Carreta tomba durante operação no Porto do Itaqui

Trabalhadores observam a parte inferior do veículo tombado

Uma carreta tombou quando fazia uma manobra durante uma operação em um dos berços do Porto do Itaqui, na tarde desta terça-feira (3). O veículo adernou para o lado esquerdo, possivelmente por causa do peso ao tentar içar ou receber alguma carga.

Não há informações sobre vítimas. A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) ainda não se pronunciou sobre o incidente com a carreta, de responsabilidade da operadora Transglobal.

Carreta tombou para o lado esquerdo, obrigando a autoridade portuária a isolar o local do incidente

A área onde ocorreu o sinistro foi isolada para possibilitar o resgate de eventuais feridos e a remoção do veículo.

Prefeitura de Santa Rita finaliza asfaltamento da estrada do povoado Nova Vida

Obras de asfaltamento favorece mobilidade em povoado de Santa Rita

Por determinação do prefeito Dr. Hilton
Gonçalo, a Secretaria Municipal de Infraestrutura está finalizando a ultima etapa da obra de urbanização da estrada que liga as Comunidades Cai Coco a Nova Vida, área rural de Santa Rita.

Este trabalho compreende 800 metros do total de 1.800 metros de extensão da via. O local recebe uma reforçada camada asfáltica, visando agregar qualidade e maior durabilidade ao serviço oferecido a população da região dos Campos, o que deve facilitar o escoamento da produção agrícola.

Líder da oposição e aliada de Flávio Dino, vereadora Thaís Coutinho aponta falhas do Estado na saúde de Caxias

Apesar de aliada, vereadora Thaís Coutinho não poupou críticas ao atendimento de saúde no âmbito do Estado em Caxias

Em entrevista concedida no último sábado (31) ao programa “Hashtag Só Que Não”, da Rádio Sinal Verde FM, a vereadora Thaís Coutinho (PCdoB), líder da oposição na Câmara Municipal e pretensa candidata a prefeita de Caxias, admitiu falhas na assistência à saúde, no âmbito do Estado, à população do município. A sinceridade da vereadora, que é sobrinha da deputada estadual Cleide Coutinho (PDT), acabou gerando mal estar entre o seu grupo político e o governador Flávio Dino (PCdoB) e abriu uma crise no próprio seio familiar, já que seu esposo é o gestor estadual de saúde em Caxias.

Thaís Coutinho reconheceu que a realidade da saúde pública na cidade não é boa. E, obviamente, na condição de líder da oposição ao prefeito Fábio Gentil (PRB), teceu críticas à rede municipal.

Por outro lado, não se furtou a apontar falhas na gestão do setor no que compete ao Estado. E ao sugerir os possíveis responsáveis, fez questão de informar que requereu a presença de um ou mais representantes do governo Flávio Dino na audiência pública que realizará na Câmara para debater os problemas da saúde em Caxias. Detalhe: o principal escalado para defender o Estado das acusações de má administração poderá ser o seu próprio marido, Daniel Barros, gestor regional da área.

A vereadora diz que solicitou a audiência com o Estado e o Município para cobrar ações. “Não quero saber de quem é a culpa”, declarou, destacando que é enfermeira por formação e tem conhecimentos suficientes para avaliar que a saúde de Caxias não vai bem.

Intenção de consumo recuou 6,3% em São Luís entre julho e agosto

O índice de intenção de consumo das famílias ludovicenses recuou -6,3% na passagem mensal para o mês de agosto, aponta pesquisa da Fecomércio-MA. Essa foi a 6ª queda consecutiva do indicador na capital maranhense. Apesar do arrefecimento, o nível registrado de 91,9 pontos ainda permanece acima da média nacional do índice que foi de 91,2 pontos.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o otimismo das famílias de São Luís em relação ao consumo também apresentou uma retração de -4,8%.

Na composição do indicador, seis subcomponentes apresentaram resultados negativos na variação mensal, com destaque para a percepção do consumidor quanto ao momento para aquisição de bens duráveis (-12,4%), nível da renda atual das famílias (-9,8%) e condições do emprego atual (-8,7%).

O único subitem que registrou variação positiva foi a percepção do consumidor quanto ao momento para compras a prazo e acesso ao crédito, que avançou +2,0% do mês de julho para o mês de agosto. Esse resultado foi influenciado pelos recentes anúncios de mudanças nos modelos de financiamento habitacional, na desaceleração dos níveis de endividamento e inadimplência e pela possibilidade dos saques nas contas do FGTS e do PIS/Pasep.

Deputado Wellington defende jornada de 30 horas para enfermeiros e técnicos de enfermagem

Wellington destacou proposições de sua autoria que estabelece a jornada de trabalho para os enfermeiros e o piso salarial ético para os trabalhadores da saúde

O deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna, na manhã dessa segunda-feira (2), para demonstrar apoio incondicional à luta dos trabalhadores da saúde do Maranhão. O pronunciamento foi motivado por uma paralisação da categoria que luta por salários dignos, manutenção da jornada de 30 horas e o fim das demissões sem motivo.

Na ocasião, o parlamentar destacou proposições de sua autoria que estabelece a jornada de trabalho para os enfermeiros e o piso salarial ético para os trabalhadores da saúde. Além disso, solicitou ao governo que cumpra as pautas dos trabalhadores.

“A luta dos trabalhadores da saúde tem sido uma de nossas pautas desde o início do nosso mandato. Já elaboramos projeto de lei que estabelece a implantação de um plano de cargos, carreiras e salário estadual para médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, além da criação de projeto de lei que dispõe sobre a jornada de trabalho de 30h para os enfermeiros. Agora, por culpa do governo do Estado, os trabalhadores da saúde estão na rua lutando por aquilo que é direito. Por isso, iremos solicitar que o Governador e a secretaria de saúde cumpram as pautas desses trabalhadores como os reajustes salariais, o pagamento de horas extras, o fim das demissões sem motivo e à manutenção da jornada de 30h. Os trabalhadores da saúde merecem respeito”, disse Wellington.

Após pancadaria e atos de vandalismo, prefeito Edivaldo manda reforçar fiscalização no Centro Histórico

Edivaldo reuniu equipe para repassar diretrizes de atuação da prefeitura no Centro Histórico

O prefeito Edivaldo Holanda Junior reuniu, nesta segunda-feira (2), equipe de trabalho que irá intensificar as ações de fiscalização na área do Centro Histórico de São Luís. O reforço nas ações, que já são realizadas rotineiramente, tem o objetivo de coibir a ocupação desordenada da área, os atos de vandalismo e a depredação do patrimônio público e, assim, garantir a segurança e a tranquilidade de quem frequenta o Centro da cidade. Para intensificar a presença do poder público no espaço, o gestor municipal reuniu representantes de secretarias e órgãos estratégicos e definiu um plano de ação que começa a ser executado imediatamente.

“O Centro Histórico vive um momento de revitalização e resgate cultural importante, com arte, entretenimento e empreendedorismo nos espaços públicos. Todas as ações da Prefeitura na região são voltadas para a valorização da cultural, movimentação da economia criativa, preservação do patrimônio, promoção do lazer e do turismo e geração de emprego e renda, que ocorre sempre em clima de integração, com segurança. Mesmo que os lamentáveis atos de violência registrados na noite de domingo não tenham ocorrido dentro da nossa programação, já determinei medidas urgentes às nossas equipes para que não voltem a se repetir. Queremos o Centro de São Luís cheio de pessoas, moradores e turistas, todos se divertindo e apreciando as nossas riquezas” disse o prefeito Edivaldo.

As principais ações serão adotadas pela Blitz Urbana, vinculada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), e pela Guarda Municipal na área da segurança, ligada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). A Blitz Urbana irá intensificar a fiscalização de estabelecimentos comerciais e vendas informais, a fim de verificar se possuem alvará de funcionamento e licenças devidas para a comercialização dos produtos.

SEGURANÇA

Na área da segurança, a intenção é manter a tranquilidade dos frequentadores do espaço, cuidar do patrimônio e, ainda, dar apoio às ações da Blitz Urbana. “Vamos aumentar o contingente da Guarda Municipal na área a fim de garantir a segurança no espaço e a preservação do patrimônio público”, afirmou o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro.

O secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Mádison Leonardo Andrade reforçou que a Prefeitura irá fortalecer as ações que já vêm sendo realizadas em combate às irregularidades e ilegalidades no que se diz respeito a estabelecimentos comerciais, bares e comércio informal. “A Prefeitura almeja a ocupação ordenada e nosso trabalho é contribuir para que a proposta do poder público municipal não seja desvirtuada”, destacou o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Mádison Leonardo Andrade.

Participaram da reunião os secretários municipais Pablo Rebouças (Governo), Canindé Barros (Trânsito e Transportes) e Delcio Rodrigues (Fazenda); o subprefeito do Centro Histórico, Jeferson Viegas; a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela; o diretor da Blitz Urbana, Samuel Doria de Carvalho Junior; o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Fábio Henrique Carvalho; e o secretário-adjunto de Trânsito e Transportes, Israel Petrus.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima