A ação fez parte das atividades desenvolvidas na Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas
A droga foi incinerada em uma cerâmica na zona rural de São Luís
Dando continuidade à Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas, a Polícia Federal incinerou nesta sexta-feira (25/6) cerca de 168 kg de cocaína provenientes de apreensões realizadas ao longo do ano.
Na ocasião estavam ainda presentes representantes da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal. A ação aconteceu sob supervisão da vigilância sanitária.
Sob forte esquema de segurança, a droga foi transportada até uma cerâmica na zona rural de São Luís e seguiu as recomendações sanitárias impostas pela pandemia do coronavírus.
Droga foi apreendida em diversas operações realizadas ao longo do ano no Maranhão
A Polícia Federal realizou diversas ações em alusão à Semana Nacional de Política sobre Drogas, tais como inspeções em uma unidade dos Correios, aeroportos Marechal Cunha Machado (São Luís) e Prefeito Renato Moreira (Imperatriz) e no Porto do Itaqui. O objetivo é coibir o tráfico interestadual de entorpecentes. Não houve flagrantes nas ações realizadas.
A graça do bailado das índias do Boi de Ribamar, uma das atrações da segunda noite do “Arraiá do Povo em Casa”
Uma mistura de ritmos, cores e sotaques marcou a segunda noite da versão eletrônica e digital do “Arraiá do Povo em Casa”, nesta sexta-feira (25), com transmissão pela TV Assembleia (canal aberto 9.2/ 17 TVN) e redes sociais. No cenário junino montado na emissora, sete grupos folclóricos apresentaram-se com toda a magia e exuberância típicos do São João do Maranhão.
Sob o comando dos jornalistas Elda Borges e Joellson Braga, a programação do segundo dia da festança foi aberta pelo bailado particular do Boi Pirilampo, que evoluiu nos quatro sotaques de bumba-boi (Ilha, Orquestra, Baixada e Zabumba), encantando àqueles que acompanhavam de casa as brincadeiras juninas pela televisão ou internet.
Índio corteja o Boi Novilho Branco, durante empolgante apresentação no “Arraiá do Povo em Casa”
“É mais um ano que estamos novamente levando esse alento, a energia e a magia dos arraiais maranhenses para os lares. De modo que as famílias possam ficar em casa protegidas e sentindo o clima do nosso São João por meio da TV Assembleia”, afirmou o diretor de Comunicação da Alema, jornalista Edwin Jinkings.
A segunda atração do “Arraiá do Povo em Casa” foi a Dança Portuguesa Arte e Beleza de Portugal, com a tradicional originalidade dos ritmos portugueses, abrilhantando a festa com as cores dos seus trajes e os passos coreografados dos seus dançarinos.
Os casais da Dança Portuguesa Arte e Beleza de Portugal apresentaram bela coreografia, agradando telespectadores e internautas
Em seguida, o Boi Novilho Branco iniciou a brincadeira com a representação do auto do bumba meu boi, trazendo também para o terreiro junino da TV Assembleia os quatro sotaques típicos do folguedo, cada um com uma coreografia diferente.
Matracas e pandeirões
Os detalhes da indumentária dos brincantes e do novilho chamaram a atenção dos telespectadores da TV Assembleia durante apresentação
Na sequência, a trupiada do Boi União da Baixada trouxe a batida dos pandeirões para o arraial, com seus cantadores, baiantes, índios, cazumbás e miolos, esquentando o terreiro para a passagem do Boi de Ribamar, que se apresentou logo em seguida.
O encerramento da programação desta sexta ficou por conta do Boi Brilho da Ilha, com seu ritmo alegre, seguida da apresentação do Boi de Itapera, que levou toda a sua tradição para o “arraiá”.
Programação
Elda Borges e Joellson Braga apresentaram as atrações direto do Complexo de Comunicação, onde foi montado um cenário junino
Fechando a última noite desta edição do “Arraiá do Povo em Casa”, neste sábado (26), a partir das 19h, passam pela festança os grupos folclóricos Boi de Sonhos, Boi da Pindoba, Boi da Lua, Quadrilha Mocinha do Sertão, Boi de Maracanã, Boi do Bairro de Fátima e Boi Mocidade de Pinheiro.
Universidade Ceuma não tem qualquer pendência fiscal com a fazenda municipal e situação é reconhecida pela Justiça
A Universidade Ceuma divulgou nota de esclarecimento neste sábado (26) para repor a verdade sobre informações divulgadas em blogs locais, referentes a questões fiscais, em âmbito municipal, envolvendo a instituição.
De acordo com a Universidade Ceuma, todas as execuções fiscais realizadas pela Prefeitura de São Luís, citadas pelos referidos blogs, foram consideradas nulas após sucessivas decisões judiciais, inclusive em tribunais superiores, favoráveis à instituição de ensino superior.
Wellington voltou a requerer que o Governo do Estado realize licitação para dar melhores condições aos passageiros, sobretudo, os da Baixada
O deputado estadual Wellington do Curso divulgou, por meio das redes sociais, um vídeo em que atesta a péssima qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de serviço aquaviário no Maranhão. O vídeo foi gravado para comprovar os atrasos nos horários do ferryboat, além da visível falta de estrutura que é ofertada aos passageiros.
Ao abordar a temática, o deputado Wellington voltou a requerer que o Governo do Estado realize licitação para, então, dar melhores condições aos passageiros maranhenses, sobretudo, os da Baixada, que sofrem com o descaso por parte do governador Flávio Dino.
“O sentimento dos passageiros, em grande parte da Baixada, é de indignação. Durante a viagem de ferry, ouvimos inúmeros relatos de maranhenses que se sentem desrespeitados com esse transporte precário, sem segurança e sem o mínimo de conforto. O desrespeito com os passageiros de ferryboat continua. Não é a primeira vez que solicitamos ao governador Flávio Dino que adote providências para realizar a licitação e, assim, ofertar um serviço de qualidade a população. Nos últimos meses, houve até ferry à deriva; enquanto outro chegou a pegar fogo. Será necessário ocorrer um acidente grave para que o governador faça algo? Todos essses fatos serão encaminhados ao Ministério Público para que, assim, talvez, o Governo faça algo. Sigo atento na fiscalização e em defesa de todos os maranhenses”, afirmou o deputado Wellington.
Ministério da Saúde entregou certificados de forma simbólica, representantes de três municípioscom bom desempenho nessa modalidade de assistência médica
O Ministério da Saúde reconheceu as iniciativas adotadas por 225 municípios brasileiros no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Nenhuma cidade do Maranhão foi incluída na lista. O vizinho estado do Piauí foi um dos destaques, com 10 municípios com mérito reconhecido por investir em atenção primária na crise do novo coronavírus.
Durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) dessa quinta-feira (24), representantes de três dessas cidades receberam o certificado de reconhecimento das mãos do ministro Marcelo Queiroga. Os demais documentos serão encaminhados pelos Correios às secretarias municipais de saúde.
A homenagem condecora os municípios que estão trabalhando pelo fortalecimento da Atenção Primária (APS). Além disso, o certificado é o reconhecimento do esforço dos profissionais de saúde em todo o país que, mesmo em face de uma emergência sanitária de caráter mundial, prioriza o papel da APS como porta de entrada no sistema de saúde.
“O certificado de qualidade da APS vem para reconhecer o trabalho que tem sido feito pelos municípios e Distrito Federal para alcançarem os parâmetros de qualidade que esperamos que a população receba. É importante e estratégico para o SUS o Governo Federal continuar investindo cada vez mais na Atenção Primária ”, reforça o secretário da Atenção Primária à Saúde da pasta, Raphael Câmara.
Indicadores de desempenho
São certificadas aquelas gestões que atingiram resultados acima de 7 nos indicadores de desempenho. Dentre os critérios estão:
● Consultas de pré-natal; ● Atendimento odontológico na gestação; ● Realização de exames para sífilis e HIV em gestantes; ● Cobertura de exame citopatológico; ● Vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente; ● Acompanhamento de pessoas hipertensas; e ● Solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.
“O investimento em atenção primária gera acesso, resolutividade e salva vida. Falar em atenção primária é falar da importância da qualificação profissional e estar sempre atento à necessidade da população, investindo em informatização, sempre para alcançar os indicadores do Previne Brasil e ir além deles”, disse a secretária de saúde de Teotônio Vilela (AL), Izabelle Alcântara.
Clique aqui para consultar a lista completa dos municípios certificados
Comentários