Cuidado! Alguns alimentos podem ser tóxicos à saúde do seu animal

Quem nunca presenciou uma carinha de pidão no pé da mesa durante uma refeição? E resistir a esse olhar tão indefeso é de cortar o coração, não é mesmo? É preciso ser forte à tentação de dar comida humana para o cachorro, pois essa atitude de ceder pode se transformar em um grande perigo para a saúde do animal. 

Os danos que os temperos e outros alimentos podem causar variam de acordo com a quantidade ingerida e com o porte do cachorro, podendo resultar um simples enjoo ou até mesmo em uma intoxicação alimentar grave, como explica a médica veterinária do PetMania, Rayule Cristina. “Incluir alimentos caseiros pode tornar a dieta hipercalórica, aumentando as chances de ganho excessivo de peso e, como consequência, a predisposição a doenças como obesidade e diabetes. Vômito, diarreia, sialorreia, urticária e em reações mais graves convulsões, são alguns dos sintomas.

Alimentos tóxicos para cachorros

“Não estimular positivamente o hábito ofertando a comida, colocar o animal em outro ambiente com brinquedos que estimulem sua distração. No início é difícil, mas a rotina e treino tornarão o processo mais fácil”, conclui a veterinária.

Bom, agora que você já sabe quais alimentos fazem mal à saúde do seu fiel companheiro, que tal seguir as dicas da Dra. Rayule Cristina de como é possível distrair o seu pet na hora das refeições?

“Não estimular positivamente o hábito ofertando a comida, colocar o animal em outro ambiente com brinquedos que estimulem sua distração. No início é difícil, mas a rotina e treino tornarão o processo mais fácil”, conclui a veterinária.

Projeto de Marlon Botão cria o primeiro Centro de Atenção ao Idoso da zona rural

Para Marlon Botão, a instalação do primeiro CAISI da zona rural será mais um passo na luta por justiça e inclusão social

O vereador Marlon Botão (PSB) deu entrada na Câmara Municipal em um projeto para implementar o primeiro Centro de Atenção e Saúde do Idoso (CAISI) da zona rural de São Luís.

“A nossa zona rural é composta majoritariamente pela população idosa, que até hoje não tem à disposição um Centro de Saúde especializado para essa faixa etária”, disse Marlon Botão.

“O nosso projeto vai resolver esse problema histórico, mais um dentre tantos que a zona rural infelizmente acumulou ao longo de décadas, e levar mais qualidade de vida para os idosos de toda a região, que merecem essa valorização e cuidado”.

Para Marlon Botão, a instalação do primeiro CAISI da zona rural será mais um passo na luta por justiça e inclusão social.

“É nosso dever levar saúde de qualidade para mais perto das pessoas, especialmente das que vivem em localidades mais afastadas, como é o caso da zona rural. Estou certo de que toda a zona rural ficará muito grata ao prefeito Eduardo Braide por mais essa grande realização”.

Localização estratégica

De acordo com o projeto, o CAISI da Zona Rural deve ser instalado no bairro do Maracanã.

“O Maracanã tem uma importância muito grande dentro da zona rural pela sua posição estratégica, centralizada, ligando diversos outros bairros. Por isso propus que o primeiro CAISI da Zona Rural seja instalado no Maracanã”, disse.

Anseio da comunidade

Segundo o parlamentar, a proposta é fruto de reivindicação de um grupo composto por mais de 100 idosas da zona rural.

“O nosso mandato tem uma conexão muito forte com a zona rural, até pelos resultados que já apresentamos para a região, então é comum a comunidade me procurar para pleitear projetos como esse”, disse Marlon Botão.

“Fui procurado e prontamente elaborei um projeto solicitando a criação do primeiro CAISI da Zona Rural. Aos poucos estamos mudando para melhor a realidade da nossa Zona Rural”, finalizou.

Serviços do CAISI

O CAISI realiza atendimentos ambulatoriais com equipes multiprofissionais em especialidades como geriatria, fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, nutrição, educação física entre várias outras, incluindo serviço social.

Os atendimentos podem ocorrer de forma individual ou em grupos terapêuticos, de convivência, de memória e atividades físicas como ioga, hidroginástica, alongamentos, pilates, ginástica funcional e fortalecimento muscular, etc.

Os idosos atendidos no CAISI são referenciados pela rede de atenção básica em saúde ou um ambulatório especializado. Ao dar entrada na unidade, o idoso passa por uma triagem feita pela equipe de enfermagem e serviço social para a avaliação multidimensional por meio da qual são identificadas todas as necessidades e a elaboração do plano de cuidados onde são definidos todos os atendimentos que ele receberá.

Deputado Wellington denuncia falta de viaturas em Feira Nova do Maranhão e cobra providências do governo e nomeação de aprovados

O deputado estadual Wellington do Curso denunciou, nesta quarta-feira (29), a falta de viaturas no município de Feira Nova do Maranhão e cobrou providências do governo do estado através de indicação protocolada na Assembleia Legislativa. De acordo com o parlamentar, a única viatura existente na cidade não funciona, fato que está prejudicando consideravelmente o trabalho da Polícia Militar no Município. Além disso, Wellington também cobrou a nomeação dos aprovados nos últimos concursos da Polícia Militar e Civil para aumentar o efetivo policial em Feira Nova do Maranhão.

Ao solicitar providências, Wellington destacou as diversas propagandas divulgadas pelo governador Flávio Dino em que afirma ter adquirido dezenas de viaturas para o Maranhão, mas que a realidade é bem diferente em vários batalhões e companhias da PMMA em diversos municípios maranhenses.

“Recebemos diversas denúncias de moradores do município de Feira Nova do Maranhão sobre a falta de viaturas da Polícia Militar na cidade. De acordo com as denúncias, a PM está trabalhando com um veículo emprestado da Secretaria de Saúde do município. E infelizmente isso não é um caso isolado. É a realidade da maioria esmagadora dos batalhões e companhias de polícia nos interiores do Maranhão onde a polícia militar tem que combater a criminalidade diariamente mesmo com a falta de estrutura e o baixo efetivo. Não tem quartel com condições dignas, não tem viaturas e a polícia militar e civil trabalha mesmo com um efetivo mínimo. Enquanto isso, o governo de Flávio Dino continua com propagandas enganosas afirmando que houve aquisição de dezenas de viaturas e que investe em segurança pública. Então, onde foram parar esses veículos? Por que não nomeia os aprovados no último concurso já que há necessidade? Por isso estou solicitando do governador e da secretaria de segurança que tomem providências e disponibilizem viaturas para o município de Feira nova do Maranhão, bem como a nomeação de todos os aprovados nos últimos concursos da Polícia Militar e Civil”, disse Wellington.

Repórter de Codó sofre ameaça de morte

Ítalo Sousa, do programa “Barra Pesada“, vítima de tentativa de intimidação e registrou queixa na polícia

Repórter e radialista Ítalo Sousa, ameaçado de morte em Codó

O repórter e radialista Ítalo Sousa, que comanda o programa “Barra Pesada” em suas redes sociais, com grande audiência em Codó e na região dos Cocais, vem recebendo ameaças de morte pelo seu trabalho de denúncias.

As ameaças começaram após o repórter criticar em suas matérias a atitude dos vereadores de oposição, que são contra o pagamento de abono aos professores municipais. “A atual gestão quer pagar, mas os vereadores de oposição se mobilizaram e votaram contra o pagamento do abono na Câmara, prejudicando os professores e eu não posso ficar calado diante de um absurdo destes”, afirma Italo.

Na manhã desta quarta feira ( 29/12/2021), Max Márcio, em entrevista ao vereador Leonel Filho, no programa ” Cidade Notícias”, na FC FM, insinuou agressões físicas e até a morte do repórter Ítalo Sousa.

Ouça a gravação das ameaças ao repórter na entrevista de Max ao Vereador Leonel:

O repórter registrou um boletim de ocorrência na delegacia relatando as ameaças. Veja abaixo:

Registro do Boletim de Ocorrência n

Repercussão

Em 2012, o assassinato do jornalista Décio Sá, morto a tiros em um bar na Avenida Litorânea, em São Luís (MA), teve repercussão internacional, com manifestação de pesar de entidades como a Comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Estatísticas

Apurações envolvendo política, corrupção e crime organizado em cidades pequenas e médias no Brasil estão na origem dos vários casos de assassinatos de comunicadores identificados pela Repórteres sem Fronteiras (RSF) entre 2011 e 2020.

Dados da Organização Repórteres sem Fronteiras.

O estudo da RSF mostra ainda que os jornalistas assassinados já haviam recebido ameaças antes de serem executados.

Importante tornar público estas ameaças para que tragédias como o assassinato de Décio Sá não se repitam.

A pedido de Marcial Lima, programa Asfalto Novo contempla Vila Itamar

Operários e máquinas na Vila Itamar para início imediato das obras de infraestrutura

Por meio do rádio ou da tribuna da Câmara Municipal de São Luís, foram muitas reivindicações pela infraestrutrura da Vila Itamar, bairro localizado na saída da capital maranhense.

Depois de muitos anos de espera, no fim do primeiro ano do governo Eduardo Braide, o Asfalto Novo chega a Vila Itamar, zona rural II de São Luís.

Marcial Lima agradece ao prefeito Eduardo Braide pela execução das obras, que tanto reivindicou

No lançamento da obra, além da presença do prefeito Eduardo Braide, do líder do governo, Marcial Lima, vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias também compareceram..

Serviço dará novo aspectos às vias da Vila Itamar e melhorará mobilidade no bairro

Durante o início das obras, Marcial Lima “agradeceu a prefeitura pela ação de reconstrução das ruas da comunidade e o empenho dos líderes comunitários da região.”

Plano Operacional da Equatorial Maranhão continua para as festas de Réveillon

Técnicos da Equatorial Maranhão acionados para atender ocorrência envolvendo a rede elétrica

Durante o Natal, a Equatorial Maranhão trabalhou intensamente para garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica em todo o estado, atendendo as ocorrências com agilidade. Mais de 1.000 profissionais entre engenheiros, líderes, analistas, técnicos, controladores e eletricistas estiveram de plantão e permanecerão durante o réveillon para assegurar a eficiência no atendimento. Durante esta semana que antecede as festas de virada de ano, a distribuidora permanece com ações estratégicas preventivas de inspeção prévia; lavagem dos componentes das subestações e das redes de distribuição para minimizar os efeitos da poluição; substituição de isoladores, implantação de espaçadores e podas de galhos de árvores.

Além destas ações, a empresa ainda conta com um sistema automatizado que proporciona maior celeridade no restabelecimento do fornecimento de energia. O uso de equipamentos de automação permite que a detecção, o isolamento, a restauração de falhas na rede elétrica e eventuais manobras sejam executadas a distância e em tempo real diretamente do Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Maranhão. O Plano Operacional de Fim de Ano se estenderá até o dia 03 de janeiro.

Atendimento

Equipe da Equatorial Maranhão de prontidão para atuar em caso de problemas na rede elétrica nos dias que antecedem a virada do ano

O atendimento da Equatorial Maranhão funciona 24h todos os dias pela WhatsApp no número (98) 2055-0116 com a assistente virtual Clara, além da Central 116 (ligação gratuita), APP Equatorial Energia e site www.equatorialenergia.com.br, com 100% da operação. No feriado de réveillon, os pontos presenciais de atendimento ao cliente funcionam até as 12h do dia 31/12, retomando as atividades no dia 03/01/2022.

Fique atento aos acidentes com quebra de postes
A Equatorial Maranhão alerta que alguns casos de falta de energia podem estar relacionados a acidentes em vias públicas com quebra de postes que muitas vezes comprometem o fornecimento de energia elétrica e a segurança das pessoas. Vale destacar a necessidade de redobrar a atenção na direção para não ocasionar colisões contra postes, preservando a vida e evitando acidentes. Caso as pessoas presenciem algum acidente com essas características, é importante entrar em contato imediatamente com a Equatorial, por meio da Central de Atendimento 116 e com o Corpo de Bombeiros, no 193, para que as medidas de segurança e restabelecimento do fornecimento sejam tomadas com maior agilidade.

PF prende em São Luís pedófilo com imagens pornográficas de crianças e adolescentes no celular

Dispositivos do celular do acusado, onde estavam armazenadas imagens de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Polícia Federal cumpriu um mandado de prisão preventiva na tarde da última segunda-feira (27), em São Luís. A prisão é desdobramento da operação PROTEÇÃO INTEGRAL deflagrada no início deste mês, que visava reprimir crimes como produção, posse e compartilhamento de material contendo abuso sexual infantil, assim como estupro de vulnerável.

Diante da gravidade dos fatos identificada com o cumprimento das buscas na residência do principal investigado, após nova representação da Polícia Federal, foi expedido mandado de prisão preventiva pela Justiça Estadual em desfavor dele, o qual irá responder pela posse de arquivos com exploração sexual infantil armazenados em seu celular, além da gravação dos abusos por ele supostamente praticados.

Dessa forma, o preso é suspeito da prática dos crimes previstos nos artigos 240 e 241-B da Lei nº 8.069/90, assim como estupro de vulnerável (artigo 217-A do Código Penal), podendo a pena chegar a 27 anos de prisão.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima