Prefeito Edivaldo paga os salários de julho dos servidores municipais nesta sexta-feira (31)

Gestor tem trabalhado com antecipações salariais, assim como tem garantido o pagamento antecipado da primeira parcela do 13° salário, pago no último dia 17

Edivaldo pagará folha de julho pouco dias após ter creditado a primeira parcela do 13º nas contas dos servidores municipais

O prefeito Edivaldo Holanda Junior paga nesta sexta-feira (31) o salário dos servidores municipais refente ao mês de julho. Mesmo com a crise econômica instalada em todo o país e que tem afetado o poder público com a baixa arrecadação, a Prefeitura de São Luís tem conseguido enfrentar as dificuldades financeiras e segue cumprindo seus compromissos com o servidor e toda a população ludovicense com investimentos na melhoria da infraestrutura da cidade.

“Poucos dias após o pagamento da primeira parcela do 13° salário, estamos efetuando também a quitação da folha de pagamento do salário dos servidores do mês de julho. O pagamento em dia influencia diretamente na movimentação da economia na capital maranhense, fazendo com que o capital gire e aqueça o comércio de bens e serviços. O pagamento dos servidores municipais na nossa gestão é fruto de muito planejamento e organização financeira”, destaca o prefeito Edivaldo.

Planejamento financeiro

O titular da SEMFAZ, Delcio Rodrigues, reforça que a gestão do prefeito Edivaldo trabalha com muito planejamento financeiro.”Assim garantimos o pagamento dos servidores em dia, além dos investimentos em toda a capital, que atualmente recebe obras em diversos pontos da cidade”, explicou. Nos últimos anos, o prefeito Edivaldo tem trabalhado com antecipações salariais em quase todos os meses, assim como tem garantido o pagamento de benefícios como o 13° salário também antecipando a primeira parcela.

Os servidores municipais têm acesso às informações dos seus vencimentos em todos os terminais de autoatendimento do Banco do Brasil, por meio do contracheque eletrônico. A informação dos vencimentos também pode ser acessada através do site da Prefeitura de São Luís (www.saoluis.ma.gov.br), no Portal do Servidor, no menu do lado esquerdo, informando o número da matrícula e a senha.

Wellington do Curso leva Projeto “Ouvindo São Luís” ao bairro Matões Turu

Wellington ouviu reclames e sugestões da comunidade do bairro Matões Turu

Com o projeto “Ouvindo São Luís”, o pré-candidato a prefeito da capital maranhense Wellington do Curso esteve no bairro Matões Turu, em reunião com moradores. O objetivo foi ouvir as solicitações e sugestões das pessoas que tem sofrido com o descaso do atual prefeito.

Na ocasião, moradores apresentaram diversas solicitações a Wellington do Curso.

Wellington afirmou que a opinião de cada um dos populares ouvidos deve ser levada em consideração

“Eu agradeço a vocês pela confiança, pelo carinho. Estou aqui porque sei que vocês sofrem sim o descaso, com a falta de ações efetivas. A opinião de cada um  é muito importante e cada ponto será levado em consideração. Nossas propostas para o plano de governo segue sendo construído por várias mãos, inclusive, com as de vocês. Contem sempre comigo. Temos coragem e atitude para resolver os problemas de São Luís. Vamos juntos”, disse Wellington do Curso.

Inadimplência cresce em São Luís, aponta Fecomércio

Pesquisa da Federação do Comércio mostra que 36,9% das famílias ludovicenses possuem dívidas em atraso. Esse é o maior índice de inadimplentes desde abril de 2011

Apesar da reabertura das atividades comerciais em São Luís, a pandemia ainda gera reflexos sobre a economia local. Isso é o que mostra a mais recente pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor (Peic), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA). De acordo com o levantamento, 36,9% das famílias da capital maranhense estão atualmente com dívidas em atraso, representando o maior nível de inadimplência registrado nos últimos nove anos na cidade.

O crescimento dos inadimplentes acompanha um aumento expressivo na utilização do crédito, segundo o estudo. A pesquisa mostra que 85,5% dos consumidores recorreram às formas de financiamento neste mês para possibilitar o consumo. O nível de tomada de crédito pelos consumidores foi o maior desde janeiro de 2011.

Para a Fecomércio, a aceleração do uso do crédito é uma alternativa que os consumidores encontraram para driblar a redução ou perda momentânea dos salários, utilizando principalmente o cartão de crédito como uma extensão da renda familiar, o que resulta no crescimento da inadimplência. “A pandemia criou dificuldades para autônomos, eliminou postos de trabalho e obrigou muitas empresas, sem receita, a reduzirem jornada de trabalho e até suspenderem contratos. Esse cenário gerou restrições à capacidade de renda das famílias, que passaram a utilizar o cartão de crédito para financiar suas despesas correntes, como gastos com supermercado e farmácia, desdobrando nessa inadimplência”, avalia o presidente da Fecomércio, José Arteiro da Silva.

Números

A pesquisa da Fecomércio destaca que o nível de inadimplência, na avaliação mensal, avançou 17,1% em relação ao mês de junho e, na comparação anual, subiu 29,5% sobre julho de 2019. Com isso, o estudo estima que 113.563 famílias de São Luís estão em situação de inadimplência atualmente. Já o índice de utilização do crédito cresceu 8,0% na passagem mensal de junho para julho e 49,7% em relação ao mesmo período do ano passado, resultando na estimativa de 263.420 famílias ludovicenses endividadas, de acordo com o levantamento.

Os principais tipos de dívidas contraídas pelos consumidores no período foram o cartão de crédito (65,5%) e os carnês de lojas (26,1%). O estudo da Fecomércio ressalta, ainda, que o tempo médio de atraso da dívida é de 47 dias e o tempo médio de envolvimento com o parcelamento dessa dívida é de 6 meses. O nível de comprometimento da renda familiar com as dívidas é de 33%.

“Temos um aumento de 16% no comprometimento da renda do consumidor endividado neste mês de julho na comparação com o ano passado, refletindo na redução da capacidade de consumo das famílias neste momento. Esse cenário deverá ser revertido nos próximos meses a partir do reaquecimento da economia e da reativação dos postos de trabalho”, finaliza o empresário José Arteiro da Silva.

Othelino discute com representantes do sistema penitenciário projeto que cria Polícia Penal

Presidente Othelino Neto discutiu com representantes do sistema penitenciário criação da Polícia Penal no Maranhão

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), reuniu-se, nesta quarta-feira (29), com uma comitiva de representantes do sistema penitenciário maranhense para tratar das pautas de interesse da categoria, entre elas está o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que institui a Polícia Penal no âmbito estadual.

Participaram do encontro o secretário de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), Murilo Andrade; o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Maranhão (Sindspem), inspetor Márcio Rodrigues; agentes penitenciários de carreira, além dos deputados Professor Marco Aurélio (PCdoB), Vinicius Louro (PL), Rafael Leitoa (PDT) e Dr. Yglésio (PROS), autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que constitucionaliza a Polícia Penal no estado.

Na reunião, Othelino Neto destacou a importância do tema para garantir avanços na carreira, além da estruturação do sistema prisional. Ele também reforçou que tanto o projeto de lei quanto a PEC têm por objetivo a constitucionalização da Polícia Penal no âmbito estadual, em cumprimento à Emenda Constitucional nº 104, promulgada pelo Congresso Nacional, que cria as polícias penais na esfera federal, estaduais e distrital.

“Tratamos de uma pauta importante, como o projeto de lei que, dentre outras modificações, cria a Polícia Penal. Conversamos também sobre a PEC, de autoria do deputado Yglésio, que tramita nesta Casa, sobre o mesmo tema. Nosso desejo é que, em um curto espaço de tempo, possamos apreciar essas duas matérias para garantir avanços à categoria e, consequentemente, ao sistema prisional do Maranhão”, disse o chefe do Parlamento Estadual.

Apoio

O secretário Murilo Andrade agradeceu o apoio dos parlamentares. “Viemos pedir aos deputados que aprovem essas duas matérias. Felizmente, tivemos o apoio do presidente da Assembleia, deputado Othelino, para que nós consigamos mudar e nos organizar melhor. Com a aprovação dessas duas proposições pela Casa, conseguiremos desenvolver muito melhor o nosso trabalho”, afirmou.

Othelino e o presidente do Sindspem, Márcio Rodrigues, exibem projeto de lei que cria a Polícia Penal

O presidente do Sindspem, Márcio Rodrigues, disse que o governo Flávio Dino trouxe grandes melhorias para a categoria, mas que precisam ser colocadas em lei para que sejam asseguradas como uma política de Estado e não somente de governo.

“Pedimos que a Assembleia Legislativa ratifique a Emenda Constitucional 104, que transformou os agentes penitenciários em policiais penais. Precisa agora ser efetivada nas Constituições Estaduais porque vai garantir os nossos direitos dentro do Sistema Penitenciário, elevando a categoria”, finalizou.

O deputado Dr. Yglésio pontuou que a PEC de sua autoria busca o melhoramento das polícias no Maranhão. “A proposta será votada na semana que vem, para que a gente constitucionalize a Polícia Penal e consiga evoluir e melhorar ainda mais as polícias no nosso estado”, concluiu.

Ministro diz que obras do Exército na BR-135 reforçam compromisso de Bolsonaro com o Maranhão

Postagem do ministro Tarcísio Freitas sobre as obras do Exército na BR-135

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, enviou um recado aos maranhenses, via Twitter, sobre as obras de recuperação asfáltica que estão sendo executadas pelo Exército Brasileiro na BR-135 em plena pandemia do novo coronavírus.

Tarcísio Freitas a parceria firmada entre Exército e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a intervenção na rodovia, única ligação da Ilha de São Luís com o continente.

O ministro destacou a atuação conjunta com as Forças Armadas. “Os primeiros resultados começam a surgir. Restauração avança no trecho entre Periz de Baixo (Bacabeira) e a ponte da Estiva”, comemorou.

Tarcísio reafirniu a atenção dedicada oelo presidente Jair Bolsonaro com o Maranhão. “Seguirmos firmes o compromisso do presidente Jair Bolsonaro com o estado”, assinalou.

Aprovado projeto de Wellington do Curso que fornece “botão do pânico” para mulheres vítimas de violência

A Assembleia Legislativa do Estado aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 321/2019, de autoria do deputado estadual Wellington do Curso que dispõe sobre o fornecimento do equipamento eletrônico de gravação e localização chamado “Botão do Pânico” para mulheres em situação de risco de violência doméstica e familiar no Estado. O projeto segue agora para sanção pelo Governador do Estado.

Ao fundamentar a importância do projeto, Wellington destacou que o objetivo é garantir às mulheres em situação de risco, a aplicação das medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha, através do dispositivo “botão do pânico”.

“O “botão do pânico” é mais uma medida que busca assegurar à vítima que não sofra nova violência ou mesmo, corra risco de morte. Além disso, a medida busca exercer o controle a fim de garantir que as medidas protetivas estabelecidas pela Lei Maria da Penha sejam respeitadas pelo agressor. Em um dos países que mais se matam mulheres, é fundamental que o Estado do Maranhão adote medidas para combater a impunidade e garantir a integridade física de mulheres em situação de risco. Pensando nisso, elaboramos projeto de lei para que o Estado forneça o dispositivo e garanta a proteção da vida dessas mulheres. Parabenizo a sensibilidade da Assembleia Legislativa do Maranhão que aprovou o projeto por unanimidade e aguardamos a sanção pelo Governador do Estado para que essa Lei seja mais uma ferramenta que garantirá atendimento rápido e eficiente às mulheres vitimadas por violência doméstica” disse Wellington.

Shopping da Ilha volta ao seu horário normal de funcionamento

Shopping da Ilha voltará a funcionar em horário normal a partir do próximo sábado, após restrições da pandemia

A partir de 1º de agosto o Shopping da Ilha retoma as atividades em seu horário normal das 10h às 22h.

A partir do dia 1º de agosto o segmento de shopping center vai retomar o funcionamento em seu horário normal. As autoridades estaduais entendem que os shoppings adotaram as medidas sanitárias com excelência, cumprindo todos os protocolos exigidos e, o aumento do horário de funcionamento só vai contribuir para evitar aglomerações e garantir uma melhor distribuição do fluxo de clientes, que aos poucos, vão retornando às suas rotinas com segurança.

Para os lojistas as possibilidades de vendas aumentam assim como o otimismo com a retomada de rotina na vida das pessoas. Agora, terão mais tempo para realizar suas compras e aproveitar o mix de serviços mais completo da cidade.

Segue horário de funcionamento completo do Shopping da Ilha:

Segunda a sábado

Lojas e quiosques: 10 às 22h
Praça de alimentação: 10 às 22h
Restaurantes: 10 à 00h

Domingo

Lojas e quiosques: 13h às 20h. Praça de alimentação: 12h às 20h Restaurantes: 12h a 00h

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima