Marcial Lima registra clamor de família de jovem morto por policiais em Presidente Dutra

Marcial Lima ouve o cpelo indignado de Ana, mãe de Hamilton, por justiça

O vereador de São Luís e jornalista Marcial Lima (Podemos) esteve no povoado Calumbi, em presidente Dutra, para ouvir e dar repercussão ao clamor da família do jovem Hamilton César, de 23 anos, morto dentro de casa, no dia 17 deste mês, por policiais no município, sob a alegação que uma postagem que fizera nas redes socais defendia o homicida, sequestrador e estuprador Lázaro Barbosa. Os autores do crime foram afastados inicialmente, mas já voltaram a trabalhar normalmente em suas funções por determinação da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Em conversa com a mãe de Hamilton, Ana, Marcial registrou um apelo indignado por justiça. Na opinião da mulher, os policiais que cometeram o ato bárbaro contra o seu filho não só deveriam ter sido afastados, mas também tinham que estar presos. Ela conta que sua mãe, avó de Hamilton, está doente desde o dia do crime e cobra resposta das autoridades para o que aconteceu.

Hamilton foi morto por policiais dentro de casa, em Presidente Dutra

Ainda segundo Ana, o correto seria os policiais levarem uma intimação ao jovem para que ele pudesse esclarecer a postagem. “Todos têm direito de se defender”, ressaltou.

Marcial Lima também ouviu o bisavô de Hamilton, Plácido Ribeiro, de 99 anos, a quem o jovem chamava de pai. O idoso foi testemunha ocular do assassinato. Ele contou que os autores entraram na casa, se dirigiram ao quarto onde a vítima estava deitada e apenas a apontaram com a pessoa que estavam procurando. Em seguida, foram efetuados três disparos de arma de fogo de grosso calibre em Hamilton, que morreu instantaneamente, diante do ancião.

Assista:

Comitê de Diversidade do TJMA realiza campanha sobre direitos das pessoas LGBTI+

O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio do Comitê Estadual de Diversidade, vai promover na próxima segunda-feira (28), às 16h, a live “Direitos da População LGBTI+ à luz da Jurisprudência do STF”, com o professor e advogado, Thiago Viana e Felipe Alves, Bacharel em Direito e pesquisador.

O bate-papo virtual faz parte da programação em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, comemorado no dia 28 de junho.

COMITÊ

O Comitê de Diversidade – instituído pelo presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo e coordenado pelo juiz Marco Adriano – objetiva assegurar o respeito aos direitos fundamentais aos diversos grupos da sociedade, assegurando-lhes o acesso à Justiça contra qualquer tipo de preconceito e violência, tais como racismo, sexismo, lgbtfobia, etarismo, capacitismo e gordofobia.

O órgão está situado no Centro Guaxenduba, casarão situado na Rua de Nazaré, n°58, próximo ao Palácio da Justiça, no Centro Histórico de São Luís.

SUGESTÃO/ ENTREVISTA

O juiz de Direito, Marco Adriano Ramos Fonseca, está à disposição para conversar sobre as ações do Judiciário na promoção à necessidade de respeito à diversidade, visando à erradicação de preconceitos e práticas discriminatórias.

SEMINÁRIO

Além da live no dia 28 de junho (Dia Internacional do Orgulho LGBTI+), o Comitê de Diversidade do TJMA, em parceria com a Escola Superior da Magistratura realizam, de 6 a 8 de julho, o I Seminário Estadual de Diversidade e Antidiscriminação, em webinar gratuito e aberto ao público.

MANUAL DE COMUNICAÇÃO LGBTI+

O Comitê de Diversidade também está disponibilizando o Manual de Comunicação LGBTI+ em formato digital aos órgãos de imprensa e que tem como objetivo contribuir para diminuir preconceitos e estigmas, além de colaborar para o melhor entendimento de termos que são recorrentes entre a população LGBTI+, mas que podem não ser usuais no dia a dia de comunicadores(as) e estudantes, a fim de contribuir para um jornalismo mais inclusivo e atento às realidades.

A edição do Manual de Comunicação LGBTI+ foi realizada pela Aliança Nacional LGBTI e pela GayLatino, com participação de diversas associações, organizações, coletivos e indivíduos diretamente engajados na defesa dos direitos das pessoas LGBTI+ e dos direitos humanos de uma forma geral.

Prefeitura de São José de Ribamar realiza Dia D de entrega dos cartões do Auxílio Cidadão

Idosa exibe cartão do Auxílio Cidadão que recebeu no Dia D

A Prefeitura de São José de Ribamar realizou, na última sexta-feira (27), o Dia “D” de entrega dos cartões do Auxílio Cidadão aos beneficiados. A gestão do programa é executada pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda (Semas).

No total, 4.829 famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) foram contempladas nesta etapa e os beneficiados poderão utilizar o dinheiro nos estabelecimentos comerciais do município, credenciados no programa.

Beneficiária assina documentação para receber o apoio da Prefeitura de São José de Ribamar

O programa é um auxílio temporário criado pela prefeitura com recursos próprios, que vai destinar R$ 360,00 pagos em três parcelas de R$ 120 para cada beneficiado. Com a nova atualização da base cadastral do CadÚnico novos beneficiários serão inclusos. A meta é beneficiar 10 mil famílias.

Atendente confere lista para entregar cartão do Auxílio Cidadão a mãe de família

A população ribamarense já saiu às compras, como Dona Maria de Fátima, 56 anos. Ela está desempregada desde o início da pandemia, e para ela, o auxílio será uma mão na roda. “Fiquei desempregada logo no início da pandemia, porque tudo parou. Meu sobrinho também está desempregado. Então essa ajuda da prefeitura vai me ajudar muito. Não tenho renda nesse momento, ainda não sou aposentada e nem sou encostada pelo INSS. Só tenho que agradecer, porque vai me ajudar de verdade”, disse a ribamarense.

Equipe envolvida na força-tarefa para distribuir os cartões do Auxílio Cidadão

Quem também comemorou o benefício foi dona Margarida Silva, 60 anos, que também está desempregada por conta da pandemia da Covid-19. “Esse benefício vai me ajudar muito! Já estou com o cartão em mãos e foi tudo muito rápido, já vou passar no mercado ”, contou Margarida.

No Dia D foram entregues 977 cartões aos beneficiários. Quem perdeu o dia da entrega, pode procurar o CRAS mais próximo a partir do dia 30 de junho e retirar o cartão do benefício.

Deputado Wellington defende profissionais da educação e servidores municipais em Peri Mirim

Wellington esteve em Peri-Mirim para partIcipar de manifestação de professores e servidores públicos

O deputado estadual Wellington do Curso esteve na cidade de Peri Mirim, localizada na Baixada Maranhense, na última sexta-feira (27). O parlamentar esteve na cidade após solicitação de inúmeros professores e servidores públicos municipais, que realizaram uma manifestação pacífica para reivindicar o cumprimento de legislações que garantem direitos à categoria.

Na ocasião, o deputado Wellington ouviu as demandas dos profissionais da educação e demais servidores e se colocou à disposição para intermediar o diálogo com a Prefeitura e, assim, garantir a efetivação dos direitos da categoria.

O deputado defendeu a implementação do plano de cargos e salários para a categoria

“Após solicitação dos profissionais da educação e demais servidores municipais, estive na cidade de Peri Mirim para acompanhar manifestação pacífica realizada pela categoria. Agradeço a confiança, acolhida e carinho do SIMPROESPEM, toda diretoria, professores e servidores públicos, em especial o presidente do sindicato, professor Nilson. O que eles pedem é que a Prefeitura cumpra a legislação municipal que garante a implantação do plano de cargo de carreiras e melhores condições de trabalho. Acompanhei todas as falas e já iremos formalizar, por meio da Assembleia Legislativa, as solicitações. Sou professor e defenderei sempre os servidores públicos”, disse o deputado Wellington.

As demandas dos servidores públicos estão fundamentadas nas leis municipais n° 159 e n° 160, aprovadas na Câmara dos Vereadores e sancionada dia 30 de setembro de 2020.

Sábado trágico: dois motociclistas morrem em acidentes em rodovias federais no Maranhão

Motocicleta pilotada pela vítima do acidente fatal em Carolina e mais adiante a caminhonete envolvida na colisão

Dois motociclistas morreram, nesse sábado (26), em acidentes de trânsito na BR-230, em Carolina, e na BR-316, em Codó. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que atendeu as duas ocorrências fatais.

Por volta das 07h55, no km 549 da BR-230, no.município de Carolina, sudoeste do do Maranhão, uma colisão entre uma motocicleta e um veículo de passeio provocou a morte imediata do condutor da moto.

Um Audi A4, branco, conduzido por uma senhora, e a motocicleta, pilotada por um homem, colidiram lateralmente próximo a um posto de venda de combustíveis.

O Audi A4 seguia de Balsas para Araguaina/TO com condutor e outros dois ocupantes. Próximo a cidade de Carolina no km 549, na BR 230, três motos estavam no acostamento, quando momentos antes da interação dos veículos, uma motocicleta HONDA/NXR125 BROS ES cruzou a pista. Condutora do automóvel tentou desviar tirando para pista contrária mas não conseguiu livrar.

A vítima foi levada sem vida para a cidade de Carolina-MA.

Morte na contramão

Por volta das 14h10 deste sábado, 26 de junho de 2021, no km 480 da BR-316, município de Codó, leste maranhense, ocorreu um acidente, do tipo colisão frontal, com uma vítima morta no local.

Equipe da PRF atendeu ocorrência na BR-316, em Codó, onde outro motociclista morreu

Os veículos envolvidos são: uma caminhonete I/TOYOTA HILUX CD4X4 SRV (V1); e uma motocicleta HONDA/ NXR 150 BROS ES (V2).

Com base na análise dos vestígios materiais identificados, constatou-se que V1 trafegava na faixa de trânsito do sentido Codó/ Caxias, quando, instantes antes da interação entre os veículos, V2 (a motocicleta) invadiu a faixa de sentido contrário e colidiu frontalmente com V1, conforme orientação de danos nos veículos).

A colisão ocorreu na faixa de trânsito do sentido Caxias-MA, conforme constatação de marca de fragmentos e posição final dos veículos.

Com o impacto, o condutor de V2 caiu fora da pista, morto.

Os veículos permaneceram no local final de colisão. O condutor de V1 não sofreu lesões e procurou a UOP de Caxias para comunicar o ocorrido. A equipe realizou teste de etilômetro no condutor de V1, que obteve resultado zero para álcool.

O mesmo se deslocou para delegacia de Polícia Civil de Caxias para prestar esclarecimentos. A Polícia Civil de Codó esteve presente no local e providenciou a liberação dos veículos e remoção do corpo da vítima.

Dr. Gutemberg alerta a população sobre a necessidade de manter os cuidados contra a Covid-19

Os cuidados contra o vírus envolvem distanciamento social, uso de máscara e constante higienização das mãos

Vereador parabenizou atuação do prefeito e do secretário municipal de saúde

A cidade de São Luís é uma das capitais brasileiras que mais avançou na vacinação contra a Covid-19, em termos de idade. A capital, que já aplicou mais de 700 mil doses, iniciou esta semana a vacinação dos jovens de 18 anos. No entanto, o vice-presidente da Câmara Municipal, Dr. Gutemberg Araújo (PSC), alerta que é necessário manter cuidados como distanciamento social, uso de máscara e constante higienização das mãos.

“Gostaria de parabenizar o prefeito Eduardo Braide e o secretário Joel Nunes pelo excelente trabalho que vêm desempenhando à frente da vacinação, transformando nossa cidade na Capital Brasileira da Vacina. Vale ressaltar que é importante que as pessoas continuem fazendo sua parte com o uso correto da máscara, distanciamento e higienização das mãos”, declarou o parlamentar.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde (Semus), dos 40 leitos de UTI destinados à Covid-19 na rede municipal de Saúde, 37 estão ocupados, o que equivale a 92,5% das vagas. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil não vai conseguir controlar a pandemia do coronavírus se priorizar apenas a vacinação. Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, alertou que embora as vacinas sejam instrumentos vitais para combater a pandemia, é necessário manter medidas restritivas para frear o coronavírus.

São Luís segue em busca do objetivo de vacinar toda população adulta até o final deste mês de junho, em um momento em que o Brasil já passa de meio milhão de vidas levadas pela pandemia da Covid-19.

Postos de vacinação

Atualmente, existem nove pontos exclusivos de vacinação contra Covid-19 espalhados pela cidade, que funcionam de 8 às 20h, com exceção dos pontos dentro da UFMA, que funcionam somente até às 18h. Para iniciar a imunização é necessário realizar o cadastro na plataforma Vacina São Luís, observar o calendário de vacinação e apresentar no ato documento com foto e comprovante de residência. Confira os postos:

  • Centro Municipal de Vacinação – Multicenter Sebrae
  • Centro Municipal de Vacinação – UNDB (Ginásio)
  • Drive-thru – Espaço Reserva (ao lado do Shopping da Ilha)
  • Centro Municipal de Vacinação UEMA
  • Drive-thru – UEMA
  • Drive-thru – Ceuma Renascença
  • Centro Municipal de Vacinação – UFMA
  • Drive-thru – UFMA
  • Centro Municipal de Vacinação Senai BR 135

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima