Barra do Corda: professores protestam contra falta de transparência no rateio de verbas do Fundeb e prometem acionar prefeito Rigo Teles no STF

Concentrados em frente à sede do Ministério Público, professores de Barra do Corda cobram trabalho, respeito e cidadania

Professores da rede municipal de ensino de Barra do Corda saíram às ruas nesta terça-feira (4) para cobrar do prefeito Rigo Teles transparência no rateio dos recursos do Fundo de Desenvolvimento e Valorização do Ensino Básico (Fundeb). Concentrados em frente à sede local do Ministério Público do Maranhão, dezenas de educadores também reivindicaram o rateio entre a categoria dos precatórios do Fundeb.

Empunhando faixas e cartazes, os professores exigiram do prefeito trabalho, respeito e cidadania. Foi a segunda manifestação da classe para cobrar direitos relacionados ao Fundeb.

Os professores pediram o apoio da população de Barra do Corda à sua causa e prometeram ir à Justiça, inclusive às instâncias superiores, em Brasília, a exemplo do Supremo Tribunal Federal (STF), para que suas reivindicações sejam atendidas.

Assista:

“Flávio Dino faz uso político nas promoções da Polícia Militar e Bombeiros”, denuncia deputado Wellington

O deputado estadual Wellington do Curso se pronunciou, por meio das redes sociais, nesta segunda-feira (03), sobre o uso político por parte do governador Flávio Dino nas promoções das praças e oficiais que integram a corporação da Polícia Militar do Maranhão e Corpo de Bombeiros. De acordo com o parlamentar, diversos sargentos, que contam mais de 28 anos de serviços, foram preteridos na última promoção de militares.

Em nota, o deputado Wellington informou que oficiou o Governo do Estado para que explique as razões pelas quais militares foram prejudicados na última promoção, ocorrida no final de 2021.

“Recebi o pedido de ajuda de diversos sargentos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros decepcionados com a última relação de praças e oficiais promovidos. Alguns contam com 28 anos de serviço e não conseguiram a tão sonhada promoção. Infelizmente, Flávio Dino faz uso político nas promoções da Polícia Militar e Bombeiros. Isso tanto com praças como com oficiais. Já oficiei o Governo do Estado e acionei minha assessoria jurídica para dar todo o apoio necessário a esses agentes de segurança pública que estão sendo prejudicados pela politicagem de Flávio Dino. Sou Wellington do Curso, o deputado estadual que defende a promoção justa de policiais e bombeiros no Maranhão”, afirmou o parlamentar.

Caxias e Aldeias Altas reconhecem trabalho e, com o apoio de Fábio Gentil, garantem reeleição da deputada Daniella

Ao lado do prefeito Fábio Gentil, a deputada Daniella percorre ruas de Caxias para conhecer de perto as demandas do povo

A deputada estadual Daniella conta com forte apoio político e popular para conquistar sua reeleição em outubro deste ano. Em Caxias e na vizinha Aldeias Altas, o povo deixa claro que saberá reconhecer nas urnas o trabalho da parlamentar em favor dos dois municípios, garantindo, assim, a sua recondução ao parlamento estadual na próxima legislatura.

Além de aclamada pela população, em razão de diversas obras e serviços prestados às duas cidades, Daniella tem como aliados figuras políticas de peso na Região dos Cocais. Em Caxias, os principais apoiadores da deputada são o prefeito Fábio Gentil e a secretária municipal de Governo e pré-candidata a deputada federal, Amanda Gentil. Também marcharão juntos no mesmo projeto mais de 10 vereadores e dezenas de suplentes de vereadores caxienses.

Acompanhada por Fábio Gentil, Daniella dialoga com lideranças populares de Caxias

Já condecorada com o Título de Cidadã de Caxias, Daniella segue firme e ciente da votação expressiva que obterá no reduto que abraçou e que nas urnas expressará toda a sua gratidão por feitos de alta relevância, especialmente na área de infraestrutura, como a destinação de R$ 6 milhões para obras de asfaltamento e revestimento com piso sextavado.

Aldeias Altas

Daniella também terá desempenho consagrador em Aldeias Altas, onde líderes políticos como o ex-prefeito Dr. Tinoco e o ex-vice-prefeito e ex-presidente da Câmara Municipal Itamar, além de vários suplentes de vereador, reforçarão o seu palanque. Respaldada por um grupo tão representativo, a deputada fortalece dia após dia o seu cacife eleitoral na Região dos Cocais.

Daniella, Fábio e Amanda Gentil de mãos dadas em sinal de união e fortalecimento político

Disposta a colaborar com o desenvolvimento de Caxias e Aldeias Altas, além de outras cidades maranhenses onde também já deixou a marca do seu trabalho parlamentar, Daniella atrai para si apoios significativos e, com carisma, humildade e compromisso, desperta simpatia popular e credibilidade crescentes, virtudes que certamente farão a diferença no dia da eleição.

Equatorial esclarece falta de energia em São Luís

A Equatorial Maranhão esclarece que uma falha num equipamento na subestação São Luis I, de responsabilidade da Eletronorte e na subestação de Vila Palmeira, de responsabilidade da Equatorial, foram as causas das interrupções no fornecimento de energia elétrica em alguns bairros em São Luis, registradas na noite de 31 de dezembro e no início da manhã do último dia 1°.

Investigações preliminares apontam para questões ligadas às fortes descargas atmosféricas e às fortes chuvas que ocorreram na noite do dia (31).

A Equatorial e a Eletronorte imediatamente tomaram as medidas para solucionar o problema e energizar os clientes no menor tempo possível. A energia já foi restabelecida para todos os bairros que foram afetadas por esta ocorrência nesta manhã.

Marcial Lima alerta para enchentes causadas por fortes chuvas no Maranhão e pede auxílio para Grajaú

Nível elevado do Rio Grajaú em decorrência das fortes chuvas ameaça interditar ponte na BR-226

Chove em quase todo o Estado do Maranhão, cabeceiras de rios importantes recebem um grande volume de água. Fotografias encaminhadas por moradores, mostram a enchente do Rio Grajaú, famílias ribeirinhas, estão sendo atingidas, muitas tiveram que deixar os imóveis nas últimas horas.

As duas pontes da cidade, estão ameaças pela força do Grajaú. A principal ligação de pedestres do centro da cidade ao bairro Trizidela, está interrompida. A ponte de madeira está submersa, a água já atinge praticamente toda a estrutura da ponte.

Na BR-226, a ponte de cimento que permite o tráfego de veículos de um lado para o outro da cidade pode ser interditada.

A água está perto de atingir a parte superior da ponte. Essa é uma via importante, que liga toda a região pela BR-226..

A previsão é continuar chovendo na cabeceira do rio. O alerta é geral, se permanecer a situação, é importante uma atenção redobrada da Defesa Civil estadual, reforço para a região. Neste momento, é muito importante.

O coronel Célio Roberto Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, em entrevista ao radialista, Marcial Lima, garante reforço da corporação. Ouça:

Servidores do Detran suspendem greve após polêmica em evento com Flávio Dino

Grupo de servidores do Detran abordou Flávio Dino durante inauguração de obra na Praia do Bonfim


A Comissão Mista de Negociação do movimento paredista dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão – Detran/MA realizou ontem, 03/01, assembleia geral extraordinária, com o objetivo de deliberar sobre a suspensão ou não da greve.

Após reunião com o governador do Maranhão, Flávio Dino, ocorrida no dia 30/12/2021, em plena Praça da Praia do Bonfim, e com seus assessores, restou firmado o entendimento de que as negociações seriam retomadas após a suspensão do movimento.

Os servidores do Detran reivindicam, além de melhores condições de trabalho, a equiparação da Gratificação por Atividade de Trânsito (GAT) e o reajuste do auxílio-alimentação, pois a inflação aniquilou o poder de compra desses servidores, sobretudo daqueles que possuem salário-base de R$ 1.100,00 (mil e cem reais). Segundo maior órgão arrecadador do Estado, o Detran possui a pior política salarial do Brasil.

A assembleia teve início às 19h40 e término às 22h38, decidindo os servidores pela suspensão da greve (80,8% a favor e 19,2% contra), com vistas à retomada das negociações, mas, dessa vez, com a presença do Secretário-Chefe da Casa Civil, pois os representantes do Governo que participaram das tratativas anteriores sempre alegavam que não possuíam poder de decisão.

Estado de greve

Com isso, os servidores do Detran de todo o Maranhão retornaram aos seus postos de trabalho ontem (03/01), mas mantendo o estado de greve, ou seja, não fluindo as negociações, a categoria retomará, imediatamente, o movimento paredista.

Espera-se que as reivindicações da categoria sejam atendidas, uma vez que, a priori, trata-se de apenas dois itens plenamente exequíveis.

Ponte sobre o Rio Grajaú, na BR-226, sob ameaça de interdição; outros 3 trechos de rodovias federais no Maranhão estão bloqueados ou em risco

Nível da agua do Rio Grajaú está a apenas 50 centímetros da ponte, ameaçando interditar o acesso

É preocupante o volume de águas pluviais que os rios maranhenses estão recebendo desde dezembro. Todos eles começam a dar claros sinais de que não suportarão o rigoroso inverno sem deixar estragos, transtornos e prejuízos em todo o estado. O Rio Grajaú e o Mearim estão atingindo o limite máximo podendo deixar muitos moradores ribeirinhos desabrigados.

A constante subida do nível do rio Grajaú, no município de Grajaú, fez com que o Departamento Nacional de infraestrutura de Transportes (DNIT) solicitasse à Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã desta terça-feira (4) a disponibilização de policiais para a qualquer momento interditar a ponte sobre o rio que corta aquele município. O pedido não é sem razão, vez que o as águas começaram a encostar na ponte podendo provocar graves problemas na estrutura daquela obra de arte.

A ponte sobre o Rio Grajaú está situada no município de mesmo nome, BR-226, entre Barra do Corda e Lajeado Novo.

Em tempo: outros três trechos de rodovias federais no Maranhão estão bloqueados ou com ameaça de interação. São eles:

  • BR-010 em Governador Edison Lobão, onde o pavimento cedeu, no km 228, em Governador Edison Lobão, localizado entre Porto Franco e Imperatriz, na Região Tocantina maranhense. Com o aumento do desgaste do pavimento, em razão das fortes chuvas, e o aumento do volume das águas que passam sobre o asfalto, uma equipe PRF de Imperatriz resolveu interditar totalmente a passagem de veículos no local. A via ficará bloqueada até a recomposição do pavimento, que poderá acontecer a qualquer momento, vez que o DNIT está providenciando o reparo da erosão e já encaminhou material de aterro, máquinas, trabalhadores e o mais necessário para restabelecimento do local;
  • BR-230, conhecida como Transamazônica, que passa por Balsas, Riachão e Carolina. À altura do município de Pastos Bons, a pista sofreu erosão por causa das chuvas e desabou. O fluxo agora se dá pela BR-135, entre Colinas e Mirador, até chegar novamente à BR-230;
  • BR-316, entre Peritoró e Alto Alegre do Maranhão, onde a água pode passar sobre a pista, o que tornará inevitável a interdição. Por enquanto, as chuvas diminuíram, mas a situação é de alerta.

Portal de telemedicina do Sistema Hapvida ultrapassa a marca de um milhão de atendimentos realizados

Desde abril de 2020, a operadora de saúde conta com a plataforma de teleconsultas, que tem um programa de telemedicina hospitalar

Pai recorre ao atendimento por telemedicina do Hapvida em busca de diagnóstico para o filho

O Sistema Hapvida ultrapassou a marca de mais de um milhão de atendimentos de telemedicina realizados no Brasil. Desde abril de 2020, a operadora de saúde conta com a plataforma de teleconsultas, que tem um programa de telemedicina hospitalar, voltado para as urgências em Cardiologia, Neurologia, Psiquiatria e paciente críticos; e os programas de teleconsultas eletivas, a Clínica Digital, e de urgência, o Pronto Atendimento Digital. 

“A Teleconsulta é uma plataforma de uso intuitivo, que pode ajudar os beneficiários a acessar a saúde de maneira rápida, fácil, desburocratizada e com segurança. Isso pode reduzir custos pela chance de se evitar idas desnecessárias a pronto atendimentos físicos, além de proporcionar uma experiência mais fluida e agradável para os pacientes. Não podemos esquecer que já somos uma sociedade digital, e que a saúde não irá ficar fora disso”, pontua José Luciano Monteiro Cunha, Diretor Médico Corporativo de Saúde Digital Hapvida.

A resolutividade do atendimento on-line é um dos pontos destacados pelo executivo. Para ter acesso à teleconsulta, o paciente pode acessar o aplicativo do Hapvida ou o site www.hapvida.com.br/teleconsulta. “Unimos toda a experiência da teleconsulta em um só portal, com a fluidez da nossa interface intuitiva e a comodidade do recebimento de documentos eletrônicos dentro do portal, à disposição para download e via SMS. No portal, também é possível fazer o agendamento de teleconsultas eletivas e realizar o acesso ao Pronto Atendimento Digital”, acrescenta Dr. Luciano.

Aumento progressivo

A procura pelas soluções de saúde digital tem aumentado progressivamente. Na segunda onda da covid-19, 85 mil teleconsultas foram realizadas por mês. A maior faixa etária de pacientes que usam o portal de telemedicina do Hapvida está na faixa de 35 a 50 anos, o que representa 30% dos usuários. Para Adria Cândido, Diretora Corporativa de Digital Health e Clínicas médicas Brasil do Sistema Hapvida, “A tecnologia é a propulsora de diversas transformações. O cuidado centrado no paciente é uma característica dessa tecnologia e isso pode aumentar o acesso aos serviços de saúde e reduzir usos desnecessários. As pessoas têm direito ao cuidado quando e onde quiserem, e essa praticidade faz parte de uma saúde inteligente. Nossa missão é facilitar a vida dos nossos clientes, por isso, investimos tanto em tecnologia e inovação”, destaca Adria. 

Para atuar com saúde digital, os profissionais do Hapvida passam por um processo de capacitação, que demanda aprovação mínima de 80% na avaliação. A plataforma leva em consideração o cumprimento de protocolos internacionais de segurança de dados da saúde e a LGPD (Lei de Proteção de Dados).

VLI recebe alunos do Sesi em mais uma edição do Programa Braços Abertos

Alunos do Sesi durante a visita técnica às instalações da VLI

A VLI – companhia de soluções logística que integra ferrovias, portos e terminais – realizou, mês passado, mais uma edição do Programa Braços Abertos, em Imperatriz. Alunos de equipes de robótica do Sesi foram recebidos para uma visita técnica à Ferrovia Norte Sul, que é parte de um complemento dos estudos do Projeto de Inovação do Torneio Sesi de Robótica. Nesta temporada de 2021/2022, a iniciativa está focada no desenvolvimento de projetos ligados ao transporte de carga e logística, desafiando os jovens a repensar um caminho a seguir e reinventar o futuro do transporte.

Os alunos de cada equipe e os professores técnicos de Robótica, Jhessica Costa, Marcone da Silva e Amanda Barros, foram recebidos pelos colaboradores da VLI, que apresentaram toda a estrutura da companhia. Na ocasião foram discutidos os valores da VLI e a participação dela na economia do Brasil. Os estudantes também conheceram os processos de manutenção de locomotivas e dos vagões, além da operação que conduz o trem ao destino.

O supervisor de Vagões e Componentes da VLI, Bruno Rafael, ressalta que essa experiência contribui para formação destes futuros profissionais. “Os estudantes são o futuro do nosso país e abrir as portas para contribuir com a formação deles é gratificante, além de ir ao encontro de nossos valores. Isso porque a companhia proporciona aprendizados, desperta vocações e gera conexões com a comunidade”.

A técnica em Robótica, Jhessica Costa, conta que os alunos ficaram maravilhados por conhecer toda estrutura da companhia e destaca a relevância para o desenvolvimento do torneio de robótica. “A visita foi essencial para abrir um leque de ideias e para as produções de projetos de inovação do torneiro. Foi uma experiência ímpar e enriquecedora para eles, que tiveram a oportunidade de conhecer a Ferrovia Norte-Sul da VLI e ter toda a noção da logística de transporte da empresa. Isso somará muito para o nosso conhecimento como um todo. Queremos voltar para mostrar todo resultado dos projetos de inovação feitos para melhorar o transporte de carga ferroviária, a partir da noção que tiveram por meio da visita”, finaliza.

Braços Abertos

A visita dos alunos do Sesi à VLI fez parte da retomada do Programa Braços Abertos da companhia, que promove visitas às instalações da VLI. O objetivo é aproximar as comunidades das operações regionais desenvolvidas pela empresa. Instituições interessadas em participar da iniciativa podem enviar uma solicitação pelo site da VLI.

A analista de Relacionamento Institucional da VLI, Francília Cutrim, destaca a relevância do programa para a empresa. “A retomada do Braços Abertos é um momento importante para a VLI, passados quase dois anos da última edição presencial. Foi um momento emocionante, que ocorreu depois que a VLI avaliou que a atividade poderia voltar a ocorrer com segurança para todos. O mesmo protocolo usado no dia a dia com os nossos empregados foi replicado aos visitantes, em uma demonstração do cuidado genuíno que temos com as pessoas”, explica.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita em 2020 e 2021 a empresa mais inovadora do país na categoria “Logística e Transportes” pelo Prêmio Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima