Barra do Corda: acusado de matar o pai, Júnior do Nenzim enfrenta o irmão Rigo Teles em eleição para prefeito e pontua em pesquisa

O falecido Nenzim em ato político entre os filhos Rigo Teles e Junior, seu suposto algoz

Acusado e preso como principal suspeito do assassinato do próprio pai, Manoel Mariano de Souza, o Nenzim, em 6 dezembro de 2017, Manoel Mariano de Souza Filho, o Júnior do Nenzim, aparece entre os pré-candidatos que pontuaram em recente pesquisa eleitoral para prefeito de Barra do Corda.

Solto desde outubro do ano passado, após ter sido favorecido com um hábeas corpus, concedido pelo Tribunal de Justiça, Júnior do Nenzim obteve 1% das intenções de voto na sondagem e ficou apenas em oitavo lugar na preferência dos eleitores entrevistados. O líder é o seu irmão, o deputado estadual Rigo Teles, com 46,8% de preferência.

Ao que tudo indica, mesmo respondendo pelo crime familiar e usando tornozeleira eletrônica, o acusado, que pode ser pronunciado a júri a qualquer momento, vai mesmo enfrentar o irmão nas urnas.

Prenúncio de uma campanha tensa, não só para o eleitorado barra-cordense, mas, principalmente, para o clã dos Teles.

Confira os números da pesquisa:

Prefeito Edivaldo vistoria construção de ciclovia e conjunto de praças na Cidade Operária

Área urbanizada terá cerca de 1 km de ciclovia e 11 praças que vão possibilitar práticas esportivas e convivência social; ao todo, no bairro, o prefeito Edivaldo constrói 20 praças, leva pavimentação a dezenas de ruas e segue com obra de drenagem profunda

Prefeito Edivaldo e equipe verificam maquete da obra de construção de praças e de ciclovia

O prefeito Edivaldo Holanda Junior vistoriou, nesta quarta-feira (26), o andamento das obras de construção de cerca 1 km de ciclovia e 11 praças na Unidade 205 do bairro Cidade Operária, uma das áreas mais populosas da capital. No bairro, a Prefeitura está implantando, ainda, nova pavimentação em dezenas de ruas e drenagem profunda no bairro. A urbanização de bairros é um dos eixos do programa São Luís em Obras pelo qual estão sendo realizadas intervenções estruturantes como pavimentação, drenagem profunda e superficial, revitalização de espaços públicos, reforma e construção de mercados, entre outros.

Edivaldo e comitiva percorreram traçado da ciclovia da Cidade Operária

“Em toda a região da Cidade Operária são cerca de 20 praças que estamos construindo, sendo que 11 praças são ao longo da ciclovia, que será um espaço de lazer muito bonito, para que as famílias possam fortalecer o bom convívio da vizinhança. Além disso, estamos trabalhando com drenagem profunda e pavimentação, obras que são fundamentais para garantir mobilidade, acessibilidade e dar segurança para as famílias desta região, que sofrem com as ruas esburacadas e os constantes alagamentos. Por meio do São Luís em Obras, a Prefeitura está avançando e solucionando problemas históricos deste e de muitos outros bairros da cidade”, ressaltou o prefeito Edivaldo.

O prefeito e a primeira-dama, Camila Holanda, vistoriaram as obras acompanhados do presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Fábio Henrique Carvalho. “Além da questão da drenagem e o asfaltamento, a Prefeitura está executando ações de urbanização, isto é, praças na região, em áreas que estavam abandonadas e, hoje, estão sendo totalmente transformadas em espaços de convívio. Além das 11 praças ao longo da ciclovia, a Prefeitura está construindo mais 7 praças próximo à entrada principal do Jardim América e outras duas praças no perímetro da Cidade Operária. Então, a gestão do prefeito Edivaldo está executando o maior conjunto de obras dos últimos anos nesta localidade”, destacou o presidente do Impur, Fábio Carvalho.

“Isto tudo aqui era só mato, lixo e sem iluminação pública. A gente vivia com medo de assalto, todos os dias. O prefeito Edivaldo está resolvendo este problema. O pessoal da Prefeitura esteve aqui faz algumas semanas e começou a construir a ciclovia e as praças. Eles trabalham todo dia e pelo que podemos ver, parece que vai ficar tudo muito bonito”, comentou Zenilma Carvalho Pereira, moradora do bairro há mais de 30 anos.

Moradora da Cidade Operária elogia a qualidade das obras das praças e da ciclovia

Morador há 32 anos da chamada Rua da Ciclovia, que de fato é denominada Rua 204 da Unidade 205, José Raimundo Santos edificou a sua casa próxima ao espaço que, hoje, está sendo construída uma das praças. “Essa obra vai ficar uma beleza, com calçadas, gramado e a ciclovia passando por aqui. Esperávamos essas benfeitorias há muitos anos e nenhum prefeito até agora teve a iniciativa de fazer”, disse Santos, como ele prefere ser chamado.

Nesta semana, as equipes da Prefeitura estão trabalhando na concretagem das calçadas das praças ao longo da ciclovia. Além disso, está sendo concluída a instalação das placas de piso tátil, que são feitas em alto relevo e servem para orientar pessoas com dificuldade de visão.

Operários trabalham em ritmo acelerado para cumprir prazo de conclusão da obra

A ciclovia será totalmente pavimentada com blocos de concreto intertravados, a exemplo do serviço que foi realizado no entorno da Praça Deodoro e outras praças reformadas recentemente pela Prefeitura. Sarjetas e meio-fio, novas instalações elétricas e de iluminação pública completam a infraestrutura, que ainda receberá mobiliário novo como lixeiras e bancos, além de serviço de jardinagem.

O conjunto de praças terá calçadão para praticantes de caminhada, aparelhos de ginástica para exercícios mais intensos e movimentos alternados; alguns exclusivos para os idosos.

Todas as praças seguirão as normas universais de acessibilidade, com implantação de piso tátil e rampas de acesso, tanto nas laterais externas quanto internas das praças. Para as crianças, está prevista a construção de playgrounds, ou seja, a instalação de brinquedos como balanço e escorregador e local para prática esportiva.

MAIS PRAÇAS

Ciclovia e praças integram conjunto de obras que serão entregues pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior nos últimos meses de gestão

Vale lembrar que, recentemente, a Prefeitura inaugurou oito praças no Conjunto Vinhais, ao longo da Rua do Arame, oferecendo à comunidade estruturas modernas para lazer e entretenimento, com novos bancos, lixeiras e projeto de paisagismo. Algumas praças ganharam aparelhos de ginástica e playground. Todos os logradouros têm piso tátil e rampa de acessibilidade, garantindo mais qualidade de vida para as famílias.

No Conjunto Rio Anil, a Prefeitura entregou, no mês de julho, oito praças com três academias de ginástica, dois playgrounds, bancos e lixeiras, paisagismo com jardinagem, além de coreto com mesa de jogos, paradas de ônibus e área para caminhada. As praças foram construídas em locais que estavam em desuso e que, antes, eram tidos como pontos de descarte irregular de lixo.

A Prefeitura entregou, também recentemente, a Praça da Bíblia, no Centro, que foi totalmente reconstruída pela Prefeitura, beneficiando também todo o entorno da praça, com serviços de pavimentação, paisagismo, iluminação, drenagem, passeios de pedestres e canteiro central, incluindo acessibilidade universal. No último final de semana foi entregue o Parque do Bom Menino que após a reforma volta a ser um dos principais ponto de lazer da cidade.

Mil famílias recebem casa própria do Governo Federal no Maranhão

Cerimônia de entrega será nessa quinta-feira (27) em Barra do Corda (MA). Antes, ministro Rogério Marinho visita empreendimento na capital, São Luís

Residencial José Chagas, na Ilhinha, receberá a visita do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho

Brasília-DF, 26/8/2020 – Cerca de 4 mil pessoas em Barra do Corda, no Maranhão, serão beneficiadas com a entrega de mil moradias próprias na cidade. A cerimônia de entrega das chaves do Residencial Nova Barra, etapas I e II, será nesta quinta-feira (27), às 15h, com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Os imóveis receberam investimento de R$ 55,1 milhões do Governo Federal.

Mais cedo, às 10h30, o ministro Rogério Marinho passa por São Luís (MA) para visitar o Residencial José Chagas, que começou a ser entregue no início deste mês. Por lá, são 256 unidades habitacionais, construídas com um investimento federal de R$ 17,1 milhões, que beneficiam cerca de 1 mil pessoas.  O condomínio tem como foco população de baixa renda que residia em palafitas nas proximidades do empreendimento.

Serviço

Visita ao Residencial José Chagas, em São Luís (MA)

Data: 27/8 (quinta-feira)

Horário: 10h30

Local: Avenida Ferreira Gilmar, Rua do Arame, Ilhinha, São Luís (MA)

Entrega do Residencial Nova Barra – etapa I e II, em Barra do Corda (MA)

Data: 27/8 (quinta-feira)

Horário: 15h

Local: Av Paraembu s/n, Sítio dos Ingleses, Barra do Corda (MA)

Detinha defende protagonismo feminino e igualdade

Detinha defende as causas femininas com garra e determinação

Promover a cultura da paz e igualdade de gênero é uma máxima necessária na sociedade atual, para resguardar os direitos e dignidade do ser feminino. A deputada estadual Detinha sempre teve forte atuação na promoção de políticas públicas de gênero, tanto como quando foi prefeita do município de Centro do Guilherme, e agora no Parlamento estadual continua a sua militância.

“As mulheres precisam cada vez mais serem motivadas em suas potencialidades. E nós, políticos temos um papel fundamental de promovermos esse protagonismo feminino nos mais diversos cenários: políticos, educacionais, sociais, entre outros. Por exemplo, as mulheres precisam ser motivadas a participarem da política tanto partidária, quanto como militantes”, disse Detinha.

Dentre as iniciativas da deputada e pré-candidata a prefeita de São Luís está o Projeto de Lei 568/2019 que estabelece Diretrizes para o Programa Estadual de Apoio às Mulheres com Neoplasia Mamária e Mastectomizadas.

“Esse projeto busca promover apoio psicossocial para as mulheres que sofreram do Câncer de Mama e que se enquadram no objeto do nosso Projeto de Lei. O projeto já possui parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça e foi votado essa semana na Asembleia Legislativa e vai agora para a sanção do governador”, explicou.

Reunião com Othelino Neto oficializa pré-candidatura de Marinaldo do Gesso a prefeito de Grajaú

Othelino Neto declarou apoio ao pedetista Marinaldo do Gesso

O nome do empresário Marinaldo do Gesso (PDT) foi oficializado como pré-candidato a prefeito de Grajaú, durante reunião realizada na tarde desta terça-feira (25), com o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto (PCdoB), o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB/MA), o deputado estadual Fernando Pessoa (SDD) e lideranças políticas da cidade e região.

“Foi uma reunião importante, com muita maturidade política, na qual decidimos por Marinaldo do Gesso à Prefeitura de Grajaú, cuja candidatura será homologada depois na convenção partidária. E nós marcharemos juntos, estabelecendo boas parcerias para resgatar Grajaú e permitir que ela possa ser bem cuidada”, disse Othelino Neto.

Antes da definição por Marinaldo, o nome de Simone Limeira, presidente municipal do PCdoB em Grajaú, estava sendo cogitado para pré-candidatura, porém, no intuito de fortalecer o grupo, ela declinou.

“Foi muito importante essa decisão da companheira Simone, que, com toda a sua base política, irá nos fortalecer ainda mais para sairmos vitoriosos da disputa. Estamos fazendo a nossa parte e vamos mostrar aos eleitores que nosso plano de governo para a cidade é o melhor para o desenvolvimento de Grajaú”, afirmou Marinaldo do Gesso.

Os deputados Márcio Jerry e Fernando Pessoa declararam apoio ao grupo. “Vamos continuar dialogando e conversando para que, desta maneira, possamos colocar Grajaú no rumo certo, na direção do trabalho, da honestidade e do desenvolvimento. Da união construiremos a vitória”, disse Márcio Jerry, presidente estadual do PCdoB.

“Foi uma decisão muito importante, que uniu duas importantes legendas, a fim de proporcionar dias melhores à cidade de Grajaú, onde ainda impera uma oligarquia”, completou Fernando Pessoa.

Fortalecimento

Para Simone Limeira, a decisão é um passo importante para o fortalecimento do grupo político nas eleições. “Para nós, é um marco na história de Grajaú, que precisa de partidos fortes e unidos. Com o nome do companheiro Marinaldo e de outra grande liderança que ainda estamos definindo, formaremos um grupo coeso para ganharmos essas eleições e nos prepararmos para os próximos pleitos em prol do nosso município”, ressaltou.

Os pré-canditatos a vereador do PCdoB, Roldão e Edilson do Posto também participaram da reunião e se disseram prontos para lutar por uma Grajaú mais bela e desenvolvida.

Megaoeperação do Corpo de Bombeiros em edifícios termina hoje e infratores terão 30 dias para se regularizar

Megaoperação de história em edifícios se estende por três dias na capital e no interior

Uma mega operação organizada pelo comando do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), através da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) foi iniciada na última segunda-feira, 24 de agosto de 2020, tendo apoio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil ( CEPDECMA), Comandos Operacionais de Área, Comando Especializado e Diretoria de Apoio Logístico (DAL).

A operação está sendo coordenada pessoalmente pelo comandante Geral do CBMMA, Cel Célio Roberto por meio de um posto de comando estabelecido na 2 Compania do Batalhão de Busca e Salvamento, cito, rua das Patativa s/n, ponta do Farol. As equipes de bombeiros de todos os quartéis da capital do Estado estão realizando vistorias em condomínios verticalizados, e as unidades do interior estão vistoriando diversos estabelecimentos residenciais e comerciais que necessitem de sistema preventivo de combate a incêndio e pânico.

O objetivo da Mega Vistoria é a realização de fiscalizações nas edificações verificando se todas estão funcionando conforme determina a legislação de combate a incêndio e pânico, também estão sendo aplicados questionários para verificar o nível de conhecimento dos entrevistados com relação ao plano de evacuação em caso de incêndio ou desastre.

A “Mega Vistoria” ocorrerá até esta quarta feira (26). Durante a operação, estão sendo realizados testes nos diversos dispositivos de combate a incêndio como: teste de pressão de bombas de combate a incêndio, teste de alarme de emergência, teste das luzes de emergência, teste dos chuveiros sprinklers, verificação do prazo de validade de extintores de incêndio, verificação se o acesso das viaturas de combate a incêndio estão em conformidade com Norma Técnica 08 do CBMMA, bem como cobrança da atualização do certificado de aprovação (C.A), junto ao CBMMA.

Os responsáveis pelas edificações ou estabelecimentos com pendências estão sendo notificados e têm prazo de 30 dias para se regularizar.

Prefeito de Apicum-Açu e mais oito são alvos de ação do MPMA por atos de improbidade

Prefeito de Apicum-Açu, Cláudio Cunha, com o governador Flávio Dino

Uma licitação irregular, realizada pelo Município de Apicum-Açu, com o objetivo de contratar uma empresa de construção, motivou o Ministério Público do Maranhão a propor, em 21 de agosto, Ação por Ato de Improbidade Administrativa contra nove pessoas, entre gestores, servidores e empresários. Assinou a manifestação ministerial o promotor de justiça Igor Adriano Trinta Marques.

São alvos da ação: Cláudio Luiz Lima Cunha (prefeito de Apicum-Açu), José Mário Ribeiro (ex-secretário de governo e condutor da licitação), Ramiro José Saif Campos, Oziel Santos Silva e Beneil Costa Mendes (membros da Comissão Permanente de Licitação na época), Joceney Franco Rocha (ex-secretário municipal de Infraestrutura) e Benenilson José Nascimento Castro (ex-secretário municipal de Educação).

Também estão envolvidos os empresários Jaime Peixoto Flores e Alex Lima de Sousa, sócios-proprietários da empresa vencedora da licitação, Ipê Projetos Ambientais e Serviços LTDA, e responsáveis pelo cumprimento das obrigações firmadas no contrato.

A licitação, realizada em 2013, na modalidade tomada de preços, tinha como finalidade a contratação de empresa para a conclusão da construção de uma quadra poliesportiva com vestiário, no valor global de R$ 249.670,64.

IRREGULARIDADES

De acordo com as investigações do MPMA, o certame apresentou diversas ilegalidades, entre as quais: inexistência de pesquisa de preços, não comprovação de existência de recursos orçamentários, publicidade insuficiente entre publicação e realização do certame e Inserção de documentos de habilitação em data posterior à licitação.

Além disso, a empresa, vencedora não apresentou Atestado de Capacidade Técnica e a administração pública, por sua vez, descumpriu as regras do edital por não ter desabilitado a empresa ganhadora do processo licitatório.

Para o promotor de justiça Igor Trinta Marques os envolvidos, além de terem violado princípios básicos da administração pública, causaram prejuízos ao erário porque direcionaram e facilitaram que uma pessoa jurídica utilizasse recursos públicos sem a observação de dezenas de formalidades legais ou regulamentares.

“Existem elementos cabais que constatam de forma inequívoca o favorecimento da empresa ganhadora da licitação, configurando, portanto, condutas ímprobas e proibidas legalmente. Não resta dúvidas que os requeridos violaram diversas normas da Lei nº 8.666/1993, como também desrespeitaram dezenas de disposições do edital do certame, tendo redundado em prejuízos ao patrimônio público”, enfatizou o autor da ação.

PEDIDOS

Como medida liminar, o Ministério Público requereu à Justiça a decretação da indisponibilidade dos bens no valor de R$ 249.670,64 de cada requerido.

Igualmente foi solicitada a  penhora parcial dos salários dos envolvidos como medida de ressarcimento ao erário, limitando-se o bloqueio a 30% do valor recebido como vencimentos, soldos ou salários.

IMPROBIDADE

Como pedido final, foi pedida a condenação dos citados, conforme a Lei nº 8.429/92 (Lei da Improbidade Administrativa) , com a aplicação das seguintes sanções: ressarcimento integral do dano no valor de R$ 249.670,64; perda da função pública e suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos; suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos; pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano; proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

Conta-Covid faz reajuste ser negativo para consumidores residenciais da Equatorial Maranhão

Reajuste negativo da conta de energia elétrica beneficiará 2,5 milhões de consumidores no Maranhão

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (25/8), o reajuste tarifário da Equatorial Energia Maranhão (antiga Cemar). A distribuidora atende cerca de 2,5 milhões de unidades consumidoras em 217 municípios maranhenses.

Confira, na tabela, os novos índices que entrarão em vigor a partir da próxima sexta-feira (28/8). O voto aprovado pelos diretores está disponível aqui.

A Conta-Covid contribuiu para amenizar o impacto do reajuste em -2,60%, proporcionando amortecimento significativo dos índices de reajuste a serem percebidos nas contas dos consumidores maranhenses.

O reajuste também foi impactado pelos custos de transmissão e distribuição de energia, e pela retirada dos componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Mais informações sobre reajustes tarifários podem ser consultadas no endereço eletrônico www.aneel.gov.br, no link Entendendo a Tarifa, e no aplicativo ANEEL Consumidor, disponível para dispositivos móveis Android ou IOS.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima