Assembleia Legislativa empossa Carlos Brandão no cargo de governador do Maranhão

Cerimônia de posse de Carlos Brandão como novo governador do Maranhão, realizada sob o comando do presidente da Assembleia, Othelino Neto

A Assembleia Legislativa do Maranhão empossou Carlos Orleans Brandão Júnior no cargo de governador do Estado. A sessão solene de posse foi realizada na tarde deste sábado (2), no Plenário Nagib Haickel, sob o comando do presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB).

A solenidade foi iniciada com a leitura da Carta Renúncia do governador Flávio Dino, lida pela 1ª secretária da Mesa Diretora, deputada Andreia Rezende (PSB), seguida do juramento à Constituição pelo empossado. O termo de posse foi assinado pelo presidente Othelino Neto, pelas deputadas Andreia Rezende (1ª secretária da Mesa) e Cleide Coutinho (PDT), 2ª secretária, e, também, pelo novo governador. Após a lavratura do ato, o chefe do Parlamento Estadual declarou empossado Carlos Brandão no cargo de governador do Maranhão. 

Carlos Brandão comemora após assinatura do termo de posse, ao lado do presidente da Assembleia, Othelino Neto

Também compuseram a Mesa o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Lourival Serejo; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Washington Oliveira; os deputados federais Márcio Jerry, representando a bancada federal maranhense; o corregedor Paulo Velten, presidente eleito do TJMA ; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão, Kaio Saraiva. Participaram ainda da solenidade o ex-governador José Reinaldo Tavares,  os deputados federais Rubens Pereira Júnior, Bira do Pindaré, Zé Carlos e André Fufuca, além de deputados estaduais e de um grande número de prefeitos, vereadores e líderes políticos de todas as regiões do Estado.

Exemplo para o Brasil

Na sessão solene, Othelino Neto destacou que a relação de harmonia e independência entre os Poderes é um exemplo para o Brasil. Ele frisou que o Maranhão dá uma demonstração para o país de reverência ao Estado Democrático de Direito, quando os poderes dialogam e estabelecem essa relação harmoniosa, conforme determina a Constituição Federal replicada pela Carta Magna estadual.

Carlos Brandão comemora após assinatura do termo de posse, ao lado do presidente da Assembleia, Othelino Neto

“Nunca é demais reiterar que a Assembleia está de portas abertas para discutirmos os temas em comum aos poderes e de interesse da sociedade maranhense, assim como para receber e apreciar projetos de lei que visem à melhoria do funcionamento tanto do Judiciário quanto do Executivo”, afirmou Othelino.

Exemplo para o Brasil

Na sessão solene, Othelino Neto destacou que a relação de harmonia e independência entre os Poderes é um exemplo para o Brasil. Ele frisou que o Maranhão dá uma demonstração para o país de reverência ao Estado Democrático de Direito, quando os poderes dialogam e estabelecem essa relação harmoniosa, conforme determina a Constituição Federal replicada pela Carta Magna estadual.

Em cerimônia militar, no pátio externo do Palácio Manuel Beckman, Carlos Brandão e Othelino passam em revista à tropa

“Nunca é demais reiterar que a Assembleia está de portas abertas para discutirmos os temas em comum aos poderes e de interesse da sociedade maranhense, assim como para receber e apreciar projetos de lei que visem à melhoria do funcionamento tanto do Judiciário quanto do Executivo”, afirmou Othelino.

Missão

Ao ocupar a tribuna, Carlos Brandão proferiu um discurso de improviso. “Assumo a responsabilidade de estar à frente dos destinos do Maranhão. Sei que será uma tarefa difícil, ainda mais sucedendo a um governo tão exitoso como o comandado por Flávio Dino. No entanto, tenho certeza de que será uma missão realizadora. Afinal, me preparei para este momento”, disse.

Brandão fez um balanço das realizações do governador Flávio Dino e prometeu que fará um governo justo, solidário, de oportunidades para todos e com a perspectiva de continuidade do trabalho de seu antecessor.

Othelino com sua esposa, Ana Paula Lobato, o governador Carlos Brandão e sua esposa. Larissa Brandão

“Seguiremos o caminho que começou a ser traçado por Flávio Dino. Trabalharemos garantindo e ampliando as conquistas. Serei um gestor próximo de nossa gente e com um olhar voltado para o desenvolvimento e a geração de emprego e renda em nosso estado, buscando mais oportunidades para todos”, afirmou.

O governador frisou que acredita muito no Maranhão. “Sei que podemos crescer para além do que imaginamos. Estamos montando uma equipe comprometida com resultados e visando ao bem comum. Agradeço ao amigo Flávio Dino pelo trabalho incrível que iniciou e, principalmente, pela forma de governar que implantou”, ressaltou Brandão.

A solenidade foi encerrada após a cerimônia militar na área externa do Palácio Manuel Beckman.

Novo clipe do maranhense Andson Mendonça tem mais de 2 milhões de visualizações no YouTube

Cantor segue firme em seu projeto musical e se prepara para a temporada junina em São Luís

Andson Mendonça lançará clipe será oficialmente neste mês de abril, durante festa a ser realizada na Delicata Eventos, na Avenida dos Holandeses,

São Luís – O clipe da música “Pix do Tamanho da Tua Saudade”, do maranhense Andson Mendonça, ex-Furacão do Forró, já contabiliza mais de 2 milhões e 329 mil visualizações no YouTube. Ele está em uma ótima fase da carreira e segue firme e forte levantando a bandeira do forró, um dos mais contagiantes gêneros musicais do Brasil e uma das marcas registradas da região Nordeste.

Apresentando-se constantemente nos palcos de São Luís e de outras cidades brasileiras, o artista cativa com suas apresentações consistentes, fruto de sua voz firme e jeito descontraído de interagir com o público.

Neste mês de abril, o clipe será lançado, oficialmente, durante festa a ser realizada na Delicata Eventos, na Avenida dos Holandeses, oportunidade em que ele executará, também, outras músicas de seu vasto repertório autoral, incluindo “Novinha do Tik Tok” e “Nível Hard”.

Andson também se prepara para soltar a voz na temporada junina, período em que o forró se sobressai entre os demais ritmos.

Trajetória de conquistas

Determinado, o maranhense tem uma trajetória marcada por muitas conquistas. Ele começou a cantar aos 19 anos, destacando-se na banda Prakatum. Foi o ponto de partida para as incursões por outros projetos, como pelos grupos Fogo da Paixão, Paixão de Menina, Pegada de Solteiro, Forró da Patricinha e Forrozão Free Lance, bandas por meio das quais conquistou ainda mais visibilidade no mercado musical.

“Depois dessas experiências, criamos a banda Filhinho de Papai, um divisor de águas na minha carreira. Foi quando gravei meu primeiro CD, em Fortaleza (CE), álbum que virou febre em São Luís”, recorda o “Playboyzão”, como ficou conhecido, chegando a gravar música com Wesley Safadão (“Sintomas de Amor”).

Momentos marcantes

Andson Mendonça coleciona canções autorais e momentos marcantes em São Luís e alhures. Na capital, um exemplo foi a gravação de um DVD na casa de eventos Patrimônio Show, que rendeu bilheteria esgotada.

O portfólio do artista é recheado de experiências que foram fundamentais para que ele alcançasse a maturidade artística que lhe garante tráfego livre para novas conquistas.

“Cantar é a minha paixão e o faço com prazer e satisfação, sempre pensando no público que acompanha o meu trabalho e segue comigo nesta caminhada”, finaliza.

Deputado Wellington lamenta legado de destruição deixado por Flávio Dino nos últimos 7 anos e 3 meses

Wellington ressaltou que, diferente das promessas de campanha, em diversos aspectos, o Maranhão piorou ou nada mudou, deixando um legado de miséria e decepção na população

O deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna, na manhã dessa quinta-feira (31), para destacar o legado deixado por Flávio Dino durante os últimos 7 anos e 3 meses em que esteve governando o Estado do Maranhão. O pronunciamento do parlamentar, no último dia de gestão de Flávio Dino, que deixará o governo para disputar uma vaga no Senado, foi marcado por uma retrospectiva sobre os baixos índices sociais do Maranhão e promessas não cumpridas pelo governador ao logo de seu mandato.

Ao mencionar o fim do governo Dino, Wellington ressaltou que, diferente das promessas de campanha, em diversos aspectos, o Maranhão piorou ou nada mudou, deixando um legado de miséria e decepção na população maranhense.

“7 anos e 3 meses se passaram e, hoje, finalmente, se encerra o pior governo da história do Maranhão! E, diferente das propagandas enganosas, Flávio Dino não mudou a realidade do nosso Estado, pelo contrário, está deixando um legado de miséria, de perseguição e mentiras. Flávio Dino, deixa o governo sem cumprir uma de suas principais promessas de campanha: 1,4 milhão de maranhenses ainda estão na extrema pobreza. Além disso, durante o seu governo, não houve valorização do servidor público, os órgãos públicos foram aparelhados, ocupados por apadrinhados políticos e contratos ilegais, onde concursos públicos se tornaram escassos. A população está tendo que conviver com a insegurança, não tem viaturas e nós temos o menor efetivo de policiais militares e civis do Brasil. Houveram sucessivos aumentos de impostos e nada melhorou na qualidade de vida da população, pelo contrário: as estradas maranhenses estão esburacadas e intrafegáveis, as casas dos maranhenses não tem água nas torneiras, as praias estão poluídas e não há saneamento básico em grande parte do Estado. Houve também inúmeras motos e carros de trabalhadores que foram apreendidos por falta de pagamento de imposto, fato ilegal. Também houve muita perseguição política contra quem ousasse discordar do governador e o mais triste: temos as oito cidades mais pobres do país e a menor renda per capta onde 20% da população sobrevive com menos de R$ 145,00. Enquanto isso, nunca na história um governo gastou tanto com propagandas para vender um Maranhão que não existe! Então, hoje, finalmente o Maranhão se liberta do pior governo da sua história que tanto prometeu, mas decepcionou todo o povo do Maranhão”, disse Wellington.

Deputado Zé Inácio participa da inauguração da Ponte Central-Bequimão

Zé Inácio no palanque entre as autoridades que trabalharam pela concretização da obra

O deputado estadual Zé Inácio participou, nessa sexta-feira (31), de um momento histórico para o Maranhão e em especial para a região da baixada maranhense, a inauguração da Ponte Bequimão-Central.  Está que sempre foi uma luta do mandato do parlamentar.

“Esse é um momento de extrema alegria.  Hoje estamos realizando um sonho, de mais de 50 anos, da população dessa região. E como filho da cidade de Bequimão e deputado estadual me sinto ainda mais honrado em fazer parte desse momento, da concretização desse sonho que também sempre foi nosso e pelo qual lutamos na tribuna da Assembleia. Parabéns aos governador Flávio Dino que tornou esse sonho de todos nós realidade.”, disse Zé Inácio. 

Inauguração da Ponte Central-Bequimão mobilizou dezenas de lideranças políticas e a população local

Esta é a primeira etapa das obras de construção do Complexo Rodoviário da MA-211, que interligará 10 cidades na região – Apicum-açu, Bacuri, Bequimão, Central do Maranhão, Cedral, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão, gerando mais acesso a serviços públicos, incentivo à produção e ao turismo.

Deputado Zé Inácio exibe bandeira do Maranhão ao lado do governador Flávio Dino

O novo acesso, que temi 589 metros de comprimento, foi construída com investimentos de aproximadamente R$ 180 milhões.

Deputada Daniella se filia ao PSB e Amanda Gentil ingressa no Progressistas para disputar eleição

Fábio Gentil, Daniella e Amanda em palanque em gesto que reafirmou apoio às duas pré-candidatas

A deputada estadual Daniela filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e a secretária municipal de Governo de Caxias, Amanda Gentil, ingressou no Progressistas para concorrerem às eleições deste ano. “A deputada Daniella e Amanda Gentil estão juntas pelo Maranhão e mais próximas do povo caxiense”. Foi com esse propósito que as duas se uniram para o desenvolvimento da Princesa do Sertão, uma parceria que só tem crescido, com a união das duas pré-candidatas.

Daniela intensifica sua pré-campanha à reeleição para uma das 42 vagas na Assembleia Legislativa do Maranhão, e assim conquistar o eleitorado de Caxias, reduto político do prefeito Fábio Gentil, seu companheiro de vida e principal apoiador político.

Agora, Daniela, Fábio e a filha dele, Amanda Gentil, focam no projeto político nesta eleição, com Daniella pré-candidata a deputada estadual e Amanda pré-candidata a deputada federal.

Benção

Amanda Gentil exibe ficha de filiação ao Progressistas devidamente assinada

Em postagem nas redes sociais, Amanda Gentil descreveu, em resumo, sua trajetória, manifestou entusiasmo ao ingressar na vida pública e agradeceu gratidão ao saudoso deputado Zé Gentil, seu avô, e ao pai, Fábio Gentil, por serem suas inspirações. Confira abaixo:

Começando mais uma etapa da minha vida. Aos 23 anos, assinando a ficha do partido que dá início a minha vida política como pré-candidata a Deputada Federal. Agora é oficial!! Assino essa folha cheia de emoção, com as mãos tremendo e o coração acelerado. Com o sorriso, de um sonho se tornando realidade, estampado no rosto, e esse sonho fica melhor ainda por estar tendo a chance de fazer história no meu município e no Maranhão.

Agradeço ao meu Deus, a qual peço iluminação e sabedoria todos os dias; a todos que estão fazendo parte da minha história e que caminham junto comigo; ao meu saudoso avô, Zé Gentil; meu saudoso tio, Talmir Rosa; minha querida avó, Rosário Rosa; meus irmãos, toda a minha família, e principalmente ao meu pai, Fábio Gentil, que tem tornado essa luta um pouco menos difícil. Ele que é um bom pai, um bom amigo, um bom gestor, que sempre foi minha inspiração.

Meu pai é DEZ! Foi ele quem sempre me instruiu a procurar o caminho melhor, para que eu conseguisse dar mais um passo à frente.

Balanço de março da PRF aponta prejuízo de R$ 11 milhões ao tráfico de drogas no Maranhão

Levantamento também indica aumento de 247% no número de pessoas fiscalizadas nas rodovias federais que cortam o estado em relação a março de 2021

Dezenas de tabletes de cocaína apreendidos pela PRF em abordagem no mês de março na malha rodoviária federal do Maranhão

O balanço de março da Polícia Rodoviária Federal (PRF) revelou que somente em março de 2022 foram apreendidos 53,29kg de maconha em atividades policiais e 95,6 kg de cocaína, gerando um prejuízo de R$11 milhões ao tráfico de drogas no Maranhão. Também foram apreendidas 194 unidades de anfetaminas.

Foram fiscalizadas 14.431 pessoas que transitavam pelas rodovias federais no Maranhão, um aumento de 247%, em relação aos números de março de 2021, e 11.176 veículos.

Apesar do reforço da presença policial em trechos de acidentalidade no intuito de prevenir acidentes e infrações de trânsito, foram registrados 78 acidentes e 16 óbitos.

Quanto às infrações de trânsito, foram flagrados 33 motoristas dirigindo embriagados. Outros 129 se recusaram a realizar o teste de etilômetro. Entre as motocicletas, foram 862 casos em que condutores ou passageiros não utilizavam capacete, equipamento de uso obrigatório para a segurança dos ocupantes, caracterizando 37% autuações a mais que março de 2021.

Infrações de trânsito

Também foram flagrados 75 casos de condutores sem cinto de segurança, e um aumento de 43% no número de passageiros sem cinto. Além de um número preocupante de 106 casos de crianças sem dispositivo de retenção (DRC), e 83% a mais de ultrapassagens proibidas, sendo estas uma das maiores causas de acidentes.

Muitos acidentes são causados por um comportamento inadequado dos usuários das rodovias e podem ser prevenidos com uma simples mudança de comportamento, pensando nisso, a PRF buscou realizar diversas ações educativas, tendo como destaque o cinema rodoviário.

Foram 4.039 pessoas atingidas pelas ações de educação para o trânsito promovidas em todo o estado, com o objetivo de levar conhecimento e conscientizar acerca da necessidade de uma mudança de atitude no trânsito.

Com forte atuação também no combate a crimes ambientais e tributários, a PRF apreendeu cerca de 543,14 m³ de madeira no mês de março, 250 maços de cigarros contrabandeados e recuperou 76 veículos da criminalidade.

Combate ao crime

Apreensões Contrabando/Descaminho – Cigarros (250 maços)

Apreensões Contrabando/Descaminho – Eletrônicos (783)

Apreensões madeira ilegal – 543,14 m³

Drogas – Cocaína 95,6kg

Drogas – Maconha 53,2kg

Drogas – Anfetaminas -194

Veículos recuperados – 76 

Acidentes

Pessoas Feridas – 79 

Pessoas Mortas – 16 

Total Acidentes – 78 

Principais Infrações

Alcoolemia (por constatação) – 33 

Alcoolemia (por recusa) – 129 

Condutor ou passageiro sem capacete – 862

Condutor ou passageiro sem cinto de segurança – 324

Criança sem dispositivo de retenção (DRC) -106 

Ultrapassagem proibida – 422

Fiscalizações 

Pessoas fiscalizadas com abordagem – 14.431 

Veículos Fiscalizados com abordagem – 11.176 

Educação para o trânsito

4.039 pessoas atendidas

Acusado de matar companheira a facadas em Trizidela do Vale é condenado a 21 anos e 10 meses de prisão

O Poder Judiciário da Comarca de Pedreiras, por intermédio da 3ª Vara, realizou essa quarta-feira, dia 30 de março, uma sessão do Tribunal do Júri, na qual foi julgado o homem Carlos Germano Oliveira de Sousa. Ele estava sendo submetido a júri popular sob acusação de ter matado a facadas Elizalva da Conceição Silva, sua companheira. Ao final, ele foi considerado culpado pelo conselho de sentença e recebeu a pena definitiva de 21 anos e 10 meses de reclusão, a ser cumprida, inicialmente, em regime fechado. A sessão ocorreu no salão do júri do Fórum de Pedreiras e foi presidida pela juíza Claudilene Morais de Oliveira.

Relata o processo que, em 28 de junho de 2020, por volta das 19h, no Loteamento Tavinho, em Trizidela do Vale, o denunciado teria cometido o crime mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima, em razão do sexo feminino, em clara situação característica de violência doméstica e familiar, bem como em menosprezo à condição de mulher. Consta dos autos que a vítima mantinha um relacionamento amoroso com o denunciado há um ano e que, na data citada acima, ela sairia com amigas para beber, o que teria deixado o homem insatisfeito. Nesse instante, ele teria ido até a cozinha buscar uma faca.

O homem teria atingido a vítima de surpresa, quando ela saía do banheiro, ainda enrolada em uma toalha. O crime foi cometido na frente da filha de Elizalva. Destaca a denúncia que a mulher foi atingida com 16 golpes. Mesmo com a presença de pessoas na porta da casa, o denunciado não encerrou a empreitada criminosa, finalizando com as investidas apenas com a certeza de que a mulher estava morta. O fato foi comunicado à polícia, que localizou o acusado, ainda com a faca usada no assassinato. Em depoimento, o denunciado disse que matou a vítima porque estava sendo traído, tentando justificar sua atitude.

SENTENÇA

“Analisando as circunstâncias judiciais contidas no artigo 59 do Código Penal, denoto que o réu agiu com culpabilidade reprovável, vez que restou comprovado que agiu com premeditação e frieza, indo até a cozinha da residência do casal se armar com uma faca enquanto a vítima estava no banho, demonstrando que planejou, friamente, a execução do fato, aguardando a saída da vítima do banheiro para desferir os golpes de faca nesta, diversas na região do tórax e rosto, sendo que ainda estava enrolada em uma toalha na sala da sua residência, fato que denota maior frieza e a ousadia do agente na execução do delito”, sustentou a juíza na sentença.

Por fim, a Justiça ressaltou que as consequências do crime foram graves, uma vez que ocorreu morte prematura da vítima, a qual deixou enlutados filhas menores, que dela dependiam, economicamente e emocionalmente, para um desenvolvimento salutar. “Isso tudo somado ao fato de que o crime ocorreu na frente da filha menor da vítima, a qual presenciou o acusado desferindo as facadas, fato que provoca, sem dúvidas, traumas de variada ordem na menor, pelos próximos anos de sua vida. O comportamento da vítima em nada contribuiu para a prática do delito, razão pela qual nada se tem a valorar”, pontuou a sentença, antes de aplicar a pena final ao réu.

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima