Famem, Aged e Sagrima buscam soluções para regularizar abatedouros municipais

Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de visitar e conhecerem pessoalmente os princípios de funcionamento e as instalações necessárias para a regularização dos abatedouros

Custos elevados, entraves da legislação e falta de informações tem impedido as prefeituras de construírem ou de regularizarem os abatedouros municipais. O caso é grave e foi levado ao conhecimento da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) pelo presidente do Sindicado dos Fiscais Agropecuários – SINFA.

Para se ter uma ideia da situação, nenhum dos 217 municípios maranhenses possuem abatedouros municipais regularizados pelos órgãos de inspeção animal (AGED), sendo a maioria dos abates feitos de forma clandestina, sem higiene e que pode causar danos a saúde dos consumidores, visto que não há um acompanhamento por parte de um veterinário para atestar a saúde do animal.

Outra preocupação dos órgãos com os matadouros clandestinos é que não há cuidado com o bem estar do animal, causando-lhe enorme sofrimento no momento do abate.

Apreensiva com esta situação, a Federação encabeçou uma reunião em sua sede com todos os responsáveis diretamente no processo de fiscalização e controle, os quais se fizeram presentes na ocasião a AGED, a SAGRIMA, o Ministério Público, SINPA e todo o corpo técnico dos setores de saúde, projetos, agricultura e meio ambiente da federação.

Após uma ampla discussão entre os órgãos, chegou-se a conclusão que os trâmites burocráticos não permitiriam a regularização em curto prazo. E que diante dos elevados custos de construção e de manutenção, nem que todos os municípios possuíam disponibilidade orçamentária para tê-los em sua estrutura administrativa.

Com um enorme desafio pela frente, a entidade e os órgãos governamentais organizaram-se em um grupo de trabalho que vem buscando modelos e experiências de outros estados para tentar adequar a nossa realidade, além de estar realizando visitas técnicas aos abatedouros privados localizados nos municípios.

Já tendo realizado a primeira visita técnica a um abatedouro de São Luís no dia 31/10, nesta quinta(8/11) e sexta-feira(9/11) foi a vez da equipe da FAMEM, AGED e do consórcio do CIM fazerem o acompanhamento dos abatedouros privados das cidades de São Bernardo e Tutoia, respectivamente, no qual estiveram presentes a convite da federação os prefeitos Alberto Rocha(Prefeito de Santa Quitéria) e Leonardo Caldas(Prefeito de Milagres do Maranhão), além do chefe de gabinete de Anapurus, Pedro Francisco e dos secretários de agricultura de Tutóia e de Santana do Maranhão.

Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de visitarem e conhecerem pessoalmente os princípios de funcionamento e as instalações necessárias para a regularização destes locais a partir de abatedouros privados da região que estão em funcionamento e que contam com a certificação SIE (Selo de Inspeção Estadual).

“Estamos buscando auxiliar os municípios que já possuem uma estrutura com viabilidade a se regularizarem, e assim, servirem de apoio regional aos demais da sua proximidade. Outra possibilidade também que estamos estudando, seria através de consórcios públicos, onde teríamos um abatedouro construído em um ponto estratégico para o abate e transporte, e nos demais consorciados seria construído somente um entreposto(câmaras frigoríficas) para receberem as carcaças dos animais. A parceria público privada também poderá ser uma saída para esse embrólio”, defende a coordenadora do setor de Agricultura e Meio Ambiente da entidade, Rita de Cássia.

A Famem está desenvolvendo o projeto base com o menor custo/benefício para as prefeituras, obedecendo todos os critérios dos órgãos de fiscalização e controle para disponibilizar aos municípios interessados na construção.

Diante da abertura de programa para construção, ampliação e reforma de abatedouro pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, com prazo de apresentação de proposta até o final do mês de novembro, o presidente da Famem, Cleomar Tema, solicitou que o Setor de Projetos e Convênios realize um mutirão para auxiliar os prefeitos municipais no cadastramento das propostas por meio do SICONV.

Adriano Sarney afirma que “Decreto do Sigilo” é inconstitucional

Adriano alertou sobre a inconstitucionalidade do decreto e disse que a medida é um “tiro no pé” do governo

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) fez duras críticas ao chamado “Decreto do Sigilo”, um documento polêmico editado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) que, entre outros pontos, limita a liberdade de gravação de áudios ou vídeos no ambiente escolar. “É um absurdo esta tentativa de utilizar-se do sistema educacional para tentar ganhar projeção política junto à esquerda brasileira”, ressaltou Adriano.

O parlamentar alertou sobre a inconstitucionalidade do decreto e disse que a medida é um “tiro no pé” do governo, pois abrirá precedentes perigosos e poderá acobertar ocorrências de bullying, desrespeito ao professor, casos de violência e até tráfico de drogas, além da doutrinação à esquerda e à direita.

“A escola é um lugar público e os alunos que acharem que estão sendo agredidos ou doutrinados pelo professor, ou seja lá por quem for, têm o direito sim de gravar, de filmar, de se defender e de formular provas para se defender no segundo momento. O professor que se sentir agredido por um aluno e o aluno que se sentir agredido por outro aluno, porque está sendo vítima de bullying, pode e deve gravar o fato, assim como um terceiro aluno que achar que o seu colega está sendo vítima de bullying, pode gravar. O aluno que quiser flagrar alguém vendendo droga ou qualquer ato ilícito dentro da escola pode, sim, filmar”, explicou Adriano.

De acordo com o decreto (Artigo nº 4), professores, estudantes ou funcionários somente poderão gravar vídeos ou áudios durante as aulas e demais atividades de ensino, mediante consentimento de quem será filmado ou gravado. Adriano declarou, na tribuna da Assembleia, que este dispositivo revela a visão retrógrada do governo comunista. O parlamentar afirmou que irá defender os interesses de alunos e professores que se sentirem tolhidos em seus direitos no ambiente escolar.

Assista:

São Luís sediará encontros regionais de psiquiatria


São Luís será sede da XVII Jornada Maranhense de Psiquiatria e do II Encontro Estadual de Médicos Residentes em Psiquiatria no Maranhão. Com tema Psiquiatria e Responsabilidade Social o evento terá presença de nomes da área no cenário nacional, entre eles Dra. Ivete Gattás e Dr. Diego Freitas Tavares, além de um minicurso sobre Transtorno do Espectro Autista.

O evento acontece nos dias 23 e 24 de novembro, no auditório do Conselho Regional de Medicina do Maranhão, no bairro do Renascença. As inscrições poderão ser efetuadas no local, com valores de R$60 para profissionais e R$30 para estudantes. Aos participantes será entregue certificado de 20 horas. Mais informações com Lucélia, pelo telefone (98) 98831-0910.

Sarney Filho será secretário de Meio Ambiente do DF

Sarney Filho comandará a pasta do Meio Ambiente do DF

Segundo informou o site Metrópoles, o deputado federal Sarney Filho (PV) será secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal. O parlamentar aceitou convite feito pelo governador eleito, Ibaneis Rocha (MDB).

Ministro do Meio Ambiente por duas vezes, nas gestões do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e do atual presidente da República, Michel Temer (MDB), Sarney Filho é uma das maiores autoridades do país quando o assuntos é a causa ambiental.

Deixou importante legado em suas duas passagens pelo ministério, como a criação de várias áreas de preservação ambiental e o fomento à discussão sobre o clima.

Também já representou o Brasil em diversos debates no exterior, defendendo os interesses nacionais e sempre alertando para a importância do país no combate ao aquecimento global.

Deputado federal por nove mandatos, Sarney Filho disputou, este ano, a eleição para o Senado, mas não obteve êxito.

Grupo Nobre Simplicidade comemora II anos nesta nesta quinta-feira (15)

Com o tema ‘Proclamando seu Samba Ano II’, o grupo Nobre Simplicidade comemora seu aniversário com muito samba neste feriado, quinta-feira (10)

O Boteco do Ivan será o palco desta grande comemoração que terá como atração, o Meio dia da Imperatriz Leopoldinense.

A festa está prevista para começar as 16h com os grupos : Argumento (Vitor Hugo e Neyzinho), Sindicato do Samba, Cupim, Feijoada Completa, Os Praças, Ivan Marques e Palmares.

O Grupo Nobre Simplicidade – O Grupo Nobre Simplicidade, é um Grupo de musica Cultural brasileira, tendo como ritmos mixado o Samba e Pagode. Tem como integrantes, músicos que fizeram parte de grandes grupos de São Luís e já possuem uma longa carreira no cenário musical Maranhense.

Grupo Nobre Simplicidade festejará dois anos de sucesso em grande estilo

A banda é caracterizada pelo estilo próprio de interpretar clássicos do samba, sempre adequando os ritmos a levada do partido alto, Samba dolente, e Sambas modernos e contemporâneos. A banda se destaca pela interatividade com o público, postura em palcos, além de tentar fazer de forma mais fiel possível a reprodução harmônica de músicas executadas, com arranjos próprios. Possui como referências Fundo de Quintal, João Nogueira, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Revelação, Beth Carvalho, Alcione , Djavan, Benito de Paulo, João Bosco entre outros.

O grupo tem no currículo acompanhamento de alguns grandes artistas locais e nacionais como Ronaldinho (Ex-Fundo de Quintal), Ytalo Bezerra ( Filho do saudoso Bezerra da Silva), Quirino, Neto Peperi e Chiquinho Vírgula. Fez também aberturas de Shows de artistas consagrados no Cenário Nacional, como: Délcio Luís, Arlindinho Cruz , Sombrinha, Márcio Art e Grupo Vou Pro Sereno.

O grupo também têm parcerias em composições com alguns dos maiores compositores de samba do País, como Mauro Diniz.

Marcial Lima propõe debate sobre cobrança abusiva em contas de energia

Marcial Lima defendeu atuação firme da Câmara Municipal contra as cobranças abusivas da conta de energia

O vereador Marcial Lima (PRTB) propôs, em discurso na tribuna da Câmara Municipal de São Luís, um debate sobre o valores das contas pagas pelos consumidores à Companhia Energética do Maranhão (Cemar). Ele citou exemplos de cobranças consideradas exorbitantes, inclusive de valores diferentes atribuídos a duas contas de um mesmo cliente da empresa que consumiu quantidade igual de kilowats em um mês e nos 30 dias subsequentes.

Marcial afirmou que a cobrança abusiva pela energia elétrica é um problema comum à maioria dos cidadãos e disse que vê com preocupação a situação.

Marcial conclamou a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal, da qual ele próprio faz parte, a debater a questão. “Este assunto não pode ser ignorado”, ressaltou.

O vereador também questionou o  fato de a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) ser sempre responsabilizada pela Cemar quando há reclamações sobre aumentos na tarifa energética. “Vamos bater forte nessa situação. Conclamo todos os vereadores a se revezarem em suas respectivas comunidades para sair em defensa do povo, que sofre com a cobrança abusiva pelo consumo de energia”.

Assista ao discurso:

https://www.facebook.com/marciallima2/videos/995176490690566/

Tema reúne-se com cúpula da SSP e trata sobre execução do prefeito de Davinópolis

Tema agradeceu a receptividade dispensada a ele pelos representantes da secretaria

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Cleomar Tema, reuniu-se, nesta segunda-feira (12), com representantes da cúpula da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Na oportunidade, o líder municipalista solicitou empenho e celeridade no que se refere a elucidação do assassinato do prefeito de Davinópolis, Ivanildo Paiva.

O gestor foi encontrado morto em um terreno próximo à sua fazenda neste último domingo. Ele foi executado com pelo menos sete tiros.

Tema foi recebido pelo subsecretário estadual de Segurança Pública, Saulo de Tarso, que representou o titular da pasta, Jefferson Portela, que está viajando a trabalho.

Também participaram do encontro o delegado-geral Leonardo Diniz; Geraldo Nascimento, Marcelo Freitas e Ilan Kelson — diretor-executivo, chefe de gabinete e assessor jurídico da Federação, respectivamente.

Cleomar Tema, além de ratificar o pedido de celeridade nas investigações, relatou ao subsecretário o sentimento de insegurança que, hoje, toma conta dos prefeitos e prefeitas maranhenses.

“O prefeito, na maioria dos casos, anda com medo, temeroso de que, a qualquer momento, pode ser abordado por um criminoso e tornar-se vítima de uma situação pior. É necessário que os gestores tomem precauções, reforcem sua segurança”, comentou o prefeito de Tuntum.

Saulo de Tarso informou que, tão logo a SSP tomou conhecimento da morte de Ivanildo Paiva, foram mobilizadas equipes policiais que, no atual estágio, estão sendo coordenadas por quatro delegados da Polícia Civil.

“Já possuímos uma linha definida de investigação. O trabalho está sendo feito com cuidado, mas também obtendo celeridade. Temos profissionais qualificados trabalhando no caso. E em breve, garanto, faremos os anúncios necessários. Agradeço a visita do presidente Tema, que é um defensor dos prefeitos e prefeitas do estado”, disse.

Tema agradeceu a receptividade dispensada a ele pelos representantes da secretaria.

“Sou sempre muito bem recebido pelos profissionais que fazem a Secretaria de Estado da Segurança Pública, um dos setores que, sem dúvida, avançou muito no governo Flávio Dino”.

Em campanha para presidente da OAB/MA, Mozart Baldez faz corpo a corpo no TRT

Mozart Baldez fez corpo a corpo com advogados do Tribunal Regional do Trabalho

Faltando exatos 10 dias para a eleição que escolherá no próximo dia 23, o presidente da seccional maranhense da OAB, o candidato pela CHAPA 1 , o advogado Mozart Baldez continua o chamado corpo a corpo nos fóruns da capital e interior do estado.

Advogados trabalhistas foram receptivos às propostas de Mozart Baldez

Na manhã desta terça feira(13), integrantes do grupo *RECONSTRUIR É A ORDEM* visitaram o fórum trabalhista, na Areinha, recebendo varias manifestações de apoio, como as Dras. Priscila Letícia e Elisandra.

Lojas Americanas inaugura primeira loja em Barreirinhas

Unidade abrirá as portas com promoções em bombonière, lingerie e eletroportáteis

A Lojas Americanas inaugura, nesta terça-feira (13/11), sua primeira unidade em Barreirinhas, no Maranhão. A loja será no modelo express e terá sortimento de até 15 mil itens de diversas categorias. Com essa inauguração, a rede passa a contar com 30 lojas no estado.

A chegada da primeira unidade da Lojas Americanas a Barreirinhas, localizada a cerca de 254 km da capital São Luís, representa uma importante contribuição para o desenvolvimento econômico do município, através da oferta de oportunidades diretas e indiretas de emprego e do fomento ao comércio local. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2018, o município possui uma população de 61.828 habitantes.

A nova unidade faz parte do plano de expansão da Lojas Americanas, lançado em 2014, que prevê a abertura de 800 novas lojas entre 2015 e 2019 e investimentos de R$ 4 bilhões em todo o país. A companhia disponibiliza em seu site uma área exclusiva (ri.lasa.com.br/expansao-oferta-de-imoveis) para receber novas ofertas de imóveis.

Para a inauguração, haverá promoções em itens de bombonière, alimentos, higiene e beleza, celulares, TVs, cama, mesa e banho, fraldas, eletrodomésticos e outros.

Serviço

Endereço: Avenida Joaquim Soeiro de Carvalho, 739

Bairro: Centro – Barreirinhas – MA

CEP: 65590-000

Sobre a Lojas Americanas

A Lojas Americanas foi fundada em 1929 e está presente em todo território nacional. São mais de 1.360 lojas em dois formatos: tradicional e express. Além disso, está desenvolvendo o novo modelo de loja de conveniência. A rede comercializa até 60 mil itens, reunidos em mais de 40 departamentos como bombonière, perfumaria, utilidades domésticas, brinquedos, eletrônicos, vestuário e papelaria. A companhia também conta com a plataforma de serviços +AQUI, que oferece cartão de crédito, empréstimo pessoal, vales presente, seguros e cartões de conteúdo. A Lojas Americanas possui ainda quatro Centros de Distribuição localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais.

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima