Wellington alertou que no Maranhão há expressiva quantidade de municípios que não alcançaram a cobertura vacinal
De acordo com o Ministério da Saúde, o Maranhão tem a segunda pior cobertura vacinal contra a poliomielite do país, já que dos 312 município que não atingiram nem 50% de cobertura, 31 são cidades maranhenses. Foi esse cenário de alto risco que o deputado estadual Wellington do Curso citou ao cobrar do governo do estado, por meio da Secretaria de Saúde, forneça as vacinas que combatam a doença.
“O índice alerta para um alto risco e, infelizmente, aqui no Maranhão há uma significativa quantidade de municípios que não alcançaram essa cobertura. Além disso, vários municípios apresentam uma taxa abaixo de 50%, o que eleva muito o risco de ocorrência da doença se esse vírus chegar a circular. Por essa razão, em caráter de urgência, solicitamos ao Governador que forneça a vacina contra a poliomielite, que é o que torna a criança protegida contra o vírus que se aloja no intestino e provoca a paralisia dos membros inferiores”, disse o deputado Wellington.
Como encaminhamento do pronunciamento, o deputado Wellington protocolou ofício no Ministério Público Federal para que o órgão notifique as prefeituras que não cumpriram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Caso as Prefeituras insistam em descumprir a determinação, poder-se-á ajuizar Ação de Improbidade Administrativa.
O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, o Ipespe, divulgou nesta sexta-feira (13) uma pesquisa com a intenção de votos dos pré-candidatos à presidência da República. A pesquisa foi encomendada pela XP Investimentos e foi realizada entre os dias 9 e 11 de julho.
Em um dos cenários analisados, o pré-candidato à presidência pelo MDB, Henrique Meirelles, mostra evolução na intenção de voto dos eleitores. Em pesquisa também realizada pelo Ipespe, Meirelles aparecia com 1% da preferência dos eleitores na última semana de junho. A última pesquisa, divulgada instituto na última sexta-feira (13), indicou que Meirelles foi citado por 3% dos entrevistados. A evolução nos números traz ânimo aos seus colegas de partido. Na opinião do deputado Lelo Coimbra, do MDB do Espírito Santo, Meirelles está dando segurança ao seu partido como pré-candidato à presidente.
Pré-candidato do MDP à Presidência da República, Henrique Meirelles é um executivo da área financeira com sólida carreira internacional e é considerado uma figura respeitada no ambiente financeiro brasileiro
“Acho que ele cresce. Ele vai se tornando, lentamente, vai dando lentamente segurança ao partido quanto ao seu nome. Acredito que partidariamente ele tenha a aderência necessária para ser o candidato escolhido no dia dois de agosto, que é o dia da nossa convenção”.
Segundo a pesquisa divulgada pelo Ipespe, na última eleição, 51% dos entrevistados definiram os seus votos para presidente após o início do período de campanhas no rádio e na televisão. Apenas 39% dos eleitores afirmaram ter escolhido seus candidatos antes disto. Vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Darcísio Perondi, do MDB gaúcho, acredita que a situação pode se repetir e fazer com que o número de eleitores de Meirelles aumente após o período de campanha nos veículos de comunicação.
“As pesquisas começam a sinalizar. Ele já está em torno de três a cinco porcento. E quando a televisão vai conhecê-lo, vai ver que tem um homem preparado, um homem simples, um homem que estudou em escola pública, que venceu com as suas próprias forças, que acredita no país”.
Segundo Perondi, Meirelles se destaca entre os pré-candidatos por não ser um candidato extremista. Na opinião do parlamentar, o Brasil necessita, nesse momento, de um candidato que não seja radical. “E vai ser um candidato do meio. O Brasil precisa de um candidato com uma virtude média, não a esquerda radical, que vai desfazer tudo o que nós fizemos na reconstrução do país em dois anos, e nem da direita radical despreparada. É preciso um candidato do meio e ele o é”.
Por outro lado, o deputado Lelo Coimbra destaca a disciplina de Meirelles em seus discursos.
“O candidato Meirelles é, neste momento, o que mais disciplina têm tido no seu discurso em relação aos desafios brasileiros. Não tem, nesse período, nenhum tipo de envolvimento com conflitos, no bate-boca que alguns candidatos têm se envolvido”.
Henrique Meirelles é um executivo da área financeira com sólida carreira internacional e é considerado uma figura respeitada no ambiente financeiro brasileiro. Ele foi ex-Ministro da Fazenda e ocupou o cargo de presidente do Banco Central do Brasil de 2003 a 2011.
Vereador Cézar Bombeiro defende transparência sobre dados referentes à aplicação e arrecadação com multas de trânsito na capital
A Câmara Municipal de São Luís aprovou o Projeto de Lei 157/2017, de autoria do vereador Cézar Bombeiro (PSD), que torna obrigatória a publicação no site oficial da Prefeitura de São Luís, mensalmente, demonstrativos de arrecadação e destinação dos recursos decorrentes da aplicação de multas de trânsito, oriundas do Sistema de Fiscalização e Controle da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).
A lei especifica informações sobre o número total de infrações de trânsito aplicadas pela SMTT, por meio de radares, agentes de trânsito, lombadas e outras pertinentes e de competência do Município.
Também está estabelecido que nos demonstrativos deverão conter informações pertinentes ao custeio da gestão do trânsito, aplicação de melhorias na sinalização, fiscalização, engenharia de trafego e de campo, assim como campanhas educativas.
O vereador Cézar Bombeiro diz que a SMTT deverá ter a responsabilidade de divulgar relatórios periódicos e pormenorizados sobre os acidentes de trânsito na cidade, com observação para a quantidade, frequência e locais que apresentem maior incidência de acidentes e o que está sendo realizado para reduzir ou sanar os problemas.
O projeto de lei foi encaminhado ao prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT), que terá a responsabilidade de sanciona-lo.
Comentários