Flávio Dino na sessão de votação com Weverton, Eliziane a o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), foi reeleito, hoje, em primeiro turno. Faltando 15% das urnas a serem apuradas, o comunista tinha 59,50% dos votos (1.609.097 votos), contra 29,27% ((791.543 votos) de Roseana Sarney (MDB). Em terceiro aparece Maura Jorge, com 8,34% (227.265 votos), seguido por Roberto Rocha (PSDB), com 2,12% (57.888 votos), Ramon Zapata (PSTU), com 0,39% (10.696 votos), e Odívio Neto (PSOL), com 0,38% (10.492 votos).
O resultado da eleição confirmou a tendência revelada pela maioria das pesquisas de intenção de votos divulgadas durante a campanha. Dino também conseguiu eleger, como era esperado, as maiores bancadas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa.
Senado
O comunista também conseguiu eleger os dois candidatos ao Senado Federal da sua chapa. Weverton Rocha (PDT) foi o mais votado, com 34,91% de preferência do eleitorado, percentual que corresponde a 1.741.553 votos. Em segundo ficou Eliziane Gama (PPS), com 27,06% (1.349.713 votos), seguida por Sarney Filho (PV), com 12,91% (643.938 votos); Edison Lobão (MDB), com 9,42% (469.919 votos); Samoel de Itapecuru (PSL), com 4,72% (237.640 votos); Zé Reinaldo (PSDB), com 3,87% (194.861 votos); Alexandre Almeida (PSDB), com 3,54% (178.295 votos); Saulo Pinto (PSL), com 1,52% (76.812 votos); Preta Lu (PSTU), com 0,89% (45.085 votos), Saulo Arcangeli (PSTU), com 0,69% (35.103 votos); e Iêgo Bruno (PCB), com 0,42% (21.060 votos).
Vários candidatos praticaram a chamada “chuva de santinhos”, ao longo do dia, em muitas cidades, inclusive na capital
Santinhos espalhados no chão por candidatos sujões em frente Liceu Maranhense (Foto: De Jesus/O Estado)
O Ministério Público Eleitoral no Maranhão encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral no maranhão (TRE/MA) representação contra candidatos no Maranhão, por propaganda eleitoral irregular, no dia da eleição (7 de outubro).
Em muitas cidades do Estado, inclusive na capital, São Luís, houve a prática conhecida como “chuva de santinhos”, ou seja, o derrame pelas ruas de material impresso de propaganda eleitoral dos candidatos. O artigo 14, parágrafo 7º da Resolução TSE nº 23.551/2017 dispõe sobre a prática: “O derrame ou a anuência com o derrame de material de propaganda no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição, configura propaganda irregular”.
De acordo com o MP Eleitoral, considerando as circunstâncias, com a grande quantidade de material de campanha, em local próximo à votação e no dia da eleição, é possível extrair o prévio conhecimento dos candidatos beneficiários e, a partir disso, impor a aplicação da multa prevista no art. 37, § 1º, da Lei nº 9.504/1997, que rege a propaganda eleitoral.
As representações serão processadas sem prejuízo à apuração criminal.
Roseana faz sinal de positivo após votar no Santa Teresa, para demonstrar confiança nas urnas
“Confiante na votação pelo carinho que recebi da população”, disse a candidata ao governo do Maranhão, Roseana Sarney, depois de votar na manhã deste domingo (07), no Colégio Santa Teresa.
Acompanhada dos candidatos ao Senado, Sarney Filho e Edison Lobão, a candidata da coligação “Maranhão Quer Mais” depositou às 11h30 o voto na urna da zona 1, seção 145. Roseana fez questão de ficar na fila, tendo ao lado a neta Fernanda e também o candidato a reeleição, o deputado estadual, Adriano Sarney.
Roseana chega para votar acompanhada de Sarney Filho, Lobão e Adriano Sarney
“Minha expectativa é a melhor possível nestas eleições. Queremos sim um Brasil melhor, um Maranhão melhor. Vamos à vitória, vamos pro segundo turno”, afirmou Roseana.
Na saída do colégio, Roseana foi aplaudida pelos eleitores que gritavam: “Volta, Guerreira!”.
A última semana foi de agenda cheia, cumprindo diversos compromissos em todo o Estado. E comentou sobre as pesquisas divulgadas
Lobão é aclamado pela multidão em um dos grandiosos atos políticos da campanha
Na reta final da campanha, o senador Edison Lobão visitou 14 municípios na última semana, ao lado de Roseana e Sarney Filho. Mostrou confiança na força popular que a chapa majoritária vem arrastando pelos quatro cantos do Maranhão.
Nos municípios de Sucupira do Norte, Mirador, Timon, Pinheiro, Presidente Dutra, Açailândia, São Mateus, Monção, Vitória do Mearim, Arari, Codó, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e São Luis recebeu o apoio de toda a população e lideranças nas caminhadas, carreatas e comícios.
Concedeu entrevistas em rádios e TV’s em todo o Estado e em Teresina-PI. Gravou o último programa de TV da campanha e acompanhou o debate dos candidatos ao governo, na TV Mirante.
Roseana, Ribinha Cunha, Lobão, Sarney Filho em animada carreata no interior do Maranhão
O senador votará pela manhã, no centro de São Luís, neste domingo (07). E pediu humildemente o voto em Lobão 150, para reconduzi-lo ao senado. Acompanhará a apuração dos votos ao lado de familiares e amigos na capital ludovicense.
“Esta semana foi especial, onde tive a oportunidade mais uma vez, de estar ao lado do povo, deste povo que tanto amo. Foi uma semana esclarecedora para todos nós a respeito dos candidatos que tem as melhores propostas para contribuir no desenvolvimento do nosso Estado”, declarou o senador.
Lobão posa para fotos com idosas em uma das muitas manifestações de carinho e admiração que recebeu na campanha
Na sexta (05), em virtude das pesquisas divulgadas durante a semana, deu um depoimento baseado nas suas campanhas passadas.
Edison Lobão recebe abraço caloroso de eleitora, emoção que marcou toda a campanha
“Em todas as minhas outras eleições, as pesquisas não me davam o favoritismo. Mas o povo no dia da eleição, me colocou em primeiro com número recorde de votação. Só na última campanha, tive um milhão e setecentos votos. Votos de confiança. Que eu retribuí em todos os meus mandatos. E fico profundamente agradecido por todos eles. No dia 07 de outubro, vamos a mais uma vitória nas urnas. Abraço a todos”, agradeceu Lobão.
Comentários