A pedido de Osmar Filho, Prefeitura flexibilizará trânsito para beneficiar comércio da Avenida Castelo Branco

Reunião de Osmar Filho com o secretário Canindé Barros e comerciantes teve resultado positivo

Os comerciantes da Avenida Marechal Castelo Branco, no bairro do São Francisco, obtiveram uma importante vitória.

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, atendeu reivindicação feita pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), e anunciou alterações de trânsito que irão flexibilizar os horários dos coletivos que circulam no chamado corredor urbano instalado na via.

A informação foi confirmada pelo secretário durante reunião realizada nesta terça-feira (15) com o próprio Osmar Filho e representantes do comércio na área.

Vale destacar que a flexibilização do trânsito na Avenida foi uma solicitação feita ao presidente da Câmara pelos próprios comerciantes durante encontro ocorrido no mês passado.

Atualmente, o corredor urbano por onde trafegam os ônibus, nos sentidos Rotatória do São Francisco/Centro e Centro/Rotatória do São Francisco, funciona o dia inteiro – de segunda a sexta-feira – situação que, de acordo com os comerciantes, dificulta a circulação de consumidores e, consequentemente, contribui para a diminuição das vendas.

As mudanças serão implementadas em novembro. O fluxo na faixa de ônibus, durante a semana, será permitido das 6h às 9h, no sentido Rotatória do São Francisco/Centro. No sentido inverso, o funcionamento será das 16h às 20h. Aos sábados e domingos o corredor urbano ficará aberto.

A flexibilização oferecerá mais comodidade aos consumidores, que terão mais tempo para, inclusive, estacionar na região. O comércio local será beneficiado, sobremaneira, uma vez que o fluxo de pessoas crescerá e aquecerá novamente a economia. É importante frisar que placas de sinalização informando sobre os novos horários, segundo Canindé, serão instaladas em pontos estratégicos da Castelo Branco como forma de orientar os condutores.

“Estas modificações vão ajudar bastante o comércio da Avenida. Hoje, com a proibição do estacionamento rotativo e uso exclusivo do corredor urbano, as vendas caíram 40%. Agradeço vereador Osmar, que nos ouviu e intermediou esta negociação, que resultou nesta grande vitória”, comentou Jacilene França, proprietária da Ótica Ludmila.

Osmar Filho agradeceu os apoios do prefeito Edivaldo e do secretário. “No próximo mês, o São Francisco fará aniversário de 404 anos de fundação. Esta ação, assim como outras que serão implementadas, é mais uma conquista que deve ser comemorada. Agradeço ao Canindé e ao prefeito Edivaldo por terem atendido nosso pedido”.

Juiz José Gonçalo de Sousa Filho toma posse como membro efetivo do TRE

Juiz José Gonçalo recebe certificado das mãos do presidente do TRE, desembargador Cleones Cunha

O juiz José Gonçalo de Sousa Filho foi empossado nesta terça-feira, 15 de outubro, como membro efetivo, categoria juiz de direito, da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). Ele foi eleito no dia 18 de setembro, na sessão plenária administrativa do Tribunal de Justiça do Estado, na vaga aberta com o fim do biênio do juiz Itaércio Paulino da Silva.

A solenidade foi presidida pelo desembargador Cleones Cunha e ocorreu no plenário Ernani Santos, sede do Regional. Fotos dos eventos disponíveis no perfil @tremaranhao do Instagram e em álbum do Flickr.

Durante a sessão solene, o magistrado foi conduzido à sala de sessões pelos membros Júlio César Lima Praseres e Wellington Cláudio Pinho de Castro, onde prestou compromisso regimental e recebeu a medalha de Mérito Eleitoral Ministro Arthur Quadros Collares Moreira, maior honraria da Justiça Eleitoral maranhense.

Coube ao membro Gustavo Vilas Boas saudar o juiz José Gonçalo afirmando que ele é um profundo merecedor de todas as conquistas, entre elas, a de membro efetivo do TRE, enaltecendo a harmonia entre os membros da Corte que são independentes ao mesmo tempo que harmônicos entre si. “Estamos a pouco menos de 1 ano das eleições de 2020, que elegerão cerca de 57 mil vereadores e mais de 5 mil prefeitos nos 26 estados da federação e Distrito Federal. Caberá ao nosso Regional aplicar algumas pontuais mudanças das regras eleitorais, sem, contudo, se esquivar do bom e necessário combate às notícias falsas. Neste momento tão importante de preservação da Justiça Eleitoral e da própria democracia, cumpre-me expressar, em nome de toda a Corte Eleitoral do Maranhão, palavras de felicitações e de confiança no êxito de seu biênio”, registrou.

Em seguida, em seu discurso, Gonçalo ressaltou que a temporada na egrégia Corte Eleitoral servirá para, de alguma forma, contribuir na transformação da qualidade de vida das pessoas. “É bem verdade que aqui não irei desempenhar qualquer atividade executiva, mas é a partir daqui que podemos contribuir para a transformação na vida de muitas pessoas, com a realização de pleitos limpos, indenes de vícios e que expressem a vontade da maioria dos eleitores, ainda mais, no caso do pleito do ano vindouro, quando serão eleitos prefeitos e vereadores, que são a base de nossa classe política, e onde tudo começa, pois é nas administrações municipais que as ações transformadoras na vida da população se fazem mais presentes”, afirmando ainda que jamais se afastará do profundo respeito aos preceitos fundamentais da Constituição Federal e ao Estado Democrático de Direito na busca por um Brasil justo, solidário, fraterno e com mais políticas eficazes de educação, sem desigualdades sociais e regionais.

Ao encerrar a solenidade, o desembargador Cleones Cunha, após dar as boas-vindas ao empossado, aproveitou para destacar o trabalho de recadastramento biométrico dos eleitores que se encerra no Maranhão, por completo, no dia 12 de dezembro. “Em 2020, nenhum eleitor do estado votará sem ser por identificação biométrica, o que reforça a segurança do processo eleitoral”.

Vereador Marcial Lima apoia projeto “Eu Corro nos Bairros”

O vereador Marcial Lima (PRTB) marcará presença, nesta quarta-feira (16), das 19h às 21h, na Praça do Letrado, no conjunto Vinhais, no lançamento do projeto “Eu Corro nos Bairros”, apoiado por seu gabinete.

O vereador convida todos os colaboradores a participar da iniciativa, uma ação importante que ele desenvolverá, junto com a comunidade, em diversas áreas de São Luís.

“Sua presença é fundamental”, conclama Marcial Lima, que aproveitará o oportunidade para fazer uma reunião de avaliação das suas atividades na Câmara Municipal.

Assista:

Aprovado na CCJ projeto do deputado Wellington que fornece “botão do pânico” para mulheres em situação de risco

Deputado Wellington do Curso demonstra preocupação com a segurança do sexo feminino

Está tramitando na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, projeto de lei n° 321/2019 de autoria do deputado estadual Wellington do Curso, que dispõe sobre o fornecimento do “botão do pânico” para mulheres em situação de risco. A proposta já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e, em seguida, apreciação pela comissão de mérito e posteriormente para apreciação em plenário.

A proposta tem por objetivo fornecer às mulheres em situação de risco de violência doméstica e familiar o equipamento eletrônico de gravação e localização chamado “Botão do Pânico”, que visa assegurar a aplicação das medidas protetivas previstas na Lei 11.340/2006 – Lei Maria da Penha.

“O “botão do pânico” é mais uma medida que busca assegurar à vítima que não sofra nova violência ou mesmo, corra risco de morte. Além disso, a medida busca exercer o controle a fim de garantir que as medidas protetivas estabelecidas pela Lei Maria da Penha sejam respeitadas pelo agressor. Em um dos países que mais se matam mulheres, é fundamental que o Estado adote medidas para combater a impunidade e garantir a integridade física de mulheres em situação de risco. Pensando nisso, elaboramos projeto de lei para que o Estado forneça o dispositivo e garanta a proteção da vida das mulheres em situação de risco. A proposta já foi aprovada pela CCJ da Assembleia Legislativa, seguirá para a comissão de mérito e em breve será mais uma medida de combate à violência contra mulher.” Disse Wellington

AJE-MA realiza Café Político que destaca temas para um cenário empreendedor

A Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE/MA) realiza nesta quarta-feira (16), às 19h, no auditório do Centro Comercial Pátio Jardins, no bairro do Cohafuma, o Café Político para debater sobre os avanços da REDESIM e o programa Nosso Centro. O encontro será aberto ao público e tem como convidados o presidente da Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA), Sérgio Sombra, e do o Secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Júnior.

O objetivo do evento é aproximar os associados, discutindo assuntos de interesse do setor produtivo e criando um ambiente de inclusão da sociedade. A RedeSim é um programa de política pública, criado pela Lei 11.598 de 2007, para tornar mais acessíveis e facilitados o registro e licenciamento empresarial. Já o programa Nosso Centro, desenvolvido pelo Governo do Estado, incentiva a criação de novos e pequenos negócios e empreendimentos, em diversos segmentos, no Centro de São Luís.

Serviço:

O quê: Café Político

Quando: dia 16 (quarta-feira), 19h

Onde: Auditório do Centro Comercial Pátio Jardins – Cohafuma

Clínica do interior do Maranhão está há mais de 2 meses sem verba para hemodiálise

Com a falta do repasse, 290 pacientes são prejudicados pela ausência de recursos para oferecer o tratamento adequado. O atraso é recorrente

Falta de funcionamento de centros de hemodiálise já foi motivo de denúncia

A falta de pagamento das sessões de hemodiálise ameaça o tratamento de 290 pacientes renais que recebem Terapia Renal Substitutiva (TRS) para filtrar artificialmente o sangue, na cidade de Bacabal, no interior do Maranhão. A clínica Biorim é a única que atende os pacientes das regiões de Bacabal, Santa Inês e Zé Doca. Os recursos referentes aos serviços prestados em julho e agosto, que totalizam R$ 1.492.454, ainda não foram pagos pela Secretaria de Estado da Saúde. A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) alerta as autoridades do Maranhão quanto às crescentes dificuldades de acesso ao tratamento, essencial à vida destes pacientes.

Os valores de julho e agosto de 2019, que se aproximam de R$ 1,5 milhão, já foram destinados pelo Governo Federal ao Estado do Maranhão nos dias 12/08 e 16/09/2019, respectivamente. O pagamento deveria ter sido feito até o 5º dia útil, após o recebimento do recurso federal. No entanto, ainda não foram repassados à prestadora dos serviços. O atraso no pagamento da hemodiálise pela Secretaria de Saúde do Estado é recorrente.

Mesmo com as dramáticas condições de recursos, a Biorim continua atendendo aos pacientes com doença renal crônica. O diretor da clínica, Afonso Paulo Costa Ferro, afirma que o atraso coloca a empresa e os pacientes em situação delicada: “Assim como nossos pacientes, lutamos para sobreviver, amarga dívidas e atrasos no pagamento dos profissionais e fornecedores. A clínica continua operando, mas graças às reservas financeiras próprias”.

No Maranhão, três clínicas recebem por meio do Estado e atendem juntas 800 pacientes. No total, entre clínicas que recebem por município e pelo Estado, tratam entre 1.800 e 2.000 pacientes. A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) luta constantemente pelo fim dos atrasos de repasses, que agravam a situação da TRS, e reitera a importância de a Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão manter-se dentro do prazo legal da Portaria Ministerial quanto aos recursos do Fundo Nacional de Saúde destinados à nefrologia.

Yussif Ali Mere Jr., presidente da Associação, afirma que o atraso coloca as clínicas em situação delicada: “Nossa maior preocupação está ligada à menor oferta de tratamento à população, uma vez que os pacientes dependem única e exclusivamente das sessões de hemodiálise para sobreviverem. A realidade que estamos vivendo na diálise no Brasil é absolutamente incompatível com o sucesso do tratamento”, destacou.

Sobre a ABCDT

A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) é uma entidade de classe que representa as clínicas de diálise de todo o país. Tem como principal objetivo zelar pelos direitos e interesses de seus associados, representando-os junto aos órgãos públicos, Ministério da Saúde, Senado Federal, Câmara Federal, Secretarias Estaduais e Municipais. Também representa as clínicas e defende seus interesses individuais e coletivos.

Após reunião com secretário da Sinfra e deputada Helena Duailibe, vereador Miguel Ângelo anuncia construção de retornos na MA-201

Vereador Migue Ângelo (à esquerda) com a deputada Helena Duailibe e o secretário Clayton Noleto

O vereador Miguel Ângelo anunciou em suas redes sociais, na última quinta-feira (10), que as obras de construção dos retornos na MA- 201 serão retomadas pelo Governo do Estado nesta terça-feira (15). Miguel Ângelo fez o anúncio horas depois de uma reunião com a deputada estadual Helena Duailibe e o secretário estadual da Infraestrutura, Clayton Noleto.

“A construção desses retornos sempre foi um pedido emergencial da população, pois o trânsito entre o Pátio Norte Shopping e o Maiobão estava ficando caótico a cada dia. Agora, a situação vai ficar bem melhor, tanto para os moradores da área do Maiobão, quanto para quem precisa trafegar na MA-201 em direção aos outros municípios da região metropolitana”, ressaltou Miguel Ângelo.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o secretário Clayton Noleto confirmou que a obra será iniciada esta semana. O titular da Sinfra informou, ainda, que durante a reunião foram discutidos outros assuntos sobre mobilidade urbana na Grande Ilha. “É uma grande alegria receber aqui (na Sinfra) a deputada Helena, assim como o vereador Miguel Ângelo, de Paço do Lumiar. Tratamos de assuntos importantes, juntamente com a equipe técnica, relacionados ao disciplinamento e organização do trânsito na região de toda a Ilha, em especial de Paço do Lumiar’’, pontuou o secretário.

Para a deputada Helena Duailibe, que intermediou o encontro, a obra é de extrema importância para a mobilidade urbana entre São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Helena explicou, também, que a construção dos retornos vai dar mais fluidez ao trânsito e facilitar a vida dos motoristas.

Prejuízos

A retirada de retornos, durante as obras na MA- 201, entre o Maiobão até o Pátio Norte, sempre foi motivo de reclamação para os moradores de bairros como Maiobão, Lima Verde, Morada Nova, Saramanta, Residencial Safira, Labelle Park, Vila Kyola, Sarney Filho, Conjunto Tambaú e Tijupá Queimado.

Além disso, segundo os empresários da região, a mudança de trânsito resultou em acúmulo de prejuízos. A previsão é de que a volta dos retornos possa melhorar o tráfego na região e fortaleça o comércio local.

Megafesta para a criançada em Caxias no próximo domingo

Tiririca Cover e várias outras atrações animarão a criançada na Feirinha da Gente, em Caxias

Uma megafesta animará a criançada em Caxias no próximo domingo (20). Dedicado exclusivamente ao público infantil, o evento faz parte da programação da Feirinha da Gente e tem apoio cultural do deputado estadual Zé Gentil e do prefeito Fábio Gentil.

A programação para a garotada terá início às 8h, na Praça Vespasiano Ramos, no Centro de Caxias. Será um dia repleto de brincadeiras e diversas atrações, como Banda Circo Elétrico e seus personagens, Tirica Cover e banho de espuma, para divertir ainda mais a turminha.

Apoio cultural para a megafesta é do prefeito Fábio Gentil e do deputado Zé Gentil

Zé Gentil e Fábio Gentil convidam os caxienses a levarem seus filhos à Feirinha da Gente, que será transformada em uma parque de diversões, proporcionando alegria e momentos inesquecíveis para a criançada.

Assista ao vídeo:

PF desarticula organização criminosa especializada em tráfico de drogas e armas no Maranhão

Viatura da PF em frente a imóvel alvo da operação

A Policia Federal, por meio da Delegacia de Combate aos Crimes contra o Patrimônio – DELEPAT da Superintendência Regional do Maranhão, deflagrou
na manhã desta terça-feira, dia 15 de outubro de 2019, nas cidades de, São Luís/MA, Imperatriz/MA e Codó/MA a Operação “INTRAMUROS” com a finalidade de reprimir organização criminosa especializada em tráfico de drogas e armas no estado do Maranhão.

Foram cumpridos 32 Mandados de Prisão Preventiva e 32 Mandados de Busca e Apreensão, tendo as ordens judiciais sido determinadas pelo excelentíssimo Dr. Francisco Ronaldo Maciel Oliveira, juiz titular da 1.a Vara Criminal de São Luís/MA, com apoio de 150 policiais federais das Superintendências Regionais do Goiás, Distrito Federal, Bahia, Rio Grande Norte, Paraíba e Amapá visando colher provas da materialidade delitiva.

As investigações foram iniciadas após trabalhos de inteligências da Polícia Federal, que identificaram a atuação de facções criminosas no Estado do Maranhão. Observou-se que o grupo criminoso é dividido de forma estruturada e piramidal e possui um setor responsável por planejar e realizar tráficos de drogas, armas e outros crimes no Estado.

Durante a investigação, identificou-se as principais lideranças da organização criminosa no Maranhão e em outros Estados.

Os investigados serão indiciados pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de armas e organização criminosa, previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006, artigos 14 e 16 da Lei n° 10.826/03 e o Artigo 2o da Lei no 12.850/2013.

A Operação foi denominada “INTRAMUROS” em razão da constatação algumas lideranças comandarem as práticas de criminosas do interior dos presídios.

Fonte: Polícia Federal

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima