Descontrole: pesquisa aponta 2% da população do Maranhão infectada pelo coronavírus e taxa de mortalidade de 1%

Estudo feito pelo renomado Imperial College, da Inglaterra, analisou o cenário de contágio pela Covid-19 em 16 estados brasileiros e indica a situação local da pandemia como a 8ª pior situação entre as unidades da federação pesquisadas

Aglomeração em agência bancária no Centro de São Luís: isolamento social não foi cumprido à risca no Maranhão

Pesquisa feita pelo renomado Imperial College, da Inglaterra, revelou que a Covid-19 está descontrolada no Maranhão e estimou que 2% da população local já tenha sido infectada pelo novo coronavírus. O estudo prevê, ainda, uma taxa de mortalidade de 1%, o que, matematicamente, quer dizer que um em cada 100 habitantes do estado morrerá por complicações da doença.

Levando em conta o contingente populacional, que no Maranhão está na casa dos 7 milhões de habitantes, a projeção é alarmante, pois indica que algo em torno de 70 mil pessoas iriam a óbito – de um total de 1 milhão em todo o país – em decorrência da Covid-19 se todas as pessoas fossem infectadas. Os dados apurados posicionam o estado como o que tem a 8ª pior situação entre as 16 unidades da federação pesquisadas.

Caso a previsão trágica se confirme, seria como se a população inteira de uma cidade como Grajaú, no centro sul do estado, desaparecesse completamente do mapa.

Distanciamento social não foi suficiente

O estudo afirma que por causa das intervenções não farmacêuticas, como o fechamento de escolas e a diminuição da mobilidade da população, o número de reprodução do vírus caiu substancialmente no Maranhão e nos demais estados.

Por outro lado, a pesquisa constatou que as medidas voltadas ao distanciamento social não foram suficientes para impedir o aumento da curva e proporcionar o início da volta da vida ao normal.

Confira a estimativa feita pelo Imperial College em cada um dos 16 estados:

Amazonas: 10,6% da população infectada (previsão de 0,8% de taxa de mortalidade)
Pará: 5% da população infectada (previsão de 0,9 de taxa de mortalidade)
Ceará: 4,4% da população infectada (previsão de 1,1% de taxa de mortalidade)
Rio de Janeiro: 3,3% da população infectada (previsão de 0,8% de taxa de mortalidade)
São Paulo: 3,3% da população infectada (previsão de 0,7% de taxa de mortalidade)
Pernambuco: 3% da população infectada (previsão de 1,1% de taxa de mortalidade)
Espírito Santo: 2,2% da população infectada (previsão de 0,9% de taxa de mortalidade)
Maranhão: 2% da população infectada (previsão de 1% de taxa de mortalidade)
Alagoas: 1,2% da população infectada (previsão de 1,1% de taxa de mortalidade)
Paraíba: 0,6% da população infectada (previsão de 1,2% de taxa de mortalidade)
Rio Grande do Norte: 0,5% da população infectada (previsão de 1,1% de taxa de mortalidade)
Bahia: 0,4% da população infectada (previsão de 1,1% de taxa de mortalidade)
Rio Grande do Sul: 0,4% da população infectada (previsão de 0,9% de taxa de mortalidade)
Paraná: 0,2% da população infectada (previsão de 0,9% de taxa de mortalidade)
Santa Catarina: 0,2% da população infectada (previsão de 0,8% de taxa de mortalidade)
Minas Gerais: 0,1% da população infectada (previsão de 1% de taxa de mortalidade)

Leia mais sobre o estudo aqui.

Marcial Lima cria canal de divulgação para ajudar comerciantes durante a pandemia

Vereador Marcial Lima idealizou e põe em prática forma de ajudar comerciantes que acumulam perdas na pandemia

Saudações!⁣

O mundo é dos parceiros. Neste momento de crise, precisamos ajudar e, para isso, há vários setores do comércio que necessitam de um apoio. Criamos nas nossas redes sociais, o “Delivery do Marcial”.⁣

Os interessados devem encaminhar, para o WhatsApp (98) 98114-8318, o material a ser divulgado. O “flyer” precisa ter todas as informações necessárias (o que vende, o que deseja oferecer e contato). Com isso, garantirá a expansão do produto de forma gratuita nas nossas redes sociais.⁣

O resultado tem sido positivo. É uma forma rápida e eficiente. Ajuda todos os segmentos de vários ramos comerciais que aderiram às vendas em domicílio neste momento de pandemia. ⁣

Hoje, em nosso Instagram e em nossa página no Facebook (marciallima), estamos divulgando o material publicitário do tradicional “Caldo do João”, localizado no Centro de São Luís. ⁣

Por causa da pandemia e obedecendo às orientações médicas, há, aproximadamente, um mês que o “Caldo do João” deixou de funcionar presencialmente. Agora, só no “delivery”. ⁣

Veja, no “flyer”, as informações. Quem conhece sabe… esse caldo é dos mais tradicionais da Ilha.

⁣Encaminhe sua divulgação para o “Delivery do Marcial”. O contato é o⁣
(98) 98114-8318 ⁣

Aguardamos sua participação. ⁣

Um abraço!!

Projeto de Othelino Neto propõe boletim de ocorrência on line de violência contra a mulher

Deputado Othelino Neto quer proteger as mulheres durante o período de pandemia

Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei n° 126/2020, de autoria do presidente Othelino Neto (PC do B), que dispõe sobre o registro de Boletim de Ocorrência, na Delegacia On Line, de crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher, durante o período de duração da pandemia da Covid-19.

A matéria recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça, reunida na última quarta-feira por videoconferência, e será apreciada na Sessão Extraordinária com Votação Remota por Videoconferência, que acontecerá na próxima segunda-feira (11).

O projeto estabelece que o Boletim de Ocorrência de crimes de violência doméstica poderá ser feito por meio do site da Delegacia On Line, disponibilizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).

A propositura destaca, ainda, que no boletim de ocorrência deverá constar a opção da mulher manifestar o interesse em requerer a medida protetiva de urgência, prevista na Lei Federal nº 11.340/2006. Art. 3º.

De acordo com Othelino Neto, a pandemia do novo coronavírus terá um “impacto catastrófico” na vida das mulheres, conforme estudo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O parlamentar afirma que, de acordo com a pesquisa conduzida pelas universidades Johns Hopkins (EUA), Victoria (Austrália) e a Organização Avenir Health, o fator agravante desta situação é o isolamento social tão necessário para conter o avanço da Covid-19, mas que coloca as mulheres ao lado do agressor por mais tempo, o que pode provocar aumento de pelo menos 20% em casos de violência doméstica em todo o mundo. 

Abusos

O estudo aponta para o risco de que, a cada três meses de quarentena, poderia resultar em 15 milhões de casos a mais de abuso doméstico do que seria normalmente esperado, segundo o UNFPA, a agência de saúde sexual e reprodutiva da ONU que liderou a pesquisa. 

Othelino Neto ressalta que o estudo também relata picos nas ligações para linhas de atendimento a casos de violência doméstica. Afirma ainda que, no Brasil, dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) apontam para um aumento de 18% de denúncias formalizadas e de 9% no aumento de ligações desde que o período de quarentena foi determinado. Ao mesmo tempo, o isolamento está tornando mais difícil para os serviços e as instituições alcançarem mulheres que estão ao lado dos agressores.

“Esses e outros fatores nos levam a buscar alternativas aqui no Maranhão, como forma de evitar que as mulheres fiquem à mercê de parceiros violentos”, afirmou Othelino Neto.

Deputado Gastão Vieira esclarece voto em sessão que aprovou repasse emergencial a estados e municípios

Caro Daniel Matos,

A informação repassada por você, em matéria divulgada em seu blog no dia 07 de maio, simplesmente não
procede.

Eu, como representante do Maranhão, votei a favor do PLP 39, para que se aprovasse o repasse emergencial
de verbas da União para nosso Estado e Municípios, que foram severamente atingidos pela epidemia do
coronavírus e a queda da atividade econômica decorrente. Nisso fui acompanhado por toda a bancada do Estado, com exceção de um Deputado. Friso: sem a aprovação desse Projeto de Lei, a União ficaria
impossibilitada de repassar o auxílio financeiro muito necessário.

No Destaque ao artigo oitavo do Projeto, em que constavam contrapartidas dos entes, inclusive o malfadado congelamento salarial do funcionalismo até o fim de 2021, votei com minha consciência CONTRA o
dispositivo, seguindo o PT, autor do destaque.

Infelizmente, a Câmara dos Deputados aprovou o artigo, com 272 votos favoráveis, inclusive com apoio de 8 parlamentares maranhenses – aos quais, friso, não me incluo.

Peço, portanto, a gentileza de que se proceda com a retificação do material anteriormente publicado pelo
senhor, para que fique registrada a verdade dos fatos.
Seguem ainda os links que comprovam a veracidade das minhas informações, do site público da Câmara dos
Deputados:

https://www.camara.leg.br/presenca-comissoes/votacaoportal?reuniao=59596&itemVotacao=29366&ordenacao=UF

https://www.camara.leg.br/presenca-comissoes/votacaoportal?reuniao=59596&itemVotacao=29370&ordenacao=UF

Em Balsas, prefeito baixa decreto no comércio que permite entrada de homens em lojas só pela manhã e mulheres só à tarde

Prefeito de Balsas, Dr. Eric Costa, com o governador Flávio Dino no Palácio dos Leões

Um decreto expedido no último dia 5 pelo prefeito de Balsas, Dr. Eric Costa (PDT), com o intuito de conter o avanço do novo coronavírus no município, tem gerado intensa polêmica por envolver distinção de sexo. Balsas registra, até o momento, 29 casos confirmados de Covid-19, conforme boletim epidemiológico divulgado ontem (7) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Logo em seu artigo primeiro, o decreto impõe a seguinte norma: no horário das 07 às 13h, só será permitida a entrada de homens nos estabelecimentos comerciais; e no horário das 13h às 19h, somente será autorizado o acesso de mulheres nas lojas.

Uma medida atípica e, para muitos, esdrúxula. Mas que, inegavelmente, atende a lógica que prevê a restrição da circulação de pessoas nas ruas como melhor estratégia de prevenção ao contágio pela Covid-19, a cada dia mais em alta no Maranhão.

Abaixo, o trecho do decreto que trata do acesso de homens e mulheres ao comércio em horários distintos:

Rodízio de veículos é mais uma medida de Flávio Dino para tentar conter o coronavírus na Ilha

Governador informou também que aumentará valor de multas aos bancos por descumprimento de normas sanitárias durante a pandemia

Flávio Dino anunciou o rodízio de veículos e outras medidas de combate à Covid-19 em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (8)

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (8) o governador Flávio Dino anunciou novas medidas e uma delas é que a partir de segunda-feira (11) os carros particulares começarão a funcionar no formato rodízio, nos municípios da Ilha de São Luís.

“Na segunda (11) e na quarta (13) poderão circular apenas os veículos com placa de final ímpar. Na terça (12) e quinta (14) poderão circular veículos particulares que tenham placas com final par. Com exceção dos profissionais da saúde, motoristas de táxi e pessoas que estejam trabalhando em serviços essenciais, essa medida valerá durante toda a próxima semana”, disse o governador ao anunciar também que na sexta-feira (15) será feriado, antecipando o feriado de Adesão do Maranhão à Independência, do dia 28 de julho.

A ideia é complementar  o lockdown decretado pela justiça e que está sendo cumprido nos municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. “Queremos agradecer às pessoas que tem se conscientizado e nos apoiado nessa medida. Há uma ideia falsa de que nós iríamos promover uma espécie de regime mais duro que o penitenciário, com perseguição policial. Enquanto tiver a honra de governar o Maranhão, cenas insensatas não serão autorizadas. A polícia está autorizada a adotar todas medidas coercitivas necessárias, porém, como último caminho.  O principal fator é a consciência e a adesão das pessoas e isso tem sido um sucesso”, diz o governador ao relatar um indicador expressivo: a redução diária  de mais de 80% dos passageiros de ônibus.

Multa aos bancos

Uma das medidas não-farmacológicas anunciadas pelo governador na coletiva é que ainda nesta sexta-feira (8) ele editará uma Medida Provisória aumentando as multas aos bancos. “Como há resistência por parte dos bancos de cumprirem as normas sanitárias, haverá multa de mais de R$ 500 mil por agência que não cumprir as normas. A medida será publicada ainda nesta sexta (8) com aplicação a partir da segunda-feira (11) e fiscalização do Procon e Vigilância  Epidemiológica”, disse.

Ampliação de leitos e respiradores

Na coletiva, o governador destacou que no início do combate à pandemia do coronavírus no Maranhão existiam 232 leitos exclusivos para o Covid-19. Essa semana, a rede pública estadual já conta com 921 leitos exclusivos para coronavírus.

Atualmente o parque hospitalar maranhense comporta cerca de 800 respiradores, entre os que já haviam e os novos que estão sendo incorporados, semanalmente, à rede pública estadual de saúde. Novas compras estão sendo negociadas e devem chegar novos respiradores nas próximas semanas.

Ampliação de medidas em todo o MA

O governador citou, ainda, que diariamente são analisados o aumento do número de casos de coronavírus em todas as regiões do Maranhão. Por isso, está sendo construído o Hospital de Campanha de Açailândia, em parceira com a Vale e Prefeitura Municipal de Açailândia. Além disso, estão sendo incorporados novos leitos ao Hospital Macrorregional de Imperatriz e será instalado ambulatório no Macrorregional de Imperatriz para melhorar o atendimento na UPA municipal São José, também em Imperatriz.

O Governo do Estado abriu processo seletivo para novos profissionais da saúde para atender as cidades de Lago da Pedra e Santa Luzia do Paruá. “Estamos atentos à situação de todas as regiões do Maranhão. Esse é um trabalho diário de análise dos dados epidemiológicos em todo o estado”, disse o governador.  Em São Luís, deverá funcionar na próxima semana mais um ambulatório para ajudar a desafogar as UPAs da capital do Maranhão.

Fonte: Governo do Maranhão

Zeca Baleiro em live beneficente

Doações serão destinadas aos hospitais maranhenses

Zeca Baleiro fará show via internet, com participação de vários convidados, em prol de vítimas da Covid-19

Nesta sexta-feira (08), o cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro fará uma kive beneficente a partir das 20h em seu canal do Youtube. O show também será transmitido nas plataformas Portal Imirante, com e Rádio Mirante FM, na frequência 96,1 MHz.

O show ao vivo e online “O Amor no Caos”, que contará com a participação de artistas brasileiros e internacionais, tem o patrocínio da Equatorial Energia Maranhão e do Grupo Mirante, com realização da Universidade Federal do Maranhão, da Universidade Ceuma, do Observatório Cultural do Maranhão e da Associação Médica Brasileira.

Durante o show, o público poderá fazer doações, que serão destinadas aos hospitais do Maranhão. As doações poderão ser feitas por meio de QR Code, durante a live, ou depósito bancário, nos dados abaixo:

Agência: 3846-6 | Conta Corrente: 8819-6

Fundação UFMA Lives | CNPJ: 07.060.718/0001-12 (Banco do Brasil)

É importante que as pessoas, ao realizarem as suas doações, confirmem os dados da conta corrente oficial da Fundação UFMA Lives.

Participe dessa corrente do bem e ajude quem tem sido tão importante nesse momento.

Zé Inácio propõe serviço de comunicação para auxiliar familiares de pacientes internados com Covid-19

Zé Inácio quer tornar mais acessíveis às famílias informações sobre pacientes internados com coronavírus

O deputado estadual Zé Inácio (PT) propôs a implantação de um serviço de comunicação, o CONTAC CENTER – via aplicativo WhatsApp – no Maranhão, com o objetivo de auxiliar familiares e/ou responsáveis dos pacientes internados com quadro de infecção por Covid-19, fornecendo informações sobre o quadro clínico, dados e orientações relacionadas a estes pacientes.

“Como se sabe, as pessoas infectadas que estão internadas não podem ser acompanhadas de familiares e/ou responsáveis nos hospitais, medida adotada para evitar o aumento do contágio da Covid-19, sobretudo em hospitais, onde o risco de contaminação é ainda maior. Por isso, tendo em vista as dificuldades que os familiares e responsáveis dos pacientes internados enfrentam para obter informações e boletins médicos sobre o quadro clínico destes, faz-se necessário a implantação de um serviço de comunicação”, afirma o deputado. 

Com o crescente número de casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Maranhão, o número de internações em leitos de UTI de todo o Estado tem crescido constantemente. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde – SES, o número de casos confirmados ativos já passa de 3.600 (três mil e seiscentos) no Maranhão na data de 06 de maio de 2020.

“Esta é uma medida inovadora e necessária, já que inúmeras famílias sofrem com a falta de informação precisas sobre a saúde de seus entes. Essas informações poderiam ser passadas aos familiares por profissionais de assistência social ou enfermagem via chamada de vídeo”, diz Zé Inácio.

O deputado sugere ainda que o Contact Center também pode ser adotado pelos gestores municipais.

Contact Center

O Contact Center é, na verdade, uma evolução do modelo tradicional de Call Center. Nesse novo modelo de atendimento, o foco sai um pouco das chamadas telefônicas e se volta para sistemas de atendimento digital mais modernos, a exemplo de e-mails, SMS, WhatsApp e outras redes sociais.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima