Dr. Gutemberg leva reivindicações de comunidades para o secretário David Col Debella, titular da Semosp

Vereador Gutemberg Araújo cumprimenta servidoras da Semosp durante a visita ao órgão

O vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Dr Gutemberg (PSC), esteve na tarde desta quarta-feira (03), em uma audiência com o secretário David Col Debella, titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), para debater as demandas estruturais de vários bairros da nossa cidade, tais como: Turu, São Francisco, Santa Cruz, Vera Cruz, Radional.

Requerimento do Dr. Gutemberg com solicitações de obras de infraestrutura nos bairros Santa Cruz, Vera Cruz e Radional

Ao longo desta semana, Dr. Gutemberg recebeu, em seu gabinete na Câmara, representantes de várias comunidades que mostraram as necessidades de cada bairro. Recuperação dos abrigos das paradas de ônibus, recapeamento asfáltico, drenagem e asfaltamento de vias e construção de galeria, estão entre as reivindicações.

Sempre atento às necessidades da população, Dr. Gutemberg e se colocou à disposição para continuar o trabalho, mantendo o diálogo com o povo.

Vereador Dr. Gutemberg levou pessoalmente as demandas das comunidades ao secretário da Semosp, David Col Debella

“Faço do meu gabinete na Câmara um espaço de acolhimento a todos. Sempre priorizei escutar as demandas da nossa comunidade. E é nossa função fazer esse papel de interlocutor com o Executivo Municipal. Na quarta, recebi os líderes Carlos Pitico e Dárcio para tratar sobre as demandas do Santa Cruz e Vera Cruz. Eles me mostraram fotos dos problemas do bairro. Foram solicitações justas e que vamos batalhar para serem realizadas. Agradeço a receptividades do secretário David Col Debella, que se mostrou muito solícito para resolver os problemas”, destaca Dr. Gutemberg.

Assista:

Nota sobre a Feirinha São Luís

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA), em nota, esclarece que durante todo o mês de março suspenderá a feirinha São Luís.

A medida está de acordo com o decreto do governo estadual, que suspendeu festas, shows e eventos empresariais em todo o território do Maranhão, a partir do dia 05 de março, data que entrará em vigor, estendendo-se até o dia 14 de março.

A Semapa acrescenta que estendeu a suspensão, durante todo o mês de março devido ao grande número de infectados pela pandemia do covid-19 e que a medida vem sendo adotada por diversos setores ligados à cultura, entretenimento e demais afins.

Portanto, a Feirinha São Luís estará suspensa dos dias 07 ao dia 28.

São Luís, 03 de março de 2021

Liviomar Macatrão, secretário da Semapa.

Prefeitura suspende atividades presenciais por 10 dias para conter avanço da Covid-19 em São Luís

Palácio La Ravardiére, sede da Prefeitura de São Luís, também não terá atividades presenciais


O prefeito Eduardo Braide, baixou nesta quinta-feira (4), um Decreto suspendendo as atividades presenciais na Prefeitura de São Luís por 10 dias. O Decreto n° 56.887/2021, estabelece que as atividades municipais presenciais estarão suspensas de 5 de março (sexta-feira) até 14 de março (domingo). “Temos trabalhado fortemente no combate à pandemia. Ampliamos os leitos, melhoramos os serviços, estamos priorizando a vacinação. Mas diante do cenário que tem se apresentado, essa medida se faz ainda de maior urgência para que possamos preservar a vida das pessoas”, disse o prefeito.

Dentre as medidas, o Decreto 56.887/2021 estabelece:

a) o afastamento imediato dos servidores, empregados e colaboradores com suspeita ou confirmação de contaminação pela COVID-19, por prazo não inferior a 10 (dez) dias;

b) a suspensão de viagens de agentes públicos municipais a serviço do município, para deslocamentos no território nacional bem como ao exterior, até ulterior deliberação;

c) a utilização de videoconferência ou de outras tecnologias que assegurem o distanciamento social para realização, preferencialmente, de reuniões de trabalho e demais atos de natureza coletiva;

d) adotar no que couber, regime de teletrabalho para os servidores, empregados e colaboradores conforme interesse público. Ainda segundo o decreto estão mantidos como serviços essenciais, as atividades das seguintes secretarias e órgãos, que funcionarão em horário reduzido, das 09h às 16h:

  1. Secretaria Municipal de Governo;
  2. Procuradoria Geral do Município;
  3. Central Permanente de Licitação;
  4. Controladoria Geral do Município;
  5. Secretaria Municipal de Comunicação;
  6. Secretaria Municipal de Administração;
  7. Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento;
  8. Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania;
  9. Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos;
    10.Secretaria Municipal da Fazenda;
    11.Secretaria Municipal de Saúde;
    12.Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes;
    13.Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação;
    14.Secretaria Municipal da Criança e da Assistência Social.

Processos administrativos que tratem da contratação de bens ou serviços ao combate à propagação da Covid-19, tramitarão em regime prioritário. E com o decreto, ficam suspensos todos os prazos dos processos administrativos em trâmite nos órgãos da administração direta e indireta do Município, no período de 10 dias (5 a 14 de março).

“Ao lado de tudo o que a Prefeitura já tem feito, tomamos mais essa medida para contribuir na diminuição da transmissão do vírus e, consequentemente, no número de casos da Covid-19. Mas é preciso que cada cidadão faça a sua parte. Só assim, vamos conseguir vencer a pandemia”, finalizou o prefeito Eduardo Braide.

Prefeito Eduardo Braide entrega mais 30 leitos exclusivos para Covid-19 na Unidade Mista do Bequimão

O prefeito Eduardo Braide e o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, na ala onde foram montados os novos leitos

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quinta-feira (4), mais 30 leitos exclusivos, entre enfermaria e suporte avançado, para o combate à Covid-19 em São Luís. Os novos leitos foram disponibilizados na Unidade Mista do Bequimão, que será referência para atendimento a casos moderados e graves. Com isso, a rede municipal de saúde chega a 110 leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com coronavírus. O Plano Municipal de Enfrentamento às Síndromes Respiratórias prevê a abertura de 120 leitos na capital.

Leitos contam com as sistema para oxigenação dos pacientes que precisarem

Durante a entrega dos novos leitos, o prefeito Eduardo Braide destacou que os novos leitos vão contribuir para desafogar a rede de saúde na capital. “Estamos disponibilizando mais 30 novos leitos aqui na Unidade Mista do Bequimão, que conta com toda a estrutura necessária para atender desde o paciente que necessite de estabilização até aquele que precise de cuidados mais específicos como a utilização de respiradores e a necessidade de intubação. Encerrando a primeira etapa do nosso plano vamos entregar nos próximos dias mais 10 leitos de UTI no Hospital Universitário e o ambulatório de atendimento pós-Covid que também vai funcionar aqui na Unidade Mista do Bequimão”, disse.

Pacientes infectados e com sintomas do novo coronavírus têm estrutura de atendimento adequada

Para a implantação dos leitos, a Unidade Mista do Bequimão passou por ampla reforma e uma das alas da unidade foi destinada exclusivamente para receber os pacientes com síndromes gripais dividida nos setores de emergência e de urgência. Quem sentir sintomas de síndromes gripais, já pode se dirigir ao local, que já começou a atender pacientes. Lá, ele passará por triagem e receberá o encaminhamento adequado para o seu quadro clínico.

O setor de emergência conta com dois consultórios, sala de estabilização com um leito totalmente equipado, sala de observação com dois leitos, posto de enfermagem e farmácia. Já no setor de urgência são 30 leitos de internação divididos entre 14 de enfermaria e 17 de suporte avançado.

Capacidade do sistema de saúde municipal de São Luís aumentou com a instalação dos 30 novos leitos

A unidade conta com equipe multiprofissional para atender aos pacientes e equipamentos como respiradores e ventiladores, bem como cilindros de oxigênio para dar todo o suporte que os pacientes necessitarem de ventilação mecânica invasiva (intubação) e ventilação mecânica não invasiva (máscara de oxigênio).

O secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes, explicou que o momento requer que a população fique ainda mais atenta às medidas de prevenção. “A Prefeitura de São Luís tem feito a sua parte, readequando a rede municipal de saúde para garantir o atendimento e tratamento necessários a quem precisar, mas o ideal é que o menor número possível de pessoas precise ir a uma unidade de saúde. Por isso, o uso de máscaras, a higienização das mãos, o distanciamento social e de aglomerações são fundamentais”, informou.

O prefeito Eduardo Braide e o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, observam os leitos já devidamente instalados

A Unidade Mista do Bequimão conta, ainda, com o Ambulatório de Promoção e Reabilitação em Saúde para Pacientes, Familiares e Profissionais de Saúde. O objetivo deste serviço é garantir tratamento para as sequelas da doença nos pacientes recuperados, além de assistência para os traumas aos familiares e profissionais de saúde durante o processo de tratamento. O ambulatório está em fase final de estruturação e começaram a funcionar nos próximos dias.

Plano Municipal de Enfrentamento à Covid-19

Instalações vão reforçar a capacidade da rede municipal de saúde da capital de atender na pandemia

Dos 120 leitos a serem entregues, 110 já estão em funcionamento. A Prefeitura já abriu 50 leitos exclusivos para atendimento a pacientes com casos moderados e graves de Covid-19 no Hospital da Mulher (Anjo da Guarda), que foi definido como a unidade de referência da rede municipal de saúde para o tratamento destes pacientes. Os leitos se dividem em 30 de enfermaria, 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 10 de Suporte Avançado.

Também já estão em funcionamento mais 30 leitos no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão – Unidade Presidente Dutra (HUUFMA). Desse total, são 10 de UTI e 20 leitos de enfermaria. Mais 10 leitos de UTI serão abertos naquela unidade até o dia 10 de março.

Eduardo Braide e o Secretário de Saúde, Joel Nunes, dialogam com gestora da Unidade Mista do Bequimão sobre a disponibilização dos leitos

Também integra a rede exclusiva de atendimento a pacientes com síndromes gripais disponibilizada pela Prefeitura de São Luís, o Centro de Saúde José Carlos Macieira, na Avenida dos Africanos, – Sacavém, que é o primeiro dos cinco centros municipais de atendimento às síndromes gripais leves que serão implantadas na capital.

Com apoio de Cézar Bombeiro, associação comunitária da Liberdade firma parceria com o Exército para aulas em escolas de música

A ADECRES e seus equipamentos culturais (Biblioteca e Escola de Música) firmou, nessa terça-feira (2), parceria com o  Exército Brasileiro e, para formalizar o ato, recebeu a visita do tenente- coronel Lopes Rendeiro, comandante do 24° BIS (Batalhão de Infantaria de Selva) e do comandante Barbosa, condutor da Banda de Música do 24° BIS.

Na oportunidade, ficou confirmado irrestrito apoio cívico-educacional à Escola de Música “Coronel Carlos Augusto Castro Lopes”, que contará, ainda, a partir deste mês, com professores militares do 24° BIS em seu quadro de instrutores/músicos. 

A ADECRES agradece essa importante parceria e comunica a todas as comunidades ludovicenses, que se encontra de portas abertas. 

ADECRES, tudo pela Educação e Cultura!
Apoio Cultural: Cézar Bombeiro

“O sistema hospitalar de São Luís está num colapso iminente”, diz epidemiologista Antônio Augusto em reunião sobre a situação atual da pandemia

Reitor Natalino Salgado em reunião por videoconferência com o professor Antônio Augusto e demais especialistas da área de saúde da UFMA


Foi realizada ontem, 2 de março, uma live com transmissão pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube para analisar a atual situação da pandemia da Covid-19. A reunião também teve por objetivo debater as medidas de prevenção contra o coronavírus na Universidade. A reunião incluiu a participação do reitor Natalino Salgado, do vice-reitor Marcos Fabio Belo Matos, do professor e infectologista Antônio Augusto Moura da Silva e de diversos pró-reitores, superintendentes, diretores de centro, coordenadores e docentes da UFMA.

De maneira didática, com auxílio de gráficos e listas, o infectologista e professor do Departamento de Saúde da UFMA Antônio Augusto Moura da Silva refletiu sobre a conjuntura atual da pandemia da covid-19 e seus reflexos no Maranhão, iniciando sua apresentação com a análise da problemática de notificação dos casos de covid-19 em São Luís. “Nossa vigilância epidemiológica está tão enfraquecida que não conseguimos acompanhar a epidemia pelo número de casos, porque a testagem é muita baixa, nem pelo número de óbitos, porque a notificação é feita com muito atraso”, revelou.

Com essas fragilidades, segundo ele, a única maneira de acompanhar em tempo real a epidemia é por meio dos dados das internações que são publicados todos os dias no Boletim Epidemiológico do estado, que discrimina o número de leitos ocupados, tanto em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) quanto em enfermarias, de pacientes com coronavírus.

 “Os dados do Boletim Epidemiológico em São Luís denunciam que estamos chegando mais próximo da nossa capacidade máxima de leitos de atendimento nos hospitais. Já na cidade de Imperatriz, nessa última semana, o sistema de saúde entrou em colapso, com a taxa de ocupação de leito atingindo o limite, e pacientes sendo transferidos em situação de urgência para a capital”, denunciou.

Os dados ficam mais alarmantes quando o especialista faz uma previsão para daqui um mês. “Estimamos que, daqui a trinta dias, haverá uma estimativa de 190 pacientes necessitando de tratamento intensivo em São Luís, sendo que, até a semana passada, o número de leitos disponíveis em UTI era de 159. Já a necessidade de leitos clínicos ultrapassará a capacidade potencial máxima de expansão em 180, considerando que, no primeiro pico da epidemia, o sistema contava com 600 vagas de leitos clínicos. Essa projeção prevê uma grande probabilidade de que o sistema hospitalar de São Luís esteja num colapso iminente, tendo duas ou três semanas para colapsar de fato”, conjeturou.

O infectologista acrescentou que, no setor privado, os dois maiores hospitais de São Luís estão com 100% de ocupação em UTI Covid, um deles com fila de espera de seis casos. “Esses hospitais estão fazendo um esforço hercúleo de ampliar o número de leitos para atender aos pacientes que estão chegando e sempre com fila de espera. Isso, tecnicamente, é a saturação do serviço de saúde”, analisou.

Ao término de sua apresentação, o docente frisou que conhecer a realidade é o primeiro passo para orientar as ações que poderão ser adotadas no futuro. “A primeira coisa que deveríamos fazer no Brasil para controlar a pandemia seria uma grande campanha de comunicação. Acredito que muitas pessoas sabem o que está acontecendo, mas, talvez, não tenham a dimensão real do perigo potencial que o mundo está enfrentando. A sociedade não tem esse conhecimento, e, infelizmente, voltar qualquer atividade presencial significa colaborar para que a transmissão continue”, advertiu.

No bojo de ações de combate à disseminação do coronavírus, o reitor Natalino Salgado pontuou as medidas tomadas pela instituição. “Desde o início da divulgação da disseminação da covid-19 no país, agimos com foco em proteger a nossa comunidade acadêmica por meio da suspensão das atividades presenciais, produção de cartilhas informativas, arrecadação de doações de fundos e materiais, produção de álcool em gel, máscaras e protetores faciais, editais de auxílio digital e a criação de um Comitê Operativo de Emergência de Crise. Estamos fazendo um esforço gigantesco para mantermos a Universidade ativa, mas com todos os cuidados da preservação da vida”, finalizou.

Reveja a transmissão da reunião

Plenário faz minuto de silêncio em memória das mais de 257 mil vítimas da Covid-19 no Brasil

Deputados de pé e em silêncio em sinal de pesar por tantas mortes na pandemia

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão fez um minuto de silencio, na sessão de quarta-feira (3), em memória das mais de 257 mil vítimas da Covid-19 no Brasil e das 5 mil mortes no Maranhão. A solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso (PSDB).

Nos últimos dias, a situação da pandemia de coronavírus no Brasil tem registrado alta no número de casos confirmados e mortes, chegando ao total de 257.562 óbitos desde o começo da pandemia.

Na última terça-feira (2), o Maranhão registrou 821 novos casos e 21 óbitos pela Covid-19, em 24 horas. Neste momento, o estado volta a registrar números só vistos em julho de 2020. Já são mais de 220 mil casos e 5.095 mortes pela doença.

Expediente remoto

Por conta da alta incidência de casos, a partir da próxima segunda-feira (8), a Assembleia Legislativa suspenderá as atividades presenciais, até o dia 15 deste mês, passando a atuar de forma remota nesse período. 

A suspensão dos trabalhos presenciais por uma semana tem por objetivo preservar a saúde de deputados e servidores do Legislativo maranhense, diante da curva de crescimento do novo coronavírus no Maranhão e em função da sobrecarga na rede de saúde.

A deliberação foi tomada na segunda-feira (1º), pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), após reunião emergencial convocada pelo governador Flávio Dino (PCdoB) com representantes dos poderes constituídos e prefeitos da Grande Ilha.

Todos os segredos do Vídeo Bingo

Adeptos do vídeo bingo disputam partida e se divertem

Os jogos clássicos de cassino costumam ser altamente atrativos e populares em todo o mundo. Por essa razão, os salões dos cassinos físicos estavam sempre cheios, com os novos tempos as salas dos cassinos online proporcionam a segurança, conforto e diversão para os jogadores.

Para assegurar partidas interessantes, animadas e desafiantes, os cassinos online disponibilizaram não somente os jogos de cartas, roleta e caça-níquel, mas também o vídeo bingo.

Onde surgiu o vídeo bingo

Se existe um jogo capaz de testar a sua concentração e oferece os melhores prêmios este é o vídeo bingo, o surgimento do vídeo bingo através das máquinas com uma tela grande que posteriormente evoluiu para o vídeo bingo online, pode ser considerado um acontecimento moderno.

Em primeiro lugar, o bingo é o jogo que deu origem ao moderno vídeo bingo, a sua criação remonta a Europa do século XV, provavelmente a Itália pode ter sido o lugar em que se jogou pela  primeira vez o clássico jogo do Bingo, com um globo metálico que girava com bolas numeradas.

Este tipo de jogo sempre foi de interesse do grande público, por isso em meados do século XX são implementadas máquinas com a transmissão visual do jogo do bingo.

O jogador necessitava apenas inserir o valor da ficha na máquina e acompanhar pela tela do aparelho os sorteios dos números e ao mesmo tempo conferir se o seu número estava sendo sorteado.

Principais tipos de vídeo bingo

As opções disponíveis do vídeo bingo são amplas e abrangem diferentes temáticas e uma maior quantidade de cartelas que podem ser marcadas durante a partida em relação ao bingo tradicional.

Além da facilidade e praticidade de se aprender as regras e jogar, os bingos em vídeo foram desenvolvidos para os mais diversos tipos de jogadores, tanto os iniciantes quanto os mais experientes.

Sendo assim, os jogos com mais destaque são:  Spin Bingo, La Catrina, La Loteria Mexicana – Bonus, Power Bonus 4, Rabbit Mania, Doble Bonus, Bingo Cup, Da Vinci Secret, Hot Dice, Bingo 3000, Fire Bingo, Bingo Dream, Bingo Showall e Mexican Gold.

O Bingo Showall é um exemplo desses jogos capazes de captar sua atenção, não há restrição no número de cartelas por rodada, você pode marcar até 4 cartelas simultâneas e acompanhar na tela os números sorteados e o valor do prêmio acumulado.

Atualmente, no universo dos cassinos online encontram-se os melhores jogos, com versões modernas e divertidas, além de uma interface agradável.

Chances de ganhar o jogo

Para quem deseja conhecer as suas chances de vencer o jogo, saiba que o vídeo bingo é um dos jogos que mais premiou os participantes, dependendo da versão o seu nível de dificuldade é de fácil a moderado.

Nesse sentido, uma das dicas para tentar ganhar um prêmio no jogo é atenção e concentração, observar os números que vão saindo no jogo e se existir a possibilidade de comprar bolas extras servirá de ajuda. Por último, quanto mais conhecimento do jogo tiver melhor será o seu desempenho.

Wellington do Curso volta a solicitar de Flávio Dino o pagamento de 40% de insalubridade para profissionais da saúde e segurança

O deputado estadual Wellington do Curso protocolou, na última terca-feira (2), indicação em que solicita ao governador Flávio Dino que implante o percentual de 40% referente à insalubridade no salário dos profissionais da saúde no Maranhão, bem como para os profissionais de segurança pública.

Ao justificar a solicitação, Wellington argumentou que os profissionais da saúde e agentes de segurança estão mais expostos à contaminação e que, mesmo com o início da campanha de vacinação, o processo de imunização desses profissionais ainda está muito lento no país.

“Por meio da Assembleia Legislativa, protocolei indicação solicitando, mais uma vez, que Governo do Estado implante o adicional de insalubridade de 40% aos profissionais da saúde e da segurança pública. São os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à COVID-19 desde o início da pandemia, e é exatamente por isso que deixamos aqui essa solicitação. Entendemos o pedido para os profissionais da segurança pública, a exemplo dos policiais militares e bombeiros militares da ativa, pois eles estão sempre expostos ao risco de contaminação no exercício de suas atividades para proteger a população”, disse Wellington.

Presidente da Câmara Municipal de Caxias, Teódulo Aragão, prioriza diálogo com a sociedade

Presidente Teódulo Aragão reuniu vereadores membros da Comissão de Saúde da Câmara l, representantes da sociedade civil e gestores da área de saúde

Preocupado com o aumento nos casos de infecção pelo novo coronavírus em Caxias e no Maranhão, o presidente da Câmara de Vereadores, Teódulo Aragão, mostrando que preza pelo diálogo para resolução de problemas, reuniu a Comissão de Saúde da Câmara e demais vereadores, além de representantes da sociedade civil organizada e autoridades da saúde para discutir o soluções contra o avanço da Covid-19.

O presidente da Câmara Municipal de Caxias, defendeu união de todos os caxienses pela saúde da população

Teódulo falou que “o momento não é pra se fazer política em cima desse assunto tão sério e que bate à nossa porta, é hora de nos unirmos em prol do bem-estar, da saúde e das vidas caxienses”.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima