Título da Série C não veio, mas Sampaio reafirmou-se como gigante no futebol

Sampaio Corrêa mais uma vez demonstrou força no futebol nacional

O título não veio desta vez, mas o Sampaio Corrêa, definitivamente, entrou para a galeria dos grandes clubes de futebol do Nordeste. Com o acesso garantido à Série B, em 2019, o Tricolor maranhense tem tudo para se projetar ainda mais na próxima temporada e alçar voos ainda mais altos.

Até a partida final contra o Náutico, que terminou empatada em 2 x 2, hoje, no Castelão, placar que garantiu o troféu ao time pernambucano, o Sampaio travou verdadeiras batalhas dentro de campo. Destaque para o bom desempenho nas partidas fora de casa, muitas das quais vencidas à custa de muita garra e talentos dos jogadores, em todas as posições.

As vitórias e até o empates nos domínios dos adversários fizeram a diferença ao longo da competição e foram fundamentais para conduzir o time a finalíssima. Foram sucessivas demonstrações de força, que arrancaram elogios da crônica esportiva em todas as regiões do Brasil e até mesmo das equipes rivais.

A conquista que não veio neste domingo seria o quarto título nacionais . Mas os três campeonatos brasileiros que o Sampaio já venceu, nas séries B, C e D, estão de bom tamanho, pelo menos por enquanto.

Deputado Zé Gentil vira personagem histórico nos 30 anos da Constituição do Maranhão

Zé Gentil tornou o Dia da Constituição Estadual uma data ainda mais marcante

O deputado estadual Zé Gentil (PRB) não escondeu seu orgulho com a manifestação positiva do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto (PCdoB), e dos demais colegas de parlamento em relação projeto de lei de sua autoria que institui a data de 5 de outubro como Dia da Constituição Estadual, que acaba de completar 30 anos de promulgação. A proposição foi aprovada por unanimidade pelo plenário, fato que deixou Zé Gentil honrado e sentindo-se prestigiada.

Para Zé Gentil, único deputado constituinte em exercício na atual legislatura, a data deve ser lembrada por todos os maranhenses. Ele fez uma referência especial ao povo de Caxias, cidade onde iniciou sua carreira política e da qual é um dos representantes no Poder Legislativo estadual.

Visivelmente emocionado, o deputado ressaltou que a lei de sua autoria torna a data ainda mais significativa e marcante. “Sinto-me privilegiado por essa oportunidade dada a mim por Deus, que me manteve vivo até hoje e ainda me conceder a dádiva de ser o único deputado constituinte a fazer parte da atual legislatura, além de me dar a graça de elaborar esse projeto de lei”, comentou Zé Gentil.

O parlamentar disse que se sente prestigiado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, que sempre busca a união do parlamento e sabe, como ninguém, ser democrático e republicano. “Só tenho a agradecer aos meus pares pela aprovação desse projeto, que resgata a história do Maranhão”, assinalou.

Osmar Filho prestigia encerramento do Festejo de São Francisco de Assis

Osmar Filho participa do festejo, acompanhado da sua esposa, Clara, e da pequena missionária franciscana

Recebido com carinho pelos moradores do São Francisco, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), acompanhado da sua esposa, Clara Gomes, esteve presente no festejo religioso do padroeiro dos animais, mais conhecido como o Santo Francisco de Assis.

O presidente manifestou seu apoio à cultura e ao entretenimento, e destacou que eventos como esses, são relevantes para o envolvimento de toda a comunidade que investe no trabalho social.

O vereador parabenizou toda a equipe organizadora e acompanhou a alegria dos moradores da região nessa atividade cultural que se consagra como uma festa de tradição na região.

O Festejo é realizado pela Paróquia do bairro São Francisco

“Eventos como esses tem que continuar tendo toda a nossa atenção. São programações assim, de muito valor que abrem espaços para a educação, cultura e lazer de crianças, jovens e adultos. Uma festa bonita como esta ajuda a valorizar esta comunidade. Parabéns a todos, em especial ao Frei Carlito pela receptividade e organização”, concluiu o vereador.

Transformação pela iniciativa privada

Por Adriano Sarney*

Adriano defende que o governo incentive a abertura de novas empresas

Ando muito pelo interior do Maranhão e pelos bairros mais carentes de São Luis, além de sentir a ausência dos serviços públicos mais básicos, percebo a falta de uma iniciativa privada pujante que ofereça renda e dignidade para a população. Afinal, temos um estado com diversas potencialidades econômicas – já debatidas diversas vezes em outros artigos desta coluna – e uma capital portuária, bem localizada para o mundo. Mas, será que uma coisa (dinamismo econômico) não está intrinsecamente ligada a outra (políticas públicas)? As prioridades de um governo, seja prefeitura, estado ou união, impactam diretamente na construção de uma balança que equilibre prestação de serviços públicos e incentivo à iniciativa privada. 

Podemos ter um governo que incentive a abertura de novas empresas reduzindo impostos e dando mais benefícios para aumentar a arrecadação do governo. Nesse caso, a administração teria mais recursos para investir em infraestrutura, capacitação, saúde, etc, e, consequentemente, criar um bom ambiente de negócios para atrair mais empreendimentos. Ou podemos ter um governo que majore a arrecadação utilizando-se apenas do aumento de impostos para as poucas existentes empresas do Maranhão. Nesse caso, o dinheiro que será levantado pelo governo não será suficiente para investir em melhorias, mas apenas para fazer remendos orçamentários e seguir sem nenhuma mudança estrutural. Além disso, essa medida é insustentável, pois sacrifica o empreendedor que pode fechar as portas e demitir seus funcionários, aumenta o custo de produtos e serviços para a população, e incentiva a sonegação e a corrupção.

Reparem que nos dois casos temos aumento de arrecadação para o estado: no primeiro, aumentamos o número de empreendimentos que gerará mais renda e bem-estar para a população e no segundo, apenas uma transferência da iniciativa privada para a máquina pública que não gera nenhum tipo de benefícios, tendo em vista que esse dinheiro servirá apenas como paliativo para manter o funcionamento da máquina pública. O Maranhão se enquadra no segundo caso.

Precisamos urgentemente promover uma evolução que nos eleve ao patamar de estado amigo da iniciativa privada. No mês passado foi aprovada, por inciativa do governo federal, a Lei da Liberdade Econômica. Essa lei possibilita a desburocratização para empresas de médio e pequeno porte como a agilização da expedição de alvarás e licenças ambientais. Em breve apresentarei iniciativas parlamentares que estabeleçam no âmbito estadual os preceitos desta legislação e que cheguem à proprietárias de salão de beleza, donos de bares e restaurantes, quitandeiros, costureiras, borracheiros, sócios de pequenos escritórios de advocacia e inúmeros outros. Vale lembrar que hoje, dia 5 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. No Maranhão, sou autor do Dia Estadual, comemorado todo 9 de junho, dia da instauração da nossa Frente Parlamentar em Defesa do Micro e Pequena Empresa.

Os desafios são muitos para que o Maranhão se equilibre entre prioridades governamentais e dinamismo econômico. Esse é o balanço para chegarmos ao tão esperado desenvolvimento social!

*Deputado Estadual, Economista com pós graduação pela Université Paris (Sorbone, França) e em Gestão pela Universidade Harvard.
E-mail: [email protected]
Twitter: @AdrianoSarney
Facebook: @adriano.sarney
Instagram: @adrianosarney

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima