O deputado Wellington do Curso rebateu melhorias na educação em reunião com a professora Esmênia Miranda
Em defesa da educação, o deputado estadual Wellington do Curso se reuniu com a vice-prefeita e secretária municipal de Educação licenciada, Profª Esmênia Miranda, para tratar sobre ações e propostas que buscam garantir melhorias para as escolas em São Luís. Além disso, o deputado Wellington também abordou medidas que podem ser adotadas para se garantir a valorização dos professores.
Ainda na reunião, o deputado Wellington solicitou que a nova gestão direcionasse atenção especial à reforma de escolas e construção de creches, além da possibilidade de realização de um novo concurso público na área e nomeação dos antigos aprovados.
“Sou professor. Defendo a educação como sendo prioridade. Por isso, coloco-me à disposição para auxiliar no que for necessário. Espero que a nova gestão dê especial atenção à reforma das escolas municipais e consiga sim construir novas creches. É importante, também, que haja medidas efetivas para garantir a valorização dos professores, que tanto fazem em nossa cidade. Ajudarei como puder, seja com a destinação e emendas parlamentares seja com a constante atuação em defesa de uma educação pública de qualidade”, disse Wellington.
Ainda durante a reunião, o deputado Wellington intermediou diálogo com comissão de moradores do Gapara e Secretária de Educação a fim de tratar sobre a volta às aulas e o abastecimento de água de uma escola localizada no bairro, além da possibilidade de construção de uma creche e reforma de quadra.
A vice Esmênia Miranda foi nomeada pelo prefeito Eduardo Braide secretária municipal de Educação, mas teve que se afastar até que a Câmara retome os trabalhos
A Prefeitura de São Luís confirmou, no início desta noite, por meio de nota oficial, a exoneração da vice-prefeita, Esmênia Miranda, do cargo de secretária municipal de Educação. O afastamento e Esmênia do comando da pasta atende a uma exigência legal, já que ela só pode assumir o posto por período superior a 15 dias com o aval da Câmara Municipal.
Como os vereadores estão de recesso, a nomeação da vice-prefeita para a Semed só será analisada quando os trabalhos legislativos forem retomados.
NOTA
A Secretaria Municipal de Governo (SEMGOV) informa que na condição de vice-prefeita, Esmênia Miranda, para assumir o cargo de secretária Municipal de Educação por período superior a 15 (quinze) dias, precisa de autorização da Câmara Municipal em cumprimento à Lei Orgânica do Município. O pedido de licença prévia do cargo de vice-prefeita foi protocolado no dia 4 de janeiro e por não ter sido analisado dentro desse prazo de 15 (quinze) dias, a vice-prefeita pediu sua exoneração até a apreciação do pedido, tão logo retornem os trabalhos legislativos.
Enéas Fernandes Secretário Municipal de Governo – SEMGOV Prefeitura Municipal de São Luís
Abaixo, o ato de exoneração da vice-prefeita do cargo de secretária da Semed:
Detalhes sobre a vacinação contra a Covid-19 em São Luís deverão ser repassados ao MPMA
A 1ª e a 3ª Promotorias de Justiça Especializadas na Defesa da Saúde de São Luís instauraram, nesta segunda-feira, 25, um procedimento administrativo para “acompanhar as políticas públicas de saúde referentes às ações, execuções e metas desenvolvidas pelos gestores de saúde na operacionalização dos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Vacinação de combate ao Sars-CoV-2 no âmbito do município de São Luís”.
No documento de instauração do procedimento, os promotores de justiça Herberth Costa Figueiredo e Elisabeth Albuquerque de Sousa Mendonça determinam a expedição de ofícios ao Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus), solicitando o encaminhamento de possíveis alterações nos planos de vacinação sempre que elas ocorrerem.
Também foi solicitado que as secretarias informem os locais de vacinação e encaminhem listas de vacinados, “de maneira a apurar se está havendo violação à fila de prioridades”. A SES e a Semus também devem informar se há quantidade suficiente de insumos, agulhas e seringas para ministrar as vacinas, bem como a respeito das campanhas publicitárias realizadas para incentivar a vacinação voluntária. Para todas as requisições, o prazo de resposta é de 10 dias.
Também foi determinado que se oficie à Superintendência de Vigilância Sanitária Estadual (Suvisa) para que realize, em até 10 dias, uma vistoria no sistema de refrigeração para que seja averiguado se há capacidade instalada e suficiente para operacionalizar o plano de imunização.
Aos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde, foi requerida informação sobre a observação do estrito cumprimento das fases do Plano Nacional de Vacinação, bem como se está sendo acompanhada diariamente a alimentação dos Sistemas de Informações do Programa Nacional de Imunização (SIPNI).
CARNAVAL
Também nesta segunda-feira, as Promotorias de Justiça instauraram um segundo procedimento para acompanhar “as políticas públicas de saúde referentes à fiscalização de eventos e festividades que impliquem em aglomerações de pessoas de forma a coibir o recrudescimento do vírus Sars-CoV-2” em São Luís.
O decreto estadual nº 36.462/202 suspendeu as comemorações de carnaval deste ano no estado. O Ministério Público do Maranhão também se baseia na Recomendação n° 1/2021, emitida pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau.
As Promotorias determinaram que se oficie à Secretaria de Estado de Segurança Pública, ao Corpo de Bombeiros Militar, ao Comando da Polícia Militar, à Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, à Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária Municipal, à Superintendência de Vigilância Sanitária Estadual e às Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente para que fiscalizem a realização de eventos e festividades que impliquem em aglomerações de pessoas no período carnavalesco.
Os órgãos também deverão encaminhar relatórios técnicos informando a respeito de licenças e autorizações que já tenham sido concedidas a proprietários, organizadores e patrocinadores de eventos na capital. Também foi solicitado o envio dos planos de operacionalização de fiscalizações para o período carnavalesco ao Ministério Público do Maranhão.
Wellington dialogou com músicos, artistas, garçons, seguranças, produtores musicais e artísticos, empresários do ramo de entretenimentos, casas de shows, eventos e recepções
O deputado estadual Wellington do Curso se reuniu, na noite dessa segunda-feira (25), com profissionais do setor de entretenimento para discutir medidas durante a pandemia a fim de evitar a paralisação total dos serviços. Estiveram presentes diversos músicos, artistas, garçons, seguranças, produtores musicais e artísticos, empresários do ramo de entretenimentos, casas de shows, eventos e recepções.
A reunião foi realizada na Tom Music, adotando-se todas as medidas sanitárias, oportunidade em que o deputado Wellington ouviu os relatos ali expostos.
Um dos assuntos abordados na reunião foi a diferença nos protocolos e medidas adotadas no período eleitoral e período pós-eleição
“Estivemos em reunião para ouvir as demandas de homens e mulheres que tiveram suas atividades prejudicadas com a pandemia e não possuem outra atividade e nem renda pra sobreviverem. Como pauta de reunião, abordamos as dificuldades enfrentadas durante a pandemia, a dificuldade de acesso a auxílios emergenciais e a incentivos culturais, a exemplo da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc e, também, os protocolos editados pelo Governo do Estado. Abordamos, também, a diferença nos protocolos e medidas adotadas no período eleitoral e período pós-eleição, além das garantias e direitos de todos profissionais envolvidos nas atividades de entretenimento. Como encaminhamento, abordamos a possibilidade de se constituir uma Comissão Representativa para fazer as tratativas com o Poder Público e, ainda, a criação de uma entidade abrangente e representativa de toda categoria e ou classe. Como parlamentar, sigo firme para defender as demandas dos profissionais que desenvolvem atividades de entretenimento e intermediar o diálogo entre eles e a Administração Pública”, disse o deputado Wellington.
Prefeito Fábio Gentil monta equipe de gestão de alto nível e comprometida com o desenvolvimento de Caxias
O prefeito de Caxias Fábio Gentil (Republicanos) começou a anunciar nomes que vão integrar o seu segundo mandado ao lado de Paulinho (PL), para a gestão 2021-2024.
Nessa segunda-feira (25), o Diário Oficial do Municipal já traz alguns nomes de gestores que integram à gestão municipal tanto em secretarias, quanto em outros órgãos da administração pública.
Abaixo, cargos e nomeados:
⦁ Assessor Jurídico Sênior: Isaías José da Silva Neto;
⦁ Secretário Municipal de Governo: Fernando de Macedo Ferraz Gomes Melo;
⦁ Presidente do Caxias Prev: Breno Silveira Leitão;
⦁ Secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude: Sandro Leonardo Aguiar Bastos (Leonardo Barata);
⦁ Assessor de Comunicação do Município: José Augusto Pereira Neto;
⦁ Secretário Municipal Adjunto de Planejamento: Vidigal Borges Torres;
⦁ Assessor Especial: Renato de Lourenço de Meneses;
⦁ Secretário Municipal Adjunto de Administração: Aluízio Bittencourt de Albuquerque;
⦁ Secretária Municipal de Agricultura e Pesca: Luciana Andrea da Costa Soares;
⦁ Secretária Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil: Pedro Fonseca Marinho;
⦁ Secretária Municipal Adjunto de Meio Ambiente e Defesa Civil: Aderbal Malheiros França Neto;
⦁ Secretário Municipal de Infraestrutura: José Murilo Costa Novais;
⦁ Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres: Márcia Regina Serejo Marinho;
⦁ Secretário Municipal Adjunto de Finanças, Planejamento e Administração: Roosevelt dos Reis Lobão Filho.
Já estavam nomeados:
⦁ Chefe de Gabinete: Lycia Mayara Waquim;
⦁ Presidente da CCL: Othon Luiz Machado Maranhão;
⦁ Procurador Geral do Município: Adenilson Dias de Souza;
⦁ Secretário Municipal de Finanças, Planejamento e Administração: Talmir Franklin Rosa Neto.
A gestão municipal ao promover adequações na sua equipe, trabalha para tornar Caxias uma cidade cada vez mais desenvolvida. Nos últimos quatro anos, os trabalhos foram intensificados, e, Caxias (MA) ganhou em auto estima e dinamismo, com obras e ações que transformaram o município em uma referência para o Maranhão, e, exemplo a ser seguido em todo o país.
Como é possível notar, Fábio Gentil mantém nomes, como Augusto Neto, que trabalha a imagem da gestão municipal, que ao longo dos últimos quatro anos ajudou a projetar Caxias e a gestão de Fábio Gentil para o Maranhão e para o país.
Luciana Soares, Malheiros e Pedro Marinho, são quadros técnicos que fazem a diferença na trato com o trabalhador rural, agricultura e meio ambiente.
Por outro lado, Fábio Gentil, ao convidar Leonardo Barata, prestigia tanto o aspecto político, considerando o resultado do último processo eleitoral, mas também, um nome que e leve no meio cultural, e, que já tem um trabalho desenvolvido no município, seja como parlamentar, ou ainda, como ativista cultural.
A valorização da mulher e o protagonismo feminino, além de prestigio politico, é uma das apostas de Fábio Gentil, ao manter na gestão da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Márcia Marinho.
Esses são os primeiros nomes. Ainda há a expectativa para mais anúncios. Vamos aguardar para acompanhar a formação do time que vai entrar em campo na nova gestão de Fábio Gentil, que além de ser uma continuidade, é um desafio grandioso. Afinal, o cabeludo terá que superar a si mesmo.
Apresentadora de TV mostra os estados em situação de alerta quanto a ocupação de leitos para Covid-19, sinalizados com a cor vermelha
Outrora em situação tranquila em relação à ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19, o Maranhão apresenta, agora, cenário de alerta nesse quesito. Nada menos do que 82,88% das acomodações destinadas a pessoas infectadas e com sintomas graves do novo coronavírus estão em uso neste momento na Grande São Luís, o que coloca o estado em alerta quanto ao risco de um colapso na rede pública de saúde.
Curiosamente, no mapa que indica a taxa de leitos para Covid-19 ocupados, as unidades da federação em situação mais crítica estão sinalizados com a cor vermelha, que representa perigo. Dessa mesma cor o governador Flávio Dino mandou pintar o mapa do Maranhão para servir de pano de fundo a cada apresentação de dados da pandemia, desde o início.
A propósito, vermelha é a cor do PCdoB do governador maranhense. Vermelho também é o nome do site do partido, usado para propagar notícias favoráveis, ataques ferozes a adversários e a ideologia política comunista.
Flávio Dino, portanto, sempre se identificou com o vermelho e até no mapa da pandemia pinta o estado que governa com a cor que idólatra e que o define.
Comentários