Mirante da Balaiada ganha Árvore do Amor

Cadeado pendurado na Árvore do Amor guarda simbolismo para casais

A novidade coloca Paris (França), Moscou (Rússia) e Caxias (MA) compartilhando a ideia de unir em compromisso os namorados, amigos, pais, filhos, irmãos dentre outros. As três cidades, além de serem importantes na história dos seus países, agora vivenciam a tradição dos cadeados do amor, simbolizando o amor eterno entre casais e amigos.

A árvore foi instalada nas proximidades dos quiosques do Mirante na tarde desse domingo (25).

“Enquanto em Paris os cadeados do amor estão na Pont Neuf sobre o Rio Sena, em Moscou os cadeados lotam as árvores de ferro sobre a Ponte Luzhkov, e em Caxias, na Árvore do Amor, no Mirante da Balaiada. Em Caxias, a Árvore do Amor é uma escultura de ferro que ocupa lugar de destaque no Mirante da Balaiada. A peça foi executada pelo artista plástico Dhicor, que já assinou inúmeras esculturas em espaços públicos em outras cidades do Nordeste”, lembra Fernando Santos, secretário adjunto de Turismo.

O secretário adjunto de Turismo, Fernando Santos, diz que há espaço para mais árvores para dar vazão ao amor
Casais estão aderindo à ideia de exprimir seus sentimentos na árvore

A novidade já está sendo visitada por caxienses e recebeu os primeiros cadeados, sendo que um deles é do próprio prefeito Fábio Gentil e da primeira-dama, Letícia Gentil.

Embora tenha sido instalada às vésperas do Natal Iluminado de Caxias, a árvore vai ficar de forma permanente no Mirante, encantando ainda mais os corações dos casais apaixonados que querem deixar eternizados em um cadeado do amor as suas relações de carinho e afeto.

“Se o espaço da árvore lotar bem rápido, a gente tem espaço para colocar mais uma, duas ou três árvores aqui do lado para dar vazão a tanto amor”, destacou Fernando Santos, secretário adjunto de Turismo.

Chegada do SUV Eclipse Cross Mitsubishi

O SUV Eclipse é um veículo veiculo feito para motoristas exigentes e modernos, e que não abrem mão da segurança aliada à alta tecnologia, modernidade e conforto

A concessionária Intercar Mitsubishi, na Avenidas dos Holandeses, recebe, na próxima quinta-feira (29/11), às 19h30, a a imprensa, clientes e amantes do automobilismo para o coquetel de lançamento da mais nova estrela da constelação Mitsubishi, o veículo Eclipse Cross, que chega para completar a família SUV da Mitsubishi.

Os concessionários Manoel e Maysa Dias vão receber os convidados e apresentar o carro que é a perfeita combinação do 4×4 com o high tech. O modelo tem design arrojado e marcante, que chama a atenção por onde passa e traz a tecnologia de um SUV perfeito para o dia – a – dia, seja na cidade ou na estrada.

Um veiculo feito para motoristas exigentes e modernos, e que não abrem mão da segurança aliada à alta tecnologia, modernidade e conforto.

Prefeitos do Maranhão apresentarão pauta de reivindicações a Jair Bolsonaro

Presidente da Famem, Cleomar Tema, na mesa ao lados dos prefeitos Miltinho Aragão (São Mateus), Erlanio Xavier (Igarapé Grande), Valmira Miranda (Colinas) e Fábio Gentil (Caxias)

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Cleomar Tema, reuniu-se, na manhã desta terça-feira (27), com prefeitos e prefeitas maranhenses para elaborar uma pauta municipalista de interesses das cidades.

O documento será apresentado ao presidente eleito Jair Bolsonaro em um encontro que acontecerá no mês de dezembro, em Brasília.

Além de Tema, compuseram a mesa de trabalho o vice-presidente Miltinho Aragão (São Mateus); e os prefeito Erlanio Xavier (Igarapé Grande), Valmira Miranda (Colinas), e Fábio Gentil (Caxias).

Foram discutidos assuntos de grande relevância e reivindicações que norteiam questões voltadas para a educação, saúde, FPM, funcionamento de abatedouros públicos, dentre outras.

Na educação, foi proposto um parcelamento administrativo dos precatórios do Fundef, via Procuradoria Geral da União (PGU), para que as cidades não tenham perdas significativas; e solicitar ao presidente eleito que implante o CAQi. (Custo Aluno Qualidade inicial).

Na saúde, as demandas são para reaver o subsídio oferecido pela União para o custeio das despesas na per capita; correção dos valores repassados aos municípios na média e alta complexidade; bem como o tratamento fora de domicilio — a sugestão é que tenha uma equiparação no TFD, principalmente nos atendimentos de hemodiálise.

Outra sugestão apresentada pelos gestores refere-se aos investimentos oriundos das emendas de bancada.

Todo o recurso, que gira em torno de R$ 170 milhões, será destinado, segundo a proposta, para área da saúde.

“Criamos uma pauta municipalista que iremos levar ao futuro governo na área da educação, saúde e outros assuntos de interesses dos municípios, tais como abatedouros e política de resíduos sólidos, é de extrema importância essa iniciativa, porque visa solucionar problemáticas antigas de várias cidades do nosso estado”, destacou Cleomar Tema.

Eleição na OAB/MA: Justiça Federal defere pedido de Mozart Baldez sobre inelegibilidade de Diaz e Brissac

Mozart Baldez pleiteia liminar na Justiça Federal para impedir posse na OAB/MA

A Justiça Federal deferiu pedido formulado pelo advogado Mozart Baldez para intimar a Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA) e os candidatos da Chapa 2, Carlos Brissac Neto, e da Chapa 4, Thiago Roberto Morais Diaz, para que se manifestem ante o pedido, em caráter liminar, seja suspensa a posse das chapas impugnadas e declarada vencedora a chapa que ficou em terceiro lugar no pleito.

Em seu despacho, o juiz federal Ivo Anselmo Höhn Júnior, considerando o teor controvertido da matéria e com o intuito de estabelecer a mínima bilateralidade, mandou intimar a Comissão Eleitoral da OAB/MA, a Chapa 2 (na pessoas de Carlos Brissac) e a Chapa 4 (representada por Thiago Diaz, vencedor do pleito) para que se manifestem, no prazo de cinco dias, sobre o pedido de limiar apresentado por Mozart Baldez.

Segue cópia do despacho:

Deputado Wellington cobra retirada da cláusula de barreira do edital do concurso da Polícia Civil

Wellington justifica defesa dos aprovados pela necessidade de aumento do efetivo da Polícia Civil

O deputado estadual Wellington do Curso voltou a solicitar a retirada da cláusula de barreira do edital do concurso para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva nos cargos de escrivão de polícia, investigador de polícia, médico legista, odontolegista e perito criminal no concurso da Polícia Civil.

A cláusula 19.1.2 do edital prevê que os aprovados que não forem convocados para o Curso de Formação, durante o prazo de validade do concurso, estarão automaticamente eliminados, assim, os excedentes não serão considerados aprovados para posterior curso de formação em caso de haver necessidade de novas convocações pela administração pública estadual.

“Já solicitamos ao Governo do Estado, por meio de indicação, que retirassem do edital do concurso da polícia civil, o item que limita a participação dos candidatos no Curso de Formação, pois, segundo essa cláusula, aqueles que foram aprovados e não foram chamados para o curso de formação, serão automaticamente eliminados, mesmo após diversos gastos que os mesmos tiveram com exames, deslocamentos e demais despesas referentes ao concurso. A eliminação dessa cláusula de barreira evitaria isso e não acarretaria qualquer ônus para o Estado. Em caso de surgimento de novas vagas durante o período de validade do concurso, os excedentes já estão aptos para ocupá-las, em respeito aos princípios da razoabilidade e proporcionalidade. Sabemos da necessidade de aumento do efetivo da Polícia Civil do Estado do Maranhão e por isso, estamos em defesa de todos os aprovados no último concurso”, disse o professor e deputado Wellington do Curso.

Vereador Cézar Bombeiro apoia certificação da Liberdade, Camboa, Fé em Deus e Diamante como primeiro quilombo urbano de São Luís

A região compreendida pelos bairros Liberdade, Camboa, Fé em Deus e Diamante estão em vias de ser reconhecida oficialmente como quilombo urbano pela Fundação Cultural Palmares, instituição pública vinculada ao Ministério da Cultura. O vereador Cézar Bombeiro (PSD) é uma das lideranças que está à frente da luta pela certificação e na última sexta-feira (23) realizou uma audiência pública, no plenário da Câmara Municipal, para discutir a questão.

Participaram da audiência representantes de diferentes segmentos da sociedade, em especial do movimento negro. A etapa é necessária para que o território faça jus ao título. Uma vez certificada, os quatro bairros, onde vivem cerca de 60 mil pessoas, integrarão o primeiro quilombo urbano de São Luís.

O reconhecimento do território como de origem quilombola proporciona benefícios como a posse da terra e a ampliação dos programas sociais em favor da população. Assista à reportagem produzida pela TV Mirante:

Após terror em Bacabal, entidades alertam para fragilidade da segurança pública

Um dos veículos incendiados pela numerosa quadrilha durante o ataque criminoso a Caxias

Pelo menos duas entidades que representam profissionais de segurança pública se pronunciaram, por meio de notas, após os ataques a agências bancárias e à polícia, que causaram pânico, durante duas horas, em Bacabal, entre a noite do último domingo e a madrugada de ontem. A empreitada criminosa teria rendido algo em torno de R$ 100 milhões aos autores, segundo informações apuradas pela imprensa.

O Sindicato dos Policiais Civis (SINPOL) manifestou indignação com o crime e informou que no momento da invasão da cidade por uma quadrilha fortemente armada apenas uma investigadora estava de plantão na Delegacia Regional. Já a Associação dos Policiais Militares da Região do Médio Mearim (ASPOMMEM) condenou a vulnerabilidade do policiamento no município e parabenizou os policiais que enfrentaram o bando, mesmo em condições desfavoráveis.

O SINPOL lembrou que em março deste ano sua diretoria visitou a Delegacia Regional de Bacabal e constatou o baixo efetivo e a falta de investimento em inteligência policial. Reiterou que tem denunciado o descaso do governo Flávio Dino para com a segurança pública, reafirmando que a atual gestão investe menos de 1% na Polícia Civil. A entidade denunciou, ainda, a perseguição que investigadores e escrivães sofrem dentro da instituição, embora trabalhem na legalidade.

“Aproveitamos a oportunidade para sugerir à cúpula da segurança, que não tem medido esforços para perseguir os policias civis, que use dessa mesma força para caçar e investigar bandidos”.

Fraqueza

Veículo foi incendiado pela quadrilha em um dos acessos a Bacabal

A ASPOMMEM, após fazer um relato da barbárie, ressaltou que o episódio expôs a fraqueza do sistema de segurança pública, “notadamente em decorrência da falta de um sistema de inteligência eficiente, capaz de trocar informações e monitorar previamente a ação dos delinquentes, a fim de evitar a ação”.

A entidade que representa os PMs de Bacabal e região também chamou atenção para o baixo efetivo, o armamento discrepante, o péssimo sistema de comunicação via rádio VHF (analógico) e a falta de planejamento para o combate a assaltos a bancos. A ASPOMMEM parabenizou os bravos policiais que defenderam a cidade e seus habitantes e reforçou o clamor para que o sistema de segurança tenha a devida atenção. Abaixo, as notas do SINPOL e da ASPOMMEM:

NOTA: ATAQUES A BANCOS E PÁ POLÍCIA EM BACABAL:

O Sinpol-MA vem a público manifestar sua indignação contra os violentos ataques ocorridos em Bacabal. Bandidos fortemente armados assaltaram na noite de domingo (25) uma agência do Banco do Brasil. Além disso, os criminosos atacaram o quartel do 15º Batalhão da Polícia Militar e também a Delegacia Regional de Polícia Civil.

Para começar, o Sinpol-MA informa que apenas uma Investigadora Policial estava de plantão na Delegacia Regional.

O sindicato tem denunciado o descaso do Governo do Estado com a investigação. Alardeamos, incansavelmente, através de outdoors e outras mídias, que o investimento na Polícia Judiciária não chega a 1%.

E para piorar, policiais civis, que trabalham dentro da legalidade, sofrem uma perseguição extremada dentro da instituição. Além de esquecidos dentro da corporação, escrivães e investigadores convivem, diariamente, com esse duro golpe. Aproveitamos a oportunidade para sugerir à cúpula da Segurança, que não tem medido esforços para perseguir os policias civis, que use dessa mesma força para caçar e investigar bandidos. O alvo deveria ser a bandidagem e não quem exerce a função como determinam as atribuições legais.

A direção do SINPOL-MA parabeniza a atuação dos policiais civis e militares que, mesmo sem estrutura, reagiram e continuam em campo para dar desfecho às ações. A direção sindical é completamente solidária aos cidadãos bacabalenses e, em defesa destes e de todos os maranhenses, reitera apelo ao Governo do Estado para que reveja sua política de segurança pública, voltada hoje, quase que exclusivamente, ao policiamento ostensivo, e invista verdadeiramente no combate ao crime organizado e à impunidade, o que só ocorrerá com uma Polícia Civil fortalecida, valorizada e presente em todo o Estado.

Para tanto, a Direção do SINPOL-MA se coloca à disposição para o diálogo e para contribuir na construção de uma segurança pública completa.

Prefeitura de Caxias convida para a abertura do Natal Iluminado 2018

Testes feitos, tudo pronto! Finalizados os preparativos, a Prefeitura de Caxias convida a população do município e moradores de outras cidades a participar, na próxima sexta-feira (30), em frente ao centro de cultura, da abertura do Natal Iluminado 2018.

O prefeito Fábio Gentil, que acompanhou pessoalmente os testes da iluminação, destaca que um evento para as famílias. “Convide os amigos e parentes para acendermos juntos as luzes que deixarão nossa cidade ainda mais linda. Conto com a sua presença”. Assista:

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima