Othelino e Flávio Dino conversam sobre projetos do Executivo e inaugurações na Baixada

Othelino Neto e Flávio Dino conversaram, ainda, sobre a agenda desta semana, na Baixada Maranhense, em especial, nas cidades de Pinheiro, Santa Helena e Turilândia

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), reuniu-se, na tarde desta segunda-feira (30), com o governador Flávio Dino (PSB), no Palácio dos Leões, e conversaram sobre proposições do Poder Executivo em tramitação na Casa do Povo, a exemplo do projeto de lei que propõe a criação do Estatuto Estadual dos Povos Indígenas, que será apreciado nos próximos dias, em plenário, pelos deputados estaduais.
 
“Estes projetos que estão tramitando no Parlamento estadual, como o que propõe a criação do Estatuto dos Povos Indígenas, são de grande importância e marcam a história do Maranhão, principalmente, para estes povos que tanto reivindicaram o benefício. Inclusive, convidaremos lideranças indígenas para acompanharem a votação do PL”, enfatizou o chefe do Legislativo. 
 
No encontro, Othelino Neto e Flávio Dino conversaram, ainda, sobre a agenda desta semana, na Baixada Maranhense, em especial, nas cidades de Pinheiro, Santa Helena e Turilândia. 

Deputado Othelino Neto com o governador Flávio Dino e o secretário de Estado da Comunicação Social, Ricardo Capelli, que também participou da reunião

“Na Assembleia, temos tido o apoio necessário para que as proposições do Executivo possam evoluir. Hoje, por exemplo, além do Estatuto dos Povos Indígenas, também tratamos sobre investimentos múltiplos nas várias regiões do Maranhão, como na Baixada, área de atuação do deputado Othelino”, destacou Dino.
 
O secretário estadual de Comunicação, Ricardo Capelli, também participou da reunião. 

Compromisso
 
Durante a agenda entre o governador Flávio Dino e o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em São Luís, o chefe do Parlamento maranhense garantiu celeridade na apreciação do Projeto de Lei do Executivo, propondo a criação do Estatuto Estadual dos Povos Indígenas, que já está tramitando na Assembleia.

Prefeitura de Ribamar entrega mais 2,3 toneladas de alimentos aos alunos da rede municipal

Cerimônia de entrega dos alimentos reuniu autoridades do município e trabalhadores da agricultura familiar

A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAGRI) entregou mais de 2,3 toneladas de alimentos (proteínas e hortaliças) provenientes da agricultura familiar.

Gêneros alimentícios entregues pela prefeitura às famílias dos estudantes da rede municipal de ensino de São José de Ribamar

Esse é um projeto desenvolvido por meio do Programa Nacional de Alimentação (PNAE) para os alunos da rede municipal de ensino. Com isso, nesta etapa, foram beneficiados 340 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Turiúba.

Carne de frango é uma das fontes de proteína disponibilizadas pelo Município aos alunos

A Semagri conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que tem cuidado dos alunos da rede escolar de São José de Ribamar.

Marlon Botão solicita Patrulha Maria da Penha na zona rural de São Luís

Marlon Botão diz que sua indicação foi motivada por diversos relatos de agressões que tem ouvido em suas constantes visitas à zona rural

O vereador Marlon Botão (PSB) apresentou indicação, na Câmara Municipal de São Luís, para que o governo do estado implante uma base da Patrulha Maria da Penha na zona rural da capital. Formada por um grupamento de policiais militares, a Patrulha Maria da Penha tem por objetivo, conforme decreto de criação, o acompanhamento e atendimento das mulheres em situação de violência doméstica e familiar, detentoras de medidas protetivas de urgência. 

De acordo com o vereador, a indicação foi motivada pelos diversos relatos de agressões que têm recebido em suas constantes visitas às comunidades da zona rural. “Todos sabem que, desde o meu primeiro dia de mandato, a Zona Rural tem sido uma prioridade. Estou sempre dentro das comunidades, e tenho recebido cada vez mais relatos de agressões e violência doméstica”, afirmou.

“Muitas dessas mulheres são donas de casa, ou trabalham apenas com pequenos bicos, e acabam numa situação de vulnerabilidade ainda maior. Elas não têm coragem de denunciar as violências que sofrem por serem dependentes dos seus agressores. O poder público tem que assumir essa responsabilidade”. 

Segurança para a zona rural

Segundo o parlamentar, a implantação de uma Patrulha Maria da Penha para cuidar especificamente da Zona Rural se faz ainda mais necessária pelo contexto de vulnerabilidade social em que se encontram a maioria dessas mulheres. “Apesar de todo o potencial da região, e da riqueza que produz, a realidade da maioria das famílias da nossa Zona Rural ainda é de vulnerabilidade, de desemprego”, disse.

“E nesse contexto, que trabalhamos para mudar, é ainda mais difícil para essas mulheres conseguirem sair da situação de violência a que estão expostas. O estado tem o dever de proteger essas mulheres mesmo que elas não denunciem os seus agressores”. 

Ação ostensiva

Segundo Marlon Botão, a violência contra as mulheres é um problema estrutural da sociedade que foi agravado pela pandemia da Covid-19. “O número de agressões contra mulheres, de feminicídios, já era grande antes da pandemia. Agora estamos diante de uma escalada ainda maior de violência, o que nós nunca vamos aceitar ou normalizar”, disse. .“O poder público precisa agir de forma ostensiva, mostrar sua força na punição e na repressão aos covardes que agridem suas companheiras. É assim que começaremos a mudar as coisas”.

Secretaria Municipal das Mulheres

Marlon Botão disse, ainda, que além de ações ostensivas, são necessárias cada vez mais políticas públicas de amparo e empoderamento das mulheres. “O governo, tanto estadual como municipal, tem a responsabilidade de criar políticas públicas que melhorem as condições de vida das mulheres, que as protejam e criem oportunidades de emprego e renda”, opinou. “Foi com isso em mente que propus, na Câmara, a criação da Secretaria Municipal das Mulheres. Para que tenhamos mais um mecanismo de amparo e de empoderamento das mulheres de São Luís, para que todas tenham seus direitos garantidos”. 

Denúncias

De acordo com o parlamentar, o seu gabinete está aberto para qualquer cidadão que queira denunciar qualquer tipo de irregularidade ou agressão que tenha presenciado. “Quero dizer aos ludovicenses que o meu gabinete está de portas abertas para recebê-los, que não tenham medo de denunciar injustiças”, disse. .“Vamos trabalhar juntos para combater todas essas injustiças, contra a violência e a desigualdade social. Vamos trabalhar juntos para construir, desde agora, um futuro cada vez melhor para a nossa cidade”.

Rota das Emoções: VOEPASS e GOL lançam voos para Barreirinhas, Parnaíba e Jericoacoara, com conexões em São Luís e Teresina

As companhias aéreas, que possuem parceria de interline, vão reforçar voos em roteiro turístico do Nordeste durante a alta temporada de verão, a partir do dia 5 de dezembro

Da esquerda para a direita: José Luiz Felício Filho, presidente da VOEPASS; Eduardo Sanovicz, presidente da Abear; Iracema Portella, deputada federal; Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil; Elmano Ferrer, senador; Paulo Kakinoff, CEO da GOL Linhas Aéreas e Eduardo Busch, CEO da VOEPASS

São Paulo, 26 de agosto de 2021 – A GOL Linhas Aéreas e a VOEPASS Linhas Aéreas, anunciam em parceria o lançamento dos voos da Rota das Emoções, roteiro turístico que abrange destinos em três estados da Região Nordeste: Jericoacoara – CE, Parnaíba – PI e Barreirinhas – MA. Os voos saem de Fortaleza – CE, e também ligarão as cidades turísticas às capitais São Luís – MA e Teresina – PI, todos em conexão com a malha nacional da GOL. Os voos iniciam na temporada de verão, a partir de 5 de dezembro de 2021.

As novas operações serão realizadas por aeronaves da VOEPASS modelo ATR72-600, com capacidade para 70 passageiros. Para incrementar de forma consistente os novos destinos turísticos atendidos, a VOEPASS também planeja disponibilizar ao viajante a compra do Passaporte das Emoções, que permitirá ao Cliente flexibilidade na programação da sua viagem dentre os destinos do roteiro.

O incremento da nova rota é uma expansão da parceria entre a GOL e a VOEPASS, que envolve operações realizadas em contratos de CPA (contrato de compra de capacidade) e de interline.

“A estratégia da GOL é manter o compromisso contínuo com a expansão de malha e capacidade, à medida em que acompanhamos o avanço da retomada da demanda por viagens aéreas de lazer e de negócios. A GOL está investindo ainda mais no mercado de transporte aéreo regional, apoiando o desenvolvimento econômico local e fortalecendo nossas operações. A VOEPASS é a nossa principal parceira, atendendo a 33 destinos no Brasil, em um modelo de negócio que se mostra complementar e muito eficiente para ambas as empresas”, diz Paulo Kakinoff, CEO da GOL.

Destinos fortalecidos

Segundo José Luiz Felício Filho, presidente da VOEPASS, as novas operações irão fortalecer os destinos. “Apesar de ser um dos mais antigos roteiros turísticos do Brasil, nunca houve um atendimento de voos regulares integrando a Rota das Emoções. Nossos voos irão proporcionar ao viajante a possibilidade de vivenciar cada um dos destinos, o que certamente irá formar um fluxo perene de turismo”, afirma o empresário.

Inicialmente, os voos serão realizados cinco vezes por semana, às segundas, quintas e sextas-feiras, aos sábados e domingos.

Para a VOEPASS, os novos voos são parte da realização de um projeto antigo. “Já trabalhamos há algum tempo na estruturação da Rota das Emoções, mas nunca conseguimos implementá-la. Estamos aproveitando nossa forte parceria com a GOL e o momento da retomada do Brasil, principalmente do turismo interno, para alavancar nossos voos”, diz Eduardo Busch, CEO da VOEPASS.

A comercialização dos voos será iniciada dentro dos próximos dias, por meio de todos os canais de distribuição da GOL Linhas Aéreas, da VOEPASS e das agências de viagem.

Para consultar toda a malha aérea da GOL, clique aqui.

HU-UFMA inicia novo modelo de atendimento ambulatorial pós-covid

Serviço é destinado aos pacientes que tiveram a doença e foram atendidos no hospital

Modelo iniciado na última sexta-feira, 27, conta com uma equipe multiprofissional, de oito especialidades: médica, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, serviço social, terapia ocupacional e psicologia

A Covid-19 trouxe inúmeras implicações para muitas pessoas que foram acometidas pela doença e que podem apresentar sequelas a curto, médio e longo prazo. Pensando em mudar essa realidade e atender a população maranhense da melhor forma, foi que o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh/MEC) criou um modelo de atendimento ambulatorial específico para reabilitação pós-covid.

O modelo iniciado na última sexta-feira, 27, conta com uma equipe multiprofissional, de oito especialidades: médica, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, serviço social, terapia ocupacional e psicologia. A marcação da consulta é feita pela própria equipe no momento da alta e os que já receberam alta, serão contactados pelo próprio hospital por telefone.

Muitos pacientes que contraíram a doença necessitaram de internação hospitalar, seja em enfermaria ou UTI, e muitos deles tiveram comprometimento no sistema motor e/ou neurológico, e também em alguns órgãos como coração, pulmão e rim.

Muitos pacientes que contraíram Covid-19 tiveram comprometimento no sistema motor e/ou neurológico,

A médica de família do HU-UFMA, Wilka Castro, explicou como ocorre o atendimento no serviço. “No primeiro momento o paciente será atendido por uma equipe multiprofissional. O médico realizará a coordenação do cuidado e depois de todas as avaliações das oito categorias profissionais, a equipe multiprofissional se reúne para traçar um plano de cuidado individualizado, de uma forma mais integral, considerando as peculiaridades de cada paciente.”.

Ela ainda destacou a importância de se ter um olhar diferenciado para os acometidos por essa doença. “Devemos considerar que essa doença é muito diversa e tem comportamentos diferentes dependendo de cada indivíduo, então às vezes a necessidade de um paciente não é a mesma do outro, por isso a importância de se usar critérios de planejamento em equipe.” pontuou Wilka.

O gerente de Atenção à Saúde do HU-UFMA, Dyego Brito, falou sobre o novo modelo de atendimento. “Esse é um projeto piloto e essa nossa primeira experiência mostrou que os pacientes ficaram satisfeitos com o novo formato, pois eles ficam na sala e quem circula são os profissionais. Posteriormente, a equipe se reúne e discute o caso, dando um feedback ao paciente.”.   

O HU-UFMA montou uma logística e fluxo próprio para esses pacientes, com marcação de exames feita pela equipe

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, ressaltou a importância deste serviço para o ensino. “Esse novo modelo é construído com a intenção de ser um ambulatório acadêmico científico, pois servirá para os graduandos e pós-graduandos como campo de prática e também para a produção de pesquisa científica. Destacando o propósito do HU-UFMA que é ensinar para transformar o cuidar.”. 

O HU-UFMA montou uma logística e fluxo próprio para esses pacientes, a marcação de exames é feita pela equipe, que também pega informações de outros locais em que o paciente tenha sido atendido, para assim fazer a coordenação do cuidado. O objetivo é que todos que tenham alta da UTI Covid possam ser avaliados, realizem exames no hospital e se necessária a reabilitação fonoaudiológica, nutricional e/ou fisioterápica, e também se precisarem de algum especialista, caso tenham tido alguma lesão pulmonar, neurológica, cardíaca ou renal, sejam encaminhados para avaliações especializadas e para o ambulatório de reabilitação, tendo um segmento a longo prazo.  

Após denúncia do deputado Wellington, criança que aguardava há 10 dias é transferida para leito de UTI

Durante o último final de semana, o deputado estadual Wellington do Curso esteve acompanhando o caso da pequena  Maria Cecília, de apenas dois meses, que aguardava desde o dia 21 de agosto por um leito de UTI. A questão, que havia sido judicializada, era, até então, ignorada pelo governador Flávio Dino, que insistiu em descumprir decisão judicial e, consequentemente, em efetuar a transferência da paciente. 

Ao tomar conhecimento do caso, o deputado Wellington interveio junto à prefeitura de São Luís, o que viabilizou a transferência da pequena Maria Cecília, no último domingo (29), para um leito de UTI.

“Após nossas denúncias, a pequena Maria Cecília, de apenas dois meses,  foi transferida para um leito de UTI, no Hospital Materno Infantil. A pequena Maria Cecília aguardava por um leito desde o dia 21 de agosto, após decisões judiciais que obrigavam o Governo do Estado a fazer a transferência. Após todo esse tempo, Flávio Dino insistia em descumprir decisão judicial, fazendo pouco caso da saúde dessa criança de apenas 2 meses. O pai da criança, o André, precisou se humilhar nas redes sociais em busca dessa transferência para um leito de UTI, pois o secretário de Saúde  disse que não o Estado não possuía vaga. Graças a Deus, após buscar uma solução com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Saúde, conseguimos a transferência. Por aqui, seguimos firmes na fiscalização das ações do Governo do Estado. Temos um um mandato atuante para fazer a diferença na vida das pessoas ”, disse o deputado Wellington.

Assista:

SET nega interferência em eleição do Sindicato dos Rodoviários e defende autonomia da entidade

SET refirma seu compromisso de melhorar a mobilidade da população da Grande Ilha de São Luís

Em nota divulgada na manhã desta segunda-feira (30), em resposta a matéria divulgada na blogosfera afirmando, sem qualquer fundamento, suposto controle sobre o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (STTREMA), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) negou qualquer interferência na administração da entidade representativa dos empregados que integram o sistema de transporte público local.

Na nota, o SET defende total liberdade ao sindicato para tomar suas decisões. “A todo e qualquer sindicato devem ser asseguradas autonomia e independência em sua gestão, prerrogativas que, decerto, são gozadas pelo SET e pelo STTREMA”, enfatiza o sindicato patronal em um trecho da nota.

O SET reafirma seu papel primordial de investir em melhorias na mobilidade da população da Grande Ilha de São Luís e de tornar o sistema de transporte um ambiente de trabalho socialmente digno aos milhares de rodoviários.

Segue a nota, na íntegra:

MP Eleitoral propõe ação contra Weverton, Brandão e Lahesio Bonfim por propaganda antecipada

Carlos Brandão, Lahesio Bonfim e Weverton Rocha podem sofrer múltiplas sanções por fazer propaganda eleitoral antecipada

O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio do Procurador Regional Eleitoral Juraci Guimarães, ingressou com ações no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão contra os pré-candidatos ao Governo do Estado, Lahesio Bonfim, Weverton Rocha e Carlos Brandão, por realizarem propaganda eleitoral antes do prazo estabelecido na legislação eleitoral.

Nas provas juntadas na ação, Lahesio Bonfim é responsável por atos de promoção pessoal que extrapolam os limites da mera divulgação das realizações de governo, destacando-se a veiculação massiva de promoção pessoal por meio de outdoors, divulgados nas redes sociais Instagram e Facebook, na qual se apresenta explicitamente como candidato ao Governo do Estado. Segundo a ação, desde abril deste ano, foram instalados 30 outdoors distribuídos em diversos municípios maranhenses, com nítida característica de propaganda eleitoral.

Já no caso de Weverton Rocha, foi realizado ato de “lançamento de pré-candidatura”, com ampla participação popular e que contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores e outras lideranças políticas, com elevado nível de organização e presença de elementos padronizados de propaganda eleitoral, destacando-se a existência de adesivos, telões e aparelhagem de som. A repercussão da propaganda antecipada ainda foi acentuada pelo uso de hashtags nas publicações como “#Weverton”, “#OmaranhaoMaisFeliz”.

Por fim, Carlos Brandão, juntamente com o prefeito do município de Presidente Dutra (MA), Raimundo Alves Carvalho, foram responsáveis pela realização de um comício eleitoral com evidente caráter de propaganda eleitoral antecipada, com ampla participação popular e de lideranças políticas, com elevado nível de organização e presença de elementos padronizados de propaganda eleitoral, destacando-se a existência de adesivos, telões e aparelhagem de som. O evento foi bastante divulgado na rede social Instagram.

Segundo o procurador regional Eleitoral Juraci Guimarães: “É perfeitamente natural, e a legislação autoriza, as articulações políticas que antecedem o período eleitoral, sendo possível a reunião e encontros políticos eleitoral em ambientes fechados, a exposição como pré-candidato em entrevistas e debates, contudo, a realização de mega eventos de inusitados lançamentos de pré-campanha, uso massivo de outdoors contendo expressões de caráter eleitoral, com considerável custo financeiro e de grande impacto, demonstram nítida propaganda eleitoral antecipada, que é vedada pela legislação, e ofende a igualdade do pleito além de estimular que outros candidatos realizem práticas ilícitas.”

Nas ações, o MPE requer a concessão de liminares para retirar os outdoors ainda existentes e a remoção de publicações nas redes sociais dos pré-candidatos, além da condenação, ao final, da multa pela propaganda eleitoral antecipada.

Fonte: Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA)

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima