Wellington acompanha e apoia luta de soldados da PM formados e não nomeados
O deputado estadual Wellington do Curso informou, em suas redes sociais, na tarde dessa quinta-feira (20), que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA) ajuizará Ação Civil Pública em defesa dos aprovados no concurso da PMMA.
A Ação resulta de inúmeras audiências e intermediações do Deputado Wellingotn em defesa dos soldados formados e não nomeados.
“São homens e mulheres que estudaram e foram aprovados em todas as etapas no concurso da Polícia Militar do Maranhão. Como deputado estadual, já solicitamos, na Assembleia Legislativa, a imediata nomeação dos aprovados no concurso da Polícia Militar. Existe previsão orçamentária, por exemplo, para a nomeação imediata de 2.000 novos policiais. Falta é competência! Flávio Dino não nomeia os aprovados no concurso da PM porque não quer. Atualmente, o Maranhão conta com 37 secretarias e agências. Por que não reduziu as secretarias? Por que não reduziu o número de cargos comissionados? E o que falar sobre essa ânsia de arrecadação de Flávio Dino? Que já aumentou o imposto dos combustíveis três vezes, por exemplo? O Estado arrecada sim! O suficiente para nomear concursados. Deveria ser questão de prioridade nomear os policiais militares. Nos reunimos, com aprovados e não nomeados, na OAB. Coletamos provas. Realizamos inúmeras audiências e, agora, a questão será judicializada. A nossa luta continua”, disse o deputado Wellington.
Os copos temáticos que homenageiam os cinco sotaques do bumba meu boi foram exibidos pela primeira vez no arraial mais pop do Maranhão
Frente e verso de um dos cinco copos temáticos criados pela cerveja
Uma festa magnífica e inesquecível. Assim foi a noite do São João da Thay, evento beneficente que chega a sua terceira edição no Maranhão e que pela primeira vez contou com a parceria da cerveja Magnífica, nascida e criada no Maranhão e produzida com a mandioca cultivada no estado.
Durante o evento a cerveja Magnifica lançou uma coleção especial de copos temáticos em homenagem aos sotaques do bumba meu boi: matraca, orquestra, zabumba, baixada e costa de mão, destacando também personagens típicos de brincadeira como a índia, o tocador de matraca, o caboclo de fita e o cazumbá, personagem do sotaque da baixada cercado de mistérios e magia.
O ex-BBB Jonas e a namorada Mari
A ideia chamou atenção dos convidados pela beleza das ilustrações do artista maranhense Romildo Rocha que valorizaram as características da cultura popular maranhense e evidenciaram também as cores e os desenhos dos azulejos de São Luís, que integram o patrimônio arquitetônico e cultural da cidade. Além de adquirir o copo, o público também degustou a cerveja Magnífica uma bebida com qualidade e refrescância, feita com ingredientes locais, que proporciona uma experiência de consumo de alto nível.
Ney Lima e Davi Mateus exibem seus copos
De acordo com o diretor comercial da Ambev, Roberto Mattos, a cerveja Magnífica tem no seu DNA a tradição da cultura popular maranhense e é feita por e para maranhenses. “A cultura maranhense é riquíssima, única e merece ser celebrada. Os copos temáticos que produzimos foram criados com esse objetivo, de valorizar e homenagear o bumba meu boi, essa expressão cultural que encanta e é motivo de orgulho para todos os maranhenses. ”, afirmou.
Artistas, digital influencers, jornalistas, empresários, turistas e o público em geral aprovaram a proposta e fizeram questão de garantir seu copo. O digital influencer, Jonas Sulzbach, foi apresentado a cerveja magnífica e aprovou. “O copo é uma ótima ideia, tenho certeza que todo mundo vai querer ter um. E a cerveja é uma delícia. ”, disse.
Promotores da cerveja Magnífica mostram copos que enaltecem o sotaque da Baixada
Morando atualmente em São Luís, o casal de paraenses Carla e Fabrício Durans fez questão de fazer um pit stop no camarote da Magnífica. “A Magnífica para nós está entre as melhores cervejas e essa tocada de homenagear a cultura maranhense com os copos foi fantástica.”, opinaram.
O designer de sapatos e digital influencer, Cláudio Carvalho, disse que “ a cerveja magnífica é tão gostosa quanto a alegria maranhense. Saborosa, leve, um produto nosso com qualidade pra ninguém botar defeito”.
O diretor Comercial da Ambev, Roberto Mattos, exibe copo
Toda a renda da venda dos copos temáticos da cerveja Magnífica será destinada ao Unicef, entidade escolhida pela idealizado do evento Thaynara OG para receber apoio do evento. “Eu amei a ideia e fiquei muito feliz de poder contar com essa parceria. “,afirmou a anfitriã.
Renan Carvalho, Isabel Frozzoni e Roberto Mattos
Os copos da cerveja Magnífica estarão à venda também no Arraial da Vila Palmeira, no Parque Folclórico, nesta quinta-feira (20).
Magnífica e os sotaques do Bumba Meu Boi
Além da coleção de copos, a Magnífica também está homenageando o bumba meu boi com novas versões do jingle da cerveja nos ritmos de cada sotaque. Originalmente composta em ritmo de reggae, inspirada na música Maguinha do Sá Viana, de César Nascimento, o jingle ganhou toadas com interpretação do Boi de Morros (orquestra), Boi de Leonardo (zabumba), Boi de Santa Fé (baixada), Boi Brilho da Sociedade (costa de mão) e Boi da Maioba (matraca).
A dupla Rafa e Pipo Marques elogiou a ideia da cerveja Magnífica
E tem mais: quem tiver o copo vai poder acessar as toadas por meio de QR Code. As toadas também estão disponíveis no link www.cervejamagnifica.ma.
O Arraial da Vila Palmeira acontece no Parque Folclórico, a partir das 20h. Na programação de hoje tem Dança Portuguesa Adolescentes de Portugal do Sá Viana, Forró Pé de Serra Trio do Forró, Quadrilha Flor do Amor, Boi de Morros e Boi da Maioba.
Governador Flávio Dino no lançamento da cerveja Magnifica, que tem a mandioca como matéria-prima para fabricação
A Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) ajuizou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6152, no Supremo Tribunal Federal (STF), para questionar norma do Estado do Maranhão que estabeleceu alíquota reduzida (12%) do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as operações com cervejas que contenham, no mínimo, 15% de fécula de mandioca em sua composição, desde que comercializadas em embalagem retornável.
A entidade questiona dispositivos da Lei estadual 11.011/2019 que acrescentaram a regra à Lei estadual 7.799/2002. Segundo a associação, a alíquota diferenciada reduz em 60% a incidência do ICMS em desfavor dos demais contribuintes, sujeitos à alíquota de 28,5%, para beneficiar a instalação de uma fábrica específica de cervejas no estado. A redução, sustenta a Abrabe, seria inconstitucional por conceder unilateralmente incentivo fiscal sem a observância dos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 24/1975 e a prévia aprovação pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
Na ADI, a associação destaca que a norma questionada estabelece condições tributárias desiguais para contribuintes em situação equivalente. Também alega ofensa ao princípio da seletividade, pois entende que não há justificativa sobre a essencialidade decorrente da matéria-prima. Ao citar decisão do Supremo na ADI 5472, a entidade argumenta que o caso apresenta desequilíbrio concorrencial diante da redução de alíquota e que a criação de benefício individualizado ofende os princípios da moralidade e da impessoalidade na renúncia fiscal.
Rito abreviado
O relator, ministro Edson Fachin, adotou para o trâmite da ADI 6152 o rito abreviado previsto no artigo 12 da Lei 9.868/1999 (Lei das ADIs), que autoriza o julgamento da ação pelo Plenário do STF diretamente no mérito, sem prévia análise do pedido de liminar. O ministro requisitou informações à Assembleia Legislativa e ao governador do Maranhão, Flávio Dino, a serem prestadas no prazo de 10 dias. Em seguida, determinou que os autos sejam encaminhados, sucessivamente, no prazo de cinco dias, à Advocacia-Geral da União (AGU) e à Procuradoria-Geral da República (PGR), para manifestação sobre a matéria.
Com os kits, os agentes de combate a endemias terão melhores condições de trabalho, com ganhos para a saúde pública
Agentes de combate as endemias e supervisores receberam kits das mãos do prefeito Hilton Gonçalo para o melhor desenvolvimento de suas atividades profissionais. A entrega se deu nas futuras instalações da nova Secretaria de Saúde que em breve passará a funcionar no prédio do antigo colégio Perolina Prazeres.
“Sempre buscamos proporcionar uma saúde de qualidade para os santarritenses; orientamos nossos servidores a prestar um serviço de qualidade e que seja humanizado, dessa maneira, temos a plena convicção de que o atendimento junto ao usuário do serviço público será satisfatório por parte dos cidadãos”, disse o prefeito Hilton Gonçalo.
O prédio contará com sala de informática, Programa Saúde da Família (PSF) e Tratamento Fora do Domicílio (TFD), cartão Sus, Vigilância sanitária, auditório, dentre outros setores.
O kit dos agentes dispõe de bolsa, crachá, martelo, lanterna que contribuirá para o bom desempenho dos profissionais no combate ao temido mosquito Aedes Aegypt, vetor responsável por transmitir inúmeras doenças.
Vereadores, secretários , servidores e populares acompanharam a visita do prefeito à futura secretaria de saúde.
A Prefeitura de Caxias realizará, de 21 a 30 de junho, o “São João que a Gente Quer 2019”. Dezenas de atrações se apresentarão na Vila Junina, estrutura grandiosa, com conforto, segurança e fácil acesso, montada no Parque da Cidade. Serão 10 dias de intensa animação, com apresentações de artistas e bandas de forró, arrocha, sertanejo, além de manifestações típicas do folclore maranhense, como bumba meu boi, quadrilhas, danças regionais e outros grupos. A organização é da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.
A abertura do “São João que a Gente Quer 2019” acontecerá nesta sexta-feira, às 19h. As atrações musicais serão os cantores Rafael Barone e Júnior Viana. A programação da noite também terá grupos folclóricos locais, que abrilhantarão ainda mais a festança com seus ritmos e sotaques singulares.
A animação também tomará conta da Vila Junina da noite de sábado com o esperado show da consagrada banda Forró Sacode. Também subirá ao palco a cantora Eliane Amorim. Domingo, as atrações musicais serão os cantores |Albert Abrantes e Thaty Girl.
Até o dia 30 deste mês, a Vila Junina terá vasta programação, com o melhor da cultura popular do Maranhão e artistas e bandas regionais e nacionais conceituados, como Jonas Esticado, Forró Tropikália e Washington Brasileiro, em ambiente animado, acolhedor e tranquilo, bem ao gosto do público e apropriado às famílias.
“Montamos um forte esquema de segurança para que você e sua família possam se divertir com tranquilidade”, informa o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, assegurando que este ano a cidade terá o maior São João de todos os tempos e convida a população a participar da festança.
Wellington criticou a incapacidade do governo para evitar a paralisação
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para denunciar a omissão do Governo do Estado diante do indicativo de greve por tempo indeterminado dos funcionários da CAEMA. Segundo comunicado enviado pelo Sindicato dos Urbanitários, a paralisação das atividades ocorrerá a partir do dia 24 de junho por tempo indeterminado caso a direção do órgão não apresente uma proposta que não provoque um retrocesso de direitos.
Ao abordar o assunto, Wellington destacou as principais reivindicações dos servidores da CAEMA, entre elas, o corte de benefícios estabelecidos em acordos trabalhistas, o excesso de cargos comissionados, os atos ilegais sem consulta ao conselho e a falta de transparência dentro da companhia.
“Os funcionários da CAEMA aprovaram o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 24 de junho. Como se já não bastasse a má prestação de serviços no abastecimento de água em todo Estado, agora, diante da omissão do Governador Flávio Dino e da incompetência da direção da CAEMA, os funcionários da companhia irão paralisar suas atividades por tempo indeterminado contra o retrocesso de direitos firmados em acordos trabalhistas e ilegalidades dentro da CAEMA. Além disso, há excesso de cargos comissionados e não há transparência dentro da companhia. É um absurdo! Estão sucateando a CAEMA para depois privatizá-la. E nós já sabemos o que esperar da privatização, temos um exemplo como a Odebrecht e BRK, em São José de Ribamar e Paço do Lumiar, que oferecem serviços de péssima qualidade para a população. Por isso, iremos lutar em defesa da CAEMA e para que todas as reivindicações dos servidores sejam atendidas. Esperamos que o governo do estado e que a direção da companhia tenha compromisso com estes servidores e que cumpram os acordos trabalhistas que já foram firmados. Servidores da CAEMA, contem comigo!”, disse deputado Wellington.
Comentários