“Enquanto Bolsonaro é vaiado, Lula é recebido com honras de chefe de Estado na Europa”, diz Zé Inácio

Deputado Zé Inácio comparou o governo Bolsonaro com as gestões do PT e afirmou que um novo Brasil é possível

O deputado Zé Inácio usou a tribuna da Assembleia nesta quarta-feira (17) para dar destaque a viagem do presidente Lula à Europa para dialogar sobre o cenário atual no mundo e na América Latina. Lula já passou pela Alemanha, Bélgica, França e finaliza sua viagem na Espanha.

Lula participou de reunião com o bloco social democrata do parlamento europeu, que contou com líderes da Europa e da América Latina e fez uma palestra na conferência sobre o Brasil no Instituto de Estudos Políticos de Paris.

Em seus discursos Lula tem reafirmado a urgência de o brasil retornar à normalidade ética e democrática, de seguir o caminho da inclusão e justiça social, de superar a fome e a miséria, e as mudanças climáticas.

O ex-presidente Lula também tem denunciado as atrocidades do governo Bolsonaro, que vem destruindo a economia brasileira, enfraquecendo a maior empresa pública do Brasil, a Petrobras.

“Nós temos percebido que o debate sobre o meio ambiente não está na agenda do presidente Jair Bolsonaro e a política econômica, capitaneada pelo ministro Paulo Guedes, tem trazido o Brasil ao mapa da fome e ao aumento da miséria. Esse debate Lula tem feito aqui no Brasil, e está fazendo na Europa. Enquanto Bolsonaro, na sua viagem internacional, ficou isolado e em alguns momentos foi vaiado. É por isso que, dadas as referências dos governos do PT, do governo do ex-presidente Lula, do que fez a ex-presidente Dilma, nós entendemos que um novo Brasil é possível.”, comentou Zé Inácio sobre o discurso de lula.

O parlamentar finalizou citando um trecho importante do discurso do ex-presidente:

“Neste planeta que compartilhamos, o futuro da humanidade precisa ser construído com diálogo e não autoritarismo, com paz e não com violência; com mais livros e não mais armas; com mais escolas para termos menos presídios. Com mais verdade, e menos mentiras. Com mais respeito à natureza, para assegurarmos a água, o ar e a vida para nossos filhos e netos. Com mais acolhimento e solidariedade, e menos exclusão”.

Policiais rodoviários federais terão festa de Réveillon com várias atrações

Sinal verde para as festas de Réveillon em São Luís. Uma das mais animadas está sendo organizada pelo Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Maranhão (SINPRF/MA) em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira no estado, a ser realizada no Clube do Araçagi (próximo ao viaduto do condomínio Alphaville, ao lado do Posto Praiano – MA-204), com vasta programação musical.

As presenças confirmadas são o grupo de samba As Brasileirinhas, o cantor Andson Mendonça, a bateria da Escola de Samba Turma de Mangueira e o Bumba Meu Boi da Maioba.

Segundo o inspetor Antônio Noberto, presidente do SINPRF/MA, quem prestigiar o evento terá direito a open bar e open food. Além disso, assistirá a uma linda queima de fogos para brindar 2022. “Nós estamos organizando uma festa das mais animadas para que possamos receber o novo ano com energias positivas, muita música e abraços calorosos. Esperamos todos lá”, convidou Antônio Noberto, que divide a organização do evento com Carlos Rangel, presidente da Cruz Vermelha Brasileira no Maranhão.

Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos pelos telefones: (98) 99194-7585 (Inspetor Noberto – SINPRF) e (98) 98892-8294 (Carlos Rangel – Cruz Vermelha). O primeiro lote está custando R$ 200,00 (individual) e R$ 250,00 (camarote).
Adquira seu ingresso clicando aqui.

Cidade em Obras: Prefeitura leva asfalto ao Jardim Tropical, em São José de Ribamar

Placa sinaliza execução de obra de asfaltamento em via do bairro Jardim Tropical

Dignidade e cuidado com o seu povo. É dessa forma que o programa Cidade em Obras tem trabalhado para alcançar todos os moradores de São José de Ribamar. Agora, o bairro Jardim Tropical foi beneficiado e começou a receber a camada asfáltica na rua Alameda São Francisco.

Máquina faz o nivelamento da camada asfáltica aplicada em uma das ruas contempladas pelo programa

Ao todo, serão 29 km de pavimentação asfáltica e em bloquetes, que chegarão a todas as ruas dos bairros Jardim Tropical I e II.

Vista aérea de uma das vias do Jardim Tropical já devidamente asfaltada

Para os moradores, é a realização de um sonho, que depois de muitos anos, terão a oportunidade de contemplar e ter mais qualidade de vida.

Obras de asfaltamento melhorarão significativamente a mobilidade no bairro

“Realmente é um sonho. Antes era só promessa, pois no verão era muita poeira e no inverno lama. Deus é tão maravilhoso e estamos felizes com essa iniciativa. Isso valoriza a comunidade e as nossas residências”, destacou a moradora Raimunda Nonata.

Visão panorâmica de outra rua incluída no programa Cidade em Obras, da Prefeitura de São José de Ribamar

Quem também achou importante os serviços foi o morador Joao Aragão, que reside há 25 anos no bairro e agradeceu pelos serviços prestados.

Educadores maranhenses são reconhecidos em campanha do Instituto Alcoa

Eweny Figueiredo, Maria dos Santos e Jailson Viana, de Paço do Lumiar, ficaram entre os nove homenageados pela campanha “Educador de Valor 2021”, realizada nos territórios de atuação do Instituto

Educadores foram premiados na campanha promovida pelo Instituto Alcoa

A campanha “Educador de Valor: Inspirar, Agir e Reconhecer para transformar”, uma iniciativa do Instituto Alcoa, reconheceu três educadores da rede municipal de Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís, que se destacaram na missão de transformar realidades a partir da garantia de uma Educação de qualidade e com equidade. Eweny Figueiredo, Maria dos Santos e Jailson Viana foram homenageados no Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), em um evento híbrido (presencial e online), envolvendo representantes do Consórcio, convidados e os selecionados pela campanha.

A diretora executiva do Instituto Alcoa, Tatiana Bizzi, destacou o evento como um momento especial, que marcou o fim de um percurso iniciado em agosto, quando foi lançada a campanha que convidou cidadãos das três regiões específicas onde o Instituto Alcoa atua ou que fazem parte das áreas de influência da Alcoa a indicarem educadores que gostariam de ver reconhecidos. “A iniciativa “Educador de Valor” nasceu durante a pandemia, quando ficou ainda mais evidente toda a dedicação dos educadores, que vai muito além dos muros da escola”, pontuou.

De acordo com a supervisora de Relações Institucionais da Alumar, Joana Burgos, a mobilização para a campanha envolveu a participação das Secretarias de Educação, dos conselhos comunitários, das organizações sociais locais, dos voluntários da Alcoa, e de toda a comunidade escolar, incluindo pais e alunos. “No caso de São Luís, ficamos muito felizes com o engajamento local para a indicação e votação dos profissionais, que neste período de pandemia vêm desenvolvendo um belíssimo trabalho, ao encontrarem alternativas que têm feito a diferença na vida dessas crianças e jovens”, comentou a executiva.

“É a primeira vez que estamos desenvolvendo este projeto e sinceramente espero que, com essa parceria com as secretarias e com o engajamento social alcançado, a gente consiga torná-lo perene”, disse o presidente da Alcoa e do Conselho do Instituto, Otavio Carvalheira. Para ele, a história de cada um dos educadores homenageados é emocionante e inspiradora: “Quero aqui parabenizar não só aos nove profissionais reconhecidos pela campanha, mas aos outros seis finalistas não selecionados nesta etapa e aos inúmeros educadores que continuam por aí plantando suas sementes e fazendo a diferença nas comunidades e na sociedade de uma forma geral”.

Também participaram do evento, a consultora no campo educacional, Pilar Lacerda; Daniele Próspero, do Estúdio Cais – Projetos de Interesse Público (parceiro do Instituto Alcoa nas frentes de comunicação, conhecimento e engajamento comunitário); a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo; a secretária municipal da Educação, Arsenia Formiga e a secretária adjunta, Hilberlene Barbosa; além de familiares, companheiros de trabalho e alunos dos nove educadores reconhecidos pela campanha.

Iniciativas reconhecidas – Mais de três mil pessoas, de 173 diferentes cidades do Brasil, participaram do reconhecimento público para identificar os nove educadores que foram homenageados, entre os 15 mais votados na primeira etapa, em um total de 285. Do Maranhão participaram educadores de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar – os três profissionais reconhecidos pela campanha atuam no município de Paço do Lumiar.

Uma destas profissionais foi a coordenadora pedagógica da Unidade de Educação Básica Lima Verde, Eweny Cristina Moraes Figueiredo, que iniciou um ciclo formativo para professores, convidando outras escolas para participar. “O entrosamento e o fortalecimento de parcerias e do trabalho em equipe melhorou. E nesta pandemia reuniões, plantões pedagógicos, conversas individuais com as famílias continuaram fazendo parte do nosso trabalho, assim como as festividades. A partir dos meios digitais, mobilizamos toda a comunidade escolar e envolvemos os pais nesse processo”, disse Eweny.

Outro que teve seu trabalho reconhecido foi Jailson Antonio Ribeiro Viana, professor do 3º ano do Ensino Fundamental na Unidade de Ensino Básico Pão da Vida. Atuando há seis anos na área da educação, realizou com seus alunos um projeto de reconstrução no Dia dos Pais. “A maior parte das pessoas responsáveis pelos meus alunos é de mães solteiras. Então, trabalhei a figura paterna, independentemente de quem ocupasse esse papel na vida da criança, e recebi um retorno muito bom das famílias, que se sentiram representadas”, contou o educador.

Atuando como professora de atendimento educacional especializado (AEE) na sala de recursos da UEB José Raimundo Rubim, Maria dos Santos Viana, com 11 anos de profissão, foi a terceira maranhense que teve seu trabalho reconhecido. Preocupada sobre como atender os estudantes na pandemia, depois de perceber que as aulas remotas precisariam de adequações para surtirem efeito, a educadora, seguindo todos os protocolos de segurança, passou a ir de porta em porta, uma vez por semana, para atender seus alunos: “Alguns não conseguiram se adaptar às aulas online, por não disporem de meios tecnológicos ou por apresentarem comorbidades mais acentuadas”.

Sobre a Alumar

O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e OHSAS 18001. Em 2019, obteve a certificação ASI, (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

Othelino Neto busca melhorias para Monção em reunião na Sinfra

Othelino, o secretário da Sintra, Clayton Nolero, e o líder político Jesiel Araújo discutiram detalhes da obra viária em Monção

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), reuniu-se, nesta quarta-feira (17), com o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, para tratar de demandas do município de Monção. Acompanhado da liderança política Jesiel Araújo, o parlamentar aproveitou a oportunidade para agradecer a obra de recuperação da MA-342, que liga a cidade a Igarapé do Meio.

Othelino Neto afirmou que a recuperação da rodovia foi um compromisso firmado no seu mandato e que, agora, está sendo concretizado.

“Solicitamos a realização dessa obra tão importante para a população monçonense, que só tem esse caminho para chegar e sair da cidade. Agradecemos ao governador Flávio Dino por esse grande investimento”, disse o parlamentar.

O secretário Clayton Noleto destacou que a recuperação dessa estrada garantirá mais mobilidade e desenvolvimento ao município.

Jesiel Araújo agradeceu ao deputado Othelino por mais esse benefício em prol de Monção

“A rodovia está sendo totalmente restaurada. Com certeza, facilitará o tráfego na região e ajudará muito a população a ter mais qualidade de vida e progresso. Vamos continuar empenhados e determinados a fazer muito mais ainda pelos municípios maranhenses”, ressaltou o titular da Sinfra.

Parceria

Jesiel Araújo agradeceu ao deputado Othelino por mais esse benefício em prol de Monção, articulado junto ao Governo do Estado. “Ele tem lutado muito para levar melhorias ao nosso município. Sou grato também ao governador Flávio Dino e desejo que continuemos com essa parceria pelo desenvolvimento da cidade”, declarou.

ACLEM representa crônica esportiva do Maranhão no 46º Congresso da ABRACE, em Campinas-SP

O presidente da ACLEM, Tércio Dominici, e o secretário da entidade, Edy Garcia, com liderança nacional da crônica esportiva


Com destacada participação, a Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Maranhão (ACLEM) esteve em Campinas-SP, onde ocorreu o 46º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos, que reúne os dirigentes das entidades estaduais.

O evento, com participação geral, teve como tema central: Relacionamento da entidade nacional ABRACE e CBF,
no quesito: Acesso da Imprensa Esportiva às
praças (ginásios, estádios, etc) com foco na LEI PELÉ,
e CREDENCIAMENTO dos profissionais. O assunto
dominou as discussões.

O presidente da ACLEM, Tércio Dominici, foi bastante prestigiado durante o congresso de locutores e cronistas esportivos

“Quanto as deliberações, propostas, ficamos no aguardo com entusiasmo e certos de que teremos as respostas” assinalou o presidente da ACLEM, Tércio Dominici, que participou do congresso acompanhado do secretário da entidade, Edy Garcia. “O tempo para os debates foi curto, pois durante o evento aconteceu a eleição da nova diretoria da ABRACE”, ressaltou.

Membro da gestão anterior, Tercio Dominici disse ter sido convidado a integrar a nova diretoria da, que considerou uma honra.

ABRACE elege nova diretoria

Profissionais da crônica esportiva de diferentes entidades estaduais, inclusive a do Maranhão

A Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos, a
ABRACE, elegeu, em Campinas, São Paulo, na última sexta-feira (12), sua nova diretoria para conduzir a entidade até 2025. O cronista esportivo Artur Eugênio Mathias, que encabeçou a chapa “ABRACE Forte”, foi eleito por 10 votos a nove e, ao lado dos vice-presidentes Jair Oliveira e Antônio Coca, fará a gestão associação.

Artur Eugênio é advogado, cronista esportivo desde 1979, quando começou atuar na Rádio Brasil, de Campinas, idealizador e fundador do Portal Futebol Interior, fundador e atual presidente da Associação dos Cronistas Esportivo do Interior de São Paulo, a ACEISP, e agora terá a missão de resgatar os bons tempos vividos pela ABRACE.

Representantes da crônica esportiva de todo o Brasil participaram do 46° Congresso da ABRACE

A nova gestão da ABRACE foi empossada e começou a trabalhar de forma imediata para traçar os novos planos para o futuro da entidade. Ampliar a presença digital, valorizar e estreitar os laços com as entidades estaduais e entender as necessidades dos cronistas são assuntos que fazem parte da pauta da nova diretorial.

Deputado Wellington repudia governo Flávio Dino por ter empurrado 1,4 milhão de maranhenses para a miséria

O deputado estadual Wellington do Curso utilizou suas redes sociais para destacar o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta que o Maranhão segue sendo o estado brasileiro com maior número de pessoas vivendo em extrema pobreza. De acordo com os dados, o rendimento em 20% dos domicílios maranhenses é de R$ 145 mensal e 53% tem renda per capta de 420 reais por mês.

Ao destacar os dados, o parlamentar lamentou a situação dos maranhenses e criticou o governo Flávio Dino que, diferente das promessas de campanha e da propaganda do governo, nada fez para retirar os maranhenses da miséria, pois a extrema pobreza se mantém desde 2015, início da sua gestão.

“De acordo com levantamento feito pelo IBGE, o Maranhão, desde 2015, segue sendo o estado com maior número de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza ou extrema pobreza. De acordo com os dados, o rendimento em 20% dos domicílios maranhenses é de R$ 145 mensal e 53% tem renda per capta de 420 reais por mês. Essas informações só comprovam que durante o governo Flávio Dino, nada mudou, pelo contrário, só piorou! Somos um dos estados brasileiros que mais arrecadam impostos e mesmo assim, milhares de maranhenses vivem na miséria. Diferente das propagandas enganosas de Flávio Dino, a extrema pobreza, infelizmente, ainda é companheira de grande parte dos população, mas o governador insiste em mentir com propagandas de um Maranhão que não existe”, disse o deputado estadual Wellington do Curso.

Ação social em Paço do Lumiar marca mês de combate ao diabetes

Atendimentos serão voltados à saúde ocular da população

O médico oftalmologista, professor oftalmologista da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e vice-presidente da sociedade maranhense de oftalmologia, Álvaro Bruno Botentuit, realizou uma ação social nesta quarta-feira (17), em Paço Lumiar, para fazer um alerta de combate ao diabetes. A doença acomete cerca de 18 milhões de pessoas no país, mas boa parte dos casos podem ser evitados com informação e cuidados preventivos. Para isso, médicos estiveram reunidos com o objetivo de oferecer atendimentos gratuitos e exames aos moradores da cidade, localizada na Grande Ilha.

Estiveram presentes profissionais da oftalmologia, endocrinologia, enfermagem, psicologia e nutrição. Uma equipe de triagem, da Prefeitura de Paço do Lumiar, também esteve disponível para verificação de pressão arterial e glicemia do público que compareceu à ação social. Quem tem Diabetes foi submetido ainda a um exame de fundo de olho para verificação de possíveis danos na visão como glaucoma, catarata, retinopatia diabética e descolamento de retina.

Problemas de visão são os sintomas mais graves do diabetes

O evento aconteceu na Escola Municipal Nadir Nascimento, no Maiobão. Próximo dia 25 será a vez de realizar a ação social na cidade de São José de Ribamar.

Superintendente do Patrimônio na União desqualifica asfalto aplicado por Flávio Dino em Barreirinhas

Coronel Monteiro constatou que a camada asfáltica não chega a centímetros de espessura em estrada nos Lençóis Maranhenses, enquanto na BR-135 o material usado pelo Governo Federal para pavimentação formou uma cobertura de 26 centímetros

Coronel Monteiro constatou que camada asfáltica aplicada pelo governo Flávio Dino no acesso a Barreirinhas não chega a cinco centímetros

O superintendente do Patrimônio da União no Maranhão, Coronel Monteiro, constatou a má qualidade da obra de asfaltamento executada pelo governo Flávio Dino (PSB) na estrada de acesso ao município de Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses. Ao vistoriar o serviço, o chefe regional da SPU se deparou com uma camada asfáltica que não chega a cinco centímetros, muito inferior ao trabalho executado pelo governo Bolsonaro (sem partido), com auxílio do Exército, na BR-135, onde a cobertura do pavimento chega a 26 centímetros, aproximadamente um palmo.

Demonstrando conhecimentos técnicos, Coronel Monteiro mediu pessoalmente a espessura do asfalto na entrada de Barreirinhas e se decepcionou com o resultado. ” Eu queria que tivesse pelo menos seis centímetros de camada asfáltica, mas não chega a cinco. Essa é a obra do governo Flávio Dino em Barreirinhas. Assim não dá”, protestou.

Comparação

Ao medir a cobertura do pavimento na BR-135, o superintendente da SPU verificou que a mesma tem aproximadamente 26 centímetros, mais de um palmo

Dias antes, o superintendente da SPU esteve no trecho da BR-135 próximo ao viaduto de Bacabeira, onde o serviço de requalificação asfáltica segue em ritmo acelerado, com apoio do Departamento de Engenharia do Exército Brasileiro. Ao fazer a mesma medição que fizera na obra executada pelo governo do Maranhão em Barreirinhas, Coronel Monteiro constatou a qualidade infinitamente superior do trabalho realizado pelo governo Bolsonaro.

“Tem mais de um palmo de asfalto. Não é todo o leito não, é só asfalto. Abaixo dessa camada, tem ainda a sub-base, tem brita e outros materiais. A camada asfáltica é só a parte superficial”, informou.

Assista:

Propostas, gestão e resultados levam Kaio Saraiva à presidência da OAB/MA

Kaio Saraiva e apoiadores em momento de consagração após o anúncio da vitória na eleição para presidente da OAB/MA

Com uma campanha limpa e propositiva, Kaio Vyctor Saraiva foi eleito presidente da OAB do Maranhão para o próximo triênio (2022/2024). O advogado obteve 44,10% e 4.384 votos pela chapa “Preservar as Conquistas e Avançar +”.

“Gratidão pelos 4.384 votos de cada advogado e advogada. Tenham o meu compromisso de lutar e trabalhar todos os dias para que tenhamos uma advocacia cada vez melhor. Muito obrigado a cada um de vocês que acreditaram nesse projeto, especialmente ao presidente Thiago Diaz a quem gostaria de dizer que nunca terá o nome esquecido pela advocacia maranhense por todo o trabalho prestado à classe”, afirmou o presidente eleito, Kaio Saraiva.

O presidente eleito da OAB/MA, Kaio Saraiva, com as mulheres que fizeram a diferença na sua chapa

Integram a diretoria da Seccional, além do presidente eleito, Kaio Vyctor Saraiva, a vice-presidente, Tatiana Pereira Costa, o secretário-geral, Gustavo Mamede, o secretário-geral adjunto, Vandir Bezerra Jr, e a diretora-tesoureira, Mariana Berredo.

No projeto “Preservar as Conquistas e Avançar +”, o presidente eleito garante que seguirá preservando as conquistas e avançando cada vez mais em prol da advocacia maranhense. São mais de cem propostas apresentadas pelo atual gestor financeiro da OAB/MA, construídas de forma coletiva e distribuídas em nove eixos temáticos.

Momento de extrema emoção após a confirmação da eleição de Kaio Saraiva para presidente da OAB/MA

Kaio Saraiva é um ddvogado militante e profundo conhecedor dos problemas da advocacia maranhense. Desde 2016 ele participa da gestão da OAB/MA, primeiro na Diretoria da Escola Superior de Advocacia (ESA) e depois como diretor-tesoureiro.

O presidente eleito da OAB/MA, Kaio Saraiva, aclamado por centenas de apoiadores após ter a vitória confirmada

Kaio alia sensibilidade com determinação e eficiência para enxergar os problemas dos profissionais e apresentar soluções. O que faz dele um gestor comprometido com a classe.

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima