Othelino Neto recebe visita de defensores públicos

Othelino Neto destacou que o encontro reflete o bom relacionamento institucional entre o Poder Legislativo e a Defensoria Pública do Estado

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, na manhã desta quarta-feira (18), a visita de cortesia de defensores públicos que vão participar da 53ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Defensores-Gerais (Condege), em São Luís. 

Segundo Othelino Neto, o encontro reflete o bom relacionamento institucional entre o Poder Legislativo e a Defensoria Pública do Estado. “A  Assembleia reconhece a importância fundamental das Defensorias Públicas para a sociedade, no sentido de permitir acesso à Justiça aos menos favorecidos. Queremos que a instituição se fortaleça, cada vez mais, para que os direitos dos mais necessitados sejam garantidos”, disse.

A presidente do Condege, defensora-geral do Tocantins, Estellamaris Postal, agradeceu o apoio da Alema à Defensoria no Estado, que, segundo ela, conta com propostas que são um exemplo para o país. “Nós não poderíamos perder a oportunidade de agradecer ao presidente Othelino e aos demais deputados pelo apoio aos nossos projetos”, destacou. 

Na reunião, foram ressaltadas as várias ações da Assembleia Legislativa do Maranhão em parceria com a DPE

Na reunião, foram ressaltadas as várias ações da Assembleia Legislativa do Maranhão em parceria com a Defensoria Pública Estadual, que está presente em 48 municípios maranhenses, resultando em ganhos para a instituição e à população. 

O defensor-geral do Estado, Alberto Bastos, afirmou que a Casa do Povo tem contribuído com o desenvolvimento da Defensoria Pública para que possam atender mais pessoas e levar a Justiça aos mais necessitados. “Viemos aqui manifestar todo o nosso agradecimento ao trabalho desenvolvido pela Assembleia, em especial ao deputado Othelino, que tem buscado atender nossos pleitos sempre que possível”, frisou. 

A Reunião Ordinária do Condege acontece nesta quinta-feira (19), no Edifício João Goulart, no Centro Histórico da capital maranhense, e será realizada no formato híbrido com participações presenciais e, também, por videoconferência.

Deputado Wellington cobra esclarecimentos da Azul e da ANAC sobre mulher com deficiência impedida de embarcar no aeroporto de São Luís

O deputado estadual Wellington do Curso oficiou a Companhia Aérea Azul e a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, solicitando esclarecimentos sobre o que levou a empresa a impedir o embarque da passageira Irenice Cândido, mulher com deficiência, em voo no aeroporto de São Luís. 

Ao justificar a solicitação, o parlamentar destacou o desrespeito que ainda é constante com as pessoas com deficiência e afirmou que cobrará providências da ANAC e do Ministério Público através da Promotoria da defesa da pessoa com deficiência. 

“Solicitamos esclarecimentos da Companhia Aérea Azul sobre os motivos pelos quais a passageira Irenice Cândido foi impedida de embarcar em um voo no aeroporto de São Luís. Segundo relatos, a companhia alegou que o problema era a bateria da cadeira de rodas e que a mesma não poderia ser transportada, causando constrangimento à passageira que possui um estado de saúde delicado. No entanto, apesar da negativa da empresa, a cadeira estava em conformidade com os requisitos definidos pela Agência Nacional de Aviação Civil e com as próprias normas contidas no site da companhia área. Diante disso, solicitamos esclarecimentos da empresa e iremos solicitar providências da ANAC e da Promotoria de defesa da pessoa com deficiência. Apesar dos avanços, ainda há graves violações de direitos básicos das pessoas com deficiência e iremos tomar todas as providências a fim de que o dano causado seja reparado”, disse o deputado estadual Wellington do Curso.

Dr. Gutemberg participa de comemoração do Dia Nacional do Patrimônio Cultural

Vereador Dr. Gutemberg entre o jornalista Joel Jacintho e o colega de parlamento municipal Marcial Lima


O Dia Nacional do Patrimônio Cultural foi celebrado em São Luís com uma sessão gratuita de cinema. O ‘Cine Patrimônio’ foi realizado na última terça-feira (17), na Praça da Flor do Samba. E ao lado da população, o vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Dr.Gutemberg (PSC), na companhia de vereadores e do Prefeito Eduardo Braide, acompanharam o evento, organizado pela Fundação Municipal do Patrimônio Histórico. 
No evento, Dr. Gutemberg esteve presente com os vereadores: Marcial Lima, Álvaro Pires, Daniel Oliveira e Marlon Botão. 

Durante o “Cine Patrimônio” foram exibidos filmes do Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (Mavam) e outras produções que retratam a cultura e arquitetura do Estado. A ação teve como objetivo levar conhecimento, educação e entretenimento ao maior número de pessoas por meio de sessões de cinema gratuito. 

Dr. Gutemberg com a presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, Kátia Bogéa, e convidados

Defensor da cultura e do patrimônio histórico e artístico do Maranhão, Dr. Gutemberg ressaltou que o povo maranhense tem muito que comemorar, pois o Estado possui belas riquezas que ajudam a contar a história do Brasil. Além de ter uma forte cultura com uma mistura de ritmos, cores e talentos, sendo reconhecida internacionalmente. 

“Felicidade em estar ao lado da população, celebrando esse dia. São luís é reconhecida pela Unesco como ‘Cidade Patrimônio Cultural Mundial’. O nosso Centro histórico é um belo museu ao céu aberto.  Além disso, temos as belezas da Cidade de Alcântara. E a nossa cultura popular é linda. O povo maranhense possui vocação para poesia e para artes. O Bumba meu Boi, o Tambor de Crioula e os Blocos Tradicionais mostram a força da nossa cultura para o mundo. Parabéns a todos que fazem cultura no Maranhão. Eles preservam e contam a nossa história. Parabéns, também, para o Iphan e o prefeito Eduardo Braide, que seguem realizando investimentos para preservação e promoção do nosso patrimônio e da nossa cultura”, disse Dr. Gutemberg. 

Dr. Gutemberg recebe o abraço do prefeito Eduardo Braide durante a comemoração do Dia Nacional do Patrimônio Cultural em São Luís

Dr. Gutemberg é autor da Lei 4.698/2006, que institui a data 8 de maio como o Dia Municipal dos Blocos Tradicionais. Defensor da cultura maranhense, o parlamentar criou a Lei ainda no seu primeiro mandato na Câmara Municipal de São Luís.

Projeto de Marlon Botão prevê acesso à informação aos deficientes visuais nos sites e redes sociais da Prefeitura de São Luís

Marlon Botão ressaltou que a gestão do prefeito Eduardo Braide tem avançado nas pautas sociais, levando mais assistência a quem mais precisa

O vereador Marlon Botão (PSB) apresentou, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei (PL) nº 218/2021, que dispõe sobre a garantia do direito ao acesso de informações aos deficientes visuais nas publicações que vinculem imagens nos sites e redes sociais de órgãos da administração pública municipal. .Segundo o vereador, o PL busca uma maior acessibilidade nos meios de comunicação da prefeitura, assegurando o direito à informação de todos os cidadãos. 

“O direito de acesso às informações públicas é uma das garantias previstas no artigo 5º da Constituição Federal”, afirmou Marlon Botão. “O nosso PL foi apresentado para garantir que os direitos constitucionais de todos os cidadãos ludovicenses sejam respeitados”. .O parlamentar destacou que o combate às desigualdades sociais é uma das principais bandeiras do seu mandato..“Fui eleito vereador de São Luís com o compromisso de combater as desigualdades sociais. Quero ajudar a construir uma cidade mais participativa, sustentável e com oportunidades para todos. Isso só será possível se todos os cidadãos tiverem seus direitos assegurados”, disse.

Avanços

Marlon Botão ressaltou que a gestão do prefeito Eduardo Braide (Podemos) tem avançado nas pautas sociais, levando mais assistência a quem mais precisa.

“A gestão do prefeito Eduardo Braide, bem como a do governador Flávio Dino, tem se mostrado eficaz e atenta aos problemas dos mais necessitados”, disse. .“Além da atuação exemplar no combate à pandemia, com a instalação de um posto de vacinação na Zona Rural, o prefeito também lançou o programa ‘Asfalto Novo’ partindo da Zona Rural. Isso mostra uma inversão de prioridades, um novo momento em que os que mais precisam terão seus direitos assegurados”, finalizou.

MP requer que adolescente que atropelou e matou 3 na Rua das Cajazeiras siga internada

Bombeiros atendem vítimas no local do acidente provocado pela adolescente

A 4ª Promotoria da Infância e Juventude de São Luís requereu, na última segunda-feira, 16, a manutenção da internação da adolescente apontada como condutora de um veículo envolvido em acidente ocorrido na noite do último dia 14, na Rua das Cajazeiras, Centro da capital. Na ocasião, três pessoas que estavam na calçada foram atropeladas e morreram. Uma vítima sobreviveu, tendo sido encaminhada ao hospital.

A adolescente, após receber os primeiros socorros e atendimento hospitalar para os ferimentos leves que apresentava, foi encaminhada à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), onde foi autuada. Em seguida, o Ministério Público do Maranhão solicitou a internação provisória da jovem, que foi deferida pelo juiz plantonista.

Na Representação, o promotor de justiça Luiz Gonzaga Martins Coelho aponta que estão presentes a autoria e a materialidade do delito e que, considerando a natureza e a gravidade dos fatos, é necessária a manutenção da internação provisória da adolescente e que lhe seja aplicada a medida socioeducativa cabível.

No documento, Luiz Gonzaga Coelho também observa que o proprietário do veículo tinha conhecimento de que a jovem era menor de 18 anos e não tinha carteira de habilitação. “Sua atitude constitui crime, devendo sua conduta ser avaliada por um dos promotores de justiça criminal da capital”, observou.

Fonte: Ministério Público do Maranhão

Assembleia decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Manoel da Conceição

Deputados fazem um minuto de silêncio em homenagem a Manoel da Conceição, que faleceu nesta quarta-feira

A  Assembleia Legislativa do Maranhão decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do líder camponês e fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), Manoel da Conceição, aos 86 anos, em Imperatriz. Na sessão plenária desta quarta-feira (18), o chefe do Parlamento Estadual, deputado Othelino Neto (PCdoB), também solicitou um minuto de silêncio em homenagem ao maranhense, considerado símbolo da luta dos trabalhadores do campo e da resistência ao Regime Militar no Brasil.

Othelino destacou que Manoel da Conceição foi um dos valentes brasileiros que ousaram enfrentar os momentos de exceção ao arbítrio vivenciados no país, além de ser um dos maiores líderes da luta dos camponeses no Maranhão.

Othelino Neto decretou luto oficial e pediu um minuto de silêncio pelo falecimento do líder camponês Manoel da Conceição

“Hoje, tivemos a perda desse grande brasileiro e maranhense, que faz parte da história de resistência do nosso país. Um grande líder que tem muito a ver com a trajetória de diversos brasileiros que pagaram quase com a própria vida por resistirem ao Regime Militar”, disse.

O parlamentar frisou, ainda, que o legado de luta e coragem deixado por Manoel da Conceição não deve ser esquecido. “Homens como ele partem para outro patamar, mas deixam viva a história que construíram. Por isso, merece todas as nossas homenagens”, concluiu Othelino Neto.

Deputado Wellington denuncia avanço da criminalidade no Maranhão, enquanto há policiais formados aguardando nomeação

O deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, nessa terça-feira (17), para fazer referência aos inúmeros crimes cometidos no Maranhão, seja contra o patrimônio ou, até mesmo, contra a vida dos maranhenses. De acordo com o deputado, diversos são os relatos de trabalhadores maranhenses que tem sido vítimas da criminalidade no Maranhão.

Ao destacar os casos de violência, o deputado Wellington voltou a cobrar a nomeação dos aprovados nos concursos da Polícia Militar e Polícia Civil.

“Só nesse final de semana, recebi o relato de mais de 6 maranhenses que foram vítimas de violência em nosso estado. Assaltos tem sido comuns no dia a dia das pessoas. Ninguém faz coisa alguma. No Maranhão, a criminalidade aumentou e, ainda assim, o Governador insiste em não nomear mais policiais civis e militares. Temos diversos homens e mulheres prontos para combater a violência. Infelizmente, quem sofre com o descaso do Governo é a população, que é vítima diariamente dos criminosos. Por isso, faço aqui mais um apelo: governador Flávio Dino, nomeie os aprovados no concurso da PM e da PC. Só quem é capaz de combater, diretamente, a criminalidade são os nossos agentes de segurança pública”, afirmou o deputado Wellington.

Asfaltamento de rua na Cidade Operária vira caso de polícia

Viaturas enviadas à Unidade 103 da Cidade Operária para garantir asfaltamento de rua

A pavimentação da rua 3 da Unidade 103 da Cidade Operária, por meio do programa “Asfalto na Rua”, lançado recentemente pela Prefeitura de São Luís, virou caso de polícia nessa terça-feira (17). Tudo porque um morador tentou impedir que a nova camada asfáltica fosse aplicada na via, bradando aos operários e a toda a vizinhança que obra nenhuma seria executada no local.

Ao ser informado sobre o problema, o prefeito Eduardo Braide (Podemos) agiu prontamente e solicitou intervenção da Polícia Militar para “convencer” o cidadão a permitir o asfaltamento da rua, que já conta com ciclovia e uma arena para prática de voleibol. Equipes da Blitz Urbana também foram enviadas à Cidade Operária para dar apoio, visando à solução do impasse.

Diante da presença das autoridades e com receio de sofrer alguma penalidade, o outrora intransigente morador acabou recuando e a obra pode, finalmente, ser realizada, para satisfação de toda a comunidade.

Solucionado o imbróglio, fica uma pergunta: por que o morador resistiu, até o último momento, em impedir o asfaltamento da rua, que proporcionará melhor acesso, favorecerá a mobilidade e valorizará os imóveis da via, inclusive o seu?

Deputados destacam título de Cidadão Imperatrizense a Othelino Neto

Os Professor Marco Aurélio, Rildo Amaral e Antônio Pereira destacaram os serviços prestados por Othelino a Imperatriz, que o credenciaram a receber o título

Os deputados estaduais Professor Marco Aurélio (PCdoB), Rildo Amaral (Solidariedade) e Antônio Pereira (DEM) destacaram, na sessão plenária desta terça-feira (17), a homenagem da Câmara de Vereadores de Imperatriz ao presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), concedendo o título de Cidadão Imperatrizense ao parlamentar pelos relevantes serviços prestados em prol da cidade. A comenda, proposta pelo vereador Carlos Hermes (PCdoB), foi aprovada por unanimidade no Parlamento Municipal. .

“O título foi uma justa homenagem a uma pessoa que olhou por nossa cidade. No momento em que mais precisamos, ele nos ajudou”, disse Marco Aurélio, lembrando do apoio dado por Othelino aos imperatrizenses em um dos períodos mais críticos da pandemia de Covid-19.

O parlamentar afirmou, ainda, que Imperatriz é uma cidade acolhedora, em especial com quem contribui para o seu crescimento. “Melhor do que receber honras é merecê-las. Othelino mereceu, e eu sei que sempre guardará este reconhecimento, assumindo uma responsabilidade ainda maior com a nossa cidade”, frisou Marco Aurélio, acrescentando que ele, Rildo Amaral e Antônio Pereira sempre puderam contar com o apoio do presidente da Assembleia. 

Reconhecimento 

Em apartes, Rildo Amaral e Antônio Pereira cumprimentaram o chefe do Legislativo Estadual pela honraria. “Fico feliz e orgulhoso em tê-lo como meu conterrâneo. Tenho certeza de que, nesses três dias que passou por lá, reforçou seus sentimentos com o nosso povo tão acolhedor. O título é somente o começo do reconhecimento”, afirmou Rildo.

O deputado Antônio Pereira complementou: “Quero parabenizá-lo e dizer o quanto é importante o reconhecimento àqueles que ajudam a construir uma Imperatriz melhor”.

Agradecimento

Othelino Neto disse estar honrado em tornar-se cidadão imperatrizense

Em tom de agradecimento, o líder do Parlamento Estadual disse estar honrado em tornar-se cidadão imperatrizense. “Reforça os nossos laços afetivos com a cidade e, naturalmente, os compromissos em poder ajudar, não só diretamente como já o fiz disponibilizando emendas, mas defendendo as bandeiras da cidade, acompanhando os deputados Rildo, Marco Aurélio e Antônio Pereira, que possuem forte atuação em Imperatriz e na Região Tocantina”, afirmou Othelino Neto.

O parlamentar lembrou que, além de cumprir a agenda política, aproveitou os atrativos da cidade. “Senti que voltei de lá mais forte, pois fui muito abraçado pela população. Fomos à Beira-Rio, andei pela cidade, enfim, foram dias especiais que ficarão sempre registrados na minha memória e no meu coração”, finalizou.

Le Romantique: Paula Guimarães diz que uso de produtos veganos e botânicos é tendência na área da beleza

Paula Guimarães também é influenciadora digital e dá várias dicas sobre cabelos em seu Instagram @paula.vcg
 

São Luís – O Le Romantique Studio, instalado em São Luís, no bairro Cohama, experimenta uma de suas melhores fases, desde a criação do projeto, há 11 anos. É que o espaço, capitaneado pela empresária e influenciadora digital Paula Guimarães, além do atendimento conceituado, trabalha com produtos personalizados veganos e botânicos.

“Nos últimos tempos, os consumidores estão mais conscientes sobre causas ambientais e preocupados com a saúde e bem-estar, além da beleza. É uma tendência crescente em todo o mercado, inclusive o brasileiro. Além de produtos mais naturais e botânicos, empresas biorresponsáveis preocupadas com reciclagem e sustentabilidade se destacam cada vez mais”, frisa Paula Guimarães.

A empresária explica que as novas gerações de cosméticos buscam o equilíbrio entre a ciência e a natureza sem testes em animais e com práticas mais sustentáveis. “É justamente o que propomos com a nossa marca exclusiva”, explica Paula Guimarães.

Todo o portfólio do Le Romantique Studio está disponível no site (leromantique.com.br), agregando os melhores ativos botânicos da cosmetologia atual, combinados à elegância da perfumaria francesa.

Focado no atendimento personalizado, inspirado em um modelo de atendimento novaiorquino e sustentado pela filosofia que privilegia a felicidade capilar, o Le Romantique deu um salto de qualidade graças, também, aos seus produtos exclusivos
 

Serviços 

Os atendimentos oferecidos são os mais diversos, com destaque para saúde, personalização, com tratamentos botânicos, cores personalizadas e sem descoloração, terapia capilar, dentre outros, diferenciados e que conversam com a proposta de beleza saudável. O catálogo de produtos agrega duas linhas exclusivas: À Domicilie e Paris (profissional). Para o consumidor final são disponibilizados refis da linha À Domicile.

“São duas linhas botânicas, ou seja, uma profissional e outra para levar o carinho com a saúde capilar para dentro da casa das pessoas. Nós sentimos a necessidade de trabalhar com linhas baseadas naquilo que precisávamos e que respeitassem a saúde do cabelo. São poucas marcas que trabalham com essa filosofia”, afirma a empresária, acrescentando que, além da linha própria, trabalha com marcas internacionais como Lanza, Davines e Keune (So Pure).

O catálogo de produtos agrega duas linhas exclusivas: À Domicilie e Paris (profissional)

Paula Guimarães tem como principais formações técnicas a colorimetria (cor) e o visagismo (personalização visual), somando recentemente ao seu currículo acadêmico o MBA em Tricologia (saúde capilar) e Cosmetologia (formulação de cosméticos). Tudo para compor, com maestria, a filosofia capilar do Le Romantique, com sua proposta diferenciada.

O Le Romantique Studio está localizado na Cohama. Os contatos telefônicos são (98) 3202-5800 e 98142-9920. No Instagram: @leromantiquestudio e @paula.vcg (perfil da empresária, com vasto conteúdo sobre cabelos). 

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima