Calendário do ensino municipal de Caxias fecha em 21 de dezembro, até que todas as escolas cumpram os 200 dias letivos

Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caxias (SEMECT) anunciou que o encerramento do período letivo do Município será em 21 de dezembro. A secretária da pasta, Ana Célia Damasceno, explicou porque algumas unidades de ensino vão finalizar já no início do mês de dezembro.

“Todas as escolas vão cumprir os 200 dias letivos. A SEMECT, respeitando o artigo 24 da legislação, organizou um calendário escolar onde nós conseguimos completar os 200 dias. A partir de agosto de 2018, nós passamos a realizar mais atividades, e essas atividades também foram contadas e legalizadas junto às escolas para que a gente pudesse antecipar. Mas na maioria das escolas as aulas vão até dia 21 de dezembro. Aquelas que vão finalizar até o início de dezembro é porque finalizaram de fato o seu calendário escolar, mas a maioria irá até o dia 21 de dezembro, tendo em vista a necessidade de cumprir carga horária”, afirmou Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

A secretária destacou ainda que os professores contratados continuarão prestando serviço ao município até o final de dezembro, pois eles vão contribuir com a execução do Programa Busca Ativa Escolar, que pretende colocar todas as crianças em idade escolar na escola, a fim de garantir ensino a todas as crianças e adolescentes de Caxias.

Professora e alunas realizam atividade com pintura em sala de aula

“Nós assinamos uma adesão junto às escolas e o prefeito Fábio Gentil que é o Busca Ativa, esse é um pacto nacional que todos os municípios do Brasil estão assinando para colocar todos os alunos que estão fora das salas de aulas nas salas de aulas a partir de 2019. Nosso município tem mais de 8 mil alunos que precisam voltar para as salas de aulas. Todos os servidores, professores contratados terão seu contrato mantido até o final do ano, o prefeito Fábio Gentil tem esse interesse. A ideia é fazer com que todas as crianças sejam agraciadas com uma vaga na escola pública”, reforçou a secretária.

Em discurso forte, Wellington condena caos e corrupção na saúde do Maranhão e alerta para greve de médicos

Wellington voltou a condenar com veemência o descaso do governo com a saúde

O deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) fez um duro discurso ontem, na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, no qual voltou condenar o descaso do governo Flávio Dino (PCdoB) para com a saúde. O parlamentar alertou para a anunciada greve de médicos que prestam serviço ao Estado, decidida durante reunião da categoria, no último dia 27, e que tem início marcado para o próximo dia 4.

Wellington chamou a atenção para as filas de pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e disse que o governo comete os mesmos erros de sempre, mas com um detalhe a mais: a corrupção. Wellington citou as investigações da Polícia Federal, que apontaram desvios na Secretaria de Saúde (SES) e resultaram em prisões de gestores da pasta.

“O governo sempre encobriu a triste realidade com a velha prática política, com a velha propaganda mentirosa, e quem padece é a população”, denunciou, referindo-se ao caos na saúde, abordado na reunião em que os médicos resolveram deflagrar a paralisação.

O deputado afirmou que para constatar a má gestão da saúde pública e o sofrimento da população ao procurar atendimento basta ir aos bairros periféricos, às áreas mais distantes, ao interior do estado e indagar ao população em relação à assistência que recebem nos hospitais e em outras unidades médicas. “É uma situação caótica, deprimente, lamentável”, reagiu.

Wellington lamentou que o governo Flávio Dino jamais tenha olhado para a classe médica e para a área de saúde. Advertiu, também, que não há nenhuma política pública voltadas aos médicos, nem mesmo um plano de cargos e carreiras para os profissionais de saúde.

O parlamentar questionada o destino dado ao dinheiro desviado da saúde do Maranhão, conforme comprovou a PF. E levantou algumas hipóteses, como o uso para pagamento a bajuladores do governos, para compra de fazendas, mansões ou apartamentos em áreas nobres.

Como exemplo de más práticas de gestão públicas, ele citou o caso do Rio de Janeiro, cujo governador foi preso nessa quinta-feira (29) por corrupção. “Quando a operação Lava Jato vai chegar ao Maranhão”, indagou. “Porque aqui temos as mesmas práticas”.

Assista ao discurso na íntegra:

Tempestade: enxurrada invade condomínio de endinheirados no Jardim Eldorado e loja de roupas chiques no Renascença

Vestidos de noiva e outros itens requintados do vestuário foram danificados pela água da chuva que invadiu a loja

A tempestade que desabou em São Luís na noite e madrugada passadas não castigou só os bairros periféricos, onde a população é predominantemente pobre. Áreas consideradas nobres também sofreram com os efeitos do temporal. O índice pluviométrico foi de 150 milímetros em apenas três horas, três vezes mais do que a quantidade de chuva considerada normal.

Móveis de luxo foram revirados na parte interna da loja, aumentando os prejuízos

O dono de uma loja de roupas e móveis requintados situada na Rua dos Azulões, no Renascença, amanheceu contabilizando os prejuízos. A água invadiu o estabelecimento, sujou vestidos de noivas, ternos, calças e molhou móveis. Alguns chegaram a ser revirados, tamanha a força da enxurrada.

Água da piscina foi transformada em lama com a invasão da enxurrada no condomínio

No Jardim Eldorado, bairro de classe alta vizinho ao Turu, os moradores de um condomínio de casas de alto padrão viveram momentos de pânico. Com a rua totalmente inundada, a torrente derrubou o portão frontal do imóvel e deixou um rastro de sujeira e destruição na área externa. A piscina ficou cheia de lama. A água chegou a invadir cômodos internos de alguns imóveis.

Portão do condomínio de endinheirados foi derrubado pela força da torrente, que invadiu o residencial

Atípica para o período, a forte chuva foi um fenômeno democrático, pois afetou ricos e pobres. Além disso, voltou a evidenciar a vulnerabilidade da capital e dos demais municípios da região metropolitana às oscilações do clima.

Uma das casas do condomínio teve cômodos internos invadidos pela enxurrada

Faltam 7 dias para o Jorge & Mateus Infinity!

Compre agora mesmo o seu ingresso para curtir Saia Rodada e Jorge & Mateus.

Pontos de venda:

– Visotica (Centro e Tropical)
– Marcelo Surf (Cohab)
– O Torcedor (Rio Anil)
-Nação Rubro negra (Shopping da Ilha )
– Recepção do Blue Tree
– Parcelado no boleto: ingressoprime.com

Informações: 98 9 9105-2004

#Alegria #MaisFM #AudioMix #Promo3
@alegriaproducoess @promo3eventos @audiomix

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima