No total, serão 92 escolas municipais realizando a entrega de alimentos oriundos da agricultura familiar para alunos
Mãe de aluno recebe géneros alimentícios em escola municipal luminense
A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou, nesta segunda-feira (25), a segunda etapa de distribuição dos Produtos da Agricultura Familiar do PNAE 2021. Os alimentos são destinados aos estudantes da rede municipal e faz parte do programa “Feirinha na Escola”.
Equipe da Secretaria Municipal de Educação envolvida na execução do programa “Feirinha na Escola”
As entregas dos produtos seguem um cronograma e é por meio das escolas que é feito a organização e distribuição dos itens para as famílias dos alunos municipais. Nesta fase, serão entregues produtos como mamão, couve, jongome, limão, maxixe, quiabo, vinagreira, banana e tomate.
Itens da agricultura familiar entregues nas escolas estimulam a alimentação saudável
A entrega segue sendo realizada até dia 30 de novembro e atenderá 92 escolas distribuída por todo o município. Essa é uma ação que visa atender e colaborar com a rotina de famílias luminenses com a renda impactada pela pandemia, além de estimular a alimentação saudável, agricultura familiar e desenvolver uma economia circular dos agricultores locais.
O deputado estadual Wellington do Curso encaminhou a indicação nº 5693/2021 em que solicita ao governador Flávio Dino que seja protocolado, junto ao Ministério da Justiça, um pedido de apoio de tropas federais da Força Nacional de segurança para o policiamento ostensivo. A solicitação está fundamentada no Decreto nº 5.289/04, posteriormente atualizado pelo Decreto n°7.957 de 2013, cujo artigo 4° prevê que a “Força Nacional de segurança poderá ser empregada em qualquer parte do território nacional, mediante solicitação expressa do respectivo Governador do estado, Distrito Federal ou de Ministro de Estado”.
Ao justificar a solicitação, o deputado Wellington elencou inúmeras ações que tem causado medo e terror na população, principal vítima da violência instalada no Maranhão.
“Protocolei, na Assembleia Legislativa do Maranhão, indicação para garantir o apoio de tropas federais da Força Nacional de segurança para o policiamento ostensivo aqui no Maranhão. Os últimos dias tem sido marcados por assaltos e assassinatos. Alguns deles causados contra os próprios agentes de segurança pública. Quatro policiais foram assassinados em menos de trinta dias. Sem mencionar, ainda, os diversos casos de assaltos. Infelizmente, a criminalidade tem ditado a lei no Maranhão, mas isso tem que acabar. Por conta disso, é essencial, nesse momento de tensão, que haja o apoio da Força Nacional. O Maranhão sofre com o déficit no número de policiais e, infelizmente, a politicagem do governador Flávio Dino tem causado mortes de inocentes”, disse o deputado Wellington.
Trabalhadores portuários concentrados em estacionamento no momento da evacuação
Um alerta de vazamento em uma tubulação provocou pânico e levou à evacuação do Porto do Itaqui na manhã desta segunda-feira (25). A princípio, circulou a informação de que se tratava de um escape de gás, o que causou pavor generalizado, já que o comentário era de que uma eventual explosão levaria pelos ares toda a área portuária e pelo menos quatro bairros da área Itaqui-Bacanga.
Trabalhadores portuários gravaram e compartilharam áudios e vídeos para mostrar o clima de pânico gerado pelo alerta de vazamento, supostamente de gás. Em uma das filmagens, o autor crítica a exigência de passar o cartão no portão de saída em plena emergência, o que tornou lenta a evacuação. Assista abaixo:
Em nota, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) tratou de esclarecer o ocorrido. Se acordo com a estatal, uma tubulação foi perfurada durante um serviço de escavação em uma obra na área primária do Porto do Itaqui. Se pronto, foi acionado o Plano de Controle de Emergência e a área foi evacuada. Durante investigação técnica, foi constatado que, na verdade, a tubulação atingida é de transporte de água e que houve um pequeno vazamento de ar comprimido.
Como não se tratou de produto perigoso, as atividades no porto foram normalizadas e foi iniciado imediatamente o conserto da tubulação danificada.
Kaio Saraiva, candidato à presidência da OAB/MA, com a vice, Tatiana Costa, atual presidente da Comissão da Mulher e da Advogada
Com a certeza de avançar mais nas melhorias para a classe por um caminho seguro, advogados e advogadas do Maranhão aderiram ao projeto da chapa 4 – Preservar as conquistas e avançar +. Amanhã (26/10), o candidato à presidência da OAB/MA, Kaio Saraiva, se reune com a classe, a partir das 19h no Rio Poty Hotel para apresentar algumas das mais de cem propostas de trabalho distribuídas em 09 eixos temáticos, além de apresentar os advogados e advogadas que integram o projeto.
As eleições da Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil será realizada no próximo dia 16 de novembro. Pesquisas indicam, que entre os candidatos, o , advogado Kaio Saraiva, deve ganhar as eleições. Ele tem o apoio do grupo do atual presidente Thiago Diaz. Desde 2015, o então jovem advogado milita por condições melhores à classe.
O foco da gestão de Kaio Saraiva para o triênio 2022/2024 será o de seguir com uma Ordem que avança unida e que não admite retrocesso. “Não queremos a volta ao passado e a incerteza para o futuro. Temos que seguir em uma jornada reconhecendo os desafios do presente e do futuro, preservando as conquistas e fazendo mais diante dos desafios que diariamente aparecem”, garantiu o candidato à presidência da OAB/MA.
Na visão de Kaio Saraiva, a gestão de Thiago Diaz, a qual ele ajudou a consolidar, deixa para trás uma OAB/MA que não trazia conquistas para a classe advocatícia. “Os tempos vivenciados são tempos de conquistas e avanços para todos os profissionais. Manteremos em ritmo acelerado. Se estamos dando atenção à Jovem Advocacia, assim continuaremos a fazer com mais ações e inovação”, garante Kaio.
Ao fazer parte da gestão da OAB/MA em 2016, Kaio potencializou a qualificação por meio de sua atuação na Escola Superior de Advocacia. Ele aliou sensibilidade com determinação e eficiência para enxergar os problemas dos profissionais e apresentar soluções.
O diferencial da pré-campanha de Kaio Saraiva esteve na participação democrática para a construção das propostas que serão a sua diretriz, no triênio 2022/2024, além da representatividade da classe que o apoia. Entre eles: Conselheiros Estaduais e Federais da Ordem, 16 (de um total de 17) presidentes de Subseções e a maioria dos presidentes das mais de 90 Comissões da OAB/MA.
São mais de cem propostas contempladas em oito eixos temáticos: Gestão; Prerrogativas, CAAMA, Mulheres Advogadas, Escola Superior de Advocacia, Advocacia Sênior, Subseções, Propostas Gerais. São ações que visam superar os desafios da advocatícia trazendo impactos positivos para a vida dos advogados e advogadas.
Qual a importância da gestão do tempo? A satisfação pessoal está diretamente ligada a diversos fatores. Entre eles, sem dúvida, está a gestão do tempo.
Ter o controle sobre o seu tempo é libertador. Afinal, quando conseguimos fazer todas as tarefas com excelência e dentro do prazo determinado, é comum nos sentirmos felizes e realizados. Por outro lado, quando não damos conta de todos os compromissos, sentimos culpa e frustração.
Por essa razão, a administração do tempo é fundamental se você quer conquistar bem-estar e saúde.
Hoje à noite, acontece o primeiro módulo on-line do curso “ A arte de ser mestre do tempo”, que faz parte do projeto “Maranhão de Qualidade”, com vários cursos gratuitos voltados à busca do bem estar e equilíbrio emocional, fruto da parceria do Instituto Iluminar, leia-se Prof. Cidinho Marques, com a organização internacional Brahma Kumaris (https://www.brahmakumaris.org.br).
“Neste curso vamos entender como usar o tempo de forma valiosa e mudar de escravos para mestres do tempo”, afirma o Prof. Cidinho Marques, Diretor do Instituto Iluminar. “Os cursos são voltados para a busca de qualidade de vida e bem estar nos espaços de trabalho e nos relacionamentos pessoais, com vista a dar repostas positivas e equilibradas aos inúmeros desafios da vida, principalmente, ao retorno ao trabalho pós-pandemia”, complementa Professor Cidinho.
Responsável pela parceria entre o Instituto Iluminar a Brahma Kumaris, Prof. Cidinho Marques é formado em Pedagogia, tem pós-graduação em Neuropsicologia, com Mestrado em Educação pela Columbia University ( EUA), Master Coach pelo Behavioral Coach Institute ( Singapura), Executive Coach pelo Washington College of Coaching e Master em PNL ( Associação Internacional de PNL), e Instrutor de Meditação pelo Deepak Chopra Center ( EUA). É também aplicador dos exames Disc de perfil comportamental. Ávido por estudar sempre, Cidinho acaba de obter mais uma certificação internacional em Psicologia Positiva e no momento é doutorando em Psicologia. Prof. Cidinho preside o Conselho de Administração do grupo educacional comandado pela Família Marques no Maranhão, que inclui a Faculdade ISL Wyden, a Escola COC e o Instituto Iluminar.
Professor Cidinho Marques vai ministrar o curso online gratuito sobre administração do tempo
O Instituto Iluminar é uma empresa que, há 12 anos, tem como propósito de desenvolver ações na área do desenvolvimento humano, através de cursos, workshops , palestras e atendimento individualizado, com diversas atividades também na área de responsabilidade social, viabilizando o acesso de forma ampla à temas sensíveis ao bem estar e à felicidade.
A Brahma Kumaris é um movimento mundial dedicado à transformação pessoal e à renovação do mundo através da cultura de paz e meditação. Fundada na Índia em 1937, difundiu-se por mais de 110 países em todos os continentes, tendo um amplo impacto em muitos setores como uma ONG internacional. Apoia a cultura de uma profunda consciência coletiva de paz e dignidade individual de cada ser, oferecendo ferramentas para uma experiência de autotransformação ao se explorar e descobrir a mais fundamental das questões, “Quem sou eu?”, o que dá um senso de autodomínio e felicidade.
As aulas são ao vivo às segundas e quintas feiras, de 19h às 21h, com temas que abrangem questões importantes para o autoconhecimento e a gestão das emoções, tais como:
Segue a lista dos cursos a serem oferecidos:
1. A Arte de Pensar Bem – 28.10
1. A Arte de ser Mestre do Tempo – 25.10 e 01.11
2. A Arte de Vencer o Estresse – 04,11 e 18.11
3. A Arte de Viver com Autoestima – 15,22 e 29.11
4. A Arte de Superar a Raiva – 25.11, 02 e 09.12
5.16 Artes Celestiais – 13 e 20.12
NESTA SEGUNDA 25/10 TEM O CURSO ON LINE GRATUITO A ARTE DE SER MESTRE DO TEMPO
Necessário fazer inscrição. Para participar entre em contato com [email protected] ou pelo telefone 98 99122-3835.
Operação Fusarium promove o combate ao cultivo de maconha para o tráfico de drogas.Compartilhe:
Policial federal observa incineração de droga apreendida na operação
A Polícia Federal deflagrou, no período de 18 a 23 de outubro de 2021, na região oeste do estado do Maranhão, a quinta fase da Operação Fusarium, que consiste em uma série de ações policiais que visam erradicar plantações de Cannabis Sativa, erva popularmente conhecida como Maconha. Tais ações já ocorreram nos estados de Pernambuco e Bahia, bem como em território paraguaio.
No estado do Maranhão, a Polícia Federal erradicou cerca de 85 mil pés, 500 mudas e 1 quilo de sementes de cannabis sativa nas terras indígenas de Alto Turiaçu, Alto Rio Guamá e em Terras da União, nas proximidades dos municípios de Centro do Guilherme e Centro Novo.
Ademais, foram encontrados no local 10 kg de maconha prontos para o tráfico. Todas as substâncias entorpecentes perfazem cerca de 28 toneladas.
No bojo da operação policial, foi realizada a prisão em flagrante de uma pessoa que foi encontrada em uma das plantações portando droga e uma espingarda calibre .22. O conduzido foi autuado por tráfico de drogas, com pena que pode chegar a 15 anos de reclusão.
A operação tem o escopo de reduzir a produção e oferta de maconha no estado do Maranhão, de desarticular a comercialização de drogas na região, identificar os envolvidos, individualizar condutas ilegais e descapitalizar o grupo criminoso.
Para deflagração da Operação, a Policia Federal empregou cerca de 42 servidores, bem como, contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão.
Saiba mais
*** A operação foi denominada FUSARIUM em alusão a fusariose: doença infecciosa causada por um fungo oportunista, o Fusarium spp., que pode ser encontrado no ambiente, principalmente em plantações.
Comentários