos a indicação 40/2015, em que solicitamos ao governador que apreciasse a possibilidade de implantar o curso em São Luís e em Imperatriz. Atualmente, a Uema dispõe somente de um campus que oferece o curso, ou seja, o de Caxias. Paralelo a isso, observa-se um dado preocupante, que é o baixo percentual de médicos por habitantes. Acreditamos que essa iniciativa fará a diferença na vida de milhares de maranhenses”, disse o professor e deputado.

Cézar Bombeiro pede ordenamento do trânsito da avenida Luiz Rocha com a rua Roma Velha

Cézar Bombeiro quer acabar com caos no trânsito e risco de acidentes em trecho da Avenida Luiz Rocha

É um verdadeiro desafio para o motorista que sai da avenida Newton Belo com destino ao prosseguimento para a rua Roma Velha, conseguir atravessar a avenida Luiz Rocha, com circulação de veículos em dois sentidos. Mesmo que o condutor pretenda seguir para o centro da cidade e o que vem da rua Roma Velha queira prosseguir para a avenida dos Franceses, os dois terão dificuldades idênticas, diante do tráfego intenso da avenida Luiz Rocha nos dois sentidos.

Outro complicador para um condutor de veículo, está no impedimento do acesso rápido a avenida IV Centenário, pela rua Roma Velha. O vereador Cézar Bombeiro (PSD), convidado por moradores das imediações, foi verificar a realidade de perto e viu os riscos constantes de acidentes, principalmente com pessoas que não tiverem uma acentuada atenção.

No trecho entre o comércio Casa do Queijo e a entrada da rua Roma Velha, a pista é bem larga e proporciona maior velocidade e ultrapassagens nos dois sentidos da avenida Luiz Rocha, e logo em menos de 50 metros a pista fica totalmente estreita permitindo apenas a passagem de um veículo de cada sentido, e gerando pequenos engarrafamentos.

Cruzamento tem fluxo intenso de veículos e pedestres e sinalização precária, o que aumento o perigo de acidentes

A verdade é que o problema também afeta pedestres, com registros de vários acidentes com vítimas e colisões de veículos. Buscando uma alternativa para contribuir com a melhora dessa situação, o vereador Cézar Bombeiro terá o seu requerimento aprovado pela Câmara Municipal encaminhado para a (SMTT) Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, a quem caberá a responsabilidade de solucionar o problema.

Na sua proposição, Cézar Bombeiro solicita que a SMTT “faça a instalação de um semáforo ou qualquer outro instrumento de sinalização cabível na área, já que se trata de uma das vias para o acesso à Avenida IV Centenário”. Desse modo, acredita ele está procurando “evitar uma grande confusão no trânsito causada pela falta de uma sinalização adequada e que pode acarretar vítimas fatais e não fatais, além de outros danos materiais provenientes da colisão de veículos”, finaliza.

Trecho com placa da Prefeitura de São Luís que recomenda limpeza tem lixo e até urubus

Urubus se alimentam de lixo orgânico em trecho da Avenida Ferreira Gullar sinalizado com placa que recomenda que o local seja mantido limpo

A campanha realizada pela Prefeitura de São Luís para conscientizar a população sobre a importância para a saúde pública e o meio ambiente parece não ter surtido efeito algum, pelo menos para quem mora às margens da Avenida Ferreira Gullar, que percorre os bairros São Francisco e Ilhinha.

Em um trecho da via sinalizado com uma placa que recomenda aos moradores que não descartem lixo no local o que mais se vê é sujeira. Garrafas plásticas e de vidro, entulho, pedaços de isopor e outros resíduos se misturam a a frutas podres e restos de carne animal.

O lixo orgânico atrai bandos de urubus para o trecho, exalando mau cheiro e produzindo uma cena só vista em região do planeta com grau inferior de civilidade.

Diante da falta de consciência do povo para o descarte adequado do lixo, a conclusão a que se chega é que a campanha representou apenas gasto extra para os cofres municipais, sem o retorno esperado.

Idealizado pelo vereador Marquinhos, Instituto Viva Bem Mais incentiva boa forma com aulas de zumba

Dezenas de mulheres participal de aulas de zumba no Espaço Viva Bem Mais

O Instituto Viva Bem Mais, idealizado pelo vereador Antônio Marcos Silva, o Marquinhos, oferece aulas de zumba à comunidade em seu espaço, no bairro Divineia. Esta semana, dezenas de pessoas do pólo Turu interessadas em adquirir boa forma participaram da segunda aula da modalidade, em ambiente apropriado e sob a supervisão de profissionais especializados.

Satisfeito com a boa receptividade popular à sua iniciativa, Marquinhos não escondeu seu contentamento em postagem em rede social.

“Foi assim, desse jeito, com esse cenário lindo e um monte de gente sedenta para entrar em forma e cheia de energia”, escreveu o vereador, que recebeu diversos elogios de internautas, muitos dispostos a ingressar nas aulas.

Wellington debate Plano de Preservação e Recuperação das Nascentes dos Rios no Maranhão

Para Wellington, o evento revelou a preocupação com as futuras gerações

O deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) participou, na manhã dessa quinta-feira (5), de um debate, no auditório da Fiema, onde apresentou um diagnóstico, elaborado pela Companhia de Desenvolvimento das Bacias do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF), para a etapa inicial de recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru.

No evento, uma iniciativa do senador Roberto Rocha (PSDB) e que contou com a presença do deputado federal Waldir Maranhão, discutiu o Plano de Preservação e Recuperação das Nascentes e o Estudo Socioambiental Estratégico de Suporte à Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru, realizado por especialistas do corpo técnico da Codevasf.

Participantes debateram o Plano de Preservação e Recuperação das Nascentes e o Estudo Socioambiental Estratégico de Suporte à Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru

Para o deputado, o evento revelou a preocupação com as futuras gerações. “Discutir o plano de preservação e recuperação das nascentes dos rios no Maranhão é garantir um futuro melhor para as futuras gerações. Sabemos do potencial dos rios maranhenses e, também, que é nossa obrigação preservar e lutar pela recuperação de suas nascentes”, disse Wellington.

Câmara aprova projeto que amplia horário dos postos da bilhetagem eletrônica em São Luís

Projeto de Raimundo Penha também estabelece um prazo máximo de 15 minutos de espera nas filas

De autoria do vereador Raimundo Penha (PDT), o projeto de lei nº 155/17 já foi aprovado pela Câmara Municipal de São Luís e seguirá, em breve, para sanção do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

A proposta amplia os horários de funcionamento dos postos que comercializam passagens do Sistema de Transporte Coletivo da capital, através de créditos eletrônicos da chamada Bilhetagem Automática.

Presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Casa, Raimundo Penha, após conversas com usuários e inspeções em alguns postos de venda, dentre eles os Terminais da Integração da Cohama e Cohab, constatou que a comercialização, tanto dos créditos estudantis, quanto do vale-transporte, é feita das 8h às 17h, sendo que em alguns casos excepcionais o trabalho é prolongado até às 19h.

O parlamentar verificou, ainda, a existências de filas muito grandes para a aquisição do benefício, — principalmente no chamado horário de pico — o que penaliza estudantes e trabalhadores, por exemplo.
O projeto do pedetista visa objetiva, justamente, otimizar o atendimento e beneficiar todos os usuários do sistema.

De acordo com ele, no Terminal do Distrito Industrial, nos dias úteis, a comercialização será feita no horário das 7h às 17h.
Nos Terminais da Praia Grande, Cohama/Vinhais, Cohab/Cohatrac e São Cristóvão a venda será feita, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 20h.

Nos postos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) o atendimento ocorrerá das 9h às 19h, também nos dias úteis.

“Avaliamos que estender o atendimento até às 20h beneficiará estudantes e trabalhadores que não precisarão faltar serviço ou aula para comprar os creditos”Destcacou Penha.

O projeto de Raimundo Penha também estabelece um prazo máximo de 15 minutos de espera nas filas.
Vale destacar que a venda do vale-transporte e dos créditos eletrônicos são de responsabilidade do Sindicato das Empresas de Transportes (SET).
Também é importante ressaltar que o usuário, ao fazer a recarga com os créditos eletrônicos, está antecipando uma compra, pagando por um serviço que ele utilizará posteriormente.

“Aproveito para agradecer todos os colegas vereadores que votaram este importante projeto para a Cidade de São Luís” finalizou Penha.

Arraial Energia do São João começa nesta sexta-feira no Ceprama

O Arraial Energia do São João, patrocinado pela Cemar via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, acontecerá no Ceprama pelo segundo ano consecutivo nos finais de semana de julho (6 a 22 de julho), com entrada gratuita, a partir das 19h.

Além disso, o Arraial contará com:

-Espaço Cemar: com ações educativas e entrega de brindes;

-Aquário de Transmissão ao vivo; para as redes sociais da Cemar

-Corredor de Artesanatos: várias opções de artesanatos maranhenses;

-Corredor de Comidas Típicas com barracas de muitas opções de comida regional;

-Expresso Energia Do São João: Van que fará o traslado dos turistas do hotel para o evento;

– Espaço Kids: com brinquedos infláveis e pula-pula para a criançada;

-Foods Trucks: Com uma diversidade de comidas e bebidas;

-Espaço Saúde: em parceria com a Prefeitura De São Luís, com testes de saúde (HIV, Hepatite);

-Ações Vitalmed: aferição de pressão e glicemia;

Confira a programação deste primeiro fim de semana:

Roseana, Lobão e Sarney Filho encerram mais uma caravana com festa em Timon e Caxias

Roseana foi parabenizada por feitos na cultura e pregou desenvolvimento; Lobão lembrou expansão da energia elétrica no Maranhão por meio do Luz para Todos, programa que executou quando ministro das Minhas e Energia; Sarney Filho enfatizou as causa ambientais e o crescimento sustentável

Roseana e Lobão foram recepcionados em Caxias pela ex-prefeita Márcia Marinho e o vice-prefeito e pré-candidato a deputado federal Paulo Marinho Júnior

A pré-candidata ao governo Roseana Sarney (MDB) juntamente com o senador Edison Lobão (MDB), senador suplente Lobão Filho (MDB), o deputado federal Sarney Filho (PV) e comitiva foram recebidos com festa e apresentações culturais nos últimos municípios. Agradeceram todo o carinho e o respeito do povo maranhense nesta quinta-feira (05).

Em Timon e Caxias, houve apresentações de bumba meu boi, cacuriá, capoeira, dança portuguesa, em clima de muita animação, relembrando todos os feitos de Roseana em prol da cultura maranhense, em todo o estado. A ex-governadora admitiu ter se sentido mais maranhense ainda e declarou que sua volta é necessária para que o Maranhão volte a crescer.

Como de costuma nos atos políticos que lidera Maranhão afora, Roseana faz selfie no palanque com aliados e com o povo ao fundo

“Esta viagem me deu forças para continuar a nossa caminhada em prol do desenvolvimento do nosso estado”. E complementou: “eu nasci aqui, eu sou daqui, já governei aqui, minha família é daqui, sou do meu povo, o povo maranhense é a minha família também. E estou aqui novamente para cuidar do nosso estado”, afirmou Roseana.

Para Lobão, que atualmente ocupa a presidência da Comissão Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a mais importante do Congresso Nacional, a responsabilidade de trabalhar para o povo tem sido sua trajetória de vida.
“E sou hoje, o senador que tem o maior número de mandatos no Brasil, quatro mandatos, trinta e dois anos de experiência. Que posso agora mais uma vez afirmar meu compromisso com todos vocês, afinal de contas o povo que assim me fez”, afirmou Lobão.

Energia

Roseana, Sarney Filho, Lobão e o deputado estadual Edilázio Júnior em Timon com a ex-prefeita e atual vereadora Socorro Waquim

Muito entusiasmado e confiante que o Maranhão vai voltar a se desenvolver, Lobão Filho relembrou um marco na história do Estado. A energia colocada nas casas dos maranhenses quando seu pai foi Ministro de Minas e Energia na época do presidente Lula.

“Agradeço todo o carinho e reconhecimento pelos nossos trabalhos prestados a todos os maranhenses, a energia que muitos não tinham acesso virou uma realidade não só para que mais de um milhão e meio de pessoas tivessem eletrodomésticos nas residências, mas também para a implantação termoelétricas e o impulso do trabalho no campo”, ressaltou Lobão Filho.

Comitiva liderada por Roseana foi recepcionada por grupo de vereadores em Timon

Ex-ministro do Meio Ambiente, o deputado federal Sarney Filho, também pré-candidato ao Senado, tem nas causas ambientais em todo o Maranhão sua mola propulsora para a contribuição de uma renovação sustentável no planeta. Ele reafirmou que não existem inimigos em sua vida e sim adversários políticos, de forma respeitosa e amigável.

“A minha causa é a causa da natureza, do meio ambiente, do respeito às futuras gerações. E sempre que pude, ajudei a todos os municípios, por meio de emendas em todos os meus mandatos. Acima dos partidos e das ideologias está o bem estar das pessoas. Política se faz de forma respeitosa e para o povo”, ressaltou Sarney Filho.

A comitiva e lideranças locais reiteraram o compromisso e o respeito que o povo maranhense merece, tendo a certeza de que o Maranhão voltará a se desenvolver, de forma sustentável.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima