Após vistoria a reforma da Rua Grande, Edivaldo e Kátia Bogéa confirmam novas obras de revitalização do Centro Histórico

A vistoria foi acompanhada ainda do superintendente estadual do Iphan, Maurício Itapary; a conclusão e entrega da reforma da Rua Grande e o início das obras de requalificação urbanísticas das praças Joao Lisboa, Largo do Carmo e a construção da Praça das Mercês são para o início do novo semestre

Após vistoriar reforma da Rua Grande, Edivaldo e Kátia Bogéa confirmam novas obras de revitalização do Centro HistóricoApós vistoriarem as obras de restauração da Rua Grande, que já está na fase de conclusão dos serviços na última quadra da via, o prefeito Edivaldo Holanda Junior e a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, confirmaram, na manhã deste sábado (14), novas obras para o Centro Histórico – requalificação urbana da Praça João Lisboa, Largo do Carmo e construção da Praça das Mercês. Tanto as obras quanto a entrega da Rua Grande estão previstas para o começo do segundo semestre deste ano. Os logradouros integram um novo conjunto de intervenções realizadas pelo Iphan, em parceria com a Prefeitura de São Luís, visando à revitalização de espaços, prédios e monumentos do Centro Histórico da capital maranhense.

Na vistoria aos trabalhos na Rua Grande, que contou também com a presença do superintendente do Iphan, Mauricio Itapary, da primeira-dama, Camila Holanda e de secretários municipais, o prefeito Edivaldo destacou a magnitude das obras já entregues no Centro Histórico de São Luís e pontuou a importância dos novos investimentos que chegam para ampliar ainda mais o resgate da área central de São Luís, que é patrimônio da humanidade, resultando no crescimento do turismo local, na revitalização do comércio com a abertura de novos empreendimentos e, consequentemente, no desenvolvimento econômico e social do município.

“Estamos realizando mais uma vistoria a essa importante intervenção de requalificação urbanística na Rua Grande e reafirmando a realização de novas obras de requalificação em outros importantes e tradicionais espaços da cidade, que são a Praça João Lisboa, o Largo do Carmo e a Praça das Mercês. Com essa nova etapa de obras, o Centro Histórico da nossa cidade, que passa pelo maior investimento já realizado nos últimos 30 anos, ganhará mais beleza e vida. São intervenções que, aliadas a outras iniciativas na área do turismo e da cultura, têm promovido o resgate dessa área tão importante para a memória da cidade, e trazido de volta a população para apreciar esses espaços antes degradados e esquecidos” afirmou o prefeito.

O prefeito lembrou ainda a restauração do Complexo Deodoro e da Praça Pedro II, entregues no início desde ano; o Museu da Gastronomia Maranhense, inaugurado na última quinta-feira (13), e a implantação da Feirinha São Luís, que este mês completou dois anos de funcionamento. “São todas as obras e serviços que a população clamava e hoje são uma realidade. Todas importantíssimas para a preservação da cultura local e revitalização do nosso Centro Histórico, que é lindo e precisa ser muito bem cuidado e preservado por todos”, completou Edivaldo.

A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, também destacou a nova etapa de obras que será iniciada no Centro Histórico da capital, para restauração de alguns dos mais tradicionais largos da cidade. Ela destacou o esforço conjunto empreendido pelo órgão e a Prefeitura de São Luís na execução das obras integrantes do grande programa de requalificação da área central.

“São obras impactam significativamente na vida do comércio e das pessoas, mas com a parceria fundamental da Prefeitura de São Luís em todo o processo, proporcionando todo o apoio logístico necessário, foi possível executarmos com bastante celeridade. A Rua Grande, que era uma obra reclamada a mais de 30 anos, por exemplo, conseguimos executar em um ano e já estamos finalizando os serviços para entregarmos a via amplamente requalificada no início do próximo semestre. Também contaremos com a parceria da Prefeitura de São Luís nessa nova etapa de obras que vamos iniciar no Largo do Carmo, na Praça Gonçalves Dias e na Praça das Mercês, dando continuidade ao macro programa de requalificação do Centro Histórico de São Luís”, observou Kátia Bogéa.

A obra nesses espaços é fruto de parceria entre a Prefeitura de São Luís, Iphan e Vale. O projeto de requalificação dos novos logradouros contemplados pelo projeto contempla serviços similares aos que foram realizados no Complexo Deodoro, por exemplo, visando à restauração de todo o tecido urbano com novo calçamento, mobiliário urbano, nova iluminação artística, obras de drenagem, sinalização, acessibilidade universal, entre outros serviços.

O superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, também destacou a grandiosidade das novas intervenções. “Em breve a população poderá se apropriar de novos espaços revitalizados. Assim como foi nas outras intervenções, também nessa nova etapa de obras será empreendido o mesmo esforço para que os serviços sejam executadas com total celeridade e entregues dentro do prazo para usufruto da população”, disse Itapary.

Inclusão digital

Outro local visitado neste sábado pelo prefeito, pela superintende e pelo presidente do Iphan, foi a praça Pedro II e Benedito Leite onde já funciona, em fase de teste, internet via wi-fi. A iniciativa é fruto da parceria da Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Governo (Semgov) e de Informação e Tecnologia (Semit), com a Wiki Telecom, empresa maranhense que tem fibra óptica espalhada por todo o Maranhão.

O serviço, que está em fase de teste e visa ampliar a inclusão digital da população, vai promover a cidadania digital e fortalecer também o trabalho que vem sendo realizado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para a revitalização do Centro Histórico da cidade.

Participaram ainda da vistoria às obras o subprefeito do Centro Histórico, Jeferson Viegas Costa; o presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Funph), Aquiles Andrade; o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Fábio Henrique Carvalho; os secretários municipais Pablo Rebouças (Governo), Antônio Araújo (Obras), Informação e Tecnologia (Tati Lima); Lula Fylho (Saúde), entre outras autoridades.


Solicitada por Osmar Filho, Praça das Amendoeiras é entregue aos moradores do Jardim América

Osmar Filho fez questão de prestigiar a comunidade no momento festivo

Uma grande festa popular marcou, na noite desta última sexta-feira (14), a inauguração da Praça das Amendoeiras, no bairro Jardim América. O equipamento público foi implantado em um espaço que, até bem pouco tempo, era subutilizado. A revitalização da área foi solicitada pelo vereador Osmar Filho (PDT), presidente da Câmara Municipal de São Luís, pedido, este, que foi atendido pela prefeitura da capital e pelo então presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Pedro Lucas Fernandes, hoje deputado federal.

Crianças ganharam mais uma opção de lazer e diversão com a inauguração da praça

“Não consigo descrever a alegria de estar aqui, neste momento, presenciando a entrega deste novo equipamento público. Agradeço ao prefeito Edivaldo, ao governador Flávio Dino e ao amigo Pedro Lucas pelo empenho em atender nosso pedido, que também foi da comunidade, e transformar esta Praça em um maravilhoso espaço de lazer e entretenimento”, afirmou Osmar Filho, que participou da solenidade de inauguração acompanhado do vereador Edson Gaguinho (PHS); do vice-prefeito Júlio Pinheiro (PC do B);do atual presidente da AGEM, Lívio Corrêa, Pedro Lucas Fernandes; além de lideranças comunitárias e dezenas de moradores. 

Pedro Lucas fez questão de destacar a participação decisiva do pedetista na elaboração do pleito. “O vereador Osmar Filho solicitou a obra e esteve diversas vezes no bairro dialogando com os moradores e acompanhando todas as etapas do serviço. Somente assim, unindo forças, é que continuaremos avançando pelo bem dos bairros de nossa capital”, disse o parlamentar. A Praça das Amendoeiras foi totalmente revitalizada e ganhou equipamentos de playground, academia ao ar livre, mesa de jogos, bancos de concreto, estacionamento, piso cimentado e intertravado, áreas verdes e rampas de acessibilidade.

Osmar Filho com representantes da classe política e da comunidade

Ao todo, o projeto engloba uma área de 1.706,96m².Caberá ao Comitê Gestor, formado por moradores do bairro, zelar pela sua preservação. “Agradeço ao vereador Osmar, a prefeitura e ao governo. “Temos, agora, não apenas dois espaços para nossas famílias se divertirem, mas oportunidades de incrementar nossa economia, o que vai ajudar no desenvolvimento de nossa comunidade”, comentou o presidente da Associação de Moradores, Edmilson Costa.

Deputado Wellington constata precariedade e abandono do Socorrão de Imperatriz

Pacientes são acomodados em corredor e até no chão por falta de leitos

Ao realizar visita ao Hospital Municipal de Imperatriz, o deputado estadual Wellington do Curso constatou a real situação de precariedade do local. Entre as principais reclamações dos pacientes que sofrem com a demora no atendimento, há a falta de medicamentos e a superlotação, comprovada em corredores lotados. Além disso, há um grande número de pessoas que aguardam, há meses, para realizar uma cirurgia.

No local, o deputado Wellingotn constatou a precariedade no atendimento da população de Imperatriz, além da sobrecarga de pacientes oriundos de outros municípios.

“O que aqui constatamos é o descaso com a saúde pública no Estado do Maranhão. O paciente, em regra, de origem humilde, chega e não tem a menor expectativa, por exemplo, de quando realizará a cirurgia. Nos corredores, mais pacientes, tanto de Imperatriz quanto de outros municípios, o que tem sobrecarregado o hospital. Diante disso, a inércia tanto por parte da Prefeitura quanto do Governo do estado que seguem enganando sobre uma saúde pública que só existe na propaganda. Além disso, população da região Tocantina sofre para fezer tratamento de hemodiálise. Onde está a parceria do Governo do Estado com as prefeituras? Onde está o novo socorrão de Imperatriz? Por que tantas pessoas sofrendo em busca de uma saúde pública de qualidade? São maranhenses que padecem com o descaso na administração pública e a corrupção desenfreada”, disse o deputado Wellington.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima