Prefeitura de Caxias chega a 2019 com funcionalismo público e fornecedores em dia e grandes obras em execução

“Chegamos ao final de mais um ano cheio de desafios, muito trabalho e muitas conquistas. Em 2018, nossa Caxias ganhou mais obras estruturantes, mais serviços públicos, de melhor qualidade, foram colocados à disposição da nossa população. Nossa educação teve muitos avanços e a saúde encontra-se em evolução constante. Há muito tempo a Prefeitura de Caxias não realizava tantas obras com recursos próprios, mostrando que o saneamento das contas municipais foi bem-sucedido e está trazendo ótimos resultados. Para 2019, vamos precisar do apoio da nossa população novamente para realizar o nosso sonho de fazer de Caxias a cidade que a gente quer”, enfatiza Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

A mensagem do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, está permeada por grandes realizações durante o ano de 2018 em diferentes áreas do município: Saúde, Educação, Esporte, Cultura, Infraestrutura, Agricultura, Limpeza Pública, Transporte, Segurança, Administração e Finanças, Trabalho, Indústria e Comércio, Meio Ambiente e Defesa Civil, Assistência Social, dentre outras.

Na Cultura, a “Princesa do Sertão” conheceu o incentivo a diferentes manifestações culturais, desde o Reisado, passando pelo Carnaval que a gente quer, Cidade Sacra, na Semana Santa, e o São João que a gente quer, valorizando as quadrilhas caipiras e estilizadas, bumba bois e as atrações musicais.

A cidade festejou os 195 anos de Adesão à Independência do Brasil com muita emoção e grandes nomes da música, a exemplo de Bell Marques, e prestigiou as crianças com festas e atrações na Feirinha da Gente, Parque Balneário Veneza e outros espaços, fechando com chave de ouro promovendo o Natal Iluminado 2018, que transformou Caxias na “Gramado do Nordeste”, recebendo turistas de diferentes partes do país que vieram prestigiar atrações como: Padre Juarez de Castro, Cassiane e Banda Rosa de Saron, além de assistir os espetáculos teatrais e apresentações de orquestras sinfônicas, filarmônicas, dentre outras. Todas essas ações fizeram a economia girar em toda cidade, dando prosperidade ao comércio.

Na educação, as crianças aprendem com mais dedicação, graças ao incentivo às atividades escolares mais interativas, com a realização de encontros pedagógicos e da Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais (FLICT), como também o conhecimento sobre a história da cidade com as atividades em sala de aula que culminaram em grandes declarações de amor ao Município durante a Semana da Pátria, quando diversas homenagens foram realizadas exaltando as riquezas de Caxias e seus nomes ilustres.

A educação, além de festejar os bons resultados do IDEB em diversas escolas, fechou o ano colocando em prática o programa Busca Ativa Escolar. Educadores foram às residências das famílias em busca de crianças que, por algum motivo, haviam deixado de estudar.

A Saúde também comemora grandes conquistas em 2018 com a intensificação dos trabalhos da Planificação, que modificou os processos de trabalho dentro da Atenção Primária e Especializada. Foram realizadas diversas tutorias, capacitações e treinamentos visando a melhoria do atendimento da população.

A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), o Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Atendimento Especializado (CTA\SAE), a Rede de Atenção Psicossocial, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST); Centro de Atendimento Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ), dentre outros serviços, realizaram campanhas importantes, prevenindo a população contra doenças oportunistas. O Município adquiriu veículos novos para ajudar na logística da assistência à saúde dos caxienses.

Caxias se consolida ainda mais como referência na saúde, pois se tornou um dos lugares mais seguros para se nascer. Os índices de mortalidade chegaram a cair para zero em alguns meses, fazendo com que o município cumprisse os diversos protocolos da área da saúde no Brasil e se destacasse no cenário nacional pelos ótimos índices conseguidos na assistência às futuras mamães.

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres também promoveu a saúde e a qualidade de vida de meninas e mulheres no Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), no Programa Mulheres em Movimento (PMM), no Centro de Artesanato, durante a Campanha Outubro Rosa e em tantas outras ações correlatas que transformaram o dia a dia das mulheres.

No esporte, o incentivo às práticas esportivas. Os Jogos Escolares, a recepção de grandes competições, como a Etapa Regional do Campeonato Maranhense de Beach Soccer e o IV Intermed Nordeste, são exemplos de eventos esportivos apoiados pela gestão municipal.

Na Infraestrutura, Caxias ganhou o Complexo Turístico Balaiada formado pela Praça Duque de Caxias, Memorial da Balaiada e Mirante da Balaiada, locais que se transformaram em pontos de visitação constante da população. Mas o Município continua tocando grandes obras, a exemplo do Shopping da Gente, o Complexo Hospitalar, o Centro Integrado do Esporte e a reforma e ampliação de unidades básicas de saúde. Foram mais de 80 escolas da rede municipal de educação reformadas, construídas e revitalizadas, além de prédios que abrigam órgãos públicos.

Asfalto e calçamento foram realidades que passaram a existir em muitas ruas da cidade, dando uma cara nova a locais que estavam intrafegáveis. A Vila São José está ganhando sua primeira pavimentação e diversas ruas da cidade estão recebendo os reparos devidos.

A abertura de novas estradas, construção de pontes, construção do espaço Kids na Veneza, reforma de praças, quadras poliesportivas e de tantas outras ações estão ajudando a transformar Caxias na cidade que a gente quer. Não apenas a cidade, mas a zona rural recebeu um olhar especial, com equipamentos públicos e água de qualidade, que chegaram a centenas de famílias.

Sistemas de Abastecimento de Água foram implantados em comunidades que deixaram para trás a lata d’água na cabeça e passaram a ter água encanada em casa. Enquanto isso, na zona urbana, o SAAE realizou a modernização de seus serviços.

Além dessas ações, mais caxienses foram formalizados na Sala do Empreendedor. Na Secretaria do Trabalho, os encaminhamentos também têm aumentado e as oportunidades de trabalho têm crescido com a abertura de novas empresas que apostam no comércio caxiense.

O ano termina com saldo positivo: os salários do funcionalismo e dos aposentados são pagos antes do dia 20 de cada mês e os fornecedores celebram o saneamento das contas públicas, tornando o município um dos mais sólidos do Nordeste.

Outras áreas, como o incentivo à agricultura familiar e a Assistência Social do Município, transformam a vida de crianças, jovens e idosos nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Centros de Convivência de Idosos (CCIS), Centros da Juventude (CJ), dentre outros equipamentos. O meio ambiente também é destaque com ações de prevenção junto à comunidade, evitando agressão à fauna e flora caxiense.

Caxias inova a cada dia, atraindo pessoas e oferecendo o carinho de um povo acolhedor. Uma cidade que se transforma, acompanhando o que pensa o mundo contemporâneo e contribuindo com o crescimento do Estado do Maranhão.

Noite de Réveillon terá blitze de trânsito na Beira-mar, Lagoa da Jansen e nas estradas do Araçagi e de Ribamar

Blitze serão montadas para garantir segurança do trânsito na noite da virada

A fiscalização de trânsito será intensificada na noite de Réveillon em pontos estratégicos da Ilha de São Luís para prevenir acidentes em meio às comemorações da virada do ano. Quatro barreiras serão montadas pelo Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRV), com foco principal na identificação e punição de motoristas e motociclistas flagrados conduzindo seus veículos sob o efeito de bebida alcoólica.

As blitze serão instaladas na Avenida Ana Jansen (próximo à Lagoa da Jansen), MA-203 (Estrada do Araçagi, em frente à UPA do Araçagi), MA-201 (Estrada de Ribamar, povoado São José dos Índios, imediações da empresa Frango Americano) e Avenida Beira-mar (próximo à Sociedade dos Amigos da Marinha).

Em cada uma das barreiras, uma viatura (modelo Duster) e uma van darão suporte às ações. Guinchos estarão posicionados para rebocar os veículos dos infratores.

A fiscalização com abordagens a condutores se estenderá das 23h às 5h. As blitze montadas na Avenida Ana Jansen e na Estrada do Araçagi serão coordenadas por oficiais (um capitão e um tenente). Na Beira-mar e na Estrada de Ribamar, estarão à frente das barreiras dois sargentos.

O BPRV destacou, ainda, uma viatura de apoio (Fiat Pálio), com dois soldados, para atender a alguma eventualidade.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima