LUís Vannucci com a candidata a governadora da sua coligação, Maura Jorge, durante a convenção partidária
Foi homologada, neste sábado (4), durante a convenção da ex-prefeita Maura Jorge na disputa pelo governo do Estado, a candidatura do advogado e ex-assessor do Ministério do Turismo, Luís Vannucci (PSL), a deputado federal.
Cotado como um dos candidatos revelação desta eleição, Vannucci vem conquistando a cada dia o apoio de jovens e lideranças por todo o Maranhão, além de ter se destacado na mídia como o pré-candidato que mais concedeu entrevistas a emissoras de rádio e TV em mais de 30 cidades de diversas regiões do Estado.
Apoiadores de Luís Vannucci reafirmaram disposição de marchar com o candidato à Câmara Federal
Durante seu discurso, Luís Vannucci defendeu uma renovação com qualidade e afirmou que é preciso se quebrar as amarras que prendem os maranhenses ao atraso.
Encontro também definiu estratégias para os próximos seis meses de gestão do presidente Astro de Ogum
Durante a reunião de trabalho, Itamargarethe também discutiu projetos que estão sendo implantados pela gestão do presidente Astro de Ogum
“Em ano de eleição a regra é clara”. Foi assim que a jornalista Itamargarethe Correa Lima, diretora de Comunicação da Câmara Municipal de São Luís, se dirigiu aos assessores de imprensa e jornalistas que fazem a cobertura diária da Casa durante as sessões plenárias, reuniões de comissões, audiências públicas e visitas pelos bairros da capital maranhense, durante uma reunião no plenário Simão Estácio da Silveira, para tratar sobre as condutas vedadas aos agentes públicos durante as eleições.
O encontro organizado pela Diretoria de Comunicação (Diretcom), na manhã da última quinta-feira (2), teve o objetivo de alinhar ações do setor para evitar alguns atos que podem quebrar a isomomia nas eleições com a publicidade de legislativa. Para orientar a equipe, Itamargarethe que também é advogada, explicou que a partir de 6 de agosto, a publicidade governamental pode ter alguns critérios de restrições para evitar propaganda eleitoral dissimulada.
“A Câmara terá dez vereadores concorrendo na eleição proporcional deste ano. Por isso, precisamos orientar nossa equipe sobre algumas restrições que a justiça eleitoral impõe. O objetivo do encontro é para esclarecer sobre qual tipo de propaganda que a justiça eleitoral entende que seria ilegal, utilizando da máquina, que não se estaria dentro daquelas propagandas autorizadas pela legislação eleitoral. Essa reunião serve exatamente para isso: evitar no futuro alguns problemas com nossos vereadores que são candidatos”, esclareceu.
Novidades
Durante a reunião de trabalho, Itamargarethe também discutiu projetos que estão sendo implantados pela gestão do presidente Astro de Ogum (PR) e determinou empenho dos assessores na cobertura de seus parlamentares. Ela informou aos jornalistas sobre as novidades que ainda estão por vir e como serão, na prática, o alinhamento da produção jornalística institucional nos próximos cinco meses de gestão.
“Foi um encontro de trabalho muito positivo. Aqui aproveitamos para alinhar como os colegas sobre a forma que iremos trabalhar as ações dos nossos vereadores que são candidatos, visando evitar problemas com a legislação eleitoral. Além disso, discutimos as ações que deverão ser trabalhadas nos últimos meses da gestão do presidente Astro de Ogum e que serão somadas com as outras ações”, concluiu Itamargarethe.
Reconhecido como deputado mais atuante da Assembleia Legislativa do Maranhão, Wellington prometeu honrar cada voto que receber
No meio do povo! Foi assim que ocorreu o lançamento da candidatura do deputado estadual Wellington do Curso à reeleição. O evento ocorreu durante a convenção do PSDB e contou com a presença de centenas de maranhenses que estiveram no local e reafirmaram apoio ao deputado Wellington do Curso.
Em meio a uma legião de maranhenses motivados pelo “eu tô com Wellington”, o parlamentar, que é reconhecido por ser o deputado mais atuante da Assembleia Legislativa, reafirmou seu compromisso com cada maranhense.
Motivados pelo bordão “Eu tô com Wellington”, eleitores anunciaram que darão mais uma voto de confiança ao deputado
“Chegamos até aqui graças à vontade de Deus e a de cada um de vocês. Desde o início do nosso mandato, temos tido um trabalho sério, honesto, independente e firme. Damos voz às denúncias e solicitações dos maranhenses. Temos legislado, fiscalizado, denunciado e cobrado para que o dinheiro público seja realmente aplicado para a melhoria da qualidade de vida dos maranhenses. Muito já fizemos e, juntos, continuaremos firmes para lutar por um Maranhão melhor, com educação pública de qualidade e geração de emprego e renda”, disse o deputado estadual e professor Wellington do Curso.
Zé Inácio reafirmou sua defesa incondicional à candidatura de Lula à presidência na convenção nacional do PT
O deputado Zé Inácio esteve neste sábado (04) em São Paulo, SP, para participar do Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). O evento reuniu centenas de pessoas na Casa Portugal, ponto histórico da militância de esquerda da cidade.
O grande momento do evento foi a escolha de Lula como candidato à Presidência da Republica pelo partido, o candidato foi escolhido por aclamação pelos delegados presentes no Encontro, reafirmando o discurso do partido de que “não existe plano B, não existe plano C, não existe plano Z, o nosso plano é L de Lula presidente”, afirmou o ator Sergio Mamberti, que conduziu o cerimonial.
Além de um vídeo lembrando os 100 dias de luta e resistência pela democracia em Curitiba, foi lida uma carta redigida por Lula especialmente para o encontro. Em um trecho da carta Lula convoca a militância petista para continuar na luta pela democracia e pelo povo.
“Este encontro nacional do PT talvez seja um dos mais importantes em toda a história do nosso partido. É enorme a responsabilidade que temos pela frente. A decisão de hoje vai nos conduzir a uma luta sem tréguas pela democracia, pelo povo brasileiro e pelo Brasil. E a vitória dependerá do empenho de cada um de nós”, escreveu Lula.
Lideranças politicas de partidos aliados, de movimentos sociais e do PT, bem como simpatizantes do ex-presidente Lula estiveram presentes no evento.
Já na madrugada deste domingo (5) o PT escolheu Fernando Haddad para compor chapa com Lula, como vice. O partido também anunciou coligação com o PCdoB, PROS e PCO.
Com a aliança entre PT e PCdoB, Haddad e Manuela D’Ávila, então candidata a presidência pelo partido comunista, devem sair pelo Brasil divulgando a candidatura de Lula.
Presidente da Câmara, Astro de Ogum, e os colegas vereadores Bárbara Soeiro e Ivaldo Rodrigues hasteiam bandeira
Foi aberto oficialmente, nesta segunda-feira (6), o segundo semestre das atividades de 2018 na Câmara Municipal de São Luís. Vereadores, vereadoras, funcionários, assessores e população em geral foram recepcionados no Palácio Pedro Neiva de Santana. A intenção é que nesses últimos cinco meses da atual gestão, a Câmara possa trabalhar com harmonia e respeito em prol dos ludovicenses.
Vereadores posicionados para cumprir os ritos da solenidade de reabertura dos trabalhosPlenário da Câmara Municipal de São Luís preparado para o reinício do ano legislativo
Vereadores que declararam apoio a Paulo Marinho Jr. são aliados do prefeito Fábio Gentil
Favorito na disputa eleitoral, o pré-candidato a deputado federal, Paulo Marinho Júnior (PP), conquistou o apoio de 10 vereadores de Caxias, na última sexta-feira (03). O grupo faz parte da base aliada, dentro da Câmara Municipal, do prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB).
Com mais este acréscimo, o vice-prefeito do município continua consolidando alianças e crescendo em sua caminhada rumo à Câmara Federal. Marinho Júnior é um dos nomes já em grande evidência na chapa formada pelo PR, PP e PDT.
Juntam-se ao grupo do pré-candidato os vereadores Junior Paulo Simão (DEM), Ramos (SD), Sgto Moisés (SD), Magno Magalhães, Durval Junior (PSB), Darlan (PHS), Gentil Cantanhede (PSL), Neto do Sindicato (PCdoB), Luis Carlos (MDB) e Repórter Puliça (PRB).
Roberto Rocha e Rogério Pitbull tiveram longa conversa e declararam apoio mútuo na eleição
O senador Roberto e pré-candidato ao governo Rocha (PSDB) fez questão de parabenizar pessoalmente o líder político Rogério Pitbull (PSDB) por mobilizar representantes de nada menos do que 37 municípios a participar da convenção do PSDB, realizada no último sábado (4), na casa de shows Batuque Brasil. Pitbull teve presença destacada no ato político e prometeu percorreu o maior número de cidades possíveis para convencer o povo de que suas propostas representam benefícios para o Maranhão.
Rogério Pitbull teve longa conversa com Roberto Rocha na manhã desta segunda-feira (6), na sede do PSDB, em São Luís. O senador elogiou bastante a participação do líder político e dos seus apoiadores na convenção. Segundo Rocha, a presença do candidato a deputado e do seu numeroso grupo de correligionários contribuiu expressivamente para o sucesso do evento, que oficializou todas todas as candidaturas tucanas no próximo pleito.
“Nosso futuro governador, Roberto Rocha, nos cumprimentou bastante. Foi um importante estimulo para seguir firme na campanha, rumo à vitória”, declarou Pitbull, que mantém base política no município de Bom Lugar, mas atua em diferentes regiões do estado.
O vídeo abaixo mostra trecho do discurso de Pitbull na convenção do PSDB:
Pleito abre a possibilidade de uma renovação de quase 43% das cadeiras
Pedro Lucas Fernandes, com o vice-prefeito Júlio Pinheiro, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o presidente eleito da Câmara, Osmar Filho
Embora cargos municipais estejam fora da disputa em 2018, as eleições podem levar a uma renovação também na Câmara Municipal de São Luís. Dez dos 31 dos vereadores da capital maranhense devem disputar o próximo pleito em outubro, abrindo a possibilidade para a mudança de quase 43% das cadeiras.
Mais da metade das candidaturas confirmadas nas convenções partidárias são de veteranos, com um total de 7 parlamentares querendo alçar outros voos na política antes de completar mais um mandato municipal.
Dos integrantes do legislativo da capital maranhense na disputa deste ano, três sonham com Brasília e buscarão mandatos de deputado federal. A maioria dos parlamentares busca mudar de esfera dentro do próprio Legislativo: sete querem ser deputados estaduais.
Vereador Gutemberg Araújo é outro que encarará as urnas em outubro
Entre os que tiveram os nomes homologados em convenções de seus partidos na disputa proporcional pela Assembleia Legislativa estão os vereadores Estevão Aragão (PSDB), Bárbara Soeiro (PSC), Honorato Fernandes (PT), Marcial Lima, Ricardo Diniz, Silvino Abreu, Gutemberg Araújo e Gengival Alves, ambos do PRTB.
Para o Congresso, devem marcar presença no pleito de outubro, os vereadores Sá Marques (PHS), Pavão Filho (PDT) e Pedro Lucas Fernandes (PTB). Dos nomes certos na disputa pelo Legislativo Estadual, três fazem parte da Mesa Diretora da Câmara de São Luís, são os eles: o 1º secretário Honorato Fernandes (PT), o 3º vice-presidente Ricardo Diniz (PRTB) e a 4ª Secretária Bárbara Soeiro (PSC).
Legislatura atual teve mais candidatos
Vereador Marcial Lima disputa vaga na Assembleia Legislativa
O número de candidaturas no parlamento municipal aumentou em 50% em relação à legislatura anterior. Em 2014, dos 31 representantes do Palácio Pedro Neiva de Santana, cinco estiveram na disputa proporcional, seja pela Assembleia Legislativa ou pela Câmara dos Deputados. Na época, foram candidatos os vereadores Fábio Câmara (PSL), Ivaldo Rodrigues (PDT), Josué Pinheiro (PSDB), Sérgio Frota (PR) e Rose Sales (PMN).
Destes, apenas Sérgio Frota conseguiu se eleger em e deixou a Câmara, abrindo vaga para a primeira suplente nas eleições de 2012, Eidimar Gomes (PSDB).
Flávio Dino foi punido mais uma vez pelo TRE/MA, desta vez por mau uso das redes sociais em sua campanha
A proibição da propaganda intrapartidária — feita pelo político que visa a indicação de seu nome pela agremiação para concorrer no pleito — na rádio e na televisão pode ser estendida à transmissão ao vivo pela internet, nas chamadas lives, uma vez que seu alcance pode ser equiparado aos veículos de massa. Flávio Dino, candidato à reeleição ao governo do Maranhão, deve excluir postagens do Facebook com vídeos de transmissões ao vivo da comissão partidária do PCdoB.
Com esse entendimento, o desembargador José de Ribamar Castro, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, determinou a exclusão de vídeos da convenção do PCdoB no estado transmitida ao vivo pelas páginas do Facebook do candidato à reeleição ao governo Flávio Dino e da organização Todos pelo Maranhão.
A representação eleitoral foi ajuizada pelo MDB, com patrocínio das advogadas Anna Graziella Neiva e Nadir Antunes, do Anna Graziella Neiva Advocacia, sob justificativa de propaganda ilegal. Segundo a petição, a divulgação em tempo real da convenção partidária afrontou a previsão que limita a propaganda convencional aos filiados da agremiação.
As postagens, afirmaram as advogadas, “não possuem nenhum tipo de restrição de acesso, podendo o seu conteúdo ser visualizado por qualquer usuário da rede social Facebook, ou até mesmo não usuário, o que leva à conclusão de que as mensagens veiculadas, dirigiam-se aos eleitores em geral, e não a um grupo específico, como o de filiados ao partido político”.
A acusação alegou que a proibição da propaganda intrapartidária na rádio e na televisão também deve valer para as lives, isso porque “a internet também constitui um meio de comunicação em massa que se submete a restrição legal”.
Multa
Ao acatar a tese e deferir o pedido de liminar determinando a exclusão dos posts ,sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil, o desembargador José Castro ressaltou que os vídeos burlam a restrição da propaganda voltada ao próprio partido por atingir os eleitores de uma forma geral.
“É rigorosamente em função desse propósito que a lei proíbe a utilização de veículos de difusão em massa na promoção desse tipo de divulgação — que de propaganda eleitoral nada tem, pois não se dirige ao eleitor —, cujo destinatários devem ser, exclusivamente, os membros da agremiação que possuem direito de escolha assegurado pelo estatuto do respectivo partido político”, explicou o magistrado.
Citando a jurisprudência de alguns tribunais regionais eleitorais sobre o tema no sentido de proibir a transmissão ao vivo pela internet de convenções partidárias, José Castro concluiu que não seria necessário o “pedido explícito de voto” para confirmar a modalidade de propaganda como irregular no caso.
Clique aqui para ler a decisão. Representação 0600120-79.2018.6.10.0000
Marcial Lima na convenção, cercado por familiares, amigos e apoiadores da sua candidatura à Assembleia
Cercado da família, amigos e apoiadores, o vereador de São Luís Marcial Lima participou da Convenção estadual do PRTB na tarde desse sábado (4), no Espaço Renascença, em São Luís, onde seu nome foi confirmado para a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão.
Marcial Lima recebeu manifestações efusivas de apoio ao seu projeto político
Jornalista e radialista, Marcial Lima é casado e pai de uma filha. Em seu primeiro mandato como vereador, destaca-se pela atuação eficiente e produtiva na Câmara.
O desempenho do vereador Marcial Lima é marcado, sobretudo, por uma atuação presente nas comunidades. Com a realização constante de visitas, reuniões e audiências para ouvir o que a população tem a dizer, o parlamentar estabelece, assim, prioridades, procurando buscar meios para, no seu papel de representante do povo, mostrar as mazelas e conquistar melhorias para os bairros de São Luís.
Marcial Lima disse que fará uma campanha propositiva ao parlamento
Como deputado estadual, sua meta é ampliar essa atuação, com um trabalho voltado, principalmente, para os municípios mais necessitados, onde os maranhenses ainda sofrem com a falta de ações básicas nas áreas de saúde, educação e infraestrutura.
Na pré-campanha a deputado estadual, Marcial Lima já vem realizando encontros em diversos municípios, ouvindo, com atenção, os anseios do povo e, também, apresenta projeto de atuação parlamentar: um mandato popular, voltado a colaborar para que o Maranhão proporcione melhores condições de vida para todos os seus cidadãos.
Assista a um trecho do discurso de Marcial Lima na convenção que oficializou sua candidatura a deputado estadual:
Comentários