Paulo Marinho Júnior destaca avanços de Caxias na contramão da crise econômica

Para o vice-prefeito, a crise nacional existe, porém alguns municípios têm se destacado na contramão dos prejuízos e, entre eles, Caxias

Vice avaliou que a saúde de Caxias tem sido novamente exemplo e referência para as demais cidades maranhenses

Em entrevista à Rádio Mirante AM, de São Luís, o vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Júnior, debateu e pontuou avanços em diversos setores como saúde, educação e infraestrutura da quarta maior cidade do estado. Marinho Júnior é também pré-candidato a deputado federal no pleito deste ano.

Para o vice-prefeito, a crise nacional existe e é grande, porém alguns municípios têm se destacado na contramão dos prejuízos e, entre eles, a cidade de Caxias.

“Este salto de qualidade só é possível quando se privilegia o interesse público. A crise afeta muito mais as cidades que priorizam a política partidária ao invés das políticas públicas”, ressaltou Paulo Marinho Júnior.

Ele avalia ainda que a saúde de Caxias tem sido novamente exemplo e referência para as demais cidades maranhenses. “Caxias é pioneira em saúde preventiva, ainda na década de 90, com a vinda dos médicos cubanos. Na nossa gestão, estamos mantendo o foco na saúde preventiva”, disse.

Na análise de Paulo Marinho Júnior, Caxias tem ainda como destaque os avanços bem distribuídos nas secretarias por “não haver loteamento de cargos”, isto é, “só assume determinada pasta aquele com o devido conhecimento para desempenhar sua função”, pontuou.

Deputado Wellington denuncia ao MP agressão a idosa de 81 anos em Cachoeira Grande

Wellington quer punição a autor da crueldade contra o idoso

O deputado estadual Wellington do Curso, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, utilizou a tribuna, na tarde dessa segunda-feira(9), para denunciar agressões sofridas pela senhora Isidoria Marques, de 81 anos, que foi agredida em sua própria residência. Dona Isidoria, que é cardíaca, diabética e hipertensa, retornava da UPA de Morros quando teve sua residência invadida e foi agredida.

As denúncias foram encaminhadas ao deputado Wellington por meio de moradores da cidade de Cachoeira Grande que ficaram consternados com a situação. Para o deputado Wellington, providências devem ser adotadas a fim de proteger a idosa e sua família que está sofrendo ameaças veladas, numa clara tentativa de intimidação.

“Não podemos admitir que casos de violência contra a mulher continuem ocorrendo e que uma idosa tenha seu domicílio violado e seja duramente agredida. Nós recebemos essa denúncia e estamos tomando as devidas providências, inclusive já acionamos o Ministério Público, por meio da Promotoria do Idoso.”, afirmou o parlamentar.

“É um marco histórico para Educação de Pedreiras”, disse Zé Inácio durante Audiência para implantação do curso de Direit

Indicação de Zé Inácio é uma luta da juventude do município do Santuário São Benedito para a democratização do ensino superior

Por iniciativa do Deputado Estadual Zé Inácio (PT) foi realizada nesta terça-feira 09/07, Audiência Pública para discutir a implantação do curso de Direito no município de Pedreiras, realizada no Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

A indicação do parlamentar é uma luta da juventude do município do Santuário São Benedito para a democratização do ensino superior, e para que os jovens da região do Médio Mearim, que atende os municípios de Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Poção de Pedras, Joselândia, São Roberto, Peritoró, Esperantinópolis, Bernardo do Mearim, Lima Campos, possam ter uma graduação em bacharelado na área jurídica.

Os alunos do município de Pedreiras, que cursam direito em outras localidades mais próximas enfrentam diariamente mais de 100 km de distância de suas residências, e isso implica os riscos do trajeto, alto custo com transporte, além do cansaço físico e mental do trajeto, para que consigam estudar e frequentar a faculdade.

“Estamos comprometidos juntamente com a UEMA para que o sonho destes estudantes seja concretizado e os encaminhamentos sejam efetivados, oportunizando formação profissional e o desenvolvimento da região do Médio Mearim”, disse Zé Inácio.

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Costa, explicou que para a implantação do curso são necessários os seguintes requisitos: corpo docente qualificado, infraestrutura, projeto pedagógico planejado. “Essa audiência estar iniciando para reparar a história, onde alguns anos atrás alunos prestaram vestibular em Pedreiras, mas tiveram que cursar em São Luís. Agora esta implantação terá um projeto de execução a fim de que os alunos tenham suas expectativas asseguradas junto ao que a instituição de ensino possa oferecer”, disse.

Atualmente a UEMA de Pedreiras conta com nove cursos e serão implantados mais dois ainda este ano. A Universidade Estadual possui a melhor nota no Enade do curso de direito no Maranhão, e é o 14° curso no ranking em nível nacional.

A audiência definiu os seguintes encaminhamentos: formação de uma comissão pela reitoria responsável pela aprovação do curso no âmbito da UEMA e também para acompanhar o trâmite pela aprovação no Conselho Estadual de Educação e na Ordem dos Advogados-OAB até a implantação, articulação junto à Prefeitura de Pedreiras para aquisição do terreno, que está em processo de doado à instituição, e por último a gestão junto ao Governo do Estado para garantir o orçamento para construção do Campi definitivo da Universidade.

Participaram da Audiência Pública o Magnífico Reitor da UEMA, professor Gustavo Costa, Marcelo de Carvalho (chefe do Departamento de Direito, Economia e Contabilidade da UEMA), Ernesto Basílio (Assessor Especial do Prefeito de Pedreiras), Júnior Menezes (representando a juventude do município), Carmen Lúcia (Diretora da UEMA Pedreiras), Ceiça Feitosa (vereadora do município representante a Câmara Municipal), entre outras autoridades e a sociedade civil organizada.

Por que só no Maranhão o PCdoB ganha eleição?

Flávio Dino empossa seu mais poderoso secretário, Márcio Jerry, que agora mira vaga na Câmara Federal

Primeiro governador eleito pelo PCdoB em toda a história política do Brasil. Assim o ex-juiz federal Flávio Dino teve destacada a sua vitória no pleito de 2014, em nível nacional. Pois é, foi um grande feito para a sigla comunista, destacado por analistas, mas ignorado por grande parte dos eleitores, muitos dos quais declaradamente arrependidos de terem escolhido o modelo de governo personificado por Dino, Márcio Jerry e asseclas.

Mas, alguém já parou para pensar por que só os maranhenses foram convencidos de que o projeto de poder comunista era a melhor opção, enquanto eleitores de outros estados repudiaram com veemência o mesmo discurso? O feito inédito de Flávio Dino de ter sido eleito governador deve continuar inédito após a eleição deste ano, tamanha a repulsa que os ideais do seu partido despertam país afora.

Baseado em aumento de impostos, concentração de poder no Estado e em atos de perseguição a adversários, o modo de governar adotado por Flávio Dino não se repete em nenhuma outra unidade da federação brasileira. Em nenhum outro lugar do Brasil se vê tanta opressão política e massacre da máquina estatal aos cidadãos, inclusive com confisco de bens particulares. Não é exagero nenhum afirmar que o povo maranhense é o mais oprimido pelo governante que elegeu.

Ao ensaiar uma possível candidatura presidencial, aproveitando o vácuo momentâneo causado pela derrocada petista, o comunista sentiu o quanto o seu partido é rejeitado, até mesmo por setores da esquerda. As manifestações contrárias ao ousado projeto acabou desencorajando outras investidas do governador no plano político nacional.

O nome de Flávio Dino não só não empolgou, como foi alvo de duras críticas, que ele recebeu em silêncio e com resignação. Postura bem diferente de suas reações quando confrontado em sua terra natal, sobretudo pela imprensa, quase sempre alvo de processos judiciais por calúnia, injúria e difamação.

A pergunta merece ser refeita. Por que nenhum outro estado do país elegeu um governante filiado à sigla comunista? Será que só os maranhenses caíram no canto da sereia, ou melhor, se deixaram seduzir pelo discurso que prometia igualdade e justiça social, que em três anos e meio se revelou um engodo?

Com bem colocou um comentarista do blog: “Acorde, povo do Maranhão, PC do B não ganha eleição em lugar nenhum. Só no Maranhão que esse partido ‘escroto’ consegue algo e vejam no que dá, fora comunismo”. A frase nada mais é do que a manifestação de repulsa de um dos milhões de cidadãos que já não suportam viver sob o jugo comunista”.

É difícil acreditar por que, apesar de tantos predicados negativos, o projeto de poder do PCdoB vingou no Maranhão. Foi uma escolha que revelou-se equivocada, para desgosto do povo, inclusive dos eleitores que apostaram no comunismo como redentor e agente da tão esperada mudança e agora se arrependem do voto.

As credenciais de Nonato Chocolate para comandar a Semapa

Chocolate: competência e sensibilidade no fomento à produção

Sociólogo, mestre em Educação e professor concursado do Colégio Universitário (Colun), vinculado à Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Raimundo Nonato Silva Júnior ‘Chocolate’ reúne as melhores credenciais possíveis para exercer com competência o cargo de secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento. Com vastas experiência em gestão pública, já ocupou postos importantes em órgão de governo, sempre prestando valorosa contribuição à sociedade.

Militante político e do movimento negro, Chocolate tem a sensibilidade que se espera de um gestor cuja missão é assistir as populações que dependem do apoio técnico e de outros incentivos da sua pasta para aprimorar suas práticas de produção.

Habituado ao convívio com as classes populares, inclusive no ambiente rural, ele tem como meta otimizar as atividades sob sua alçada, estimulando agricultores e pescadores a obter não só o próprio sustento, mas também a abastecer o mercado, fomentando uma cadeia produtiva virtuosa para o trabalhador e para o próprio Município.

Currículo

Chocolate foi assessor de Planejamento da Secretaria de Estado de Igualdade Racial (SEIR), na gestão do falecido ex-governador Jackson Lago, quando integrou a equipe do ex-secretário João Francisco, também já morto. Exerceu, ainda, o cargo de sub-chefe da Casa Civil, atuando como assessor da Vice-Governadoria.

Na política partidária, disputou eleição para vereador, em 2008, na chapa do então candidato a prefeito Flávio Dino (PCdoB), e em 2016, apoiando a campanha vitoriosa de Edvaldo Holanda Júnior, então no PTC. Em 2010, concorreu ao mandato de deputado federal.

Destacado líder do Movimento Estudantil na UFMA, no final dos anos 90 e início dos anos 2000, o então acadêmico de Ciências Sociais foi Coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e ocupou todas as representações estudantis.

No campo profissional, já atuou em diferentes funções. Foi servidor da Cemar, época em que tornou-se dirigente sindical do Sindicato dos Urbanitários.  Também trabalhou na ONG Plan Internacional e estagiou na Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH).

Além de professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA, é dirigente do Movimento Docente e do Sindicato dos Sociólogos do Maranhão. Sempre engajado ao movimento negro, implantou a Fundação Cultural Palmares no Maranhão e coordenou o Projeto Casa Brasil, de estímulo à inclusão digital.

Exerce o terceiro mandato como secretário estadual de Combate ao Racismo do PT/MA e é membro da Direção Nacional (SNCR).

Lobão é recebido por lideranças em Imperatriz

Senador participou da abertura da 50ª Exposição Agropecuária de Imperatriz

Lobão faz discurso na abertura da 50ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp)

O senador Edison Lobão esteve em Imperatriz para a abertura da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), que este ano completa 50 anos de existência. Na ocasião, ele participou de solenidade de homenagens aos ex-presidentes do sindicato rural de Imperatriz e lembrou de como sempre ajudou o setor agropecuário maranhense.

“O setor agropecuário sempre foi muito importante para mim. Sempre fui um defensor deste setor, que é um dos motores do desenvolvimento do nosso estado. Quando fui governador, promovi o maior programa de reforma agrária do Brasil. Os trabalhadores rurais ganharam mais de 25 mil títulos de terra e mais de 360 mil ferramentas agrícolas, além de assistência técnica e crédito”, declarou Lobão.

Reunião

Edison Lobão dialoga com pecuaristas da Região Tocantina na abertura da 50ª Expoimp

Na manhã desta segunda-feira (9) o senador Edison Lobão foi recebido pelo ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, para café da manhã com lideranças políticas. O atual prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, e o ex-prefeito, Ildo Marques, também participaram do encontro.

Edison Lobão é recebido em café da manhã oferecido pelo ex-prefeito Sebastião Madeira

Durante a reunião, Lobão lembrou de tudo o que já realizou por Imperatriz e pelo Maranhão, como obras de pavimentação e subestação de energia. “Tenho defendido obstinadamente os interesses do Maranhão, viabilizando recursos e investimentos para o desenvolvimento econômico e social do estado”, afirmou o senador.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima