Maranhão não terá nenhum dos 507 novos policiais federais nomeados

Cerimônia de posse dos 507 novos policiais federais nomeados

A Direção de Gestão de Pessoal da Polícia Federal autorizou a nomeação de 151 delegados que concluíram o XXXVI curso de formação profissional da Academia Nacional de Polícia (ANP), em Brasília. Foram nomeados também 194 agentes, 78 escrivães, 57 peritos criminais e 27 papiloscopistas. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União dessa segunda-feira (11). Nenhum deles atuará no Maranhão, pelo menos segundo os informes divulgados até o momento.

Os novos policiais federais empossados deverão reforçar a segurança principalmente nas regiões de fronteira. Entre os estados que receberão esse reforço estão: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina. Outros estados também foram contemplados, como, por exemplo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Déficit

Apesar de ter mais de 7 milhões de habitantes – 1,5 milhão só na região metropolitana de São Luís -, e um histórico recente de sucessivos crimes da alçada da PF, como tráfico de drogas, contrabando e descaminho, o Maranhão não foi contemplado com nenhum delegado, agente, escrivão, perito criminal ou papiloscopista. Ao ignorar o estado, a instituição aumenta ainda mais o seu déficit de pessoal em nível local.

Um levantamento realizado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo (SINDPF SP) no início deste ano, apontou que a PF possui um deficit de 4.310 servidores. O estudo também mostrou que as carreiras que mais sofrem com essa defasagem são os agentes (-2.414); os escrivães (-965); delegados (-675); peritos criminais (-127); e papiloscopistas (-129).

A presidente do SINDPF SP, Tania Prado, ressalta que a reposição de 507 profissionais é uma grande conquista, mas ainda está muito aquém do ideal. “O que se espera agora é a realização de novos concursos para repor os cargos que ainda permanecem vagos”, completa.

Em março do ano que vem está prevista a convocação dos demais candidatos para o curso de formação na ANP, etapa eliminatória e classificatória do concurso dos cinco cargos da PF.

Espera-se que, dessa vez, a Superintendência da PF no Maranhão receba novos membros, não a título de reforço do quadro, mas, para, pelo menos, amenizar o déficit de pessoal.

“O trabalho já começou”, anuncia Natalino ao ser empossado reitor da UFMA, em Brasília

Reitor Natalino Salgado assina ato de posse ao lado do ministro da Educação, Abrahan Weintraub

O reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho, foi empossado, no início da tarde desta terça-feira (12), em Brasília, pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Ele cumprirá um mandato de quatro anos, o terceiro à frente da instituição. Antes, já havia sido reitor de 2007 a 2015.

Ao ser investido oficialmente no cargo, Natalino anunciou o início imediato da sua gestão, que, segundo ele, terá como principal objetivo retomar o processo de retomada do desenvolvimento da UFMA. “O trabalho já começou”, destacou o reitor em suas redes sociais.

Reitor Natalino Salgado com o senador Roberto Rocha e membros anunciados da sua equipe de gestão

Nessa quarta-feira (13), o vice-reitor no exercício da Reitoria, Fernando Carvalho, fará a transmissão do cargo em ato a ser realizado às 18h, no Auditório Central da UFMA, na Cidade Universitária.

Deputado Wellington do Curso é homenageado pelo Exército Brasileiro no Maranhão

Ex-militar, o deputado Wellington do Curso foi alvo de reconhecimento do Exército

O deputado estadual Wellington do Curso recebeu, na manhã desta sexta-feira (8), um diploma ao ser homenageado pela Associação dos oficiais da Reserva do Exército no Maranhão. A homenagem é em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo deputado Wellington, que também já foi militar por 15 anos.

Sobre a homenagem, o deputado Wellington afirmou ver como motivo de alegria um reconhecimento feito pela instituição com maior credibilidade do Brasil.

O parlamentar emocionou-se ao recordar os seus tempos de tropa

“Fui militar por 15 anos. Aprendi lições que carrego comigo até hoje e, certamente, levarei por toda a vida. Aprendi o que é disciplina, respeito, dedicação e coragem. Por isso, é com muita alegria que recebo essa homenagem. Afinal, ter o reconhecimento da instituição com maior credibilidade do Brasil nos motiva a seguir firmes na luta por um Maranhão melhor!”, disse Wellington do Curso.

É de autoria do deputado Wellington, o Projeto de Lei n° 500/2019, que institui o dia estadual do oficial da reserva do Exército Brasileiro. O Projeto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa e aguarda a sanção do governador do estado.

“Continuaremos firme e forte na luta em defesa da liberdade plena do ex-presidente Lula”, diz Zé Inácio

Zé Inácio relembrou o pedido feito por Lula em seu discurso após ser solto, de que o povo deve seguir lutando contra os retrocessos do atual governo federal

O deputado Zé Inácio usou a tribuna para dar destaque a liberdade do ex-presidente Lula na última sexta-feira (8).

“Mas embora a soltura de Lula represente um avanço em busca da justiça plena ao ex-presidente, precisamos ressaltar que essa justiça plena só será verdadeiramente feita quando Lula tiver sua condenação anulada pelo STF, que julgará nos próximos dias a suspeição do ex-juiz Moro no processo do triplex”, disse Zé Inácio.

O parlamentar relembrou o pedido feito pelo ex-presidente em seu discurso após ser solto, de que o povo deve seguir lutando contra os retrocessos do atual governo federal.

“Lula aproveitou o momento para convocar o povo brasileiro a resistir aos ataques aos direitos dos trabalhadores no Governo Jair Bolsonaro. E ele não poderia fazer diferente pela quadra histórica que nós estamos vivenciando de retirada de direitos, sobretudo dos mais humildes e da classe trabalhadora. Para Lula, é preciso uma mobilização constante e firme para barrar os retrocessos do atual Governo, que tem feito o povo sofrer com a fome, o desemprego e a falta de oportunidade”, disse.

Zé Inácio voltou a comentar que o Ministro Sérgio Moro foi parcial na condenação de Lula, tomando uma decisão política, se utilizando do poder de juiz para tirar Lula da disputa e cumprir um papel, que foi ajudar a eleger Jair Bolsonaro. Algo que ficou claro quando Moro assumiu o Ministério da Justiça.

No fim de seu discurso Zé Inácio destacou o Encontro Estadual do PT que aconteceu no último sábado (9).

“Não poderia deixar de falar do Encontro Estadual do PT, que aconteceu sábado, exatamente no dia seguinte à liberdade do ex-presidente Lula. O que seria um encontro político, de delegados, de lideranças políticas do PT de várias regiões do Estado, de convidados, se tornou também uma grande festa em homenagem ao ex-presidente Lula, à liberdade do ex-presidente Lula. E nesse encontro elegemos, o Partido dos Trabalhadores no Maranhão reconduziu ao cargo de presidente Augusto Lobato, que terá mais 4 anos à frente do Diretório Estadual do PT”, disse.

Inácio destacou a presença de lideranças políticas de outros partidos no encontro, como os deputados federais Bira do Pindaré e Márcio Jerry, além da presença da Silvana, membro da Executiva Nacional do PT e representantes dos movimentos sociais MST, CUT, UNE, UBES e Federação dos Comerciários.

E encerrou reafirmando a decisão da maioria dos filiados, durante o congresso, de que o PT deve ter representação nas próximas eleições, não só na capital, mas em várias cidades do estado.

“Nesse encontro além de debater vários temas importantes da conjuntura, sinalizou que o PT terá candidatura própria em São Luís e terá candidatura nas principais cidades do nosso Estado. E vai continuar firme e forte na luta em defesa da liberdade plena do ex-presidente Lula”, declarou.

Com Fábio Gentil prefeito, Caxias ganha o maior hospital público municipal do interior do Maranhão

Complexo Hospitalar Gentil Filho, maior hospital público municipal do interior do Maranhão

As transformações que Caxias está vivendo nesses últimos três anos têm sido motivo de orgulho para todos nós caxienses. Um dos exemplos da verdadeira revolução administrativa experimentada pelo município é a reforma e a ampliação do Complexo Hospitalar, que teve o número de leitos duplicado e tornou-se o maior hospital público municipal do interior do Maranhão.

Uma saúde digna para a população está em plena transformação. Os resultados estão visíveis. A gestão de Fábio Gentil tem muito ainda a fazer e garante ao povo que fará.

Prefeito Fábio Gentil, deputado Zé Gentil e outras autoridades no ato de inauguração da reforma e ampliação do complexo hospitalar

Com obras e outras ações relevantes e de longo alcance, Caxias vai sendo transformada, dia após dia, na cidade que a o cidadão quer e precisa.

Assista ao vídeo:

Bandido morre em assalto a ônibus mal-sucedido no Jaracati

Assaltante morto, com a arma que portava sobre seu corpo

Um assaltante morreu baleado dentro de um ônibus da linha São Raimundo/Bandeira Tribuzi, na manhã desta terça-feira (12). Leonardo Silva Nascimento, de 24 anos, foi atingido por dois tiros, supostamente por um policial que viajava no coletivo.

Leonardo e dois comparsas subiram no ônibus, por volta das 7h, na parada em frente ao São Luís Shopping, na Avenida Carlos Cunha, no sentido bairro-Centro. Nas imediações da cabeceira da Ponte Bandeira Tribuzi, o trio anunciou assalto. Enquanto os dois comparsas pularam a catraca e começaram a fazer o raspa nos passageiros, Leonardo, que estava armado com um revólver, ficou na parte da frente, dando cobertura.

Ele chegou a dar uma coronhada em um passageiro , para em seguida tomar o celular de um homem, sem saber que se tratava de um policial militar. O PM reagiu imediatamente, efetuando dois disparos no assaltante, que caiu morto, com a arma na mão. Ponto para a sociedade!

Os outros dois ladrões conseguiram fugir correndo pela Avenida Beira-mar, onde o assalto mal-sucedido teve desfecho.

Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=KslqKjys_NY

Pré-adolescente morre em colisão de motocicleta e caminhão na BR-010

A mãe foi buscar a filha na escola em Imperatriz e quando retornava houve o acidente, que vitimou fatalmente a menor

Corpo da pré-adolescente no chão, atrás do caminhão no qual a moto que sua mãe pilotava colidiu

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Imperatriz atendeu na tarde desta segunda-feira (11), no km 238 da rodovia BR-010, povoado Bananal, um grave acidente envolvendo um caminhão e uma motocicleta. A colisão entre os dois veículos resultou na morte de uma pré-adolescente e em ferimentos na mãe dela, a condutora do veículo de duas rodas.

O acidente

Amanda era aluna do Colégio Militar Tiradentes

As informações ainda não estão claras quanto ao tipo e a causa do acidente, mas o que se sabe até o fechamento desta matéria é que por volta das 12h30, próximo ao povoado Bananal, onde as vítimas moravam, a motocicleta com mãe e filha retornava de Imperatriz, onde a menor estudava na escola Tiradentes II. Em determinado momento houve o choque entre os dois veículos, sendo que a moto trafegava no acostamento da rodovia ou próximo a ele. A equipe PRF já tem um norte sobre o ocorrido, mas preferiu não especular, e levantar todas as informações possíveis, como medições e entrevistas no local para subsidiar o Boletim de Acidente de Trânsito (BAT), que ficará à disposição das partes envolvidas.

A menina foi identificada como Amanda F. Santos, nascida no dia 09 de janeiro de 2008.

O ICRIM foi acionado e compareceu ao local para conduzir o corpo de Amanda. A condutora da moto foi levada para o hospital Socorrâo de Imperatriz e não corre risco de morrer. O condutor do caminhão não se feriu.

Fonte: Núcleo de Comunicação Social da PRF

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima