Vacina contra Covid-19 é aplicada em drive-thru no Campus Renascença da Universidade Ceuma

Ponto de vacinação foi montado em parceria com as Forças Armadas em apoio à Semus 

Vista aéreo do ponto de vacinação contra a Covid-19 montado no Campus Renascença, que já está pronto para receber o público

Em parceria com as Forças Armadas, começa a funcionar hoje um ponto de vacinação contra a Covid-19 no Campus Renascença da Universidade Ceuma. A imunização será feita no sistema drive-thru. Além de disponibilizar o espaço para a instalação do ponto de vacinação, a instituição de ensino superior forneceu equipamentos, pessoal e se encarregou de toda a logística para a montagem das instalações.

A Universidade Ceuma tem dado importante contribuição ao enfrentamento à Covid-19 no estado. Acadêmicos da instituição atuam em diferentes locais de vacinação desde o início da campanha. Outro feito de extrema relevância foi a cessão gratuita do Espaço Renascença para a montagem do Hospital de Campanha de São Luís, que em dois meses de atendimentos salvou 200 vidas.

O novo serviço representa um reforço às ações da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus. A iniciativa tem a participação do Comando Conjunto Norte (CCjN), formado pelo Comando Militar do Norte, Comando do 4º Distrito Naval e Comando Aéreo Regional.

Instituição de ensino superior forneceu toda a logística e pessoal para viabilizar vacinação contra a Covid-19 no Campus Renascença

A rotina de funcionamento do novo ponto de vacinação em drive-thru seguirá o cronograma dos demais pontos da Semus. A unidade fica sediada na Universidade Ceuma, Campus Renascença, situada na Rua Josué Montello, nº 1, bairro Renascença. O período de funcionamento se estenderá de hoje até 31 de dezembro deste ano, com horário de atendimento das 8h às 18h.

Documentação

Para se vacinar, é preciso ter em mãos comprovante de residência, documento de identificação e, caso tenha, a carteira do Sistema Único de Saúde (SUS). Quem for tomar a segunda dose deve levar, também, o cartão de vacinação.

De acordo com o 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), unidade do Exército Brasileiro no Maranhão, o apoio segue o contexto da Operação Covid-19, que coordena as atividades das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus.

São José de Ribamar aplica mais de 30 mil doses contra a Covid-19

Vacinação segue em ritmo acelerado em São José de Ribamar

A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), vem se empenhando para vacinar a população. A quantidade de doses aplicadas chegou a 30.355, sendo 22.509 primeira dose e 7.846 segunda dose.

Com a nova remessa de doses recebidas pelo Ministério da Saúde, a cidade chegou a 70.521 doses recebidas. Para acelerar o processo, a vacinação segue no formato de força tarefa e está imunizando a população em geral de 55 a 59 anos e grupos prioritários.

Desde o começo da força tarefa de vacinação, no dia 26 de maio, foram aplicadas 3.113. Desse total, 1.012 doses foram aplicadas só no dia 1º de junho. Os grupos, idade e cronograma de vacinação são atualizados toda semana, de acordo com a quantidade de doses no estoque.

Na sexta-feira (4), a prefeitura segue vacinando no Liceu Ribamarense I e III, Escola Municipal Alto do Turu e SESI Araçagi, das 8h às 16h. No sábado (5), a imunização ocorre das 8h às 13h no Liceu Ribamarense I, e das 8h às 12h no SESI Araçagi.

Othelino promulga leis que criam a Força Estadual de Segurança Pública e dois novos batalhões da PM

Othelino Neto preside a sessão na qual as leis foram promulgadas

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), promulgou, nesta quarta-feira (2), leis que visam tornar a ação policial ainda mais efetiva no Estado. Uma delas é a 11.485, que dispõe sobre a instituição da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), e a outra é a 11.487, que cria o 2º Batalhão de Polícia Militar de Turismo e o 39º Batalhão de PM. Ambas foram editadas mediante Medidas Provisórias encaminhadas ao Parlamento Estadual pelo governador Flávio Dino (PCdoB).

A Lei 11.485 cria, na estrutura da Secretaria de Estado de Segurança Pública, a Força Estadual Integrada de Segurança Pública, no município de São Luís, com circunscrição em todo o Maranhão.

Na mensagem encaminhada à Assembleia, Flávio Dino explica que a Coordenação Geral da FEISP ficará a cargo do subsecretário de Segurança Pública e a Coordenação Integrada Operacional terá à frente um delegado da Polícia Civil, um oficial da Polícia Militar e um oficial do Corpo de Bombeiros. 

O governador afirma, ainda, que essas mudanças não implicarão na criação de qualquer cargo público. Ele garante que serão utilizados, exclusivamente, cargos já existentes na estrutura da administração pública. 

Novos Batalhões

Já a Lei 11.487 dispõe sobre a criação do 2º Batalhão de Polícia Militar de Turismo (2º BPTur) e do 39º Batalhão de Polícia Militar. O dispositivo estabelece que fica criado, na estrutura da PM,  o 2º BPTur, no município de Barreirinhas, tendo como área de circunscrição os municípios de Primeira Cruz, Santo Amaro, Paulino Neves, Tutóia, Água Doce, Araioses e Humberto de Campos. 

O 39º Batalhão de Polícia Militar, por sua vez, atuará no município de Lago da Pedra. Na mensagem, o governador assinala que essas mudanças também não implicarão na criação de cargos públicos. Ao invés disso, serão utilizados os já existentes na estrutura da administração pública.

Em diálogo com Marcial Lima, secretário de Educação, Felipe Camarão, prevê para agosto retorno das aulas presenciais em escolas do Estado

Marcial Lima e Felipe Camarão dialogaram sobre temas importantes relacionados à educação

O vereador Marcial Lima (Podemos) foi recebido pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, para um diálogo sobre temas importantes relacionados ao ensino. Na conversa, Felipe Camarão fez uma previsão otimista sobre o retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais, que, segundo ele, pode ocorrer em agosto.

O secretário informou a Marcial Lima que a vacinação de professores e demais profissionais do ensino público do Estado contra a Covid-19 está avançando, inclusive com a aplicação da segunda dose, e a expectativa é que seja concluída até o fim de julho.

“Diante desse quadro e da vacinação de outros grupos da nossa população, já podemos começar a planejar o retorno das aulas presenciais para agosto”, previu.

Outro assunto abordado foi a municipalização do ensino fundamental, processo ainda não finalizado em São Luís. Felipe Camarão informou que iniciou tratativas sobre a questão com a vice-prefeita e ex-secretária municipal de Educação, Esmênia Miranda, e dará continuidade à discussão com o atual titular da Semed, Marco Moura, a fim de concretizar o plano de transferir à prefeitura a gestão das escolas de ensino fundamental que ainda estão vinculadas ao Estado.

O secretário da Seduc citou como exemplo a escola Estado do Pará, no bairro Liberdade, uma das unidades de ensino fundamental administradas pelo governo estadual que serão entregues à administração municipal.

Assista:

Em Miranda, decreto impõe Lei Seca por 7 dias e prevê apreensão de caminhões que forem flagrados distribuindo bebidas alcoólicas no comércio da cidade

Município de Miranda do Norte não terá venda, distribuição e fornecimento de bebidas alcoólicas por sete dias

Um decreto municipal impõe medidas extremas para tentar conter o avanço da Covid-19 em Miranda do Norte, distante 137 quilómetros de São Luís. Uma delas é a proibição total da comercialização, a distribuição e o fornecimento, inclusive por delivery, de bebidas alcoólicas na cidade. As normas rigorosas entraram em vigor hoje e estarão em vigor até o próximo dia 9.

Ainda de acordo com o decreto, não será permitido, pelos próximos sete dias, que bares recebam bebidas alcoólicas de nenhum tipo para repor os seus estoques. Os caminhões que eventualmente forem flagrados distribuindo cerveja, cachaça, vinho ou qualquer outra bebida que contenha álcool no comércio local serão encaminhados à Delegacia de Miranda do Norte:

Abaixo, trecho do decreto que contém as medidas mais rígidas, determinadas pelo Comitê de Crise instruído para atuar no município durante a pandemia:

Art. 4° – No período que vai de 00h (zero hora) do dia 03/06/2021 até as 23h59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos) do dia 09/06/2021, em todo território do município de Miranda do Norte, estão terminantemente proibidas a venda, a distribuição e o fornecimento (delivery ou retirada no local), de bebidas alcoólicas em estabelecimentos de qualquer natureza.

$1º – No período estabelecido no caput, fica proibido o recebimento, por parte dos estabelecimentos locais de qualquer espécie, de entregas de bebidas alcoólicas efetuadas por fornecedores para abastecimento de seus estoques.

$2° – Os caminhões utilizados pelas empresas fornecedoras especializadas que forem flagrados realizando entrega de bebidas alcoólicas no período estabelecido no caput, deverão ser apreendidos e encaminhados à autoridade policial do município para os procedimentos legais.

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima