Demissão na SMTT confirma má condução da prefeitura por fim da greve do transporte

Enquanto motoristas e cobradores de ônibus estão parados há 11 dias, na mais longa greve do transporte público dos últimos sete anos em São Luís…

A exoneração do secretário municipal de Trânsito e Transportes, Cláudio Ribeiro, soou como uma confissão de culpa da Prefeitura de São Luís quanto a má condução das discussões para por fim à greve do transporte público, que neste domingo completa 11 dias consecutivos, sem qualquer previsão de desfecho.

Aparentemente perdido em meio ao impasse que dia após dia empurra a cidade que administra para um colapso, o prefeito Eduardo Braide (Podemos) decidiu responsabilizar alguém pelo fracasso da negociação iniciada pelo poder público municipal com trabalhadores rodoviários e empresas e consórcios concessionários das linhas de ônibus. E sobrou para Cláudio Ribeiro, que há quase duas décadas, por sucessivas gestões, atua em assuntos relacionados ao trânsito e ao transporte, dentro da SMTT.

A demissão, portanto, não foi.por incapacidade técnica, já que o agora ex-secretário detém sólidos conhecimentos sobre o sistema de mobilidade, seus mecanismos de funcionamento e problemáticas. Muito menos, a exoneração foi por falta de experiência, tendo em vista a longa vivência de Ribeiro na secretaria, sempre na linha de frente.

…. a população sofre nas paradas de ônibus e a economia local acumula prejuízos, que já são incalculáveis

A troca de secretário na SMTT, que agora será comandada pelo advogado Diego Baluz, até então assessor jurídico da pasta, parece mais uma tentativa desesperada do prefeito de mostrar que está fazendo alguma coisa para resolver o problema mais complicado que enfrentou até agora, em quase 10 meses de mandato.

É uma verdadeira prova de fogo para Braide esta greve do transporte público, a mais longa em sete anos na capital. E pela total falta de perspectiva quanto ao encerramento da paralisação após tantos dias sem ônibus, com acúmulo de prejuízos incalculáveis aos setores produtivos, a conclusão a que se chega é que o prefeito está sendo incapaz de passar no teste mais complicado ao qual se submete desde que assumiu o poder.

Edivaldo Holanda Junior avança com pré-candidatura ao governo e recebe apoios em Pindaré-Mirim e Monção

Edivaldo Holanda Júnior segue fortalecendo seu projeto disputar o governo com a composição de alianças no interior do Maranhão

Pré-candidato ao Governo do Maranhão, o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior (PSD), continua percorrendo o estado e fortalecendo o seu nome para a disputa eleitoral em 2022.

O pessedista esteve, nessa sexta-feira (29), na região do Vale do Pindaré, onde recebeu apoio de vereadores, lideranças sindicais, profissionais liberais, entidades de classe, além de dezenas de líderes rurais, entre outros

Em Pindaré-Mirim, distante cerca de 10km de Santa Inês, Edivaldo participou de um caloroso ato político, realizado na sede do Sindicato Pescadores do município, onde foi muito prestigiado e recebeu o apoio do vereador e presidente do Sindicato dos Pescadores e Pescadoras de Pindaré-Mirim, Brás Veloso, da vereadora Keissiany Vasconcelos, e do vereador Alberto Lulu.

Durante o evento, também declararam apoio ao projeto do ex-prefeito de São Luís em sua corrida eleitoral visando disputar vaga para o Palácio dos Leões, o ex-vereador Carlinhos de Areias, além de profissionais liberais, como o cirurgião dentista Rayel Aroucha, o advogado Wilson, Adailton Cutrim entre dezenas de outros nomes.

“Conheço o Edivaldo e a sua história. É um jovem que tem uma trajetória política muito bonita, limpa, marcada por muito trabalho em todos os cargos que ocupou. Como líderes e representantes da população pindareense, precisamos caminhar ao lado de pessoas que tenham esse compromisso na vida pública, que é de trazer as melhorias que a nossa região e cidade precisam, para que população tenha mais oportunidade”, afirmou o vereador e presidente do Sindicato de Pescadores, Brás Veloso, ao manifestar seu apoio ao pessedista.

A vereadora  Keissiany Vasconcelos destacou a seriedade de Edivaldo Holanda Junior e o seu compromisso com o Maranhão.

“Ele é uma pessoa que inspira confiança e que quer o melhor para o Maranhão. O nosso estado, a nossa Pindaré e a minha comunidade Areias precisam de um gestor assim, um homem de Deus, que tenha compromisso com a nossa população. Eu vou abraçar a sua candidatura como se fosse a minha porque eu acredito e confio”, disse.

Ao agradecer o apoio das lideranças pindareenses e todos os presentes no evento, o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, enfatizou a importância do encontro político para poder ouvir a população e, assim, com base em seus anseios, construir um projeto amplo para o desenvolvimento do Estado.

“Estou feliz e honrado com a forma tão calorosa com quem fui recebido e como todos vocês abraçaram a nossa pré-candidatura ao Governo. É muito importante poder estar aqui, dialogando e construindo conjuntamente um projeto forte para o Maranhão. É muito importante também caminhar ao lado de lideranças políticas comprometidas, como este grupo, que tem o mesmo propósito que o nosso, que é trabalhar e promover melhorias  na vida da população de Pindaré e de todo o nosso estado”, afirmou Edivaldo Holanda Junior.

Monção

O pré-candidato do PSD é sempre muito bem recebido nas visitas aos municípios em busca de adesões

Em sua passagem pela região do Vale do Pindaré, Edivaldo Holanda Junior também recebeu o apoio de lideranças da cidade de Monção. O vereador e presidente do Sindicato dos Pescadores da cidade, Junior da Pesca, e o presidente da Associação Comercial de Monção, Oliveirus Silva Sousa, confirmaram o interesse em fortalecer o projeto de Edivaldo Holanda Junior para 2022.

O pessedista também recebeu o apoio do ex-vereador Alex Lima, dos advogados Dr. Anderson Carvalho e Marcos Alberto.  As lideranças políticas Claudemir Lindoso (Mimi) e Robenilson Teixeira.

Ex-prefeito de São Luís por dois mandatos, Edivaldo foi lançado pela direção nacional do PSD em agosto deste ano e até o momento é o único pré-candidato confirmado na disputa pelo Governo do Maranhão em 2022, uma vez que os demais nomes disputam internamente a vaga para concorrer no grupo do governador Flávio Dino.

Ele já esteve em municípios da região Tocantina e Baixo Parnaíba, onde também recebeu adesão de lideranças.

O pré-candidato pretende manter esse ritmo pelo interior do estado cada vez mais intenso e nos próximos dias deve visitar municípios das Regiões do Médio Mearim e Lençóis Maranhenses.

Deputado Wellington solicita que Flávio Dino libere frota de transporte semiurbano enquanto a greve perdurar em São Luís

O deputado estadual Wellington do Curso encaminhou, na manhã de quinta-feira (28), indicação ao governador Flávio Dino e à Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos solicitando a liberação do transporte semiurbano. A solicitação foi feita para atenuar os impactos da greve de ônibus em São Luís.

Como justificativa, o deputado Wellington afirmou que Governo e Prefeitura precisam trabalhar juntos para garantir um resultado favorável à população e destacou que o prefeito Eduardo Braide tem dialogado para impedir aumento na passagem de ônibus.

“Apresentei hoje, na Assembleia Legislativa, indicação para garantir a liberação de frota de transporte semiurbano enquanto a greve perdurar em São Luís. A indicação foi encaminhada ao governador Flávio Dino para que adote as devidas providências. Em um momento como esse, é essencial que o Governo também faça a sua parte, já que a Prefeitura tem se empenhado para impedir aumento na tarifa. Quem ganha com isso é a população. Como deputado estadual, estou acompanhando as articulações junto à Prefeitura. Única certeza que temos é que a população não pode, mais uma vez, pagar a conta por esse problema que já é antigo na capital maranhense”, afirmou o deputado Wellington.

Após 10 dias de greve do transporte, Braide substitui secretário da SMTT

Prefeito Eduardo Braide na sede da SMTT operando painel de monitoramento de tráfego

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), anunciou, neste sábado (30), a exoneração do secretário municipal de Trânsito e Transportes, Cláudio Ribeiro. Assume o cargo, a partir de agora, o advogado Diego Baluz, que vinha ocupando o cargo de chefe da Assessoria Jurídica da SMTT.

Braide não informou o motivo da demissão de Cláudio Ribeiro, mas tudo indica que tenha a ver com a greve de rodoviários e a dificuldade da administração municipal de encontrar uma solução que restabeleça a normalidade do sistema de transporte público da capital, paralisado há exatos 10 dias.

Vale ressaltar que a má repercussão da greve já começa a comprometer a imagem do prefeito, responsabilizado por grande parte dos entrevistados se uma pesquisa de opinião divulgada nessa sexta-feira (29) pela falta de ônibus e pelo insucesso das negociações.

Confira o comunicado de Braide, feito em rede social, sobre a troca de comando na SMTT:

Sampaio Corrêa demite técnico Felipe Surian

Técnico Felipe Surian perdeu o cargo após série de resultados negativos na Série B

Felipe Surian não é mais técnico do Sampaio Corrêa. O comunicado foi feito pelo presidente Sergio Frota, na noite desta sexta-feira.

De acordo com Frota, a decisão ocorreu após uma longa conversa com o treinador, no fim da tarde: “Conversamos hoje, e chegamos a conclusão que era o melhor caminho. Agradeço o Surian e a sua comissão técnica, pelo comprometimento e seriedade, mas chega um momento em que precisamos mudar para tentar reencontrar o caminho das vitórias”, frisou o presidente Tricolor.

Frota adiantou que já iniciou as tratativas, na noite desta sexta, para contratar o novo treinador, e fará o anúncio tão logo finalize a negociação.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima