Marcial Lima cobrou melhoria da infraestrutura da BR-135
O vereador de São Luís e pré-candidato a deputado estadual Marcial Lima (PRTB) criticou duramente a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) por causa da ineficiência do órgão no que diz respeito a manter o bom estado de conservação da BR–135, única via de acesso terrestre à capital maranhense.
Assim, a BR-135, a principal via que liga cidades do interior do estado à capital maranhense, tem um trânsito contínuo e intenso.
Em consequência dessa luta, Marcial Lima já expôs o caso por diversas vezes usando a tribuna da Câmara Municipal de São Luis.
Enquanto isso, a péssima situação da rodovia continua colocando em risco a vida de todos os que a utilizam diuturnamente. “Tanto os turistas, quando os moradores de ambos os municípios são prejudicados”, denunciou.
“Até quando vamos ter que conviver com tanto descaso e tão pouca vergonha?”. indagou Marcial Lima.
Sâmara Braúna em visita a escritório de advocacia em busca de apoio para a sua candidatura a presidente da OAB
Mulheres têm garantido o espaço de 30% nas chapas nas eleições da Ordem dos Advogados do Brasil e suas seccionais. A medida foi aprovada em 2014, pelo Conselho Pleno da OAB como forma de reparar os anos de desigualdade contra as advogadas. As mulheres representam hoje, assim como os jovens advogados, quase metade dos inscritos na Ordem, mas não ocupam cargos de decisão, situação verificada na Seccional Maranhense.
É diante do desafio de fazer valer os direitos de todos os segmentos e promover a equidade de gêneros que a pré-candidata à presidência da OAB do Maranhão, Sâmara Braúna, tem levado aos advogados e advogadas inscritos na Seccional do estado momentos de reflexão em diálogos francos e assertivos sobre a situação. A advogada também tem declarado que é preciso que a categoria se una em prol do resgate da imagem e credibilidade da instituição, ambas fragilizadas diante do fraco desempenho da gestão que comanda a diretoria da OAB-MA atualmente.
Um dos primeiros locais visitados pela pré-candidata no dia 12/07 foi o escritório do Dr. Jânio Queiroz, localizado no Bairro do Renascença II. Sâmara Braúna foi bem recepcionada pelos colegas. “Nossa proposta representa a inclusão. Do jovem advogado, da mulher, do profissional mais experiente, “A OAB precisa ser mais democrática e dar mais ênfase na promoção da equidade de gênero” destacou.
Sâmara Braúna dialogou sobre anseios da classe com colega advogado
Após o diálogo, Dr. Jânio Queiroz e advogados do escritório manifestaram apoio às propostas defendidas por Sâmara Braúna. “Concordo com o que foi falado sobre a questão da mulher, dos jovens advogados e dos advogados maduros. Ela tem a nossa adesão”, declarou o advogado.
“Nossos colegas são formadores de opinião, por isso que temos condições de resgatar nossa Ordem. Temos que ver a Ordem como a gigante que ela é. A OAB somos nós, precisamos resgatar o estímulo, a autoestima e a credibilidade”, afirmou Sâmara Braúna.
Caminhão-pipa abastece o Palácio dos Leões com água em abundância, enquanto o povo pena em busca do líquido precioso
Após os sucessivos rompimentos da adutora do Sistema Italuís ocorridos esta semana, o Palácio dos Leões ficou na seca, literalmente. Um caminhão-pipa foi flagrado, nesta sexta-feira (13), abastecendo a sede administrativa do governo e residência oficial do governador, a mesma que Flávio Dino (PCdoB) negou que ocuparia para fins de moradia durante sua cerimônia de posse, em 1º de janeiro de 2015.
A imagem prova que, nem de longe, o governador, sua família e auxiliares que dão expediente no palácio sofreram a mesma calamidade enfrentada pelo povo desde o primeiro rompimento da adutora, na tarde da última terça-feira (10). Com o segundo vazamento na tubulação, na tarde de ontem (12), logo após a conclusão do reparo do problema inicial, a população de dezenas de bairros da Ilha de São Luís, estimada em 600 mil pessoas, passou a penar ainda mais.
Uma das cenas mais vistas nos últimos dias na Ilha foi a de homens, mulheres e até crianças carregando baldes, galões e outros recipientes com água para abastecer suas casas.
Já Flávio Dino e os seus, esses podem contar com todo o aparato e mordomia que o poder lhes garantem. Inclusive com reserva de água, comprada em abundância de empresas particulares, com dinheiro público.
Enquanto o povo é obrigado a caminhar longas distâncias e a gastar energia física até a exaustão para conseguir o precioso líquido, o governador comunista, seus entes queridos e subordinados mais próximos não precisam dar um passo sequer rumo à rua para ter seus aposentos abastecidos e satisfazer suas necessidades.
Apesar de toda a penúria causada pela seca, os cidadãos não terão direito de exigir ressarcimento em suas contas no final do mês. Quanto a Flávio Dino, o gasto extra será bancado, como sempre, pelo contribuinte, ou melhor, pelos eleitores que daqui a menos de três meses votarão nele, ou não.
Dando continuidade ao projeto Encontro Empresarial com pré-candidatos à Presidência da República”, a Associação Comercial do Maranhão (ACM), a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) recebem, nessa segunda-feira, dia 16h, às 19h30, no Hotel Grand São Luís (Praça Pedro II, nº 299, Centro), o presidenciável Ciro Gomes (PDT).
O evento oportunizará aos empresários um espaço de debate para sobre o cenário econômico e empresarial brasileiro.
Astro de Ogum almoçando com moradores da zona rural de São Luís
O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), deu inicio nesta quinta-feira (12), um dia após o inicio do recesso parlamentar relativo aos trabalhos do primeiro semestre deste ano, a uma incursão nas comunidades da capital maranhense. Trata-se da abertura de uma série de atos políticos que visam consolidar as pré-candidaturas de seus apoiadores na cidade.
Assessores e lideranças comunitárias acompanharam o chefe do legislativo, que começou o seu corpo a corpo, com um almoço na casa de Mariana Rodrigues, uma importante liderança do bairro Calebe, na zona rural de São Luís.
Astro explicou que vai percorrer as comunidades para começar a construir, junto à sociedade, solicitações de ações que serão apresentadas aos pré-candidatos no período da campanha eleitoral, para contemplar planos de governo ou propostas de campanha.
Gratidão
“Gostaria de agradecer as minhas amigas Mariana e Renata, que me convidaram para um almoço aqui na comunidade do Calebe. Esse convite já havia sido feito desde o início do ano, mas esperei a chegada do recesso parlamentar relativo aos trabalhos do primeiro semestre deste ano, para poder cumprir essa de muitas outras agendas”, declarou.
Vereador Astro de Ogum em momento de carinho com moradora da zona rural
Considerado um dos líderes políticos da capital, Astro de Ogum vem sendo bastante assediado por populares. Na zona rural não foi diferente. Quando o parlamentar chegou ao local de compromisso, foi tietado por jovens, crianças e moradores da comunidade. Em todas as ocasiões, Astro foi cercado para tirar fotos e ouviu elogios por sua gestão na Câmara de São Luís.
Mariana Rodrigues, secretária de finanças da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar-Fetraf/MA, que mora na comunidade Cabele, destacou a visita do Astro e falou que o parlamentar é um dos mais presentes na zona rural, sempre lutando para resolver as dificuldades que os moradores da região têm enfrentado.
“Já tem uns três anos que conheço o Astro [de Ogum], mas já o conhecia de nome pelas ações dele na zona rural. Sempre que termina uma campanha, os políticos somem, mas o vereador Astro é um dos mais presentes na zona rural, sempre lutando para resolver as dificuldades que os moradores da região têm enfrentado”, declarou.
Astro de Ogum recebe o carinho de crianças na vista que fez à zona rural
Para o agricultor Antônio Carlos Gamboa, a visita do presidente da Câmara foi de grande importância para discutir várias demandas em favor da agricultura familiar na capital e serviu para fortalecer ainda mais as políticas públicas que foram tratadas.
“O vereador Astro é um dos mais presentes nas comunidades da zona rural. O encontro de hoje serviu só para reforçar mais ainda o que todos nós já sabemos. Eu o conheci recentemente, mas minha mãe sempre o apoiou. Não tenho nada do que reclamar, quero apenas agradecê-lo pelo apoio aos agricultores e à zona rural”, disse.
Depois do almoço, Astro se reuniu com alguns moradores e seguiu para outros compromissos na capital maranhense. Além do Calebe, o chefe do legislativo também visitará outras comunidades, antes da retomada das atividades parlamentares no próximo dia 2 de agosto.
A paixão por cuidar das pessoas faz parte da história construída pelo Hapvida há 25 anos. Uma jornada com a conquista de grandes números, sempre com a atenção aos pequenos detalhes. Em 12 de julho de 1993, o médico Candido Pinheiro começou um caminho pela democratização da medicina no Brasil com a criação da operadora Hapvida. Imbuído de um forte sentimento social, aliado a visão empreendedora e uma ótima formação em saúde, Dr. Candido como é conhecido, iniciou uma trajetória que percorreu diversas regiões do país e, até hoje, se compromete em levar mais qualidade de vida para a população brasileira.
Atualmente, o Hapvida está posicionado como uma das maiores operadoras de saúde e odontologia do Brasil e a maior do Norte/Nordeste, com mais de 3,8 milhões de beneficiários em todo o território nacional. A rede própria conta com 25 hospitais, 19 prontos atendimentos, 74 hapclínicas e 83 centros de diagnóstico por imagem (Vida&Imagem) e coleta laboratorial.
Em São Luís, a operadora conta com um hospital – o Guarás – equipado com o que há de mais moderno em suporte avançado para atendimento de urgência, emergência e realização de cirurgias. Além disso, são mais 3 Hapclínicas – São Luís (Cajazeiras), Távola (Areinha) e Cohab, onde os beneficiários da operadora, com conforto, são atendidos por profissionais das mais diversas áreas da saúde, incluindo Psicologia, Nutrição e Terapia Ocupacional. Na capital maranhense, a rede conta, ainda, com laboratórios e unidades de diagnóstico por imagem (Vida e Imagem).
Hapvida +Odonto
Em 2009, foi criado o Hapvida +Odonto, segmento odontológico da operadora, que possui hoje uma vasta rede de clínicas e profissionais credenciados, em todo o território nacional, e mais de 1,5 milhão de beneficiários.
Haptech
Sempre em busca de inovação para melhor atender seus clientes, o Hapvida está constantemente investindo em tecnologia, seja no que diz respeito à infraestrutura, seja em capacitação de pessoal. Nesse sentido, em 2002, nasceu o Haptech, empresa do sistema Hapvida.
O Haptech oferece um completo pacote de soluções em gestão para planos de saúde e autogestão, com serviços que contemplam o gerenciamento de toda a operação, desde o cadastro dos usuários e prestadores, promovendo um ganho de escala e qualidade, maior poder de negociação e redução de custos assistenciais.
Edivaldo resolveu antecipar o calendário de vencimentos para o dia 20
Mesmo com uma queda progressiva dos repasses federais, resultado da crise generalizada em que vive o país, o prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) anunciou nesta quinta-feira (12) que adiantará a primeira parcela do 13º salário para o dia 20 deste mês, próxima sexta-feira. Com gestão equilibrada e planejada, São Luís vai na contramão de capitais como o Rio de Janeiro, que anunciou que não conseguirá antecipar o valor para os seus servidores municipais.
Em São Luís, o pagamento do benefício poderia ser feito de maneira integral apenas no fim do ano, mas o prefeito Edivaldo resolveu antecipar o calendário de vencimentos para o dia 20, demonstrando mais uma vez o seu compromisso com o servidor público municipal, uma das marcas da sua gestão.
Crise
Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a folha de pagamento de pessoal é uma das maiores dificuldades das administrações municipais. De acordo com levantamento, 51% das cidades brasileiras têm dificuldades de pagar os servidores públicos, que com os atrasos deixam as prefeituras com débitos milionários.
Por causa das quedas progressivas de receita, inclusive com uma projeção de 40% a menos no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de junho – queda expressiva similar a que ocorreu no mês de março -, manter as contas em dia tem sido a cada mês tarefa mais difícil, fato pelo qual muitas cidades não conseguirão adiantar a primeira parcela do 13º salário, como é o caso do Rio de Janeiro (RJ). Algumas, em estado mais agravado, estão com os salários regulares atrasados.
Apesar de ser uma obrigação da administração pública manter as suas contas em dia, são destacáveis os gestores que têm conseguido destoar suas cidades do cenário de crise que se enfrenta nacionalmente. Na capital maranhense, a gestão Edivaldo está conseguindo não apenas honrar os compromissos salariais como também adiantar o pagamento, contribuindo para que a economia da cidade permaneça aquecida e em curva ascendente.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
A Força-Tarefa Previdenciária, integrada pela Secretaria de Previdência, Polícia Federal e Ministério Público Federal, com a finalidade de reprimir crimes previdenciários, deflagrou, na manhã desta sexta-feira, dia 13 de julho de 2018, nas cidades de São Luís/MA, São José de Ribamar/MA, Fortaleza/CE e Caucaia/CE, a Operação HEFESTO.
As investigações, iniciadas no ano de 2013, a partir de levantamentos realizados pela Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (COINP) da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, levaram à identificação de um esquema criminoso responsável pela inserção extemporânea de vínculos trabalhistas fictícios no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Essas informações eram transmitidas via sistema “SEFIP/Conectividade Social” – Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP), servindo de base para a concessão de benefícios de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez, cujas patologias apresentadas são aquelas relativas a transtornos mentais e comportamentais.
O esquema criminoso contava com a participação de um advogado, este também sócio de duas empresas utilizadas nas fraudes, de uma técnica em contabilidade, de duas assistentes sociais e de diversos outros agenciadores e intermediários.
Prisões, buscas e apreensões
A Polícia Federal cumpriu 17 (dezessete) Mandados Judiciais, sendo 02 (dois) de prisão preventiva e 15 (quinze) de busca e apreensão. Dentre os Mandados Judiciais consta, ainda, a previsão de arresto de bens e de veículos em nome dos investigados, além da determinação para que o INSS suspenda/bloqueie o pagamento de 37 (trinta e sete) benefícios que ainda se encontram ativos.
A operação contou com a participação de 82 (oitenta de dois) policiais federais e de 01 (um) servidor da Inteligência Previdenciária (COINP).
O prejuízo inicialmente identificado com a concessão de 127 (cento e vinte e sete) benefícios fraudulentos aproxima-se de R$ 13,6 milhões. O valor do prejuízo evitado com a consequente suspensão dos benefícios ativos, levando-se em consideração a expectativa de vida média da população brasileira, é de aproximadamente R$ 28 milhões.
Os envolvidos foram indiciados pelos crimes de estelionato previdenciário e associação criminosa, cujas penas máximas acumuladas podem chegar a nove anos e oito meses de prisão, sendo que um dos investigados também foi indiciado pelo crime de falsificação de documento público para fins previdenciários.
O nome da Operação é uma alusão ao deus grego do trabalho, que segundo os relatos, tinha grande capacidade de criação. Trata-se de uma referência a tipologia da fraude perpetrada: vínculos empregatícios fictícios.
Comentários