Primeiramente é necessário retornar ao período da construção desse belíssimo símbolo turístico de Caxias, cuja coragem da Gestão Fábio Gentil em transformar um musel em um ambiente prazeroso, com recantos que se pode reviver a Batalha da Balaiada e ao mesmo tempo vislumbrar de um mirante incrível toda a beleza da Princesa do Sertão.
Foi uma obra que trouxe engrandecimento turístico, cultural, social e econômico, para Caxias, deixando, com isso, os caxienses orgulhosos.
Por isso, o Mirante da Balaiada é um dos finalistas do Prêmio Nacional do Turismo 2019 tem por objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país.
O Prêmio Nacional do Turismo 2019 – Iniciativas de Destaque visa reconhecer e premiar iniciativas que contribuíram de forma significativa para o turismo brasileiro e que tenham sido implementadas por entes públicos, privados e/ou do terceiro setor nos últimos 24 meses.
Iniciativa, inédita e/ou inovadora, que tenha promovido ou estimulado o acesso ao turismo de segmentos de demanda.
Por outro lado, é importante ser observado no Mirante da Balaiada o seu projeto, programa ou ação para sensibilização e qualificação de gestores públicos e prestadores de serviços turísticos destinado a bem atender aqueles que buscam esse vislumbrante monumento.
A solenidade de premiação das iniciativas melhor classificadas em suas categorias será realizada em 4 de dezembro de 2019 em Belo Horizonte.
Que o Mirante da Balaiada seja o vencedor em sua categoria.
Com o objetivo de atender à população de Planaltina, a pasta e a instituição de ensino vão levar serviços de saúde ao cidadão no dia 9 de novembro, um sábado, próximo à feira local
Secretário Ricardo Guterres define com dirigentes da Unieuro detalhes da parceria em favor da população
A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal e o Centro Universitário Euro Americano (Unieuro) firmaram parceria para levar atendimentos de saúde à população de Planaltina. O acordo foi selado em reunião realizada no último dia 31 entre o secretário Ricardo Guterres e dirigentes da instituição de ensino superior particular.
Estão previstos atendimentos de aferição de pressão e aferição de glicemia, saúde bucal e demais orientações relacionadas a saúde e bem-estar. Os serviços vão ser prestados por estudantes dos cursos de Odontologia, Enfermagem e Farmácia.
“É uma parceria importante para a secretaria, pois vai fazer a intervenção junto a nosso público direto”, destaca o secretário Ricardo Guterres. Para o reitor do Unieuro, Edson Luiz Zangrando Figueira, “é também uma oportunidade para os estudantes colocarem em prática o conteúdo aprendido”.
Reunião foi extremamente produtiva e todos os atendimentos de saúde foram devidamente programados
O reitor ainda pretende contribuir com outros serviços durante a ação. De acordo com ele, a instituição tem diversos outros cursos, cujo os alunos podem atuar e proceder outros atendimentos, como jurídico e nutricional, entre outros.
Os representantes de Sedes e Unieuro, com o objetivo de estreitar ainda mais os laços, já começam em pensar em mais parcerias para o próximo ano. A ideia preliminar é pensar num termo de parceria para que os universitários possam realizar os estágios obrigatórios em unidades da secretaria.
Primeira audiência para discussão do Plano Diretor de São Luís reuniu público expressivo no auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no campus do Monte Castelo
A primeira das oito audiências públicas que debatem a alteração, revisão e atualização da lei 4.669/2006, do Executivo, que trata sobre o Plano Diretor de São Luís, ocorreu na noite desta última sexta-feira (01), no auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no campus do Monte Castelo.
Nesta primeiro encontro, que reuniu parlamentares, membro do Poder Público e representantes de vários segmentos da sociedade, foram discutidas as linhas gerais do Plano, a importância da nova proposta, seus objetivos, além de alterações sugeridas na legislação urbanística.
Coordenando os trabalhos, o vereador Pavão Filho (PDT) destacou a ação inédita promovida pela Câmara Municipal, presidida pelo também pedetista Osmar Filho, de estimular o amplo debate acerca do tema, que será votado no Plenário Simão Estácio da Silveira em dezembro. Também estiveram presentes os vereadores Cézar Bombeiro (PSD), Barbara Soeiro (PSC), Estevão Aragão (PSDB), Marcial Lima (PRTB), Genival Alves (PRTB), Umbelino Junior (Cidadania), Honorato Fernandes (PT), Dr. Gutemberg (PSC); além de todo corpo técnico da Casa Legislativa.
A audiência reuniu vereadores, o deputado estadual Adriano Sarney e representantes do Governo do Estado e do Ministério Público
“Este espaço que estamos abrindo, com as audiências, se destina a ouvir o ludovicense sobre o que ele pensa como modelo de cidade através da reformulação do Plano. Queremos que a população participe cada vez mais para contribuir com São Luís”, afirmou Pavão, que preside a CCJ e a Comissão Mista responsável em analisar o projeto elaborado pela Prefeitura.
Em seguida, foi a vez do presidente do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (INCID), Marcelo do Espírito Santo, explanar os princípios fundamentais e técnicos que norteiam a política de desenvolvimento urbano regidos na jurisprudência do Plano Diretor.
“O Plano, hoje, é fruto de uma discussão coletiva, tanto no Conselho da Cidade, como no Executivo, e agora, no Legislativo. Estamos aqui, resguardando a função técnica da proposta, com o intuito de melhorar a cidade, e essa é uma das funções do Instituto’’, explicou.
O vereador Pavão Filho discorreu sobre detalhes do projeto de lei do novo Plano Diretor de São Luís
O morador Hernanes Gomes destacou a discussão do Plano Diretor como uma oportunidade de tornar a proposta mais simples e clara para a sociedade. Vários outros questionamentos foram feitos pelos representantes da sociedade, principalmente no que se refere à possível diminuição da área territorial de bairros situados na zona rural.
Também estiveram presentes os deputados estaduais, Dr. Yglésio (PDT) e Adriano Sarney (PV); o promotor de Justiça e titular da Promotoria Especializada de Proteção do Meio Ambiente, Fernando Barreto, o presidente do Conselho da Cidade e o secretário municipal de Projetos Especiais, Gustavo Marques; os presidentes do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (SINDUSCON-MA) e da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Fabio Nahuz e Felipe Mussalém respectivamente; além de membros do Conselho da Cidade e demais entidades representativas.
A próxima audiência acontecerá na terça-feira (05), a partir das 19h, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Comentários