Roseana aproveitou entrevista à TV Mirante para ter conversa franca com o povo do Maranhão

Roseana não se esquivou de nenhuma pergunta na entrevista que concedeu à TV Mirante

A entrevista concedida hoje à TV Mirante pela candidata da coligação “O Maranhão quer Mais” ao governo Roseana Sarney foi marcada por impressionante franqueza. Sabatinada durante 20 minutos pelo jornalista Sidney Pereira e pela apresentadora Ana Guimarães, a emedebista não fugiu a nenhum dos questionamentos, nem mesmo aos mais difíceis, e mostrou-se firme do início ao fim.

Roseana falou com sinceridade sobre a barbárie ocorrida no Complexo de Pedrinhas, durante o seu último governo (2011/2014), quando houve sucessivas rebeliões, fugas, assassinatos e decapitações de presos. Disse que na época liderou a articulação de um conselho, com participação de órgãos do Estado, Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e outras instituições por entender que de forma isolada não teria condições de solucionar o grave problema. Citou, ainda, o esforço concentrado que fez para dar fim à superlotação no sistema prisional, apontando como uma das medidas adotadas nesse sentido a nomeação de mais defensores públicos, por meio de concurso.

Na saúde, voltou a afirmar que fez um trabalho de grande expressão, com a construção de dezenas de hospitais e a inauguração de grande parte deles, por meio do programa “Saúde é Vida”, verdadeira revolução no setor no  Maranhão, em todos os tempos. Roseana lembrou que os hospitais que restaram por concluir tinham verba assegurada para esse fim e que todos os equipamentos já haviam sido comprados.

Ao abordar  a educação, a candidata disse que desde a época em que foi governadora, jamais soube da existência de escolas de taipa de responsabilidade do Governo do Estado. Quanto às unidades de ensino mantidas pelos municípios, disse que sempre procurou, em seus governos, ajudar os prefeitos a garantir o ensino público às crianças e jovens.

Recordou, ainda, Roseana que em seus últimos governos adotou políticas de estímulo ao desenvolvimento econômico do estado que levaram ao aumento progressivo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). E lamentou que seu sucessor não tenha mantido essa tendência positiva, o que levou mais de 300 mil maranhenses a voltar à condição de miséria.

Provando que estava disposta a tratar todo tipo de assunto, Roseana mencionou o projeto da Refinaria Premium I, da Petrobras, cujo fracasso é atribuído ao seu grupo político. Disposta a esclarecer a polêmica, ela surpreendeu a todos ao garantir que continuará lutando pela instalação do empreendimento no Maranhão, caso seja eleita.

Assista abaixo à entrevista na íntegra:

Com agenda de shows lotada, Thaís Moreno solta a voz de hoje a domingo

A cantora Thaís Moreno volta aos palcos a partir de hoje para cinco shows, três deles abertos ao público e dois em eventos privados. A artista promete novamente agitar o público com todo o seu talento musical e carisma, que a consagraram como uma das principais atrações musicais das noites da Ilha de São Luís.

Logo mais, às 21h, Thaís canta no Buteko da Lagoa, na Lagoa da Jansen, point muito bem frequentado, onde costuma animar o público com toda a sua simpatia, voz poderosa e repertório muito bem selecionado. A artista cantará sucessos do forró, sertanejo, suingueira e outros gêneros que costumam embalar a juventude festeira.

Sexta-feira (14), a partir das 19h, Thaís Moreno volta a fazer a festa na praça de alimentação do Pátio Norte Shopping, onde já cativou uma verdadeira legião de fãs, graças ao seu estilo descontraído e à interação permanente com a plateia, que já virou marca registrada das suas apresentações.

Sábado, a cantora faz show em uma festa particular. Cada vez mais requisitada para esse tipo de evento, Thaís Moreno é certeza de animação para anfitriões e convidados e sempre retribui com simpatia o carinho que recebe dos admiradores que conquista a cada festa.

Domingo, a artista terá dois compromissos na agenda. Às 14h, solta a voz em um evento particular. Às 21h30, Thaís Moreno será a grande atração da Athenas Bistrô, na Avenida São Luís Rei de França, Turu (ao lado da Fribal), casa que ajudou a consagrar como um dos melhores points para quem costuma encerrar o fim de semana em grande estilo.

Wellington pede ao governo retirada de cláusula de barreira do edital do concurso da Polícia Civil

Wellington argumenta que a cláusula de barreira limita a participação dos candidatos no curso de formação

O deputado estadual Wellington do Curso apresentou, na manhã dessa quinta-feira (13), indicação em que solicita ao Governo do Estado a retirada da cláusula de barreira do edital do concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva nos cargos de escrivão de polícia, investigador de polícia, médico legista, odontolegista e perito criminal no concurso da Polícia Civil.

Segundo os candidatos, a cláusula de barreira deve ser extinta do documento que rege o certame, assim, os excedentes seriam considerados aprovados para posterior curso de formação, a interesse da administração pública, observando os princípios da razoabilidade e proporcionalidade. Entretanto a cláusula 19.1.2 do edital prevê que os aprovados que não forem convocados para o Curso de Formação, durante o prazo de validade do concurso, estarão automaticamente eliminados e não terão classificação alguma.

“Fomos procurados pelos candidatos aprovados no último concurso da Polícia Civil para solicitar ao Governo a retirada da cláusula de barreira do edital do último concurso. Essa cláusula limita a participação dos candidatos no curso de formação, pois aqueles que foram aprovados e não foram chamados para o curso de formação, serão eliminados, mesmo após diversos gastos que os mesmos tiveram com exames, deslocamentos, etc. A eliminação dessa cláusula de barreira evitaria isso e não acarretaria qualquer ônus para o Estado. Em caso de surgimento de novas vagas durante o período de validade do concurso, os excedentes já estão aptos para ocupá-las, em respeito aos princípios da razoabilidade e proporcionalidade. Aprovados no concurso da Polícia Civil, contem conosco!”, disse o deputado Wellington.

O apoio incoerente de Flávio Dino a Eliziane Gama, algoz de Dilma e do PT

Flávio Dino faz pose para foto com Eliziane Gama e dá as costas para Weverton, seu candidato preferido ao Senado de outrora

Um fato que a princípio vinha passando despercebido pela maioria do eleitorado maranhense nesta campanha, aos poucos chega ao conhecimento do público de forma maciça. Trata-se do apoio contraditório do governador Flávio Dino (PCdoB) à candidata do PPS ao Senado, Eliziane Gama, que parece ter conquistado de vez a preferência do comunista, já que o pedetista Weverton, predileto de outrora, não decola nunca na disputa por uma vaga na Câmara Alta.

A aliança pode ser chamada de anomalia política, pois, em um passado recente, ceertos posicionamentos assumidos por Eliziane, no exercício do mandato de deputada federal, divergiram dos interesses de Flávio Dino. O mais emblemático foi o voto da popular socialista a favor do impechment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que o comunista tentou a ajudar a evitar até o último instante, inclusive assinando uma das peças jurídicas contrárias à cassação.

Dino e Eliziane também estiveram em lados opostos no primeiro turno da eleição de prefeito de São Luís, em 2016. Preterida pelo governador mesmo aparecendo como líder disparadas das pesquisas de intenção de votos, ela viu suas chances de eleger-se para chefiar o Executivo municipal da capital quando o comunista declarou apoio incondicional à reeleição de Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

Ao manter Elisiane em posição de destaque, Flávio Dino dá mais uma prova da incoerência dos seus atos, marca registrada da sua carreira política e do seu desastroso governo.

Assista:

Luís Vannucci intensifica campanha de rua e vai para o corpo a corpo com o eleitor

Luís Vannucci em diferentes momentos das suas andanças do interior para manter contato com o povo

O candidato a deputado federal Luís Vannucci (PSL) tem intensificado sua campanha a deputado federal priorizando a relação corpo a corpo nos bairros e locais públicos por onde tem passado.

Sem padrinhos políticos, com pouco recurso e uma disposição invejável, Vannucci já percorreu mais de 100 municípios, onde vem pregando o discurso da nova política e o combate às velhas práticas dos políticos tradicionais.

Durante a última semana, Luís Vannucci esteve nos municípios de Santa Inês, Imperatriz, Governador Luiz Rocha, Caxias e Timon, onde realizou caminhadas, carreatas, participou de reuniões e visitou feiras, mercados e centros para conhecer de perto as necessidades destes segmentos.

Com disposição para dialogar com os eleitores e ouvir os seus anseios, Vannucci segue apresentando suas propostas e conquistando cada vez mais adeptos ao seu projeto por um Maranhão Forte e Renovado.

Caminhada de Roseana empolga moradores do bairro Vila Nova

A caminhada por cerca de três quilômetros foi animada por uma pequena charanga da Juventude do MDB

A ex-governadora Roseana Sarney, candidata ao Governo do Maranhão, participou na noite de terça-feira (11), no bairro Vila Nova, de animada caminhada junto com dezenas de moradores e lideranças comunitárias da área Itaqui-Bacanga. Ao longo do trajeto, a receptividade das pessoas demonstrava o apoio popular à candidata da coligação “Maranhão quer mais”.

Roseana recebe abraço de eleitora durante caminhada empolgante no bairro Vila Nova

A caminhada por cerca de três quilômetros foi animada por uma pequena charanga da Juventude do MDB, que empolgava os participantes. Ao final do trajeto, Roseana e o candidato ao Senado Sarney Filho prestigiaram a inauguração do comitê do deputado estadual e candidato à reeleição Roberto Costa. Lideranças comunitárias, entre elas Jocélio e Kaká, marcaram presença no ato político.

Roseana com Sarney Filho e o deputado Roberto Rocha de braços dados no palanque diante do público vibrante

“Nosso compromisso é dar aos maranhenses melhores condições de vida, retomando os programas sociais, investindo na geração de emprego e renda para retomar o desenvolvimento do Maranhão”, declarou Roseana.

Cortejo seguiu com animação por ruas do bairro Vila Nova, em percurso de três quilômetros

Antes de cumprir a agenda no bairro Vila Nova, a ex-governadora Roseana esteve presente também na abertura do comitê do deputado estadual Rigo Teles, candidato à reeleição, na avenida dos Holandeses.

Sobre o carro de som, Roseana foi saudada pelo povo, que pediu seu retorno ao governo estadual

Fim trágico e prematuro

Vítima mais recente da onda de assassinatos de jovens em São Luís

Os assassinatos sucessivos de jovens na região metropolitana de São Luís compõem um fenômeno assustador. A carnificina juvenil mostra que essa faixa etária está perdendo a batalha para o crime, principalmente para as drogas, raiz de toda a violência urbana, a qual toda a sociedade está vulnerável. Impotentes diante dos homicídios em série de jovens, dentre os quais, um número expressivo de adolescentes, as autoridades de segurança pública parecem não dispor de uma estratégia para combater esse mal, que tem ceifado vidas prematuramente e destruído famílias, tamanho o estrago causado pelo fim trágico de cada vítima.

Para se ter uma ideia de quão aterrorizante é a situação, das 14 pessoas assassinadas na Ilha nos primeiros 10 dias de setembro, nada menos do que 11 eram jovens com idade entre 14 e 26 anos. Todas as vítimas eram do sexo masculino, a maioria envolvida com facções criminosas. Tem-se, a partir desses dados, um cenário de extremo perigo para a sociedade, marcado pela violência extrema com que os autores costumam ceifar as vidas dos seus desafetos. Implacáveis com os rivais, os matadores também costumam exercer seu instinto sanguinário contra pessoas inocentes, o que aumenta a comoção a cada crime dessa natureza.

É lamentável que tantos jovens estejam sucumbindo à guerra de facções, faceta da violência que se mostra a cada dia mais cruel nos quatro municípios da Ilha de São Luís. Muitos são abatidos antes mesmo de chegar à maioridade, após uma vida curta, mas marcada pela dedicação exclusiva ao crime. Mesmo sabendo que podem estar assinando suas sentenças de morte ao escolher o caminho errado, muitos jovens são seduzidos pelo ganho fácil, resultante do tráfico, do roubo, do furto e de outros delitos que rendem dinheiro e/ou bens de valor aos autores.

Desprovidos de compaixão e dispostos a matar ou a morrer a cada ato criminoso, os bandidos juvenis, não raro, se deparam com o destino final quando se tornam incontroláveis, quando ninguém, nem mesmo eles próprios, consegue conter seu ímpeto para praticar o mal. É o auge de um comportamento que em tempos passados era atenuado com termos como delinquencia, mas que hoje representa risco grave para a coletividade, tamanha a audácia, a desumanidade e frieza de indivíduos sem a mínima condição de estabelecer convívio social.

Beneficiados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com tratamento diferenciado quando em conflito com a lei, os menores podem ser ainda mais perigosos, dependendo do estímulo de terceiros, do ambiente e da circunstância. Mas, independente da gravidade do ato que tenham cometido, estarão sempre protegidos por uma legislação que, para uma parcela significativa da sociedade, inclusive para muitos juristas, carece de reformulação urgente, por favorecer a impunidade ao aplicar penas brandas a criminosos impiedosos e experientes, apesar da pouca idade.

Se muitos jovens estão morrendo vítimas da violência, tantos outros estão matando na mesma proporção. É uma via de mão dupla, escolhida, com maior incidência, por indivíduos de pouca idade, e que leva, com frequência, os que fizeram tal opção a encontrar a morte ser ter visto plenamente a vida.

Fonte: Editorial publicado nesta quinta-feira em O Estado do Maranhão

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima