Deputado Wellington do Curso é nomeado membro da CPI dos Combustíveis na Assembleia Legislativa

O deputado estadual Wellington do Curso foi nomeado, conforme publicação do Diário Oficial da última quinta-feira (18), como membro da CPI dos Combustíveis que foi instaurada na Assembleia Legislativa do Maranhão. O objetivo é identificar as principais causas que levaram ao aumento no preço dos combustíveis no Maranhão.

Para o deputado Wellington, integrar a CPI dos Combustíveis é uma oportunidade para investigar, fiscalizar e, de fato, encontrar medidas que atenuem o preço dos combustíveis no Maranhão.

“O Diário Oficial da última quinta-feira (18) publicou nossa nomeação como novo membro da CPI dos Combustíveis que foi instaurada na Assembleia Legislativa do Maranhão. O objetivo é identificar as causas que levaram ao aumento no preço dos combustíveis. A minha participação é para que a CPI tenha resultados, garantir que a fiscalização seja real e não apenas midiática. Temos que identificar a responsabilidade de todos envolvidos no preço dos combustíveis. Não podemos apenas criminalizar empresários e donos de postos. Votei três vezes contra o aumento dos impostos no Maranhão e tenho lutado pra que o Governo do Estado reduza o ICMS dos combustíveis, inclusive entramos na justiça com uma ação popular. O objetivo é que a CPI seja resolutiva e traga resultados práticos, ou seja, que possa realmente mostrar caminhos para baixar o preço dos combustíveis. Eu me empenharei ao máximo para encontrar medidas que façam a diferença na vida das pessoas! Contem com a minha coragem e imparcialidade! Vamos juntos na luta pela redução do preço dos combustíveis”, disse o deputado Wellington.

Atualmente, o deputado Wellington do Curso é o único parlamentar de oposição ao Governo do Estado que faz parte da CPI.

Confira a resolução administrativa que oficializou a nomeação:

Covid-19: Ministério da Saúde autoriza mais 279 leitos de UTI para o Maranhão

Medida reforça a estrutura hospitalar para enfrentamento à Covid-19 em mais 12 municípios maranhenses, para os quais serão destinados quase R$ 13,4 milhões

279 leitos de UTI exclusivos para internação de pacientes com Covid-19 fortalecem a estrutura de enfrentamento à pandemia no Maranhão

Dando continuidade ao apoio que vem prestando aos estados, municípios e Distrito Federal desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Saúde autorizou, nessa sexta-feira (19), mais 279 leitos de UTI adulto para atendimento exclusivo aos pacientes graves com Covid-19, em caráter excepcional e temporário para o Maranhão. As autorizações são para o reforço da estrutura hospitalar em 12 municioios do estado conforme portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) – acesse aqui.

O valor do repasse mensal será de mais de quase R$ 13.392.00,00 (treze milhões, trezentos e noventa e dois mil reais), retroativo à competência de março PT/GM 499/2021. As cidades maranhenses contempladas com os leitos são Bacabal, Balsas, Caxias, Coroatá, Grajaú, Lago da Pedra, Pinheiro, Santa Inês, Santa Luzia do Paruá, São Luís e Timon.

O Ministério da Saúde tem apoiado irrestritamente os estados e municípios durante a pandemia da covid-19, atendendo com ações, serviços e fornecendo infraestrutura para o enfrentamento da doença. A autorização de leitos de UTI covid-19 ocorre sob demanda dos estados, que têm autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários.

A medida fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e leva atendimento para a população em todo o país. Apesar de estados e municípios terem autonomia para criar e habilitar os leitos necessários, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas.

COMO FUNCIONA A AUTORIZAÇÃO

O pedido de autorização para o custeio dos leitos covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.

Para a autorização, basta que estados e municípios cadastrem a solicitação na plataforma SAIPS observando os requisitos necessários. Os critérios são objetivos, para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso necessário o mais rápido possível.

Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.

Osmar Filho prorroga suspensão das atividades presenciais na Câmara de São Luís

Osmar Filho já se reuniu com o prefeito Eduardo Braide paral tratar de assuntos relacionados ao combate à pandemia, ampliação do cronograma de vacinação e aquisição de novas doses da vacina.

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), assinou nova resolução prorrogando, até o dia 28 deste mês, a suspensão das atividades presenciais no Palácio Pedro Neiva de Santana.

A medida visa zelar pela saúde dos servidores da Casa, vereadores e do público em geral; além de contribuir para conter o avanço do novo coronavírus.

Os funcionários da Câmara continuarão trabalhando de forma remota. Os parlamentares, nesta próxima semana, permanecerão utilizando o sistema de deliberação remota por vídeo conferência para realizar as sessões extraordinárias e, desta forma, continuar discutindo os assuntos de interesse da sociedade ludovicense.

Recentemente, vale destacar, vereadores aprovaram projeto de lei, de autoria do Executivo, autorizando a Prefeitura da capital a compra novas doses da vacina contra Covid diretamente dos fabricantes.

Os parlamentares, através de uma articulação de Osmar Filho, se uniram e anunciaram que irão destinar recursos provenientes de emenda coletiva que serão utilizados pelo Município para compra de novas doses do imunizante.

O próprio Osmar Filho esteve reunido com o prefeito Eduardo Braide (Podemos), oportunidade na qual trataram de assuntos relacionados ao combate à pandemia, ampliação do cronograma de vacinação e aquisição de novas doses da vacina.

Universidade Ceuma alinha parceria na área médica com a Prefeitura de São José de Ribamar

Prefeito Júlio Matos e a deputada Helena Duailibe, ambos médicos, dialogaram com a reitora Cristina Nitz e o coordenador de Medicina, José Márcio Leite, sobre uma parceria na área de saúde

A Universidade Ceuma recebeu, na tarde da última quinta-feira (18), a visita do prefeito de São José de Ribamar, Júlio Matos, e da deputada estadual Helena Duailibe. Em reunião na Sala dos Conselhos, a reitora Cristina Nitz, o gestor municipal e a parlamentar dialogaram sobre a possível expansão de parcerias na área médica entre a instituição de ensino superior e a administração ribamarense.

Também participaram da reunião a pró-reitora de Graduação, Fabiana Lobato, o coordenador do curso de Medicina, José Márcio Leite, e membros das coordenações de Enfermagem e Nutrição.

A expectativa quanto a consolidação de um convênio para abertura de mais um campo de aprendizado para os acadêmicos da instituição e o aumento da oferta de atendimento de saúde à população é a melhor possível.

Prefeito Hilton Gonçalo vistoria UBS das Palmeiras

De acordo com Hilton Gonçalo, a UBS das Palmeiras funcionará de segunda a sexta e fará atendimentos básicos, assim como os primeiros socorros em caso de traumas e até mesmo suspeita de Covid-19

O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, vistoriou a UBS das Palmeiras na última terça-feira (16). Recém-inaugurada, a unidade de atendimento de saúde contempla a população da região dos povoados que ficam em ilhas no município. O espaço conta com uma equipe composta por médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem, e em breve terá também equipe odontológica.

De acordo com Hilton Gonçalo, a UBS das Palmeiras funcionará de segunda a sexta e fará atendimentos básicos, assim como os primeiros socorros em caso de traumas e até mesmo suspeita de Covid-19. A unidade de saúde conta com dois leitos de observação.

Outra estrutura montada pela Prefeitura de Santa Rita na região. Foi a instalação do serviço de uma ambulância no povoado Marengo que estará de prontidão para atender qualquer demanda urgente que venha da UBS das Palmeiras, a distância entre os dois pontos é de apenas 10 quilómetros..

A UBS das Palmeiras teve suas obras iniciadas no governo Hilton Gonçalo e entregue no mês de março de 2021.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima