Rádio maranhense perde Helena Leite

Helena Leite teve trajetória marcante e deixa lacuna no rádio maranhense

É com profundo pesar que este blog registra a morte da radialista Helena Leite, figura de destaque da comunicação de massa no Maranhão, com forte presença no segmento da cultura popular nas últimas décadas. Helena tinha 67 anos e vinha sofrendo há anos de graves problemas cardíacos.

A notícia da morte de Helena Leite foi dada no início da madrugada deste sábado pelo filho da comunicadora boieira, como ela era carinhosamente apelidada por seu envolvimento com a principal manifestação folclórica do estado.

A propósito, Helena deixa um duplo legado, como radialista e como ícone de resistência para a cultura popular, por sua bravura à frente do Boi da Pindoba, que ela presidiu por quase duas décadas e posicionou entre os principais batalhões do sotaque de matraca.

Neste momento triste, multiplicam-se as homenagens à trajetória marcante da profissional do rádio, pioneira por seu estilo combativo, em meio às imposições de gênero que outrora limitavam a atuação da mulher na sociedade.

Helena manteve relação estreita com alguns expoentes da política maranhense. Mas também amargou dissabores ao tentar ingressar no meio lançando-se às urnas. Sem apoio, não fez ecoar em nenhuma eleição a mesma voz poderosa que a consagrou no rádio.

O velório de Helena Leite acontece no Parque Folclórico da Vila Palmeira e será marcado por uma série de homenagens da legião de admiradores que ela conquistou em mais de 50 anos de carreira no rádio. O corpo será sepultado nesse domingo (31), às 10h, no Cemitério do Gavião.

Abertas inscrições para jornadas de medicina e psicologia de tráfego em São Luís

Médico Phil Camarão aguarda participação maciça de profissionais nas duas jornadas

Estão abertas as inscrições para a 1ª Jornada Norte-Nordeste de Medicina de Tráfego e para a 2ª Jornada Maranhense de Psicologia de Tráfego, que acontecem de 12 a 14 abril, no Veleiros Mar Hotel, na Ponta d‘Areia, em São Luís. Realizados pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), pela Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit) e pelas regionais locais das duas entidades, os dois eventos abordarão temas como educação para o trânsito, soluções para a redução dos acidentes no Brasil, atuais desafios para os profissionais médicos e psicólogos no exercício da profissão no contexto do trânsito, entre outros assuntos pertinentes.

Os médicos interessados em participar da 1ª Jornada Norte-Nordeste de Medicina de Tráfego podem de inscrever no site da Abramet (www.abramet.org.br). Já os psicólogos podem efetuar a pré-inscrição no e-email [email protected]. As inscrições para esses profissionais serão confirmadas no local do evento.

Além dos representantes da Abramet, da Abrasit e das respectivas associações locais, participarão das duas jornadas membros do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), da Associação Nacional de Detrans, do Conselho Federal de Medicina (CFM), do Conselho Federal de Psicologia (CFP), do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), do Conselho Regional de Medicina (CRM-MA), do Conselho Regional de Psicologia (CRP-MA), dentre outras órgãos e entidades.

Nos dois dias de programação das jornadas, serão debatidos temas relevantes para a segurança do tráfego. Dentre os assuntos em pauta, estarão testagem/retestagem da perícia psicológica do candidato/condutor, perícia psicológica de candidatos/condutores que fazem uso de psicofármacos, primeira habilitação, idosos, motoristas profissionais e motociclistas. Uma das diversas palestras previstas no cronograma terá como tema o Perfil Atual do Condutor e Contribuições da Psicologia.

Membro das câmaras temáticas de Educação para o Trânsito, Formação e Habilitação de Condutores e de Saúde e Meio Ambiente do Contran, e da Abramet, o médico Phil Camarão destaca a importância das duas jornadas e a parceria firmada pelo Detran para a organização de eventos dessa natureza. “Pela primeira vez, o Detran do Maranhão torna-se parceiro de eventos voltados à medicina e à psicologia de tráfego no estado. As discussões serão de vital importância para a educação e a segurança no trânsito. Espero adesão maciça dos profissionais”, salientou.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima